Investigação de estudante iraniano em Portugal distinguido internacionalmente
Vahid Ghasemi é co-orientado por Antónia Correia, directora do programa de doutoramento em Gestão do Turismo e da Escola de Turismo da Universidade Europeia.
Marta Barradas
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A investigação intitulada “Host Guest interactions: the perceived impact of residents apathy on service quality and tourists behavior”, de Vahid Ghasemi, doutorando em Turismo na Universidade de Sassari, em Itália, e co-orientado pela directora do programa de doutoramento em Gestão do Turismo e da Escola de Turismo da Universidade Europeia, Professora Antónia Correia, foi distinguido na conferência internacional “Service Quality in Hospitality and Tourism: Experiencing Persian Heritage”, organizada pelo mentor da investigação em turismo a nível mundial – Jafar Jafari -, com os prestigiados prémios Valene Smith e Jafar Jafari.
A investigação do estudante de nacionalidade iraniana – em Portugal ao abrigo do programa de mobilidade de estudantes de doutoramento – conclui que a forma como a população de um país interage com os turistas influência a percepção dos visitantes relativamente à qualidade do serviço e à hospitalidade da nação, determinando a satisfação dos turistas, o seu desejo de regressar e de incentivar outros a conhecerem o país.
A investigação de Vahid Ghasemi partiu de uma amostra de turistas que visitaram Lisboa, entre Maio e Junho de 2016, e recomenda que sejam incentivadas as interacções entre a população e os turistas, tendo por base programas de formação e marketing, com o objectivo de sensibilizar os residentes para os benefícios que o Turismo pode proporcionar, nomeadamente ao nível do desenvolvimento económico e cultural.
Para a professora Antónia Correia, “trata-se de um estudo que devemos aprofundar, nomeadamente diversificando a amostra. No entanto, os resultados recomendam claramente a implementação de programas de formação presencial e online junto dos habitantes de destinos turísticos. Esta partilha de conhecimento vai permitir que a população compreenda a importância do seu papel na interacção com os turistas e que, naturalmente, modifiquem os seus comportamentos para que o país seja capaz de atrair cada vez mais visitantes”.