Captar Congressos e Eventos! Uma aposta para Portugal! Uma aposta da APECATE!
Leia a opinião de Ana Fernandes, vice-presidente da APECATE, na edição 1330, de 11 de Novembro, do Jornal Publituris.
Publituris
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Na semana em que Lisboa recebe o Web Summit, para além de se falar de tecnologia, startups e de empreendedorismo, discute-se a afirmação do País na capacidade de captar grandes eventos internacionais e de unir em torno de um desafio comum, instituições públicas e privadas, infraestruturas e serviços. Durante uma semana todos falam a uma só voz para que a experiência Portugal seja mobilizadora.
Os resultados diretos do evento são calculáveis no curto prazo (e traduzem-se em milhões de euros), mas as contas dos resultados indiretos serão incalculavelmente superiores… e entre esses ganhos a capacidade de captar novos e diferentes congressos e eventos. E este é um modelo de sucesso comprovado! No processo de captação de grandes eventos, Portugal deve apresentar-se como uma equipa coesa capaz de sentar na mesma mesa os diferentes agentes públicos, que superentendem as diferentes áreas de atuação de um evento (Turismo, municípios, transportes públicos, infraestruturas, segurança, espaços,….), em parceria com os agentes privados, a quem competirá a organização e produção efetiva do evento.
É exatamente no mesmo contexto que a APECATE apostou na captação dos EUBEA para Portugal. Desde 2015, que estudávamos a oportunidade de apresentar uma candidatura. Este ano, entendemos que estavam reunidas as condições, quer ao nível interno, onde foi apresentado como um objetivo estratégico da atual direção, a organização de grandes eventos que promovessem o desenvolvimento do sector, quer pelo facto de a Secretaria de Estado do Turismo ter apresentado como prioritário a captação de eventos internacionais, criando medidas e equipa específica. Os argumentos de sucesso, e capacidade de concretização, são efetivamente confirmados, quando corroborados por uma candidatura que une: APECATE, Ministério da Economia, Turismo de Portugal, Câmara Municipal do Porto e Associação de Turismo do Porto.
Apesar de Portugal estar na moda, e ser compreendido como um território dinâmico, criativo, empreendedor, com bom clima, animado e seguro, ainda existe alguma curiosidade por parte de alguns players internacionais no nosso destino, e na capacidade que temos de concretizar os projetos! O que pretendemos é que os EUBEA sejam também uma grande “site inspection” para os decisores do mercado mundial. E o que esperamos no final? Que os EUBEA funcionem como efeito multiplicador na captação de novos e diferentes congressos e eventos, dinamizando a nossa indústria dos eventos e solidificando esta aposta mobilizadora de Portugal!
*O autor escreve segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico.