Assine já
Figuras do Turismo

David Scowsill deixa liderança do WTTC em Junho

David Scowsill foi o terceiro presidente do WTTC nos 26 anos de história do organismo.

Publituris
Figuras do Turismo

David Scowsill deixa liderança do WTTC em Junho

David Scowsill foi o terceiro presidente do WTTC nos 26 anos de história do organismo.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
“A importância que o Governo português dá ao Turismo é ímpar”
Destinos
WTTC condena ataques em Istambul
Destinos
Turquia
República Dominicana tem nova representante para o mercado ibérico
Homepage
WTTC repudia medida de Donald Trump
Destinos
Donald Trump

O presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), David Scowsill, vai deixar o organismo no próximo mês de Junho, depois de seis anos na liderança deste fórum para a indústria das viagens e turismo.

Na hora de despedida, David Scowsill diz que liderar o WTTC nos últimos seis anos foi “um privilégio” e faz um balanço positivo do seu mandato, revelando que, durante este período, o organismo duplicou o número de membros e conseguiu importantes avanços no âmbito dos principais temas do sector.

O sucessor de David Scowsill vai ser escolhido pelo Comité Executivo do WTTC, que veio já agradecer o trabalho do presidente e CEO agora de saída, destacando a sua “visão e liderança” que colocaram o WTTC na liderança do sector privado das viagens e turismo.

Recorde-se que David Scowsill foi o terceiro presidente do WTTC nos 26 anos de história do organismo, tendo chegado ao WTTC em Outubro de 2010. Antes de liderar o WTTC, David Scowsill passou por várias companhias aéreas e cadeias de hotelaria.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Destinos

Luís Araújo à frente do Turismo de Portugal por mais cinco anos

Luís Araújo, assim como todo o Conselho Diretivo, inicia mais um ciclo de cinco anos à frente do Turismo de Portugal. Em despacho do Diário da República, Rita Marques (SET) destaca a “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções” durante este mandato.

Victor Jorge

Luís Araújo viu renovada a comissão de serviço, por um período de mais cinco anos, à frente do Turismo de Portugal (TdP), em despacho assinado pela secretária de Estado do Turismo (SET), em 15 de setembro de 2021, publicado esta sexta-feira, em Diário da República, que reconduz todo o Conselho Diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. .

Luís Araújo tinha sido designado presidente do conselho diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. , em comissão de serviço, a 22 de novembro de 2016, lendo-se no Despacho n.º 11407/2021, de 19 de novembro, que “o dirigente cumpriu o estipulado quanto ao termo da comissão de serviço e apresentou o relatório dos resultados obtidos durante o exercício do cargo, os planos e relatórios de atividades e uma síntese da aplicação do sistema de avaliação do Turismo de Portugal, I. P.”, afirmando-se ainda que “foram atingidos os resultados esperados no exercício do mandato, conforme expresso no relatório apresentado”.

No despacho publicado, a SET assinala que teve oportunidade de acompanhar de perto o desempenho do presidente do conselho diretivo, fazendo referência à “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções e responsabilidades durante o seu mandato, distinguindo-se o trabalho apresentado ao nível da estruturação e apresentação à tutela de um plano estratégico nacional de turismo (ET27) e de planos de promoção turística de base nacional e regional, a que acresce a forma como garantiu a consonância entre a aplicação dos Fundos Europeus do Portugal 2020 e as estratégias definidas para o setor do turismo, os avanços significativos registados no âmbito da monitorização e avaliação da atividade turística e os seus fatores de competitividade, assim como as atividades desenvolvidas ao nível da valorização e dignificação dos ativos humanos no turismo, reforçando a qualidade e o prestígio das escolas e das profissões do setor e melhorando as condições inerentes ao exercício profissional e à formação permanente dos seus trabalhadores”.

Complementarmente, salienta Rita Marques, “garantiu com excecional competência um acompanhamento da atividade das organizações internacionais e assegurou a representação nacional e internacional do instituto, ações reconhecidas no papel que o Turismo de Portugal desempenha hoje em organismos como a OMT, ETC, IATA, ETOA e WTTC, ABTA, e ainda na sua eleição como presidente da ETC (European Travel Commission em setembro de 2020)”.

“Os resultados apresentados demonstram de forma inequívoca o trabalho desenvolvido durante os anos de 2016 a 2021 e o seu contributo, complementarmente com os restantes membros do conselho diretivo, para garantir a sustentabilidade do setor do turismo e o cumprimento da missão e das atribuições do Instituto”, lê-se no despacho.

Quanto à pandemia e as ações desenvolvidas, a secretária de Estado do Turismo aponta que “foram fundamentais para a implementação da mudança estratégica pretendida e para a concretização das prioridades definidas pelo Governo, destacando-se a forma como foram abordados os desafios adicionais surgidos durante a vigência da comissão de serviço, agora em análise, muito em especial os decorrentes da pandemia provocada pela doença COVID-19 e com impacto sem precedentes para todo o setor do turismo”.

De entre as várias ações desenvolvidas, a SET realça a apresentação à tutela de um plano de retoma para o setor do turismo que “veio a merecer a aprovação do Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2021, de 16 de junho, estando corporizado no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, no qual se estabelece um conjunto de ações e medidas específicas cuja execução se desenvolverá ao longo dos próximos sete anos em alinhamento com a Estratégia para o Turismo 2027”.

“A avaliação interna, a avaliação pelos clientes e a avaliação final do Turismo de Portugal (que foi sempre de desempenho Bom, a menção máxima possível de atingir), assim como distinções e reconhecimentos alcançados pelo Turismo de Portugal e pelo destino Portugal como destino turístico, para além dos números registados no turismo no período em análise, são um reconhecimento claro do desempenho atingido”, conclui Rita Marques no despacho assinado.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Homepage

Grupo Air France/KLM tem novo diretor-geral para Portugal e Espanha

Laurent Perrier é Mestre em Gestão de Transporte Aéreo pela ENAC e ingressou na companhia em 2006.

Publituris

A Air France-KLM acaba de nomear Laurent Perrier como o novo diretor-geral para Portugal e Espanha, em substituição de Boris Darceaux, que assume o posto de diretor de Transformação Comercial do Grupo.

Laurent Perrier é Mestre em Gestão de Transporte Aéreo pela ENAC (École Nationale de l’Aviation Civile) e Mestre em Gestão Estratégica de Grandes Grupos pela Toulouse Business School. O novo Diretor-Geral da Air France-KLM para Portugal e Espanha ingressou na companhia em 2006 e era, desde 2017, Diretor Comercial do grupo para o mercado francês. Anteriormente, desempenhou diversos cargos, incluindo o de diretor de Revenue Management, Pricing & Distribution da Air France e HOP! para o mercado doméstico francês, responsável de Strategy &  Innovation da HOP!, responsável de Revenue Management &  Pricing da Transavia e analista de Pricing para a Bélgica e Luxemburgo.

“Assumir a gestão da Air France-KLM em Portugal e Espanha é uma grande honra, considerando os desafios que se colocam num momento em que a crise da COVID-19 acelerou a transformação do setor. Apesar de todas as turbulências que a indústria enfrenta, a Air France-KLM mantém um grande foco em oferecer o melhor serviço, à medida que desenvolve os nossos compromissos de sustentabilidade. Vou apoiar a equipa em Portugal e Espanha
para garantir que as expetativas dos nossos clientes e parceiros sejam satisfeitas quando continuarem a voar connosco”, afirmou Laurent Perrier, Diretor-Geral da Air France-KLM para Portugal e Espanha.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Jorge Oliveira é o diretor-geral do chic&basic Gravity

Jorge Oliveira está aos comandos do primeiro hotel da marca espanhola em Portugal, depois de ter abraçado desafios como o de Cluster General Manager, no Burel Panorama Hotels.

Publituris

Jorge Oliveira é o primeiro General Manager do grupo hoteleiro espanhol chic&basic, que acabou de inaugurar o primeiro 4 estrelas na cidade do Porto e que prevê ainda abrir mais duas unidades, uma em Lisboa e outra na Comporta no final próximo ano.

Jorge Oliveira está aos comandos do chic&basic em Portugal, depois de ter abraçado desafios como o de Cluster General Manager, no Burel Panorama Hotels, função idêntica desempenhada no Grupo Carris Hoteles com lançamento da marca Bluesock. No seu percurso profissional, destaque ainda para uma sólida experiência na área comercial no InterContinental Porto Palácio das Cardosas.

O diretor-geral caracteriza a sua nova função como um “grande desafio”, sobretudo com os constrangimentos que a atual situação trouxe  ao desenvolvimento da obra da unidade hoteleira. Para já, Jorge Oliveira refere que “acima de tudo tivemos que nos preparar para conseguir superar todos os desafios financeiros exigidos, e focarmo-nos na sustentabilidade, inovação, segurança e qualidade dos serviços que queremos dar aos nossos clientes nesta fase tão especial”.

Para já, o responsável acredita que ” a situação pandémica irá diminuir e tornar-se com o tempo um “novo normal. A localização do hotel e o produto oferecido permite -nos encarar o futuro com muita esperança e temos a certeza de que o projeto será um sucesso”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Bairro Alto Hotel tem novo F&B Manager

José Diogo Moreira passou por diversos hotéis e restaurantes, regressando agora a Lisboa, onde inicia este novo desafio sob a Direcção Criativa do Chef Nuno Mendes e Execução do Chef Bruno Rocha.

Publituris

No mês da sua reabertura, o Bairro Alto Hotel anuncia a sua mais recente contratação: José Diogo Moreira assume o cargo de “F&B Manager” do  boutique hotel lisboeta.

Com uma extensa carreira na área da gastronomia, passou por diversos hotéis e restaurantes, regressando agora a Lisboa, onde inicia este novo desafio sob a Direcção Criativa do Chef Nuno Mendes e Execução do Chef Bruno Rocha.

Desde que completou o seu curso em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em 2010, este profissional fez um caminho notável, no qual ganhou experiência, mas também afinou as suas capacidades e competências. Como qualquer hoteleiro que se preze, a experiência internacional é uma grande mais valia, e José Diogo Moreira ganhou grandes ensinamentos no estrangeiro como complemento da  sua formação, primeiro na Universidade de East Carolina (Disney University), numa pós-graduação em gestão de hoteleira onde, durante um ano, fez um programa de grande exigência no Walt Disney World Resort; e depois na BCC – Basque Culinary Center, num curso intensivo de Criação e design de cartas vencedoras & Estratégias Comercias da restauração.

A sua carreira de 11 anos é variada e enriquecedora. Esteve na criação da 1300 Taberna (Alcântara, Portugal), onde participou na criação do conceito e assumiu o cargo de Gerente do restaurante (2010-2012). Dali passou para o grupo Altis Hotels (Lisboa, Portugal), onde foi estagiário da direção de F&B e depois Maître d’ (2012-2013). De Lisboa voou até à ilha de Santa Lúcia (Caraíbas, USA) onde assumiu o papel de gerente no restaurante gastronómico do Sandals Grande St. Lucia Spa & Beach Resort (2013-2014). A paragem seguinte foi no VILA VITA Parc Resort & Spa (Algarve, Portugal) – um resort de luxo frequentemente classificado entre os melhores do mundo e com uma operação de F&B de grande dimensão –  como Assistente do director de F&B (2014-2020). Em 2020 até ao primeiro semestre deste ano juntou-se à Plateform, maior grupo de restauração em Portugal, para o lançamento de um grande projecto de F&B dentro de um hotel, desenvolvendo os conceitos e menus, workflows, layouts, forecast financeiro, formação de equipa e fazendo a ponte com os promotores do hotel.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

The Nest by Cooking and Nature tem novo restaurante

O novo espaço gastronómico é liderado pelo chef Kurt Viviers.

Publituris

The Nest by Cooking and Nature , em Alvados, na serra D’Aires e Candeeiros, apresenta um novo restaurante.
Comandado pelo chef Kurt Viviers, o espaço apresenta uma carta de base maioritariamente vegan  com uma ou outra proposta vegetariana. Apesar de viajar por diversas latitudes, faz questão de exibir os melhores produtos locais e sazonais.
O chef nasceu na África do Sul e mudou-se para Portugal com seis anos. Em Leiria começou os estudos na área da cozinha, que incluem também uma passagem pela Escola de Hotelaria de Faro onde se especializou em cozinha vegana, vegetariana e japonesa. Kurt fez parte da equipa de restaurantes de hotéis como o Sheraton Algarve, o Four Seazons Ritz Lisboa e o Quinta da Marinha Hotel e Resort, em Cascais.

Entre as propostas da carta consta o “Twist” de chícharos com aromas do bosque, uma proposta  que foi apresentadas ao concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

InterContinental Cascais-Estoril aumenta equipa comercial

Pedro Godinho Lopes e Nicolas Laufrais são os dois novos elementos da equipa da unidade.

Publituris

Com nove anos de experiência em Sales & Marketing e Groups & Events no InterContinental Hotels Group, Pedro Godinho Lopes foi nomeado Chefe de Vendas e Marketing. O responsável cresceu na região de Cascais e espera “ajudar os hóspedes a descobrir todas as experiências que o InterContinental Cascais-Estoril tem para oferecer”. Neste novo papel, irá liderar o Departamento de Vendas, com especial foco em Groups & Events, bem como, na comunicação do Hotel.

Nicolas Laufrais foi nomeado Diretor Comercial e encontra-se de regresso de uma experiência de sucesso no Conrad Bora Bora Nui, um Resort 5* na Polinésia Francesa. Nicolas conta com 15 anos de experiência em Revenue Management e Sales & Marketing em várias marcas internacionais. “Emocionado por se juntar à equipa e ser um embaixador desta propriedade icónica”, Nicolas liderará as Estratégias Comerciais do InterContinental Cascais-Estoril, centrando-se nas parcerias de luxo e lifestyle.

Para Alejandro Bautista, Hotel Manager do InterContinental Cascais-Estoril, “contar com o Pedro e o Nicolas na nossa equipa, permitirá ao InterContinental Cascais-Estoril estar pronto para a recuperação pós tempos pandémicos, que todos esperamos que aconteça em breve. O objetivo será levar o desenvolvimento comercial do Hotel a uma próxima fase. Pedro e Nicolas serão certamente uma grande contribuição para que o InterContinental Cascais-Estoril continue a brilhar”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Francisco Moser sai da DHM para a Norfin

Profissional vai ser o Head of Hospitality da empresa especializada na gestão de ativos imobiliários.

Publituris

No próximo dia 1 de julho, Francisco Moser assume a função de ‘head of Hospitality’ do Grupo Norfin, empresa especializada na gestão de investimentos imobiliários em Portugal, gerindo atualmente cerca de 1.600 milhões  de euros de ativos imobiliários para investidores institucionais, nacionais e internacionais. O responsável deixa assim a DHM – Discovery Hotel Management, onde exercia a função de diretor-geral desde 2016.

“Estamos muito contentes por poder contar com a experiência e o conhecimento que o Francisco tem do setor do Turismo, quer no que respeita à componente hoteleira, quer na componente de gestão e exploração turística propriamente dita. Este é um setor onde a Norfin está a dar os primeiros passos, pelo que reforçar a equipa com recursos como o Francisco é absolutamente fundamental. Recentemente fizemos os primeiros investimentos nesta área, na qual reconhecemos grande potencial de crescimento e onde queremos alocar parte relevante do equity que temos à nossa disposição”, afirma Francisco Sottomayor, CEO da Norfin.

Com mais de 30 anos de ligação à indústria hoteleira, Francisco Moser tem  experiência na gestão, operação, marketing e desenvolvimento em diversos tipos de hotéis e de produto turístico em geral. Nos últimos 11 anos liderou reconhecidos grupos hoteleiros, além da DHM, também os Altis Hotels, tendo assim participado ativamente na definição de novos conceitos e no reposicionamento de múltiplas unidades no mercado.

Francisco Moser possui o curso de Gestão Hoteleira da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e várias pós graduações, entre as quais Marketing Digital no Indeg/Iscte.

“É com grande satisfação que me junto à equipa da Norfin, no âmbito da sua expansão estratégica no segmento de Hospitality. O mercado oferece atualmente excelentes oportunidades para a criação de valor em projetos hoteleiros diferenciadores, financeiramente sustentáveis e que qualifiquem a oferta turística nacional. A Norfin, com a sua larga experiência no setor imobiliário, fica agora em excelentes condições para apostar nesta nova linha de negócio”, explica Francisco Moser, Head of Hospitality.

O Grupo Norfin foi fundado em 1999 e adquirido em 2018 pelo Grupo Arrow Global, geriu e promoveu alguns importantes empreendimentos na capital e não só, quer na área de escritórios quer no setor residencial. Projetos como o Office Park Expo, onde hoje se situa o Campus da Justiça de Lisboa, ou, na área residencial, os premiados Palácio Junqueira, o Living Prata ou a Quinta da Trindade, são disso exemplos. Mais recentemente, o Grupo teve um papel  na gestão do processo de aquisição da Vilamoura World.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Corinthia Lisbon tem novo hotel manager

César Silva será responsável pelo plano de negócios e gestão das áreas operacionais do cinco estrelas de Lisboa.

Publituris

César Silva, até agora Rooms Division Manager, foi nomeado Hotel Manager do cinco estrelas Corinthia Lisbon, um dos maiores hotéis da cadeia Corinthia Hotels.

Nas suas novas funções será responsável pelo plano de negócios e gestão das áreas operacionais, com enfoque na produtividade e na boa implantação dos standards da companhia por forma a que a qualidade do produto e serviço sejam sempre mantidos ao seu mais alto nível.

Com uma carreira no setor hoteleiro com 25 anos de experiência e assumindo cargos de Executivo há mais de 14 anos nalguns dos melhores hotéis em Lisboa, César Silva integrou a Corinthia Hotels em 2011 como Director de Front Office do Corinthia Lisbon, saindo para abraçar um novo desafio no cargo de direção numa cadeia de Hotéis &  Resorts em Moçambique pertencente ao grupo português Visabeira.
Ao regressar a Portugal, assume o cargo de Director Geral no Terceira Mar Hotel no arquipélago dos Açores pertence ao Grupo Português Bensaúde, e volta a integrar a equipa do Corinthia Lisbon como Rooms Division Manager antes de assumir o cargo de Hotel Manager.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Hotel ‘Viceroy at Ombria Resort’ e ‘Viceroy Residences at Ombria Resort’ já têm diretor-geral

Na última experiência do francês Lionel Alvarez conta-se a direção do Vila Monte Farm House & Villa Índigo e o Aquapura, no Douro.

Publituris

O francês Lionel Alvarez foi o escolhido para ocupar o cargo de Diretor Geral do Hotel Viceroy at Ombria Resort e dos apartamentos Viceroy Residences at Ombria Resort, um complexo hoteleiro de cinco estrelas em construção no barrocal algarvio, integrado no Ombria Resort, o novo empreendimento dos finlandeses do Pontos Group, localizado a 7 Kms de Loulé e a 20 Kms das praias.

Com abertura prevista para meados de 2022, o Viceroy at Ombria Resort marca a entrada da cadeia americana Viceroy Hotels & Resorts não só em Portugal como em todo o sul da Europa e serão também as primeiras branded residences geridas pela Viceroy em toda a Europa.

Lionel Alvarez nasceu dia 3 de janeiro de 1960 em Saint Maurice, França, e licenciou-se em 1981 na escola de hotelaria parisiense Jean Drouant. Com uma longa experiência na direção e gestão de hotéis, Lionel Alvarez especializou-se na definição de estratégia e abertura de hotéis de luxo, tendo dirigido projetos de luxo em França, no México, em Espanha, na Polinésia Francesa, nas ilhas Maurícias, nas Seicheles, em Cannes, em Megève e em Marsellha. Em Portugal, dirigiu o hotel algarvio Vila Monte Farm House & Villa Índigo e o Aquapura, no Douro.

Para Lionel Alvarez, o gosto em  “desenvolver novos projetos, pré-inaugurações, estratégias de marketing, assuntos relacionados com recursos humanos e performance financeira encontra no ‘Viceroy at Ombria Resort’ e nas ‘Viceroy Residences at Ombria Resort’ o desafio ideal”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Portimar anuncia novo Chief Commercial Officer

José Pacheco vai focar o seu trabalho no reforço do posicionamento da Portimar, enquanto DMC especialista em Portugal.

Publituris

José Pacheco foi nomeado como Chief Commercial Officer da Portimar, assumindo a liderança da operação de vendas das marcas Portimar e Turitravel.

Com uma  experiência e conhecimento do setor, José Pacheco vai focar o seu trabalho no reforço do posicionamento da Portimar, enquanto DMC especialista em Portugal e na otimização da distribuição do produto.

José Pacheco refere que assume as novas funções “com enorme honra e orgulho pela confiança no meu trabalho” e acrescenta que “é uma excelente oportunidade para consolidarmos a aposta da Portimar nos serviços de incoming, distribuição online e na adaptação/inovação do produto às novas necessidades dos clientes. Devido à pandemia toda a indústria do Turismo vive novos paradigmas, o nosso compromisso passa por servir cada vez melhor os nossos clientes, ajudando-os a oferecer os melhores e mais diferenciadores produtos turísticos em Portugal”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Toda a informação sobre o sector do turismo, à distância de um clique.

Assine agora a newsletter e receba diariamente as principais notícias do Turismo. É gratuito e não demora mais do que 15 segundos.

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.