Grupo Norwegian transporta 2,5 milhões de passageiros em maio
As duas companhias pertencentes ao grupo Norwegian atingiram, em maio de 2024, os 2,5 milhões de passageiros.

Publituris
APECATE alia o seu congresso na Terceira com o Azores Trails Fest
Japão acredita no crescimento do mercado português com a Expo Osaka
Mais de 33 empresas portuguesas comprometidas com práticas sustentáveis
Municípios já podem ostentar a nova marca “Destino – Portugal Sustentável”
A expansão da oferta MICE no Interior em debate na BTL
Inscrições abertas para o RoadShow das Viagens do Publituris
“Açores são exemplo de turismo sustentável”, reafirma o presidente do Governo Regional na BTL
Maioria são brasileiros mas rota da LATAM Airlines entre Fortaleza e Lisboa também atrai franceses e italianos
Madeira trabalha, atualmente, com 54 companhias, 114 aeroportos, 32 países e 139 rotas
Tunísia celebra recorde histórico de turistas portugueses e dedica esta sexta-feira a Djerba na BTL
Em maio, a Norwegian transportou 2.138.484 passageiros, enquanto a Widerøe transportou 333.492 passageiros, atingindo o grupo Norwegian, assim, os 2.472.976 passageiros no total.
A Norwegian aumentou a capacidade em 19% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a ocupação média diminuiu em 2% para 82%. A companhia aérea operou uma média de 84 aviões neste quinto mês de 2024, à medida que o calendário de verão se aproxima da velocidade de cruzeiro. Para a Norwegian, maio também registou um sólido aumento de 12% no número de passageiros transportados em comparação com maio do ano passado.
“Estou satisfeito com o número de passageiros transportados em maio, pois continuamos a concentrar-nos em melhorar a nossa ocupação média para os próximos meses”, refere Geir Karlsen, CEO da Norwegian, em comunicado.
O responsável pelo grupo adianta, ainda, que, “em maio, cerca de 650.000 dos nossos passageiros escolheram destinos do Sul da Europa para as suas viagens. A distância média de voo percorrida aumentou 7%, demonstrando o crescimento significativo da nossa capacidade para destinos de praia, o que, paralelamente, também teve impacto nos nossos valores de receitas unitárias”, indicando também que “a nossa capacidade aumentou significativamente para a época de verão”.
A capacidade (medida em AKO: lugares-quilómetro oferecidos) foi de 3,466 milhões de lugares-quilómetro, mais 19% do que no mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (medido em PKT) foi de 2,843 milhões de lugares-quilómetro, um aumento de 16% em relação a maio do ano passado. Em maio, a Norwegian operou com uma taxa de regularidade, entendida como a percentagem de voos realizados em relação aos voos programados, de 86,1%, um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Também os resultados de maio da Widerøe mostram um aumento global em todos os indicadores. Embora a companhia aérea mantenha uma capacidade semelhante à dos meses anteriores, e idêntica à de maio de 2023, transportou mais 10% de passageiros este ano.
A ocupação média aumentou 7%, e uma grande parte da progressão veio da rede de voos comerciais.