Plataforma ‘Portuguese Wine Tourism’ já está no ar
Esta plataforma, que pretende ser um veículo para promover o enoturismo do país nos mercados internacionais, reúne toda a informação sobre a oferta nacional neste produto turístico.
Raquel Relvas Neto
Responsáveis do Magellan 500 lembram que o projeto de Santarém “é o único que evita vultosos investimentos”
Sesimbra Oceanfront Hotel espera que mercado nacional suporte 50% da ocupação
Pinto Lopes Viagens divulga novas “Viagens com Autores”
Porto e Norte dá cartas no turismo de negócios e eventos
Início dos preparativos para o Congresso Nacional da APAVT 2025 agendado para final do próximo ano para explorar mercado de visitantes da Europa
Macau designada “Destino Preferido 2025” e cidade que acolherá “Cimeira” no próximo ano da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos para ajudar a expandir mercados de visitantes da Europa
Turismo de Cascais apresenta plataforma “Awe&Some” na IMEX
Hotel Baia Cascais investe mais de 2M€ em renovação
Indústria dos cruzeiros traz mais de 400 milhões de euros em investimento para Portugal
Portugal regista 13,5 milhões de dormidas e 5,6 milhões de hóspedes no 1.º trimestre
Anunciado em 2019, no âmbito do Plano de Ação para o Enoturismo 2019-2021, a plataforma digital “Portuguese Wine Tourism” está oficialmente no ar, segundo anunciou Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, na abertura da 5ª Conferência Mundial de Enoturismo da Organização Mundial do Turismo, que decorre em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, até sexta-feira.
Esta plataforma, que pretende ser um veículo para promover o enoturismo do país nos mercados internacionais, reúne toda a informação sobre a oferta nacional neste produto turístico. Este canal de comunicação da oferta nacional de enoturismo está a ser dinamizado em cooperação com as Agências Regionais de Promoção Turística e com as empresas.
Siza Vieira indicou que, no âmbito do plano de desenvolvimento do enoturismo em Portugal, já foram apoiados 60 projetos hotéis temáticos, rotas, enotecas, museus, eventos, adegas, quintas e solares, entre outros. Num total de 90 milhões de euros, segundo anunciou por sua vez o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, na sua página de Linkedin.
Foram também realizadas formações que abrangeram mais de 4 mil pessoas em cerca de 90 ações, dotando-os de competências globais de organização, planeamento, gestão e execução de projetos para potenciar a experiência do visitante, bem como da utilização dos recursos turísticos da região na conceção da oferta do produto enoturismo. Este Plano de Ação do Enoturismo incluiu também o lançamento da campanha ‘Wine pairs with‘, que segundo o Turismo de Portugal alcançou 8 milhões de pessoas.
O ministro da Economia divulgou ainda a realização, em 2022, da 1ª edição da Semana do Vinho e Viagens a acontecer no Porto, que “será um dos melhores eventos de vinhos”.
O Plano de Ação do Enoturismo inclui ainda a criação de um “Conselho Estratégico Nacional”, que foi formalizado no decorrer da Conferência, de Comités Regionais de Acompanhamento e de um Think Tank empresarial para promover o alinhamento e a articulação das iniciativas de âmbito nacional, regional e empresarial.
(atualizada 16h01)