Assine já
Susana Mesquita

Sustentabilidade: o que está por trás deste conceito?

Ao nível sociocultural, o conceito de sustentabilidade pressupõe o respeito pelos direitos e pela igualdade de oportunidades, bem pela integridade física e mental das populações.

Susana Mesquita

Sustentabilidade: o que está por trás deste conceito?

Ao nível sociocultural, o conceito de sustentabilidade pressupõe o respeito pelos direitos e pela igualdade de oportunidades, bem pela integridade física e mental das populações.

Susana Mesquita
Sobre o autor
Susana Mesquita

Nunca, como hoje, fez tanto sentido relembrar o conceito de sustentabilidade, que, nos últimos anos, passou a fazer parte do nosso dia-a-dia. Contudo, nem sempre refletimos sobre a sua multiplicidade de sentidos. Afinal: quando falamos de sustentabilidade, a que nos referimos concretamente?

A visão mais redutora de que a sustentabilidade está apenas relacionada com as preocupações ambientais leva-nos a recuar à década de 80 do século XX. Aí, de uma forma clara, o desenvolvimento sustentável aparece como a forma de “atender às necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras”, em três grandes eixos: ambiental, económico e sociocultural. Analisemos, então, cada um deles.

Quanto ao primeiro, todos nós estamos sensibilizados para a necessidade de protegermos o ambiente, através de um conjunto de boas práticas individuais que, embora simples, se apresentam desafiadoras. Alterar hábitos, de forma a cuidar do planeta, pode tornar-se um verdadeiro desafio na atualidade, quando os recursos são constantemente ameaçados.

Por isso, a proteção ambiental não pode limitar-se à dimensão pessoal. Em vez disso, tem de ser vista como um compromisso global de Estados e empresas. Fazer um uso correto dos recursos ambientais, preservar a identidade e autenticidade sociocultural das comunidades e zelar para que as atividades económicas sejam viáveis, a médio e longo prazo, são alguns dos desígnios que têm de entrar definitivamente na agenda.

O turismo, devido à sua dimensão, tem aqui um papel preponderante, de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Falar de sustentabilidade leva-nos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados em 2015 pelas Nações Unidas, e ao compromisso do Estado de posicionar o destino turístico Portugal no ranking dos mais competitivos e sustentáveis do mundo. Estes objetivos e compromissos vão exigir estratégias e medidas claras para que possam ser, efetivamente, cumpridos.

Se o eixo ambiental permanece, portanto, na ordem do dia, a atual conjuntura de guerra entre a Ucrânia e a Rússia veio dar relevância aos eixos sociocultural e económico – estes menos falados. A necessidade de alcançar o objetivo 16 dos ODS – Paz, Justiça e Instituições Eficazes ganha nova relevância, num momento em que milhões de pessoas veem a sua integridade e segurança roubadas, lutando diariamente pela sobrevivência.

Este contexto, recorda-nos que, ao nível sociocultural, o conceito de sustentabilidade pressupõe o respeito pelos direitos e pela igualdade de oportunidades, bem pela integridade física e mental das populações. Contudo, a história mostra-nos, uma vez mais, que a falta de aceitação e compressão por outras culturas compromete esta garantia, que deveria ser elementar.

Por fim, a atualidade prova-nos também que a dimensão de sustentabilidade económica está profundamente débil. Após uma pandemia à escala mundial seguida de uma guerra, a estabilidade social e económica de todos os países encontra-se abalada.

Vivemos tempos incertos, onde a sustentabilidade ganha ainda mais relevância. É essencial compreender a importância de preservar, de “dar a mão” a quem mais necessita, de respeitar diferenças culturais. Pela sua dimensão e relevância, de que forma é que o turismo pode funcionar como um veículo para a construção da sustentabilidade, muito para além da dimensão ambiental e como instrumento para a Paz?

Sobre o autorSusana Mesquita

Susana Mesquita

Docente do ISAG - European Business School
Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.