Algarve participa em feiras, webinares e outros eventos em fevereiro
Ao longo do mês de fevereiro, a ATA – Associação de Turismo do Algarve vai promover a região em feiras e webinares, através de famtrips e outros encontros, num mês que vai ainda ficar marcado pela divulgação da gastronomia e vinhos algarvios.
Publituris
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A Associação Turismo do Algarve (ATA) divulgou esta sexta-feira, 2 de fevereiro, o calendário de ações de promoção externa para o segundo mês do ano, ao longo do qual a associação vai participar em feiras e webinares, promover famtrips e outros encontros, num mês que vai ainda ficar marcado pela promoção da gastronomia e vinhos algarvios.
“Fevereiro vai ser um mês importante para a gastronomia do Algarve e para o papel que o Turismo do Algarve quer que ela assuma na construção da identidade do destino e na sua estratégia de promoção. A propósito da receção da 1º edição da Gala MICHELIN Portugal no Algarve, toda a região terá a oportunidade de debater e de verificar o valor da gastronomia local na experiência dos nossos turistas e de perceber o que podemos fazer para a valorizar ainda mais”, refere André Gomes, presidente da ATA.
O mês arrancou com o webinar do operador turístico romeno Karpaten, no qual o destino fez uma apresentação de 30 minutos dirigida a cerca de 100 agentes convidados, uma vez que, recorda a ATA, a Karpaten conta com uma operação para o Algarve, de junho a outubro, com um voo semanal, oferecendo 110 lugares (avião/voo).
Na terça-feira, 6 de fevereiro, a ATA apoia o evento “O Debate da Gala: O Valor da Gastronomia na Experiência Turística”, que antecipa a 1ª edição do Guia MICHELIN Portugal, “o grande encontro gastronómico que a região vai acolher no dia 27 de fevereiro”, e que vai ter lugar no Museu de Portimão, contando com oradores como o chef José Avillez e a chef Marlene Vieira, Lídia Monteiro, em representação do Turismo de Portugal, e profissionais especializados ligados à divulgação da gastronomia, como Rafel Tonon, João Wengorowius e Nuno Nobre.
“Este evento conta com o apoio do Turismo do Algarve, que vê aqui uma oportunidade para recolher contributos de grande valor sobre a forma como a gastronomia local pode ser trabalhada enquanto elemento diferenciador do destino e fator de atração de novos turistas, promovendo a identidade cultural da região e também a sua sustentabilidade e autenticidade”, refere a ATA, a propósito do debate que antecede a Gala Michelin.
Entre 7 e 9 de fevereiro, o Algarve participa também no Connect Aviation Forum, que vai ter lugar em Turim e que consiste num evento “exclusivamente dedicado ao setor da aviação e ao desenvolvimento de uma rede global através da conexão de destinos”, no qual a ATA marca presença “em conjunto com o Aeroporto de Faro”.
De 14 a 18 de fevereiro, o Algarve participa também na F.re.e, a maior feira de viagens e lazer da Baviera e uma das mais visitadas da Alemanha, na qual “a promoção do Algarve vai dar especial relevância à oferta do destino no que diz respeito a atividades relacionadas com Turismo de Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar”.
Nos mesmos dias, o Algarve recebe também uma Press Trip no âmbito da Volta ao Algarve, na qual participam seis jornalistas internacionais que vão “fazer a cobertura da Volta ao Algarve”, sendo que, entre 16 a 20 de fevereiro, a região recebe ainda a Press-Trip “Volta ao Algarve Weekend Experience”, na qual participa o jornalista alemão Wolfgang Preß, que colabora com um dos maiores portais online dedicados ao ciclismo.
Entre 19 a 20 de fevereiro, a ATA marca presença na Wine & Travel Week, no Porto, evento que visa a promoção do enoturismo e que reúne profissionais do setor e decisores de todo o mundo.
“Esta participação tem como objetivo promover, junto de um público qualificado, a descoberta dos vinhos da região, aliada à multiplicidade de experiências turísticas disponíveis que refletem a riqueza e a diversidade do terroir algarvio. Em destaque estará o projeto Algarve Wine Tourism, rota que agrega ao vinho e ao enoturismo um conjunto de experiências gastronómicas, de lazer e de património. Estão já agendadas cerca de 35 reuniões com buyers relacionados com o produto enoturismo nos dois dias em que ocorre o evento”, explica a ATA.
A ATA vai participar também, entre 19 a 20 de fevereiro, na IMM London, evento global de networking especificamente direcionado a criar conexões entre a indústria do turismo e das viagens e os media, e no qual o Algarve vai ter uma “oportunidade relevante para dar a conhecer e despertar o interesse pelo Algarve junto de editores, jornalistas e influenciadores”.
Entre 21 a 23 de fevereiro, o Algarve recebe também o Post Tour Algarve – Wine Travel Week, na qual a ATA organiza, no âmbito da Wine & Travel Week, a visita ao Algarve de um grupo de nove participantes, acompanhando jornalistas e operadores especializados na descoberta dos vinhos da região.
De 22 a 26 de fevereiro, o Algarve recebe também a Bloggers Trip “Eatly, Dutchcowboys e Travelvalley”, que prevê a visita ao Algarve dos bloggers neerlandeses, editores de três importantes blogs dos Países Baixos – Eatly, Dutchcowboys e Travelvalley, sendo que, nas mesmas datas, está também prevista a Press Trip: blog Reishonger, em que a blogger Mirte Voorend, autora de um dos blogs de viagens mais completos dos Países Baixos, visita a região.
Entre 23 a 25 de fevereiro, a ATA vai marcar presença na Danish Travel Show – Ferie for Alle, na Dinamarca, e que é considerada “uma das principais fontes de inspiração para os dinamarqueses que procuram novas experiências de férias e novos destinos de viagem”, assim como na Fiets & Wandelbeurs, em Utrecht, Países Baixos, feira que é vocacionada para o Turismo Ativo e na qual a ATA participa com alguns dos seus associados.
A 26 de fevereiro, a ATA vai apresentar o Algarve na Embaixada de Portugal nos Países Baixos, iniciativa integrada numa ação organizada pelo Turismo de Portugal e na qual o Algarve vai realizar uma apresentação junto de “um público estrategicamente selecionado, com foco nas férias em família nos períodos de férias escolares fora do verão (shoulder season) e nas atividades outdoor que se podem praticar no Algarve durante a época baixa”.
A 27 de fevereiro, a ATA apoia a Gala MICHELIN Portugal 2024, cerimónia que está a ser organizada em parceria com o Turismo de Portugal e que vai ter lugar em Albufeira e que vai apresentar, pela primeira vez, a seleção de restaurantes portugueses distinguidos com as famosas estrelas Michelin .
O mês de fevereiro fecha com a participação do Algarve na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, que decorre entre 28 de fevereiro e 3 de março, e ao longo da qual a ATA vai ter várias reuniões com os hosted buyers, operadores turísticos e agentes de viagens de diversos mercados.
A ATA revela ainda que, nos primeiros dias de março, o Algarve vai também receber a Fam Trip: Post -Tour Hosted Buyers BTL, que decorre entre 1 e 3 de março, iniciativa que vai contar com 15 participantes da Dinamarca, Noruega, USA, Bélgica, Brasil, Itália, Alemanha e Reino Unido, e que decorre na sequência da participação dos hosted buyers na BTL.