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Enoturismo

Noite de vinhos e gastronomia no The Lodge Porto Hotel a 20 de setembro

A nova edição do Wine Social Club vai juntar a CARM (Casa Agrícola Roboredo Madeira) e Herdade da Malhadinha Nova numa noite de vinhos e gastronomia no The Lodge Porto Hotel, no próximo dia 20 de setembro.

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Noite de vinhos e gastronomia no The Lodge Porto Hotel a 20 de setembro

A nova edição do Wine Social Club vai juntar a CARM (Casa Agrícola Roboredo Madeira) e Herdade da Malhadinha Nova numa noite de vinhos e gastronomia no The Lodge Porto Hotel, no próximo dia 20 de setembro.

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Nesta IX edição, produtores CARM (Casa Agrícola Roboredo Madeira), representada por João Roboredo, e Herdade da Malhadinha Nova, com Rita Soares como anfitriã, vão oferecer aos participantes uma experiência vínica com vinhos de excelência harmonizados com um menu exclusivo preparado pelo chef João Vieira.

A Casa Agrícola Roboredo Madeira, com mais de três séculos de história, é uma empresa familiar dedicada à produção de vinhos e azeites de elevada qualidade na Região Demarcada do Douro, a mais antiga do mundo. Pioneira na produção biológica, a CARM cultiva 220 hectares de olival e 200 hectares de vinha no Douro Superior, próximo da Reserva Arqueológica do Vale do Côa. Os seus vinhos refletem a autenticidade da região e a dedicação à preservação das tradições vitivinícolas.

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Por sua vez, a Herdade da Malhadinha Nova, no coração do Alentejo, é uma referência nacional e internacional pelos seus vinhos e produtos regionais. Com um forte compromisso com a sustentabilidade, a herdade combina inovação e respeito pelas tradições. Cerca de 80% da produção dos seus vinhos é destinada ao mercado interno, sendo os restantes 20% exportados para mais de 25 países

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O menu desta edição, criado pelo chef João Vieira – chef executivo do Restaurante Dona Maria, localizado no hotel –, inclui uma variedade de pratos cuidadosamente harmonizados com os vinhos selecionados.

 

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Alojamento

HolaCamp estreia-se em Portugal com aquisição do Camping Albufeira

A empresa catalã HolaCamp aposta em Portugal para iniciar a sua expansão internacional, onde prevê investir mais de 4 milhões de euros nos próximos três anos em melhorias no Camping Albufeira, no Algarve, um dos maiores do nosso país, com uma área de 26 hectares.

“Optámos por adquirir o Camping Albufeira pela sua localização privilegiada num ambiente natural, por ser um destino turístico internacional de primeiro nível e pela sua grande dimensão, o que nos permitirá criar diferentes espaços para os diversos perfis de clientes que temos em carteira”, destaca CEO, Alfonso Leprevost, CEO da HolaCamp.

Imagem da esquerda para a direita, Alfonso Leprevost, Martin Becker Héctor Fina e Alejo Olano, sócios da HolaCamp

Com esta incorporação, a cadeia aumenta para oito campings sob gestão, em pleno processo de expansão nacional e internacional, como assinala o executivo, que anunciou que a empresa planeia integrar pelo menos cinco novos campings por ano, apostando em investir na melhoria das instalações e serviços ao cliente.

Depois de vários meses a trabalhar no camping, onde a HolaCamp já contava com alojamentos antes desta incorporação, a empresa faz um balanço “muito positivo”, tendo alcançado uma ocupação superior a 90% neste verão nas suas tendas glamping. “Estamos muito satisfeitos”, admite Leprevost. “As avaliações foram excelentes, e a recetividade dos nossos clientes foi incrível; estamos entusiasmados por introduzir novos alojamentos, como as nossas tiny houses neste outono, o que nos permitirá oferecer ainda mais opções aos nossos hóspedes”, acrescentou.

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Distribuição

DIT leva II Macro Convenção, mas também “esperança” a Cuba

Com a realização da II Macro Convenção, que se realiza em Cuba de 5 a 12 de outubro, a DIT liderou uma campanha humanitária, em colaboração com a ONG Unidos Infinity. Denominada “Coração Cubano”, a iniciativa conseguiu reunir uma grande quantidade de produtos de primeira necessidade para apoiar as comunidades mais desfavorecidas do país.

Segundo a DIT, a campanha superou todas as expectativas ao recolher mais de 25 paletas de medicamentos, roupa, material sanitário, material médico, comida e outros produtos essenciais, alcançando um total aproximado de 5.500 kg de ajuda humanitária para a ilha caribenha.

Através da Unidos Infinity, ONG criada pela Lovers Travel, uma agência associada DIT em Espanha e ao operador Fly For Vacations, estabeleceu-se uma ponte de solidariedade internacional que canaliza os recursos para projetos sustentáveis, destinados a melhorar as condições de vida das comunidades mais necessitadas na ilha. Esta colaboração, indica o grupo de gestão de agências de viagens, em nota de imprensa “é um exemplo inspirador de como o turismo pode converter-se num motor de mudança e bem-estar para os destinos que visitamos”.

Neste sentido, a II Macro Convenção de Cuba não será apenas um encontro no qual as agências de viagens da familia DIT poderão conhecer as novidades da rede, partilhar conhecimentos, conhecer e desfrutar das potencialidades turísticas da ilha (nomeadamente uma zona menos conhecida) e fomentar a colaboração entre elas, mas também uma plataforma para que os participantes se envolvam ativamente numa causa solidária.

Desta forma, “Coração Cubano” reforça a ideia de que o turismo responsável não consiste apenas em desfrutar de um destino de forma sustentável, mas também em contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Destacando que o êxito desta iniciativa demonstra que o setor turístico pode desempenhar um papel crucial na promoção da solidariedade internacional, a DIT ressalva a importância de combinar a atividade turística com ações de impacto local, sublinhando que o turismo é uma poderosa ferramenta para melhorar a realidade social dos lugares que se visitam.

“Coração Cubano” também foi desenhado para gerar um impacto duradouro. As doações não proporcionarão apenas alívio imediato às pessoas mais necessitadas, mas também serão geridas em colaboração com entidades locais em Cuba para assegurar que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e sustentável. Este método garante que a ajuda chegue a quem mais necessita e que se maximizem os benefícios para as comunidades.

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Distribuição

Soltrópico anuncia campanha especial de Réveillon para destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde

A Soltrópico acaba de colocar no mercado uma campanha especial de Réveillon, que vai decorrer em três fases distintas: destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde, até 23 de outubro.

A primeira fase da campanha do operador turístico, que arrancou esta quinta-feira, 3 de outubro, é dedicada ao território nacional, com destaque para o Funchal, Porto Santo, São Miguel e Terceira. Para o Funchal, na operação charter com partida de Lisboa e do Porto a 28 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 834€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Dorisol Estrelicia. Para o Porto Santo, na operação charter com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de três noites tem o valor desde 667€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Vila Baleira Porto Santo.

Na operação com lugares garantidos para São Miguel, com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 499€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas VIP Executive Azores Hotel, enquanto para a Terceira, na operação com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites custa desde 655€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Azoris Angra Garden Plaza Hotel.

Na segunda fase da campanha, que arranca dia 10 de outubro, o operador turístico sugere o Brasil no fim de ano. Assim, para Fortaleza, na operação com partida de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o custo desde 1 818€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na Pousada Jardim dos Orixás, enquanto o pacote de oito noites em Natal, na operação com partida de Lisboa a 29 de dezembro, o valor é a partir de 1 544€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Arituba Park Hotel. Para Recife, na operação com saída de Lisboa a 26 de dezembro, o pacote de sete noites custa desde 1 556€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três Hotel Enseada dos Corais. Ainda no que diz respeito ao Brasil, na operação com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de sete noites para Salvador custa a partir de 1 498€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas B Hotel.

A campanha termina com foco especial na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Na operação com saída de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o valor desde 1 363€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Hotel Central Santa Maria e na operação com partida do Porto a 26 de dezembro, o valor é desde 1 270€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na mesma unidade hoteleira.

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AnimaWings

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APG-IET passa a incluir AnimaWings

A AnimaWings é uma companhia aérea romena, que foi fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni.

A APG Portugal anunciou a integração da companhia aérea romena AnimaWings no programa APG-IET, passando a oferta desta transportadora a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

De acordo com a APG Portugal, a AnimaWings é uma companhia aérea fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni, na Roménia, voando para vários destinos domésticos em território romeno, assim como para França, Grécia, Chipre e Dubai.

A AnimaWings está presente no GDS com o código A2 e conta com uma frota composta apenas por aparelhos Airbus 320-200.

Com a integração da AnimaWings, o programa APG-IET passa a contar com 148 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

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Transportes

FlixBus chega a Pombal e aumenta ligações de Fátima e Coimbra ao Aeroporto de Lisboa

A partir de 7 de outubro, a FlixBus chega a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que vai reforçar as ligações ao Aeroporto de Lisboa desde Fátima e Coimbra.

A FlixBus vai continuar a expandir a sua rede em Portugal e, a partir de 7 de outubro, vai chegar também a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que anunciou um reforço das ligações desde Fátima e Coimbra para o Aeroportos de Lisboa.

De acordo com uma nota informativa da FlixBus, a linha de Pombal vai contar com “quatro ligações diárias à cidade, ligações estas que serão reforçadas a partir do dia 17 de outubro”.

Além da nova linha de Pombal, a operadora de autocarros expresso de passageiros vai ainda reforçar a operação com destino ao Aeroporto de Lisboa, que passa a contar com 10 ligações por dia desde Fátima e outras 10 desde Coimbra.

“A FlixBus reforçou algumas das suas ligações domésticas ao aeroporto de Lisboa. Assim, a partir de agora, Fátima passa a ter 10 ligações diárias ao aeroporto Humberto Delgado, cinco em cada sentido, e em Coimbra, as ligações ao aeroporto da capital foram reforçadas no final do mês de setembro, passando a cidade a ter, também, dez rotas diárias para o aeroporto de Lisboa”, lê-se na informação divulgada.

Segundo Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental, “estas novas linhas fazem parte do plano de desenvolvimento da operação doméstica em Portugal”, na âmbito do qual a empresa pretende levar este “meio de transporte sustentável a cada vez mais portugueses”.

“Por outro lado, continuamos com a nossa estratégia de reforçar as ligações diretas aos aeroportos nacionais”, refere ainda o responsável, explicando que o objetivo é “facilitar as viagens de ligação a todos os que viajam de avião”.

Os bilhetes para as novas ligações da FlixBus já se encontram disponíveis para aquisição aqui, assim como na app da operadora, e os preços começam nos 1,99 euros para viagens entre Pombal e Coimbra ou Aveiro, bem como nos 2,99 euros para viagens entre Pombal e Lisboa.

 

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Qatar Airways abre voos para Toronto a 11 de dezembro

A partir de 11 de dezembro, a cidade canadiana de Toronto passa a contar com voos da Qatar Airways, numa nova rota que vai contar com três voos por semana e que será a segunda da companhia aérea no país, depois de Montreal.

A Qatar Airways anunciou a abertura, a 11 de dezembro, de uma rota para Toronto, o segundo destino da companhia aérea do Qatar no Canadá e o 14.º no continente americano, que vai contar com três voos por semana.

Num comunicado enviado à imprensa, a Qatar Airways explica que Toronto vai ser o seu segundo destino no Canadá, depois de Montreal, para onde a companhia aérea já transportou mais de 1,6 milhões de passageiros nos sete voos por dia que disponibiliza nos dois sentidos.

Os voos da Qatar Airways para Toronto têm destino ao Toronto Pearson International Airport (YYZ) e vão ser realizados em aviões Boeing 777-300ER, com capacidade para 42 passageiros em executiva e 312 em económica.

“A rota de Toronto representa um forte e duradouro compromisso para oferecer aos passageiros canadianos da Qatar Airways melhores conexões”, afirma Badr Mohammed Al-Meer, CEO do grupo Qatar Airways.

Os voos para Toronto vão decorrer às quartas, sextas e domingos, com partida de Doha, capital do Qatar, pelas 09h50, chegando à cidade canadiana às 15h55, enquanto em sentido contrário as partidas são às 20h00, chegando a Doha às 16h30.

 

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Destinos

Porto é o Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

“A escolha do Porto confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto ‘gourmets’, como viajantes em busca de cultura e autenticidade”, justifica a organização dos World Culinary Awards.

A cidade do Porto ultrapassou as cidades europeias de Batumi (Geórgia), Berlim (Alemanha), Cannes (França) e Dubronvik (Croática), num resultado que, segundo a Câmara Municipal do Porto, é “o reflexo da aposta que o Município tem feito neste setor”.

A autarquia recorda o lançamento de projetos como o Global Kitchen, uma “viagem gastronómica à volta do mundo” e que tem “trazido à cidade grandes nomes da culinária internacional”, assim como a participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Brasil, no qual o Porto o primeiro convidado internacional, e no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center.

“O investimento do posicionamento da cidade a nível internacional neste segmento, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, tem sido feito em conjunto com diversas entidades, entre elas o Turismo do Porto e Norte, e levou a que o Porto fosse, recentemente, escolhido como anfitrião da gala do Guia Michelin que, em 2025, voltará a distinguir os melhores restaurantes nacionais”, refere ainda a autarquia.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

 

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Azul reforça operação em 12% durante o pico do verão brasileiro

Entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, a Azul vai reforçar a sua operação em 12% face ao mesmo período do ano passado, num total de 3.048 voos adicionais que, segundo a companhia aérea brasileira, visam dar resposta ao aumento da procura durante a temporada de verão no Brasil.

A Azul anunciou que, entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, vai reforçar a sua operação em 12% face ao mesmo período do ano passado, num total de 3.048 voos adicionais que, segundo a companhia aérea brasileira, visam dar resposta ao aumento da procura durante a temporada de verão no Brasil.

“Esse aumento será muito importante para comportar a procura, oferecer novas possibilidades de rotas e conexões diretas, além de ser essencial para que, mesmo com a alta procura, os preços se mantenham acessíveis. Teremos uma oferta de cerca de 460 mil assentos a mais na alta temporada, em comparação ao último verão”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planeamento Estratégico e Alianças da Azul.

No total, a Azul vai disponibilizar 43,3 mil voos durante o pico do verão no Brasil, incluindo regulares, voos extras e ligações dedicadas da Azul Viagens, com a companhia aérea a indicar que as regiões do Sudeste e Nordeste vão ser as maiores beneficiadas, ainda que também existam novidades ao nível das ligações internacionais.

“Ao todos serão 1.471 voos na região, que contempla os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já o Nordeste é a região mais procurada como destino de férias, recebendo 1.159 voos durante o período, com destaque para Recife, Maceió e Porto Seguro, as cidades que mais terão voos”, revela a Azul, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 2 de outubro.

Segundo a companhia aérea, os aeroportos mais movimentados no período serão os hubs de Viracopos, em Campinas (SP), Confins – BH Airport (MG) e Recife (PE), importantes para a conexão dos clientes com os mais de 160 destinos atendidos pela Azul”.

A temporada alta no Brasil vai ficar ainda marcada pela abertura de 10 rotas domésticas diretas, que segundo a Azul são “inéditas” e vão ligar os aeroportos de Guarulhos e Ilhéus (BA), “além de Navegantes, que contará com voos direto para Recife (PE), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ)”.

A companhia aérea vai contar ainda com novos voos realizados durante a madrugada e que vão ligar Campinas aos aeroportos de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC), num total de 68 ligações, entre 21 e 28 de dezembro, bem como a 4, 6, 11 e 13 de janeiro de 2025.

Este verão, a Azul vai ainda abrir novas rotas internacionais, nomeadamente entre Campinas e Punta del Este, no Uruguai, disponibilizando dois voos por semana entre 18 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, bem como de Florianópolis e Montevidéu, capital do Uruguai, que também vai contar com duas ligações por semana, de 16 de dezembro de 2024 a 7 de março de 2025.

“Ambas as operações serão realizadas em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes”, acrescenta a Azul, revelando que também para Orlando vão ser realizados voos extraordinários.

No caso de Orlando, a Azul vão acrescentar um voo aos sábados, entre 16 e 23 de novembro, que se junta à operação de um voo por dia que a companhia aérea já realiza para este destino dos EUA desde Campinas e que passa a diário a partir de 30 de novembro, aumentando a oferta da Azul para dois voos por dia desde Campinas.

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Filme promocional do Turismo Centro de Portugal é finalista em competição internacional de filmes de turismo

O mais recente filme promocional do Turismo Centro de Portugal, denominado  “Vou Só 3 Dias”, é um dos candidatos a Melhor Filme de Turismo do Ano, sendo finalista nos “People’s Choice Awards” do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo. A votação para escolher os vencedores decorrer até 18 de outubro.

O mais recente filme promocional do Turismo Centro de Portugal, denominado  “Vou Só 3 Dias”, é um dos candidatos a Melhor Filme de Turismo do Ano, sendo finalista nos “People’s Choice Awards” do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo.

Segundo a Turismo Centro de Portugal, esta competição internacional “reúne as melhores criações audiovisuais exibidas no circuito mundial de festivais dedicados ao turismo” e, este ano, conta com 66 filmes finalistas, de 23 países.

A votação está a decorrer e pode ser realizada aqui, no máximo de um voto por pessoa e por dia, até às 12h00 de dia 18 de outubro. Os vencedores são conhecidos após essa data e vão ser anunciados no website e nas redes sociais do CIFFT.

“Estar entre os finalistas dos Prémios CIFFT é um reconhecimento do trabalho contínuo feito pela Turismo Centro de Portugal para promover de forma criativa a região. O filme ‘Vou Só 3 Dias’ é um convite para explorar a riqueza humana e cultural do Centro de Portugal, e ter a possibilidade de ver esta produção distinguida internacionalmente é motivo de grande orgulho para todos nós. Contamos com o apoio do público para elevar ainda mais a notoriedade da nossa região no panorama turístico global”, considera Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Todos os 66 filmes finalistas destes prémios vão poder participar no circuito CIFFT 2024, uma competição global que determinará os melhores filmes de turismo do mundo deste ano. A produção vencedora do voto do público terá a oportunidade de participar na gala dos “World Tourism Film Awards”, que terá lugar em novembro em Valência, Espanha, onde receberá o troféu.

Recorde-se que o filme promocional da Turismo Centro de Portugal que é finalista nestes prémios narra a aventura de um protagonista que planeia passar três dias a descobrir o território do Centro de Portugal, mas que rapidamente percebe que necessita de mais tempo para conhecer a verdadeira essência da região.

“Com uma abordagem envolvente e humanizada, o filme destaca as pessoas, os saberes, a proximidade e as tradições únicas que compõem a identidade singular do Centro de Portugal. A campanha criativa é assinada pela Lobby Films and Advertising”, explica a Turismo Centro de Portugal.

O filme pode ser visualizado aqui.

Além deste filme, a região Centro de Portugal conta com outras produções de destaque entre os finalistas dos “People’s Choice Awards”, nomeadamente os filmes do Município das Caldas da Rainha, do Município da Covilhã, do Município da Nazaré, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Estes filmes podem ser vistos aqui, onde é também possível votar nos preferidos.

 

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APECATE acusa CM Porto de criar “problema grave” ao proibir veículos  de animação turística na Baixa e Centro Histórico

Num comunicado enviado à imprensa, a APECATE acusa a autarquia de ter criado o novo regulamento sem ouvir parceiros, nem as associações do setor, o que cria um “problema grave” que “compromete o Porto como destino turístico”.

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) veio esta quarta-feira, 2 de outubro, criticar a decisão da Câmara Municipal do Porto de proibir a circulação de veículos de animação turística na Baixa e Centro Histórico da cidade, considerando que se trata de uma medida “desadequada e imponderada”, que revela um “profundo desconhecimento da realidade da Operação Turística”.

Num comunicado enviado à imprensa, a associação acusa a autarquia de ter criado o novo regulamento sem ouvir parceiros, nem “construir a solução em conjunto com as Associações do setor”, o que cria um “problema grave” que “compromete o Porto como destino turístico”.

Segundo a APECATE, esta medida é também uma discriminação para os operadores de animação turística, uma vez que proíbe a sua atividade, nomeadamente a realizada por viaturas até nove lugares, enquanto permite “que outros setores continuem a operar no centro da cidade (sem ter apresentado qualquer argumento válido para essa discriminação)”.

A associação diz que, na região Norte, operam cerca de 360 empresas de Animação Turística, que têm o CAE 93293, muitas das quais “prestam serviços diários na cidade do Porto”, pelo que o impacto desta medida “coloca em causa cerca de 3.000 postos de trabalho”.

“A proibição de circulação destes veículos no centro compromete a sustentabilidade destas empresas e coloca em risco a subsistência de milhares de famílias de forma direta e indireta”, acusa a APECATE.

A associação diz que muitos dos serviços que passaram a estar proibidos eram de tomada ou largada de turistas para programas realizados em áreas de baixa densidade de toda a região Norte, como o Minho, Douro ou Trás-os-Montes, pelo que se torna ainda mais grave a existência deste “entrave a estas operações tão essenciais para estas regiões”.

“O Porto, como destino turístico de referência, beneficia amplamente das experiências proporcionadas pelas empresas de Animação Turística, que são parte integrante da oferta turística da cidade. Impedir a sua operação no centro não só limita a experiência dos visitantes como também coloca o Porto em desvantagem face a outros destinos concorrentes, defende a associação.

Por isso, a APECATE defende que a medida deve ser revista com urgência, apelando à “atribuição de licenças de circulação, em caráter excecional, a todas as empresas que já operavam regularmente na cidade do Porto”, o que permitiria “mitigar o impacto económico imediato e evitar a paralisação das atividades, salvaguardando assim os empregos e a vitalidade do setor”.

“Além disso, a APECATE manifesta total disponibilidade para colaborar com as autoridades municipais, à semelhança do que tem feito em outras cidades e espaços naturais que necessitam de ordenamento, contribuindo com ideias e soluções que possam resolver a situação dramática agora criada. O nosso objetivo é garantir que o equilíbrio entre a preservação do centro histórico e o dinamismo económico da cidade seja mantido, permitindo que o Porto continue a ser um destino turístico competitivo e atrativo”, refere ainda a associação.

 

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