Programa de sustentabilidade na hotelaria do WTTC já chega a 5.000 hotéis em todo o mundo
O Hotel Sustainability Basics é um programa do World Travel & Tourism Council (WTTC) que capacita os hotéis para a sustentabilidade através de um processo de 12 etapas.

Publituris
AHP aponta para aumento de preço médio nos hotéis em 2025
Tunísia vai incluir circuito turístico de Manouba no da cidade de Tunes
Hotelaria de Lisboa e da Madeira mantém liderança em taxa de ocupação e RevPAR em 2024
Aeroporto de Munique entra na temporada de verão com mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo Portugal
Jovens formados na ESHTE cobiçados em todo o mundo
Teldar Travel entra em nova fase de desenvolvimento
Air Serbia abre nova rota entre Belgrado e Tiblissi
Hotéis Onyria em Cascais passam a ostentar marcas de luxo da IHG Hotels & Resorts
Futuro do turismo de saúde e bem-estar a partir dos Spas vai ser debatido no Algarve
Enóphilo Wine Fest Lisboa celebra 10 anos com mais de 350 vinhos
O Hotel Sustainability Basics, ou apenas Basics, é um programa lançado pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) que visa guiar a hotelaria rumo à sustentabilidade e está já presente em mais de cinco mil unidades de 80 países em todo o mundo, número que, segundo o WTTC, representa um marco e inaugura uma “nova era na hospitalidade”.
De acordo com um comunicado do WTTC, o Hotel Sustainability Basics está a ser usado por hotéis “em grandes destinos na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico”, ao mesmo tempo que continua “a receber suporte global com novas parcerias em potências do turismo como Japão, Filipinas e Índia”.
O WTTC explica que este programa que foi “projetado para orientar hoteleiros em seus passos iniciais em direção à sustentabilidade aprimorada”, é supervisionado pelos renomados avaliadores Green Key e SGS, garantindo padrões rigorosos e credibilidade.
O programa capacita hotéis através de um processo de 12 etapas, que visas reduzir as emissões de carbono, energia, água e gerenciamento de resíduos, e garantir que as comunidades locais se beneficiem das operações do hotel.
Marcas como a Jin Jiang, Louvre Hotels Group, Choice Hotels, Radisson Hotel Group e Accor já adotaram o Basics, enquanto em destinos como o Japão foi estabelecida uma parceria com o Japan Tourism Board para o lançamento do programa em todo o país, a exemplo do que aconteceu também nas Filipinas e deverá acontecer ainda na Índia.
O WTTC explica que, devido à elevada procura global, este programa de sustentabilidade passou a estar disponível em vários idiomas, nomeadamente inglês, francês, espanhol e japonês.
“O Hotel Sustainability Basics do WTTC é um poderoso testemunho do nosso esforço coletivo na promoção de práticas sustentáveis no setor de hospitalidade”, refere Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, congratulando-se com o facto de esta iniciativa unir “hotéis, parceiros do setor e padrões de sustentabilidade para criar um futuro resiliente, responsável e favorável ao planeta”.