Startups
Esta semana, o artigo de capa é sobre as startups portuguesas que trabalham para o Turismo. Falámos com nove, mas podíamos ter falado com muitas mais, atendendo ao número de startups que têm surgido no mercado. Esta é só uma pequena amostra do que existe hoje em dia. A quantidade e a velocidade a que… Continue reading Startups
Carina Monteiro
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Esta semana, o artigo de capa é sobre as startups portuguesas que trabalham para o Turismo. Falámos com nove, mas podíamos ter falado com muitas mais, atendendo ao número de startups que têm surgido no mercado. Esta é só uma pequena amostra do que existe hoje em dia. A quantidade e a velocidade a que vão aparecendo não me impressiona, porque se atendermos ao facto do Turismo ser actualmente um dos sectores mais importantes da economia, é natural que os novos negócios, as boas ideias e a criatividade sejam atraídos para esta indústria. Boas ideias geram dinheiro, dinheiro atrai boas ideias. Até aqui, estamos todos de acordo. O que tem o Turismo então a ganhar com isto? Tudo. Senão, vejamos. Vamos tomar como exemplo para esta análise o artigo que publicamos nesta edição e as startups que constam do mesmo. Muitas delas desenvolveram tecnologia que complementa, ajuda ou facilita a actividade das empresas que já estão estabelecidas no Turismo. Primeira conclusão: as startups ajudam as outras empresas. Outras startups referidas no artigo focam-se na interacção entre as empresas turísticas e os seus clientes, o que me leva a uma segunda conclusão: as startups continuam a ajudar as empresas. Por fim, há startups focadas na melhor experiência do turista no destino, o que, além de aumentar a satisfação do cliente, ajuda a construir a imagem de um País e de um sector inovador, criativo e competitivo. Mas tire você mesmo as suas conclusões com a leitura ao artigo na página 20.