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Um activo chamado Fátima

Escrever acerca de Turismo Religioso no País é abordar inevitavelmente o destino Fátima. Mais ainda quando este ano se celebra o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. 2017 é o ano de todas as oportunidades para Portugal se consolidar como um destino de Turismo Religioso de âmbito mundial, estendendo os resultados esperados já… Continue reading Um activo chamado Fátima

Raquel Relvas Neto
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Um activo chamado Fátima

Escrever acerca de Turismo Religioso no País é abordar inevitavelmente o destino Fátima. Mais ainda quando este ano se celebra o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. 2017 é o ano de todas as oportunidades para Portugal se consolidar como um destino de Turismo Religioso de âmbito mundial, estendendo os resultados esperados já… Continue reading Um activo chamado Fátima

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Escrever acerca de Turismo Religioso no País é abordar inevitavelmente o destino Fátima. Mais ainda quando este ano se celebra o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. 2017 é o ano de todas as oportunidades para Portugal se consolidar como um destino de Turismo Religioso de âmbito mundial, estendendo os resultados esperados já para os anos vindouros.
70% das dormidas registadas em Fátima são efectuadas por mercados internacionais. Do Top 10, destaque para quatro mercados intercontinentais, nomeadamente, os Estados Unidos da América, o Brasil, a Coreia do Sul e as Filipinas/Indonésia. São estes dados que levam Alexandre Marto, vice-presidente da ACISO – Associação de Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Ourém, a defender que a marca Fátima é das mais reconhecidas internacionalmente e que pode funcionar como um activo diferenciador da promoção do destino.
Se nos anos 70/80 existia algum preconceito na afirmação de Fátima como destino turístico, actualmente, as coisas melhoraram, admite o responsável. Antigamente, Fátima era ignorada por “questões políticas, não partidárias, no sentido de separar o Estado da religião. (…) Muitos deles tinham até vergonha de Fátima”. Nos dias de hoje, o caso mudou de figura: “As coisas evoluíram muito”. “A estrutura do Estado olha para Fátima como algo em que devem acreditar ou não, mas como uma âncora forte para promover Portugal lá fora”, constata. Segundo Alexandre Marto, não se pode ignorar o “reconhecimento do destino em todo o mundo”. “Não espero que as pessoas gostem de Fátima e muito menos que acreditem em Fátima. O que estou a pedir ao Estado é que objectivamente olhe para o Santuário e para a cidade como um activo enorme e que define Portugal. Há poucas coisas diferenciadoras em Portugal e esta é uma delas”. Um dos exemplos que o empresário dá é o crescimento significativo da conversão de novos católicos que se está a verificar na Ásia. “Isso é uma oportunidade extraordinária para Fátima, mas também para Portugal” e passa a explicar: “Portugal não se pode posicionar na Ásia com praia. O posicionamento de primeira linha de Portugal tem de ser feito com outro tipo de activos. Em países, como por exemplo a Coreia ou alguns da América Latina, em que existem milhares de católicos, não há nada melhor para promover o País como o Santuário de Fátima. Seria irracional o País continuar a comportar-se como se isto não existisse”.
Segundo dados da Pew Research Center, os 10 países com maior número de católicos são o Brasil (com 11,7% da população mundial católica); México; Filipinas; Estados Unidos; Itália; Colômbia; França; Polónia; Espanha e a República Democrática do Congo.

Em 2010, a América Latina apresentava uma percentagem de 42% de católicos, substituindo-se à Europa, que em 1950, ocupava o primeiro lugar neste ranking, com 49%.

Centenário
Depois de reconhecido o potencial do destino, falemos então do momento-chave e da oportunidade de promoção que Fátima tem este ano: o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e a visita do Papa Francisco de 12 a 13 de Maio.
Pedro Machado, presidente Turismo Centro de Portugal, passa a explicar o potencial que esta celebração ganha no destino e não só: “Acreditamos que a celebração do Centenário das Aparições de Fátima, aliada à visita do Santo Padre, o Papa Francisco, em 2017, permitirá alavancar a marca “Centro de Portugal” e a marca “Portugal”, através da força de “Fátima”, apresentando-a como a “porta de entrada” de um território que pretende afirmar-se como marca do Turismo da Diversidade, onde há tanto para ver e experimentar”. O responsável completa: “Acrescente-se o facto da coincidência de se comemorarem os 300 anos da Senhora Aparecida [Brasil], o que abre uma porta maior para aquilo que é hoje um dos principais mercados da região centro de Portugal e um dos principais mercados de Portugal, que é o Brasil. Esta comemoração em conjunto com a Senhora Aparecida e o reforço extraordinário que é a vinda do Papa Francisco vai dar ao Turismo Religioso, não o lugar que merece, porque já o tinha por direito próprio, mas a notoriedade e a visibilidade que nós portugueses ainda não tínhamos alcançado”.

Mas falemos do destino. O vice-presidente da ACISO refere que estão previstos cerca de três mil jornalistas no 13 de Maio. O que vai levar o destino a ter “uma visibilidade mediática brutal”. “É um evento extraordinário, não é normal Portugal ter eventos com esta dimensão. A maior parte dos eventos que se possam comparar com este em termos de mediatização, como um Campeonato da Europa, não tem o mesmo impacto do ponto de vista cultural, mas o esforço ao contribuinte é absurdo. Neste não”.
No que diz respeito ainda ao evento do 13 de Maio, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, em conferência de imprensa no início de Abril, garantiu que “Fátima é um lugar seguro”. “Hoje, a segurança está na ordem do dia, mas as várias entidades envolvidas na preparação da visita do Papa tudo estão a fazer para garantir a segurança dos que aqui estarão”. Acerca da capacidade que o Santuário tem para receber multidões, o reitor referiu que o Santuário já está habituado a estes acontecimentos e que o recinto estará “sempre aberto aos peregrinos”. Para garantir que todos os peregrinos possam assistir às celebrações, e tendo consciência de que o recinto não suporta mais de 300 mil pessoas, serão instalados ecrãs gigantes fora do recinto e noutras áreas envolventes.

O Santuário de Fátima, que em 2016 registou 5,3 milhões de participantes nas 9890 celebrações que foram realizadas no santuário, perspectivam uma “enorme afluência de peregrinos”. Estes podem esperar, segundo o santuário, “uma enorme festa”. Além dos eventos de natureza cultural que “nos remetem para aquilo que é um Santuário cristão”, está previsto um programa com uma componente cultural, com destaque para o Congresso Pensar Fátima, que acontece em Junho, e para o Concerto de Encerramento do Centenário, a 13 de Outubro.

Captar visitantes de Fátima
Apesar de estar sempre no ranking do top 10 de destinos religiosos do mundo, segundo Alexandre Marto, este momento surge como uma oportunidade de potenciar ainda esse posicionamento. Além de influenciar o turista a vir a Fátima, Pedro Machado refere que este momento que se vive no destino vai permitir desafiar o turista a visitar outros atractivos da região Centro, mas também estender a procura de Fátima a outros destinos religiosos da região, nomeadamente os Caminhos de Santiago e a Rede de Judiarias. “O desafio, de privados e de públicos, será a promoção integrada do produto turismo religioso “Fátima”, de forma concertada com outros produtos, também eles religiosos, existentes por todo o país – Portugal é um país com forte tradição católica”, indica. O presidente Turismo Centro de Portugal acrescenta ainda: “Na Região Centro de Portugal disponibilizamos ao turista/visitante a possibilidade de juntar ao carácter religioso da visita – enquanto motivação principal -, outros factores, tais como a neve, a gastronomia e a natureza, elementos que integram a diversidade desta grande região. É “um país dentro de um país”, uma região muito diversa com vários produtos turísticos, onde é possível rezar no Santuário de Fátima de manhã, irmos à missa ao meio-dia, almoçar num dos muitos restaurantes de referência da nossa região, e da parte da tarde fazer um circuito pela natureza ou pelo património mundial”.
Mas que desafios se colocam também ao destino? Para o padre Elísio Assunção, administrador do Consolata Hotel, “o único desafio que Fátima tem para se afirmar como destino e a qualidade e seriedade. Se formos sérios e tivermos qualidade, o cliente, o turista vai voltar, mas isto a todos os níveis. A nível religioso, social, a nível das infra-estruturas, a qualidade é importante”.

Iniciativas promocionais
Aproveitando este momento e para desenvolver ainda mais o Turismo Religioso, Pedro Machado anuncia que vai ser criada a plataforma de promoção da marca Fátima, no âmbito do projecto global para potenciar a mesma. A isto acresce ainda “o desenvolvimento de um conjunto de suportes promocionais e a criação de um manual de vendas de Turismo Religioso, dirigido a operadores turísticos, nacionais e internacionais. Acresce o apoio à realização de filmes promocionais sobre Fátima, nomeadamente, o “Fátima, Cidade da Paz” (visita ao Santuário e locais de interesse religioso em Fátima, complementada por breves apontamentos sobre a região, com passagem por Tomar, Batalha, Alcobaça, Nazaré e Óbidos); o “Fátima, Silêncio e Luz (centrada na Procissão das Velas e nas vivências que podem ir para lá das imagens mais conhecidas, complementadas com passagens, pouco óbvias, pelos monumentos Património da Humanidade que existem na região: Tomar, Batalha, Alcobaça e Coimbra), pela Vila Medieval de Ourém e pelas Grutas), e o “Fátima, Centro do Mundo” (partindo de uma visita generalista a Fátima mostrar todo um território, a Norte e a Sul, que possa ser alcançado até 1 hora de viagem em automóvel)”. A ACISO, em colaboração com outras entidades – Turismo de Portugal, ARPT Centro, ERT Centro, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Câmara Municipal de Ourém -, pretende desenvolver uma série de actividades de promoção e captação turística, nos mercados identificados como prioritários, os chamados “mercados target”. Vão ser concretizados roadshows promocionais nos EUA, Brasil, Colômbia, México, Filipinas e uma famtrip à Coreia do Sul.

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Turismo do Alentejo e Ribatejo, 25 de abril, Inatel e cruzeiros na edição 1510 do Publituris
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Living Tours volta a pagar 15.º mês de salário aos colaboradores

Segundo a Living Tours, a decisão de pagar o 15.º mês de salários aos colaboradores deve-se aos “resultados positivos de faturação e expansão de infraestruturas” que a empresa alcançou em 2023.

A Living Tours anunciou que, pelo segundo ano consecutivo, vai pagar o 15.º mês de salário aos seus colaboradores, decisão que se deve aos “resultados positivos de faturação e expansão de infraestruturas”.

“A completar 20 anos desde a sua fundação, o grupo destaca o período de crescimento excecional alcançado em 2023, ano em que registou 16 milhões de euros em vendas, um aumento de 50% face ao ano anterior, e uma equipa composta por 200 colaboradores”, refere a Living Tours, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Rui Terroso, CEO da Living Tours, a empresa testemunhou, no ano passado, um crescimento que além das “metas iniciais”, pelo que o pagamento do 15.º mês de salário é “uma forma de reconhecer o esforço de todos os que contribuíram para estes resultados e incentivar o desempenho coletivo da Living Tours”.

“Estamos animados para continuar este trajeto ascendente, sendo que o nosso objetivo atual passa não apenas para manter, mas também acelerar o ritmo de expansão e inovação com a digitalização que estamos a implementar em toda a empresa”, acrescenta o responsável.

No comunicado divulgado, a Living Tours explica ainda que o pagamento do 15.º mês de salário será realizado “de forma proporcional ao tempo de trabalho de cada colaborador que acompanhou e permaneceu na Living Tours durante 2023”.

“Esta é uma das medidas que reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento de cada colaborador, que inclui a promoção do envolvimento das equipas no programa de responsabilidade social “Livingtourianos com Causa””, lê-se ainda na informação divulgada.

 

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Turismo do Alentejo e Ribatejo, 25 de abril, Inatel e cruzeiros na edição 1510 do Publituris

A nova edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, que faz um balanço dos primeiros meses do atual mandato e perspectiva o futuro das duas regiões. O 25 de abril, Inatel e um dossier dedicado aos cruzeiros também constam desta edição.

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A nova edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, que faz um balanço dos primeiros meses do atual mandato e perspectiva o futuro das duas regiões.

Nesta edição, publicamos também uma análise ao impacto do 25 de abril de 1974 no turismo nacional, através dos “Cadernos de Turismo”, que contêm informação estatística dessa altura, compilada pelo economista António Paquete, colaborador do jornal Publituris desde 1984.

A atividade do Inatel também está em destaque nesta edição, que conta com uma entrevista a Francisco Madelino, presidente do Conselho de Administração da Fundação Inatel. O responsável fala sobre a importância do turismo para esta instituição, que usa as receitas provenientes deste setor para fazer política social.

As novidades dos parques temáticos nacionais também estão presentes nesta edição, num artigo que detalha a oferta de alguns dos melhores parques nacionais, assim como de Espanha e França, onde se localiza ainda a “rainha da magia”, a Disneyland Paris, que lançou já em Portugal a campanha “Verão Mágico”.

Nesta edição, o dossier é dedicado aos Cruzeiros, que já recuperaram por completo da pandemia da COVID-19 e atravessam um momento positivo, com vendas em alta para o verão e boas perspectivas também para o próximo inverno.

Além do atual momento positivo que vivem os cruzeiros, conheça também algumas das novidades previstas e os novos navios que estão a chegar e saiba, através de uma entrevista a Fernando Santos, proprietário e diretor-geral da GlobalSea, agência de viagens especializada em cruzeiros, quais são as principais dúvidas que tanto clientes como agentes de viagens ainda têm relativamente a este tipo de férias.

A edição 1510 do Publituris conta ainda com a rubrica “Histórias do Turismo” dedicada ao 25 de abril de 1974, com o Check-In e com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Rodrigues Catapirra (Cluster General Manager Lisboa da Highgate Portugal) e de António Paquete (economista e consultor de empresas).

Boas leituras.

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Pour Suisse Tourisme, le nouveau logo “Switzerland” – exclusivement en anglais – “constitue la base logique pour la marque de la destination de vacances et de voyage qu’est la Suisse”.

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Turismo da Suíça ganha novo logotipo depois de quase 30 anos

Depois de quase 30 anos sob a bandeira da flor dourada, o Turismo da Suíça apresentou o seu novo logotipo esta segunda-feira em Genebra. Assim, a organização deixará de apenas promover o destino, passando a “acompanhar o turista ao longo da sua viagem, desde a inspiração até ao planeamento”.

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O novo logotipo “Switzerland” – exclusivamente em inglês – “forma a base lógica para a marca do destino de férias e viagens Suíça”, escreve o Escritório Nacional de Turismo da Suíça (ONST). Em vez da letra T, uma cruz suíça simboliza a origem confiável e o otimismo do destino suíço. Mas esta cruz simbólica vai muito além de uma simples bandeira nacional: foi ampliada e decorada com um monocromático de cinco tons que oscila entre o vermelho e o rosa, sinais de modernidade, diversidade e autonomia.

A imagem da Suíça turística hoje conhecida no imaginário coletivo foi criada em 1995 sob a égide de um novo logotipo: a flor dourada.

Durante muitos anos, não só o Suisse Tourisme, mas também uma série de organizações sectoriais e destinos promoveram a sua oferta turística com este logotipo. A flor dourada é hoje associada à Suíça turística pela população e por muitos visitantes.

A Suisse Tourisme (ST) revelou que a sua nova identidade digital está em sintonia com os tempos, o novo universo da marca simboliza a promessa turística de longa data da Suíça: natureza, hospitalidade e fiabilidade.

Hoje, quase 30 anos depois, as exigências impostas a uma marca são completamente diferentes das dos anos 90. É por isso que a ST decidiu criar um novo universo de marca digital tão único quanto reconhecível. O caminho iniciado em 1995 é assim continuado de forma consistente, mas a um nível mais elevado. Pela primeira vez na história da promoção turística suíça, uma simples sigla é transformada num universo completo de marca.

A transição completa para o novo universo da marca deve demorar alguns meses.

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Património cultural da Madeira promove-se em 30 vídeos informativos

A Associação de Promoção da Madeira e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, em colaboração com a Direção Regional da Cultura, acabam de lançar o projeto AP_ARTE, iniciativa destinada a divulgar e promover o rico património cultural da Região, numa série de 30 vídeos.

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O projeto AP_ARTE, consiste numa série de 30 vídeos de curta duração produzidos pela Vinco Films. Cada vídeo destaca uma peça de arte única encontrada em sete espaços culturais distintos na Madeira, incluindo o Convento de Santa Clara, o Museu de Arte Contemporânea da Madeira, o Museu Etnográfico da Madeira, o Universo de Memórias, o Museu de Fotografia da Madeira, a Casa – Museu Frederico Freitas e o Museu Quinta das Cruzes.

Estas peças de arte foram selecionadas com base na sua importância histórica e patrimonial, bem como na sua relevância para a identidade cultural da Madeira. Cada vídeo, para além de descrever a obra de arte em destaque, proporciona, também, uma visão única sobre os espaços culturais onde a mesma está alojada, destacando a sua contribuição para a riqueza cultural da região.

O objetivo do projeto AP_ARTE é não só divulgar o vasto património cultural da Madeira, mas promover, igualmente, a educação orientada para a cultura e incentivar a descoberta e a valorização do mesmo. Através desta iniciativa, os espetadores são convidados a explorar e apreciar a diversidade do património madeirense, enriquecendo, assim, a sua experiência cultural.

 

 

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Turismo de Marrocos com olhos postos no Mundial de Futebol 2023

O Ministério marroquino do Turismo e Artesanato estabeleceu a meta de atingir 17 milhões de chegadas internacionais em 2026 e 12 mil milhões de euros de receitas e prevê planos ainda maiores para 2030, ano do Campeonato do Mundo de Futebol.

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A perspetiva de co-organizar o Mundial de Futebol em 2030 com Portugal e Espanha e sugere muitos desafios para o destino, mas também “uma imensa oportunidade para o turismo. Estamos a preparar-nos investindo em infraestruturas de alojamento, mas também em estradas e aeroportos”, disse Fatim-Zahra Ammor, ministra do Turismo e Artesanato de Marrocos, durante um fórum na cidade de Rabat, citada pelo jornal francês Tourmag.

Refira-se que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou em outubro passado que a edição de 2030 do Campeonato do Mundo seria organizada conjuntamente por estes três países. No entanto só deve ratificar oficialmente esta decisão no final de 2024.

“O turismo não é um setor entre outros. É um pilar fundamental da nossa economia e da nossa cultura. Este setor representa 7% da nossa economia e 800 mil empregos”, realçou a ministra.

Em 2022, Marrocos registou 11 milhões de visitantes estrangeiros, alcançando 84% dos níveis de 2019. Em 2023, os níveis pós-Covid são ultrapassados ​​com 14,5 milhões de turistas, marcando “um recorde absoluto” de 10 mil milhões de euros de receitas.

“Continuamos a progredir”, acentuou a governante, com um aumento de 13% no final de março, face a 2023. Este sucesso, conforme lembrou, “é o resultado de uma estratégia clara. Foram investidos 600 milhões de euros pelo governo, é um compromisso sem precedentes no setor do turismo em Marrocos”, avança o mesmo jornal.

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Líderes mundiais das viagens e turismo desenvolvem parceria histórica em nome da natureza

O Conselho Mundial de Turismo de Viagens (WTTC), o Turismo da ONU e a Aliança de Hospitalidade Sustentável unem forças para apoiar o turismo positivo para a natureza.

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Os principais intervenientes do setor das viagens e turismo a nível mundial publicaram um relatório que define o seu plano conjunto para ajudar a travar e reverter a perda de biodiversidade.

Desenvolvido em colaboração com a consultoria especializada Animondial, o relatório é a promessa do setor de apoiar a implementação do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF), o Plano de Biodiversidade da ONU.

Apresenta mais de 30 estudos de caso de ações inspiradoras e progressivas de todo o mundo, envolvendo grandes e pequenas empresas, agências governamentais nacionais e locais, grupos da sociedade civil e parcerias intersetoriais.

Ao oferecer orientações e conhecimentos práticos, este relatório não só destaca a ligação intrínseca entre a biodiversidade e a resiliência do turismo, mas também capacita as empresas para se tornarem guardiãs da natureza.

Segundo Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, “esta parceria histórica com pesos pesados ​​do setor de viagens e turismo é um passo significativo na nossa jornada coletiva em direção a um setor mais sustentável e responsável”, para realçar que “este relatório não é apenas uma publicação, mas um movimento em direção à integração ambiental a gestão no centro das experiências de viagem”.

Por sua vez, Zurab Pololikashvili, secretário-geral do Turismo da ONU, reconheceu o papel de vanguarda da organização que lidera na integração do turismo na agenda mais ampla da biodiversidade da ONU, incluindo o apoio ao trabalho do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). “Esta nova colaboração crucial entre os principais intervenientes globais estabelece um quadro robusto para práticas sustentáveis ​​que não só geram um impacto significativo, mas também exemplificam o poder dos esforços unidos na conservação da biodiversidade”.

Para Zurab, “este relatório é um testemunho do que podemos alcançar juntos para a preservação da natureza. inspirando um movimento global em direção a um turismo mais sustentável e resiliente.”

Finalmente, Glenn Mandziuk, CEO da Sustainable Hotel Alliance, disse que “este relatório é um marco para as viagens e turismo, representando o nosso compromisso como indústria de proteger e conservar a natureza. A Aliança tem orgulho de contribuir e colaborar neste processo perspicaz e de ação. A natureza sustenta a nossa sociedade, as economias e, na verdade, a nossa própria existência”.

Reconhecendo que o setor tem um papel crítico a desempenhar na proteção e conservação da biodiversidade, a abordagem do Turismo Positivo para a Natureza foi concebida para ser uma pedra de toque para mudanças viáveis. Centra-se em equipar o setor com as ferramentas e conhecimentos necessários para nutrir e proteger os destinos dos quais depende.

O compromisso da parceria de trabalhar no sentido de “resultados positivos para a natureza” baseia-se em amplas consultas com especialistas de empresas, governos, universidades e sociedade civil, incluindo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA).

 

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Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros

A requalificação do Miradouro do Zebro, no concelho de Oleiros, que acaba de ser inaugurado, torna o espaço um atrativo turístico não apenas local, mas também regional e internacional, impulsionando assim a economia local através da visita de turistas.

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O Miradouro do Zebro, situado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco (concelho de Oleiros), foi requalificado com projeto desenhado pelo arquiteto Siza Vieira e é o único miradouro em Portugal com a sua assinatura.

Na inauguração estiveram presentes o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.

Na ocasião, conforme avança nota publicada na página oficial da Câmara Municipal de Oleiros, o secretário de Estado do Turismo destacou a notável influência da “marca global” de Siza Vieira, apontando-a como uma referência, que tem os seus seguidores”, por ser um dos mais premiados arquitetos do mundo, galardoado pelo prestigiado Prémio Pritzker.

Pedro Machado salientou, ainda, que a obra em questão “surge num território improvável, no meio da natureza”, atraindo não apenas estudantes de arquitetura, mas também entusiastas de todo o mundo.

A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno considerou que a infraestrutura “é uma mais valia para esta região, que tem características naturais ímpares e é agora um local de visita obrigatório”.

A atração de visitantes a Oleiros foi o objetivo que sustentou a ideia do anterior presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, que convidou em 2021, o arquiteto a visitar o miradouro e a estudar a sua requalificação. Reforçou que se as pessoas “quiserem ver este que é o único miradouro desenhado por Siza Vieira, terão de vir a Oleiros”.

Já o atual presidente da autarquia de Oleiros, sublinhou que “temos um concelho com locais com vistas maravilhosas” e está a ser estudada “a criação de outros miradouros e um deles está para breve”.

O autarca demonstrou o orgulho que é Oleiros passar a figurar no circuito de obras mundiais de Siza Vieira, lado a lado com outras cidades. Miguel Marques salientou que “se sermos rurais é estarmos aqui, naquilo que é mais genuíno e autêntico, naquilo que é o bem-receber, então podem-me chamar rural que eu fico e ficamos todos muito satisfeitos”.

Refira-se que o miradouro é composto por uma plataforma de planta circular, de 15 metros de diâmetro, fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 30 metros do solo e a 150 metros desde o fundo do vale.

 

 

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Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023

Em 2023, as viagens realizadas pelos residentes em Portugal cresceram 4,6% e atingiram um total de 23,7 milhões, no entanto ainda abaixo dos registos de 2019 (-3,2%). Se no país as viagens aumentaram 2,4%, ao estrangeiro subiram 21,5%, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo INE, que classifica estes de máximos históricos.

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Dados do INE sobre a procura turística dos residentes referentes ao ano de 2023, publicados esta sexta-feira, revelam que o a alojamento particular gratuito, com 61,3% das preferências, aumentou a sua expressão, (+0,2 p.p. face a 2022), enquanto a duração média das viagens foi de 4,08 noites, contra 4,18 noites no ano anterior. Espanha (41,6%; +3,2 p.p.), França (10,1%, -0,7 p.p.) e Itália (6,9%, +0,2 p.p.) mantiveram-se como os principais países de destino nas deslocações dos residentes ao estrangeiro, tendo a União Europeia representado 79% do total de viagens ao estrangeiro. Na totalidade do ano de 2023 (resultados provisórios), realizaram-se 23,7 milhões de viagens, o que representa um aumento de 4,6% face a 2022 (-3,2% face a 2019).

Avança o INE que no total do ano passado, o motivo de 50,1% das viagens foi o “lazer, recreio ou férias” correspondendo a 11,9 milhões de viagens, +4,1% quando comparado com o 2022, mas -2,0% face à pré-pandemia. A “visita a familiares ou amigos” foi o segundo principal motivo para viajar (38,2%), tendo sido contabilizadas 9,0 milhões de viagens. Os motivos “profissionais ou de negócios” representaram 7,2% do total (1,7 milhões de viagens), tendo aumentado 4,9% face a 2022, mas com uma quebra de 15,5% face ao período pré-pandemia.

No período em análise, as viagens nacionais cresceram 2,4% (-4,3% face a 2019), representando 86,4% do total (-1,9 p.p.), as viagens ao estrangeiro aumentaram 21,5% (+4,1% comparando com 2019). A região Centro manteve a 1ª posição como principal destino das viagens realizadas em território nacional, concentrando 29,8% do total (-0,5 p.p. face a 2022), seguindo-se o Norte (23,7% do total), que ganhou representatividade face ao ano anterior (+2,4 p.p.).

No total do ano 2023, em 38,9% do total das viagens (+1,6 p.p. face a 2022), os residentes optaram por recorrer a serviços de marcação prévia, sendo que nas viagens ao estrangeiro esta foi a opção em 92,2% (-0,9 p.p.) das situações. O recurso à internet ocorreu em 25,7% (+0,5 p.p.) das viagens, 19,2% nas que tiveram como destino Portugal (-0,2 p.p.) e 66,9% nas viagens ao estrangeiro (-1,8 p.p.).

Só no 4º trimestre de 2023, os residentes em Portugal realizaram 5,1 milhões de viagens, o que correspondeu a um crescimento de 2,9%. As viagens em território nacional corresponderam a 86,7% das deslocações (4,5 milhões), tendo aumentado 1,5%. As viagens com destino ao estrangeiro cresceram 12,9%, totalizando 683,6 mil viagens, o que correspondeu a 13,3% do total.

O recurso à internet na organização de viagens continuou a ganhar expressão, no 4º trimestre de 2023, principalmente nas deslocações ao estrangeiro (35,3% das viagens foram efetuadas recorrendo à marcação prévia de serviços), enquanto a reserva antecipada de serviços esteve associada a 26,5% das deslocações em território nacional.

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Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio

Em 2023, a Allianz Partners registou um desempenho recorde, com crescimento em todos os segmentos de negócio. A área dos seguros de viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023.

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A Allianz Partners acaba de apresentar os resultados financeiros de 2023, registando 9,3 mil milhões de euros em receitas totais e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros. Este é o desempenho financeiro mais forte da história da Allianz Partners. Todas as linhas de negócio registaram um crescimento sustentado, impulsionado pelo aumento das viagens internacionais, crescimento de dois dígitos em mobilidade e assistência e crescimento recorde de 23,4% no negócio de saúde da Allianz Partners. Quase 73 milhões de casos de assistência foram tratados globalmente em 2023, o equivalente a 200 mil casos por dia.

A área dos seguros de viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023. Esta evolução significativa foi impulsionada pelo crescimento na Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa. A recuperação do setor das viagens na Austrália e na Nova Zelândia impulsionou o crescimento das viagens, na sequência do fim de todas as restrições à entrada e saída de viajantes. O desempenho das viagens na América do Norte manteve-se, contribuindo para um novo aumento dos canais offline e do negócio B2C. O crescimento europeu foi impulsionado principalmente pelo setor dos serviços financeiros no Reino Unido, juntamente com as companhias aéreas e as agências de viagens em França. Com o recente lançamento da aplicação móvel Allyz, a Allianz Partners continua a sua expansão e investimento em plataformas digitais para clientes.

 

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Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT

Segundo a APAVT, esta missão internacional a Macau visa “promover o intercâmbio entre as agências e operadores turísticos portugueses e as suas congéneres em Macau”, no âmbito do programa «Macau: Destino Preferido da APAVT 2024».

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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) está a promover uma missão internacional a Macau, que conta com  o apoio do Turismo de Macau e que vai passar pela MITE-Macau International Travel Exhibition, que decorre entre 26 e 28 de abril.

Segundo um comunicado divulgado pela associação, esta missão internacional a Macau conta com uma comitiva de associados e líderes da distribuição europeia e visa “promover o intercâmbio entre as agências e operadores turísticos portugueses e as suas congéneres em Macau”, no âmbito do programa «Macau: Destino Preferido da APAVT 2024».

“Pela primeira vez, e por iniciativa da APAVT, a comitiva incluirá também representantes da nossa congénere espanhola, a CEAV, bem como da ECTAA-Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, num esforço conjunto para promover o desenvolvimento das relações turísticas entre Macau e o mercado europeu. A comitiva é composta por um total de três dezenas de profissionais do setor, especialmente convidados por Macau”, detalha a APAVT.

Além da visita à feira de turismo de Macau, os participantes nesta missão internacional contam com um “intenso programa que inclui encontros B2B e outras iniciativas que visam reforçar as relações bilaterais e estabelecer novas parcerias estratégicas, com vista ao incremento do volume de turismo, nos dois sentidos”.

“É conhecida a proximidade entre a APAVT e Macau, proximidade construída através de trabalho conjunto contínuo, sempre com o objetivo de incrementar os fluxos turísticos entre Portugal , Macau e a China em geral. A atual comitiva é um passo em frente muito significativo neste trabalho conjunto, ao alargar o esforço de aproximação a duas comunidades internacionais que integramos e muito prezamos – a Aliança Ibérica, constituída pela APAVT e a espanhola CEAV, e a ECTAA”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.

*O Publituris foi um dos convidados pela APAVT para integrar esta missão empresarial a Macau, sobre a qual vai ser possível saber mais nas próximas edições do jornal Publituris.

 

 

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