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Opinião

Conseguir as viagens ideais com uma estratégia de marketing omnicanal

A melhor estratégia para proporcionar as viagens ideais aos clientes passa por oferecer recomendações relevantes e opções adicionais baseadas em fatores pessoais (idade, comportamento de pesquisa, preferências, etc.) e no destino pretendido.

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Conseguir as viagens ideais com uma estratégia de marketing omnicanal

A melhor estratégia para proporcionar as viagens ideais aos clientes passa por oferecer recomendações relevantes e opções adicionais baseadas em fatores pessoais (idade, comportamento de pesquisa, preferências, etc.) e no destino pretendido.

Pablo Rueda
Sobre o autor
Pablo Rueda

Após mais de dois anos de confinamento e incertezas, os portugueses voltaram finalmente a viajar como antes da pandemia. Embora novos desafios estejam à espreita, o setor do turismo está estável, com os consumidores a tentar recuperar o tempo perdido. O tráfego aéreo, por exemplo, aumentou 150% em comparação com 2021 e as reservas de hotéis já quase atingiram os níveis pré-pandemia.

Contudo, os preços elevados dos combustíveis são assustadores, e algumas companhias aéreas estão a cortar milhares de lugares por dia devido à falta de colaboradores. Devido ao enorme tráfego nos aeroportos, os viajantes adiaram as suas férias para setembro ou mesmo mais tarde. Identificar opções realistas de viagens é importante, e não só no verão, mas também fora da época alta.

A verdade é que os marketers podem ajudar – com a oferta de recomendações personalizadas para os destinos ideais! Como tal, vamos partilhar algumas dicas de marketing para criar roteiros perfeitos (mas realistas).

Viagens à medida
Seja uma escapadinha de verão ou outono, uma viagem de negócios ou a uma grande cidade, os viajantes querem que tudo esteja perfeitamente adaptado às suas necessidades. Planear uma viagem pode ser uma tarefa demorada, especialmente quando comparam diferentes destinos e leem reviews. As ações de marketing personalizadas possibilitam a entrega dos conteúdos mais relevantes para cada pessoa, direcionando a oferta e permitindo poupar tempo nas pesquisas.

Se é verdade que 83% dos consumidores procura uma experiência personalizada e está disposto a partilhar os seus dados para o conseguir, também o é que nem todos querem que as empresas de viagens acompanhem as suas preferências online – e, por conseguinte, eliminam regularmente os cookies para conseguirem as melhores ofertas.

Devido à pandemia, marcaram-se menos férias nos últimos anos, e viajou-se mais para perto de casa. Atualmente, as recomendações no setor das viagens baseiam-se, parcialmente, em informação desatualizada de 2019 e em dados erróneos. Assim, 2022 é um ano essencial para medir os comportamentos atuais e criar novas recomendações. Que destinos são populares, entre que grupo-alvo, e em que período? A Al irá responder automaticamente a esta pergunta através do reconhecimento automático dos mais recentes padrões e tendências de viagem. Não se esqueça: a Al aprende com os dados! Com cada nova interação, o antigo comportamento de pesquisa torna-se menos relevante.

Por norma, o início da interação entre as marcas e os viajantes dá-se no website. As empresas devem ser capazes de personalizar a experiência com base no comportamento dos visitantes – mesmo não tendo dados sobre eles, é possível rastrear o que fazem online e entregar os resultados que procuram. Quanto mais próximo o conteúdo for daquilo que o cliente precisa, melhor será a sua experiência. Desta forma, torna-se também mais fácil que forneça os seus dados quando lhe for pedido para descarregar um conteúdo em troca do seu registo por e-mail, e torna-se então possível começar a comunicar de forma mais próxima e personalizada.

Timing perfeito para enviar e-mails
O e-mail marketing é um dos canais com melhor desempenho para a indústria do turismo. O bilhete para o sucesso reside numa estratégia personalizada… mas como?

  1. Recorrer a um algoritmo para recolher informações sobre o melhor momento para enviar e-mails a cada consumidor. O remetente escolhe um intervalo no qual o e-mail é enviado, preferencialmente numa janela de 24h. Desta forma, todos são abordados na sua hora ideal. Se a janela for mais restrita, alguém pode não receber o e-mail na hora ideal – por exemplo, durante o trabalho.
  2. Variar o momento em que se enviam os e-mails. Muitas pessoas verificam o seu e-mail todas as manhãs, mas escolher um horário diferente pode ser mais apropriado se se quiser que o destinatário tenha em consideração o conteúdo do e-mail. Ao enviar e-mails todos os dias à mesma hora, cria-se uma expectativa, o que em si já constitui um resultado. A possibilidade de enviar recomendações únicas no momento certo é aumentada com dados mais variados e imparciais.
  3. Melhorar a comunicação com os consumidores comunicando através de múltiplos pontos de contacto. A comunicação através de múltiplos canais proporciona também uma melhor perceção das preferências e dados dos consumidores. Com uma abordagem omnicanal, cria-se uma visão única e de 360º do cliente. No que toca à comunicação com os viajantes, recomenda-se suporte em todas as fases da viagem. Por exemplo, diferentes companhias aéreas utilizam vários canais (e-mail, WhatsApp, SMS) para enviar confirmações de voos, mensagens de check-in, cartões de embarque e atualizações do estado dos voos em tempo real.

Em suma, a melhor estratégia para proporcionar as viagens ideais aos clientes passa por oferecer recomendações relevantes e opções adicionais baseadas em fatores pessoais (idade, comportamento de pesquisa, preferências, etc.) e no destino pretendido. Com ofertas geradas por IA e envios de e-mail marketing automatizados, os viajantes vão receber a recomendação perfeita no momento certo, gerando receitas significativas e sucesso para as empresas do setor do turismo!

Sobre o autorPablo Rueda

Pablo Rueda

Sales & Partnerships Director, Selligent Iberia
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