Sector prevê queda no Turismo no Outono e Inverno
Esta é uma das conclusões da 40ª edição do Barómetro Academia do Turismo.
Carina Monteiro
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A actual conjuntura económica que o país atravessa irá afectar o desempenho do turismo nacional durante os meses de Outono e Inverno. Esta é uma das conclusões da 40ª edição do Barómetro Academia do Turismo do IPDT. Dois terços dos inquiridos acreditam que as receitas do sector devem sofrer uma quebra face ao desempenho registado em igual período do ano anterior, sendo que cerca de metade dos especialistas antecipa uma diminuição do número de turistas e de dormidas.
Sector defende redução do IVA na restauração
A situação económica e financeira que assola o país e o continente europeu é, a par da diminuição do poder de compra, o principal motivo apontado pelo sector para justificar a previsível quebra dos indicadores do desempenho. A promoção nos mercados tradicionais e emergentes com acções de publicidade e eventos e a redução da fiscalidade e do IVA na restauração são as “medidas” mais defendidas pelo sector para contrariar os efeitos da crise e melhorar o desempenho do turismo nacional.
Alemanha e Brasil devem ser os mercados prioritários
Segundo os inquiridos a insuficiente e desajustada estratégia de promoção é um dos factores que está na base de uma possível redução dos proveitos no sector. Sobre quais os mercados que o turismo nacional deve direccionar as atenções, dois terços dos respondentes apontam a Alemanha e o Brasil como os principais “alvos” da promoção externa durante as estações do outono e do inverno. Espanha surge apenas na sétima posição na lista dos mercados prioritários.
Apesar das perspectivas para os próximos meses não serem de todo animadoras, o índice médio de confiança mantém-se em território positivo, situando-se, actualmente, nos 58,2 pontos percentuais, numa escala de 0 a 100.
Os inquéritos foram realizados entre o período de 19 de Julho a 2 de Agosto de 2012.