ARAC destaca “papel fundamental” da locação automóvel para abordar “problemas estruturantes do turismo”
A V Convenção da ARAC decorreu sexta-feira, 18 de outubro, sob o tema “Locação Automóvel, motor da nova mobilidade”, e reuniu perto de 270 participantes no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.
Inês de Matos
Consolidador.com reforça equipa
TAP liga Lisboa a Los Angeles e Porto a Boston a partir de maio de 2025
LiterÁREA que ser ativo importante no turismo do Alentejo e Ribatejo
Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos
Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais
Confirmada fusão asiática
Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal
Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho
Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores
Autorização Eletrónica de viagem obrigatória a partir de janeiro em Israel
O presidente do Conselho Diretor da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, Duarte Nobre Guedes, defendeu esta sexta-feira, 18 de outubro, que a locação automóvel desempenha “um papel fundamental” para abordar “alguns dos problemas estruturantes do turismo”, a exemplo do excesso de litoralização da atividade turística.
“A “Locação Automóvel, motor da nova mobilidade” é o mote do dia de hoje e desempenha, na nossa opinião, um papel fundamental para abordar alguns dos problemas estruturantes do turismo, como é o caso do excesso de litoralização da atividade turística”, afirmou o responsável, na abertura da V Convenção Nacional da ARAC, decorreu no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.
De acordo com o responsável, o turismo é “essencial para a economia portuguesa e para muitas empresas do setor” da locação automóvel, que “representa a maioria dos veículos adquiridos em Portugal”, mas que vive diversos desafios que necessitam de resposta e que vão marcar o atual mandato da associação.
Por isso, acrescentou Duarte Nobre Guedes, a ARAC quer ser “parte integrante e dialogante”, uma vez que os desafios que a “mobilidade moderna, sustentável e livre” traz “pedem um acompanhamento cada vez mais atento por parte da associação e o apoio e contributo dos seus associados”.
“São desafios que exigem uma agenda para a competitividade das empresas associadas e o posicionamento do setor como parte integrante e dialogante de uma mobilidade moderna, sustentável e livre”, defendeu Duarte Nobre Guedes.
Além dos desafios associados ao turismo, a V Convenção Nacional da ARAC debateu os “principais temas relevantes para esta indústria”, a exemplo do “salto tecnológico” trazido pela Inteligência Artificial e que, segundo o responsável, “promete impactar o funcionamento de qualquer organização”.
Em destaque esteve ainda a transição energética e a eletrificação dos veículos, que têm “criado alguns desafios para a indústria automóvel europeia e, consequentemente, para o setor da locação”, assinalou Duarte Nobre Guedes, defendendo que esta é “variável muito relevante para a competitividade da oferta e da qualidade do serviço”.
O “perfil do cliente atual, os seus hábitos de consumo”, assim como “o futuro da locação” foram outros dos temas em destaque na V Convenção Nacional da ARAC, que debateu o tema “Locação, Motor da Nova Mobilidade”, contou com a participação de cerca de 270 pessoas e um “destacado painel de oradores”.