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Algarve participa em feiras, webinares e outros eventos em fevereiro

Ao longo do mês de fevereiro, a ATA – Associação de Turismo do Algarve vai promover a região em feiras e webinares, através de famtrips e outros encontros, num mês que vai ainda ficar marcado pela divulgação da gastronomia e vinhos algarvios.

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Algarve participa em feiras, webinares e outros eventos em fevereiro

Ao longo do mês de fevereiro, a ATA – Associação de Turismo do Algarve vai promover a região em feiras e webinares, através de famtrips e outros encontros, num mês que vai ainda ficar marcado pela divulgação da gastronomia e vinhos algarvios.

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A Associação Turismo do Algarve (ATA) divulgou esta sexta-feira, 2 de fevereiro, o calendário de ações de promoção externa para o segundo mês do ano, ao longo do qual a associação vai participar em feiras e webinares, promover famtrips e outros encontros, num mês que vai ainda ficar marcado pela promoção da gastronomia e vinhos algarvios.

“Fevereiro vai ser um mês importante para a gastronomia do Algarve e para o papel que o Turismo do Algarve quer que ela assuma na construção da identidade do destino e na sua estratégia de promoção. A propósito da receção da 1º edição da Gala MICHELIN Portugal no Algarve, toda a região terá a oportunidade de debater e de verificar o valor da gastronomia local na experiência dos nossos turistas e de perceber o que podemos fazer para a valorizar ainda mais”, refere André Gomes, presidente da ATA.

O mês arrancou com o webinar do operador turístico romeno Karpaten, no qual o destino fez uma apresentação de 30 minutos dirigida a cerca de 100 agentes convidados, uma vez que, recorda a ATA, a Karpaten conta com uma operação para o Algarve, de junho a outubro, com um voo semanal, oferecendo 110 lugares (avião/voo).

Na terça-feira, 6 de fevereiro, a ATA apoia o evento “O Debate da Gala: O Valor da Gastronomia na Experiência Turística”, que antecipa a 1ª edição do Guia MICHELIN Portugal, “o grande encontro gastronómico que a região vai acolher no dia 27 de fevereiro”, e que vai ter lugar no Museu de Portimão, contando com oradores como o chef José Avillez e a chef Marlene Vieira, Lídia Monteiro, em representação do Turismo de Portugal, e profissionais especializados ligados à divulgação da gastronomia, como Rafel Tonon, João Wengorowius e Nuno Nobre.

“Este evento conta com o apoio do Turismo do Algarve, que vê aqui uma oportunidade para recolher contributos de grande valor sobre a forma como a gastronomia local pode ser trabalhada enquanto elemento diferenciador do destino e fator de atração de novos turistas, promovendo a identidade cultural da região e também a sua sustentabilidade e autenticidade”, refere a ATA, a propósito do debate que antecede a Gala Michelin.

Entre 7 e 9 de fevereiro, o Algarve participa também no Connect Aviation Forum, que vai ter lugar em Turim e que consiste num evento “exclusivamente dedicado ao setor da aviação e ao desenvolvimento de uma rede global através da conexão de destinos”, no qual a ATA marca presença “em conjunto com o Aeroporto de Faro”.

De 14 a 18 de fevereiro, o Algarve participa também na F.re.e, a maior feira de viagens e lazer da Baviera e uma das mais visitadas da Alemanha, na qual “a promoção do Algarve vai dar especial relevância à oferta do destino no que diz respeito a atividades relacionadas com Turismo de Natureza, Desporto e Saúde e Bem-Estar”.

Nos mesmos dias, o Algarve recebe também uma Press Trip no âmbito da Volta ao Algarve, na qual participam seis jornalistas internacionais que vão “fazer a cobertura da Volta ao Algarve”, sendo que, entre 16 a 20 de fevereiro, a região recebe ainda a Press-Trip  “Volta ao Algarve Weekend Experience”, na qual participa o  jornalista alemão Wolfgang Preß, que colabora com um dos maiores portais online dedicados ao ciclismo.

Entre 19 a 20 de fevereiro, a ATA marca presença na Wine & Travel Week, no Porto, evento que visa a promoção do enoturismo e que reúne profissionais do setor e decisores de todo o mundo.

“Esta participação tem como objetivo promover, junto de um público qualificado, a descoberta dos vinhos da região, aliada à multiplicidade de experiências turísticas disponíveis que refletem a riqueza e a diversidade do terroir algarvio. Em destaque estará o projeto Algarve Wine Tourism, rota que agrega ao vinho e ao enoturismo um conjunto de experiências gastronómicas, de lazer e de património. Estão já agendadas cerca de 35 reuniões com buyers relacionados com o produto enoturismo nos dois dias em que ocorre o evento”, explica a ATA.

A ATA vai participar também, entre 19 a 20 de fevereiro, na IMM London, evento global de networking especificamente direcionado a criar conexões entre a indústria do turismo e das viagens e os media, e no qual o Algarve vai ter uma “oportunidade relevante para dar a conhecer e despertar o interesse pelo Algarve junto de editores, jornalistas e influenciadores”.

Entre 21 a 23 de fevereiro, o Algarve recebe também o Post Tour Algarve – Wine Travel Week, na qual a ATA organiza, no âmbito da Wine & Travel Week, a visita ao Algarve de um grupo de nove participantes, acompanhando jornalistas e operadores especializados na descoberta dos vinhos da região.

De 22 a 26 de fevereiro, o Algarve recebe também a Bloggers Trip “Eatly, Dutchcowboys e Travelvalley”, que prevê a visita ao Algarve dos bloggers neerlandeses, editores de três importantes blogs dos Países Baixos – Eatly, Dutchcowboys e Travelvalley, sendo que, nas mesmas datas, está também prevista a Press Trip: blog Reishonger, em que a blogger Mirte Voorend, autora de um dos blogs de viagens mais completos dos Países Baixos, visita a região.

Entre 23 a 25 de fevereiro, a ATA vai marcar presença na Danish Travel Show – Ferie for Alle, na Dinamarca, e que é considerada “uma das principais fontes de inspiração para os dinamarqueses que procuram novas experiências de férias e novos destinos de viagem”, assim como na Fiets & Wandelbeurs, em Utrecht, Países Baixos, feira que é vocacionada para o Turismo Ativo e na qual a ATA participa com alguns dos seus associados.

A 26 de fevereiro, a ATA vai apresentar o Algarve na Embaixada de Portugal nos Países Baixos, iniciativa integrada numa ação organizada pelo Turismo de Portugal e na qual o Algarve vai realizar uma apresentação junto de “um público estrategicamente selecionado, com foco nas férias em família nos períodos de férias escolares fora do verão (shoulder season) e nas atividades outdoor que se podem praticar no Algarve durante a época baixa”.

A 27 de fevereiro, a ATA apoia a Gala MICHELIN Portugal 2024, cerimónia que está a ser organizada em parceria com o Turismo de Portugal e que vai ter lugar em Albufeira e que vai apresentar, pela primeira vez, a seleção de restaurantes portugueses distinguidos com as famosas estrelas Michelin .

O mês de fevereiro fecha com a participação do Algarve na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, que decorre entre 28 de fevereiro e 3 de março, e ao longo da qual a ATA vai ter várias reuniões com os hosted buyers, operadores turísticos e agentes de viagens de diversos mercados.

A ATA revela ainda que, nos primeiros dias de março, o Algarve vai também receber a Fam Trip: Post -Tour Hosted Buyers BTL, que decorre entre 1 e 3 de março, iniciativa que vai contar com 15 participantes da Dinamarca, Noruega, USA, Bélgica, Brasil, Itália, Alemanha e Reino Unido, e que decorre na sequência da participação dos hosted buyers na BTL.

 

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Distribuição

Agentes de viagens portugueses vão poder tornar-se “especialistas” em Macau

Os agentes de viagens portugueses vão poder tornar-se “especialistas” do destino Macau, graças a um programa de e-learning da APAVT lançado esta quinta-feira, durante a BTL, e que estará disponível a partir de segunda-feira.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, acredita no êxito deste programa que junta a motivação e a grande vontade da Associação, com um “destino turístico maravilhoso que é Macau”, e com a experiência da Message in a Bottle, agência de comunicação que desenvolveu a plataforma.

Pedro Costa Ferreira referiu que “ninguém consegue vender o que não conhece, e nós temos uma enorme motivação de dar a conhecer e dar armas técnicas aos agentes de viagens para vender melhor Macau”. Assim, reconhece que este e-learning “é o princípio de uma caminhada que temos de fazer juntos”.

Por sua vez, Maria Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo de Macau, considerou esta parceria de inovadora, realçando que esta ferramenta “foi concebida para equipar os agentes de viagens em Portugal com conhecimentos abrangentes sobre Macau em diferentes tópicos, incluindo detalhes para quem viajar para o território, gastronomia, património, cultura e entretenimento, transformando-os em verdadeiros especialistas do destino”.

A responsável revelou que há muitas novidades no destino. “Macau está em pleno processo de diversificação turística, temos um forte aumento da oferta em grandes eventos e festividades de turismo, mais convenções e exposições, revitalização das zonas históricas e o turismo multidestinos na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, ao mesmo tempo, este ano Macau está empenhada na diversificação nos mercados de visitantes”, apontou, para referir que “para aumentar o número de visitantes de Portugal e de outros destinos internacionais, estamos a unir as celebrações do 25º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau com o lançamento de uma série de ofertas de viagens, incluindo bilhetes de transporte terrestre e de barco a partir de Hong Kong, a par de pacotes em parcerias com companhias aéreas”.

Em 2023 Macau “teve uma boa recuperação turística com a chegada de 28,2 milhões de visitantes, correspondente da 72% dos valores pré-pandemia, por isso, ainda temos espaço para trabalhar”, revelou Maria Helena Senna Fernandes, salientando que “o número de visitantes internacionais em 2023 atingiu cerca de 1,5 milhões, e Portugal, infelizmente, teve apenas seis mil, ou seja, temos ainda muito terreno para conquistar. Entre os nossos visitantes internacionais, Portugal neste momento só equivale a 37% dos valores antes da pandemia, uma vez que, em 2019, gerou quase 16 mil visitantes”. Entretanto, “em janeiro deste ano só tivemos 566 visitantes de Portugal”.

A diretora dos Serviços de Turismo de Macau reconhece que “temos terreno para trabalhar, e o mais importante é que os portugueses tendem a ficar várias noites em Macau, por isso compensa pela estadia”, referiu. Ao mesmo tempo, sublinhou que, “pelas nossas fortes ligações históricas, estou convicta que sentirão um fascínio especial pelo destino. Valorizamos profundamente a ligação entre Macau e Portugal e vemos um enorme potencial para um maior crescimento e colaboração turística, pois as iniciativas que temos alinhado e a forte parceria com a APAVT, estou confiante que estamos no caminho certo para voltar e até melhorar os valores antes da pandemia”.

Maria Helena Senna Fernandes convidou todos os agentes de viagens “a embarcarem nesta viagem connosco para se tornarem embaixadores da rica herança e da vibrante oferta turística de Macau”.

O projeto e-learning, segundo Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle, é que, ao longo de cinco módulos os agentes de viagens em Portugal, na comodidade do seu local de trabalho ou da sua casa possam aprender, de uma forma lúdica e interativa, com fotografias, vídeos e jogos consigam apreender o que Macau tem para oferecer e, no final, sentirem-se recompensados, após avaliação e um teste, com um diploma que lhes confere o título de especialista em Macau, e que é válido por um ano.

O agente de viagens que obtiver melhor classificação nesta certificação acompanhará a APAVT a Macau no próximo ano para experienciar no destino e viver o que aprendeu através deste processo.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Turismo

Promoção, parcerias e criação de sinergias apontados como ingredientes para afirmação do Enoturismo em Portugal

Promoção lá fora e cá dentro e desenvolvimento de parcerias que visam a obtenção de maiores sinergias, são alguns dos ingredientes apontamos por Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; Pedro Valle Abrantes, Managing Partner da TryPor; Alexandra Leroy Maçanita, Events & Wine Tourism Manager da Fita Preta; Luís Santos, General Manager do Palácio Ludovice Wine Experience Hotel; e Ana Maria Lourenço, Public Relations do World of Wine (WoW), para a afirmação do Enoturismo em Portugal.

“Enoturismo – Um mundo de experiências” foi o título da conferência que o jornal Publituris co-organizou em parceria com a Bolsa Turismo de Lisboa – BTL 2024, que decorreu na tarde desta quinta-feira, em Lisboa, no âmbito da Feira.

Todos os intervenientes desta conferência reconheceram a importância deste segmento, que já é histórico no nosso país, tem grandes tradições, mas só há pouco tempo começou a ser olhado com maior atenção pelo valor acrescentado que traz ao destino Portugal, passando a ser considerado como um produto turístico que ajuda a incorporar o equilíbrio territorial e que permite um turismo ao longo do ano, esbatendo assim a sazonalidade, para além de atrair um público mais exigente, com maior poder de compra, e de países como os Estados Unidos, Canadá ou Brasil, para além dos europeus.

Numa altura em que se fala cada vez de um turismo de experiências, os participantes no debate realçaram que o Enoturismo será de facto o segmento que mais jus faz a este facto, uma vez que proporciona um cem número de emoções e experiências a quem visita as vinhas, as adegas e prova os vinhos portugueses, diferentes de região para região.

Neste sentido, e conforme foi dito, as parcerias entre os vários intervenientes deste setor com vista à obtenção de maiores sinergias, a relação entre o Enoturismo e o destino, também são fundamentais, até porque “o vinho é história, é cultura, é paisagem, é natureza, é gastronomia” e vale a pena comunicar essas conjugações”.

Autenticidade é o que ganha sempre, foi igualmente apontado. A inovação na promoção e a necessidade de busca de um público mais jovem, foram outros temas considerados relevantes, tendo todos os participantes defendido que, no Enoturismo, Portugal “tem uma oferta de grande qualidade que rivaliza com qualquer outro país”.

Ainda na tarde desta quinta-feira, o jornal Publituris lançou, na BTL, a primeira edição do Book de Enoturismo, que contou com o apoio do Turismo de Portugal e com a colaboração de Pedro Valle Abrantes – CEO & Founder da Trypor e André Villa de Brito – Sommelier e Tour Guide.

Os pormenores desta conferência sobre o Enoturismo poderão ser lidos na próxima edição do Publituris.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Turismo

TOURBIT financiou nove PME portuguesas do turismo com 72 mil euros para projetos digitais

O Programa de Aceleração Digital europeu TOURBIT, apoiado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, acompanhou, ao longo de 10 meses nove PME portuguesas, que receberam 72 mil euros para aplicarem em projetos digitais.

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O NEST faz parte das oito organizações que lançaram o Programa de Aceleração Digital TOURBIT que, durante 10 meses, tem o propósito de apoiar financeiramente mais de 60 PME especializadas na transformação digital do setor do turismo.

Os participantes portugueses do programa receberam, cada um, um apoio financeiro de oito mil euros para desenvolverem os seus projetos de digitalização, contando com o apoio da rede de mentores, consultores e fornecedores de tecnologia que integram o TOURBIT. Os beneficiários nacionais deste ano foram: Car2U, Turaventur, Lda., Landescape – garden studios, Azores Boat Adventures, Casa da Avó Genoveva, Casa Velha – Turismo Rural, Casa dos Vales, Futurismo Azores Adventures, Travel 4 Experiences by TDO.

Entretanto, a conferência final da TOURBIT está marcada para esta sexta-feira, dia 1 de março, em Barcelona, no âmbito do Mobile World Congress. O evento tem como objetivo impulsionar a transformação digital das PME do setor do turismo, proporcionando aos participantes conhecimento sobre ferramentas digitais, melhores práticas e oportunidades de networking.

O programa da conferência integra mesas-redondas sobre investimento em digitalização, uma masterclass sobre Inteligência Artificial e uma sessão sobre as contribuições da TOURBIT para a adoção digital das PME do turismo.

O consórcio TOURBIT é formado por oito parceiros do setor do turismo europeu: a Agência Catalã de Turismo, líder do projeto, a Câmara de Comércio de Barcelona, Paris & Co, ARCTUR, o cluster hospitality.brussels hospedado pela hub.brussels, o Cluster de Turismo da Islândia, a Universidade de Ciências Aplicadas de Lapónia da Finlândia e o NEST – Centro de Inovação em Turismo, de Portugal.

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Aviação

“Todos os nossos maiores mercados estão cobertos por este aumento de capacidade”, anuncia CEO da TAP na BTL

No próximo verão, a TAP vai reforçar a capacidade no Brasil e América do Norte, disponibilizando mais frequências em nove dos 11 destinos para onde a transportadora opera no Brasil, assim como mais cinco voos por semana para os EUA e outros cinco para o Canadá.

Inês de Matos

No próximo verão, a TAP vai reforçar a operação para o Brasil e América do Norte, disponibilizando “mais frequências em nove dos destinos” servidos no Brasil e 10 na América do Norte, revelou Luís Rodrigues, CEO da companhia aérea, esta quinta-feira, 29 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

“Todos os nossos maiores mercados estão cobertos por este aumento de capacidade”, afirmou Luís Rodrigues, durante uma apresentação da companhia aérea na principal feira do turismo nacional.

O CEO da TAP explicou que o maior aumento de capacidade está previsto para o Brasil, que vai contar com mais frequências em nove dos 11 destinos para onde a transportadora opera.

“Este ano, temos, no verão, um nível de oferta que nunca tínhamos conseguido ter, um aumento de capacidade para o nosso mercado maior e principal, que é o Brasil, com mais frequências em nove dos destinos, praticamente todos os destinos que voamos no Brasil, que são 11”, começou por anunciar o responsável da companhia aérea de bandeira nacional, revelando que, no total, a TAP vai realizar 96 frequências semanais para o Brasil, a partir de Lisboa e Porto.

Além do Brasil, a TAP vai também aumentar as ligações aéreas à América do Norte, prevendo-se aumentos de cinco frequências para os EUA e outras cinco para o Canadá, passando a disponibilizar 77 voos por semana entre Portugal e os EUA, bem como 20 ligações semanais ao Canadá.

Luís Rodrigues explicou depois que este aumento de capacidade não se deve à introdução de novos aviões na frota da TAP, mas sim às equipas de operações, manutenção e engenharia, e comercial, que fizeram um “magnifico trabalho” de optimização de operação, de libertação de slots internos de manutenção e de performance de rede.

“Conseguirmos disponibilizar mais com o mesmo, que é uma coisa que todos temos de aprender a fazer”, acrescentou o responsável, sublinhando que, “com a mesma frota e as mesmas capacidades, a TAP acrescenta uma quantidade nova de frequências aos mesmos destinos e pode oferecer um melhor serviço aos seus passageiros, nacionais ou internacionais”.

Novos chefs e parceria olímpica

Durante a apresentação, Luís Rodrigues deu ainda a conhecer a nova parceria que a companhia aérea estabeleceu com o Comité Olímpico Português, “na qualidade de levar a comitiva para Paris, para os Jogos Olímpicos”.

Além da parceria para levar até Paris os atletas nacionais que vão participar na próxima edição dos Jogos Olímpicos, a TAP lançou ainda a nova edição do projeto “Local Stars”, que conta com seis novos chefs e que vai levar vários produtos nacionais até à classe executiva dos voos de longo curso da companhia aérea, nos próximos 12 meses.

“A nossa gastronomia está a ser elevada a um nível em que até agora nunca esteve, e que nos puxa e motiva para elevar a experiência turística e a experiência do passageiro a um nível que até agora nunca conseguimos”, afirmou Luís Rodrigues, durante a apresentação.

 

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Aviação

Air Transat aposta no lazer e vê reservas a subir para o verão

Segundo Artur Sousa, diretor-geral da ATR, que representa a Air Transat em Portugal, as vendas para o verão estão a correr a bom ritmo, até porque a antecedência com que os portugueses fazem a reserva está a aumentar.

Inês de Matos

A Air Transat está satisfeita com o ritmo das reservas para o próximo verão e espera atrair um maior volume de tráfego de lazer, apesar de Artur Sousa, diretor-geral da ATR, que representa a companhia aérea canadiana em Portugal, admitir que é necessário “haver mais promoção do próprio Turismo de Portugal” no Canadá.

“A Air Transat aumentou novamente frequências este ano, temos uma maior oferta e estamos a falar de uma companhia que opera durante o ano todo, em Lisboa, Porto e Faro. O target que, para este ano, tem mais enfoque é a captação de mais turismo, mais lazer”, explicou Artur Sousa, durante um cocktail da ATR, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

No entanto, as rotas da Air Transat continuam a captar mais tráfego étnico do que turístico, com Artur Sousa a indicar que também o tráfego corporativo tem vindo a crescer, o que leva o responsável a defender um aumento da promoção.

“Continua a ser um mercado muito étnico, já começa a haver mais corporativo, mas o turismo ainda não está muito promovido, não pela Air Transat, que faz o seu trabalho, mas somos uma companhia aérea e tem de haver mais promoção do próprio Turismo de Portugal”, queixou-se o responsável, admitindo, no entanto, que a Air Transat tem “algumas ideias para pôr em prática este ano”, que vão ajudar a impulsionar alguns nichos do mercado de lazer.

Apesar disso, as vendas para o verão estão a correr a bom ritmo, com Artur Sousa a destacar que também a antecedência com que os portugueses fazem a reserva está a aumentar.

“Houve uma mudança desde há um par de ano e que é muito significativa, que tem a ver com o Advance Booking, ou seja, os portugueses estão a comprar com maior antecedência, o que é bom para a Air Transat e para todos os nossos parceiros. Estamos com um Advance Booking muito interessante, temos objetivos que penso que vamos concretizar. Prevemos aumentos face ao ano passado”, afirmou ainda o responsável.

Quanto a rotas, Artur Sousa destaca essencialmente os voos do Porto, onde a Air Transat é a única companhia aérea a voar diretamente para o Canadá, numa oferta que tem também atraído muitos turistas americanos.

“Há americanos a apanhar voos no Canadá. O sucesso de algumas rotas para o Canadá, em grande parte, vem do mercado americano. Ou seja, muitos americanos preferem fazer EUA-Canadá-Portugal em várias situações”, revelou ainda Artur Sousa.

 

 

 

 

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Alojamento

AP Hotels & Resorts aposta em Sines com nova unidade em 2025

Este novo hotel vai surgir da reconversão do atual Sinerama Hotel, um três estrelas aparthotel que o grupo adquiriu recentemente à Teixeira Duarte, e para o qual tem em vista um plano de remodelações que deverá começar até ao final deste ano e que se espera que termine no início de 2025.

Carla Nunes

O grupo AP Hotels & Resorts vai contar com uma nova unidade hoteleira sob a marca AP em 2025 na cidade de Sines.

A informação foi adiantada ao Publituris por Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), não referindo, para já, nem o valor de aquisição deste hotel, nem o investimento previsto para as obras de remodelação, que transformarão a unidade num “hotel quatro estrelas superior, dentro do padrão daquilo que é um hotel AP”, como refere o profissional.

O Sinerama Hotel encontra-se atualmente em operação com 105 apartamentos, mas a expectativa é a de que a unidade passe a contar com 135 a 136 quartos após a intervenção, além de um restaurante, spa e piscina. Para este futuro quatro estrelas está a ser desenhado um conceito “muito corporativo, mas também muito virado para a cidade, com restaurante aberto [a passantes], e para famílias e lazer durante o verão”, já que está “muito próximo de Porto Covo e das praias da Costa Vicentina”, segundo Emanuel Freitas.

A escolha desta cidade para um novo hotel AP é justificada pelo diretor-geral com a oportunidade não só de desenvolver a marca numa nova região, como também de aproveitar o desenvolvimento da área para o crescimento do grupo.

“Vemos Sines com um potencial muito grande em termos do desenvolvimento industrial e tecnológico. A cidade está num forte crescimento em todas essas áreas, [pelo que] temos uma oportunidade de desenvolvimento da nossa marca nessa cidade e do nosso crescimento”, explica Emanuel Freitas.

Crescimento de receitas de 20% face a 2022 motiva novas remodelações

Outra das novidades do grupo AP Hotels & Resorts passa pelo Hotel Lago Montargil Villas, que o grupo adquiriu no final de dezembro de 2023 e que passa agora a designar-se AP Lago Montargil Conference and Spa. Emanuel Freitas explica que neste momento estão a fazer “pequenas remodelações e adaptações à marca AP”, com o intuito de criar um produto cinco estrelas virado não só para empresas, como também para famílias e crianças.

Já o AP Lisboa, a primeira unidade do grupo hoteleiro na capital, só deverá abrir em 2025, apesar de o grupo ter estimado o ano passado que a abertura decorreria ainda este ano.

Em entrevista ao Publituris, Emanuel Freitas deu conta que o grupo cresceu em receitas no ano passado “acima de 20% relativamente a 2022”, pelo que “o forte desenvolvimento que temos feito em termos da melhoria das unidades hoteleiras tem sido o reflexo deste aumento”.

Em Cabanas de Tavira, a unidade hoteleira do grupo que fechou em novembro do ano passado para remodelações vai reabrir com 340 quartos, por oposição aos anteriores 274 quartos. Já no AP Maria Nova Lounge Hotel, a intervenção prevista para terminar “daqui a mais duas semanas” vai acrescentar mais seis quartos no piso das suites.

Por fim, em novembro deste ano, o grupo vai acrescentar mais uma suite e quatro unidades de alojamento ao AP Oriental, além de estar a analisar a ampliação do recente AP Dona Aninhas para cerca de mais 30 quartos, entre outubro e novembro.

Sobre o autorCarla Nunes

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Destinos

Maioria dos visitantes dos Açores fica satisfeita e 87,1% recomendam o destino

De acordo com o mais recente Inquérito  de Satisfação do Turista nos Açores, a maioria dos turistas que visitou os Açores “expressou grande satisfação com o destino em geral, correspondendo este às suas expectativas” e 69,5% apresenta intenção de regressar.

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O mais recente Inquérito  de Satisfação do Turista nos Açores, conduzido pelo Observatório do Turismo dos Açores, apurou que a maioria dos visitantes do arquipélago sente-se satisfeita com o destino e 87,1% recomendariam mesmo os Açores a amigos e familiares.

O estudo, que abrangeu 1728 inquéritos válidos, procurou saber quem são os turistas que visitaram os Açores na época alta de 2023, abrangendo desde a caraterização dos indivíduos até à avaliação da viagem e satisfação.

Entre as principais conclusões está a satisfação com o destino, uma vez que 64,57% da amostra “expressou grande satisfação com o destino em geral, correspondendo este às suas expectativas”, sendo que 87,1% recomendaria o destino Açores a amigos e familiares e 69,5% apresenta intenção de regressar.

Entre os principais motivos de satisfação estão os recursos naturais, a paisagem, a tranquilidade e a segurança, que apresentam níveis elevados, com 65,3% da amostra a considerar que o preço do destino Açores, “em termos de caraterização e avaliação da viagem, é justo”.

O turista que visitou os Açores no verão de 2023 quis “maioritariamente visitar o arquipélago por recomendação de amigos e familiares, mas também pelo conhecimento do destino através da internet e das redes sociais” e “optou maioritariamente por Alojamento Local, em termos de tipologia de alojamento, sendo que está satisfeito com a relação preço/qualidade do mesmo”.

No entanto, o visitante também observa que “há necessidade de melhorias nos serviços de restauração, na agenda de eventos culturais, gastronómicos e/ou desportivos, bem como nos serviços de transportes públicos terrestres (táxis e autocarros)”.

Entre os entrevistados, 69,8% afirma que foi a primeira vez que visitaram o arquipélago e a maioria dos turistas, 78,9%, não optou por pacote turístico, tendo viajado através das companhias aéreas Azores Airlines e Tap Portugal, estando satisfeitos com a relação qualidade/preço da viagem.

Os visitantes parecem, contudo, ter pouco conhecimento sobre o facto dos Açores serem o primeiro e único arquipélago no mundo com certificação internacional de destino sustentável, já que 75,4% não conheciam a distinção.

Este relatório apurou ainda que, ao nível da caracterização, a maioria dos visitantes estava na faixa etária entre os 25 e 54 anos, e 82,4% residiam no estrangeiro, com destaque para as nacionalidades alemã, espanhola e americana.

A maioria eram profissionais liberais, 46,1% viajaram para o destino Açores em casal e 18,8% da amostra tinha um rendimento líquido mensal do agregado familiar superior a 8000 euros, sendo esta a faixa de rendimentos com maior número de respondentes.

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Aviação

Aviação viveu ano mais seguro da última década em 2023

De acordo com o Relatório Anual de Segurança da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, no ano passado, apenas se registou um acidente fatal em 1,26 milhões de voos, a taxa mais baixa dos últimos 10 anos.

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2023 foi o ano mais seguro da última década na aviação, apurou o Relatório Anual de Segurança da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que diz que, no ano passado, se registou apenas um acidente em 1,26 milhões de voos, a taxa mais baixa dos últimos 10 anos.

“Não houve perdas de casco ou acidentes fatais envolvendo aeronaves a jato de passageiros em 2023”, acrescenta a associação, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 28 de fevereiro.

Os dados do relatório da IATA mostram que, em 37 milhões de movimentos de aeronaves em 2023, que corresponderam a mais 17% face ao ano anterior, houve apenas um acidente fatal com uma aeronave turboélice.

No ano passado, também o risco de mortalidade melhorou, num rácio que passou de 0,11 em 2022 para 0,03 em 2023, o que quer dizer que, “com este nível de segurança, em média, uma pessoa teria que viajar de avião todos os dias durante 103.239 anos para sofrer um acidente fatal”.

Nenhuma das companhias aéreas da IATA registou qualquer acidente fatal e, no total, houve apenas registo de uma ocorrência com um aparelho turboélice, o que, diz a associação, representa uma melhoria positiva em relação aos cinco acidentes fatais registados em 2022 e à média dos últimos cinco anos (2019-2023), que era de cinco fatalidades.

“O desempenho de segurança de 2023 continua a demonstrar que voar é o meio de transporte mais seguro. A aviação dá maior prioridade à segurança e isso ficou evidente no desempenho de 2023”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

 

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Agências

Na BTL: Bestravel disponibiliza projeto piloto de aventura interativa

A Bestravel disponibiliza, durante os cinco dias da BTL, uma aventura interativa com base na plataforma ‘Triportation’ powered by Amadeus.

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Este novo conceito de realidade virtual, desenvolvido em parceria com a Amadeus, de acordo com a rede de agências de viagens em regime de franchising, promete revolucionar a forma como os visitantes interagem com destinos turísticos, estando disponível na feira uma viagem virtual às tartarugas de Cabo Verde.

A Bestravel refere que experiência ‘Triportation’ foi desenhada para ser intuitiva e acessível para visitantes de todas as idades, garantindo que cada participante saia com uma maior apreciação pela beleza e pela importância da conservação marinha.

A experiência estará disponível durante todos os dias da BTL, com a equipa da Bestravel pronta para guiar os visitantes nesta viagem virtual.

“Na Bestravel, estamos sempre à procura de formas inovadoras de envolver os nossos clientes e proporcionar-lhes experiências memoráveis,” referiu Carlos Baptista, administrador da rede, para realçar que, com este projeto-piloto “estamos a testar um novo padrão para um turismo interativo e educativo”.

Refira-se que, o lançamento desta experiência na BTL é apenas o começo de um projeto da marca de oferecer uma experiência mais dinâmica e interativa ao seu cliente, diz a marca, que aponta que, na Bestravel, o uso de tecnologia é fundamental para proporcionar aos viajantes uma nova forma de explorar o mundo antes mesmo de fazerem as malas.

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Meeting Industry

in.to: Business Tourism mostra na BTL que “o Turismo com Propósito pode beneficiar as empresas”

Maria Xavier, Business Tourism Director da in.to: Business Tourism, revelou que, com esta participação na BTL, a nova marca UPPartner pretende “aumentar o conhecimento da marca e dos seus serviços ao mesmo tempo que damos a conhecer a nossa equipa. Importa mostrar como é que o Turismo com Propósito pode beneficiar as empresas”.

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A in.to: Business Tourism, a nova marca da UPPartner que promete trazer um novo propósito ao turismo de negócios, está presente na BTL. Esta participação tem como objetivo reforçar a posição da marca como referência no mercado de turismo de negócios em Portugal e divulgar o seu compromisso com o Turismo com Propósito, que combina o sucesso empresarial com a responsabilidade social e ambiental.

Através de um espaço com elementos visuais atraentes, interatividade e mensagens impactantes, todos serão convidados, durante a Feira, a refletir sobre como as suas escolhas nos negócios podem ter um impacto positivo no mundo. “Queremos por isso convidar todos a visitarem o nosso espaço onde, através da nossa ativação “in.to: Discover”, poderão descobrir como é que negócios e propósito se conectam de forma envolvente e inspiradora”, disse a responsável pela nova marca.

O stand da in.to: Business Tourism visa inspirar e educar sobre a importância do turismo com propósito e será transformado numa viagem multissensorial, através do uso da realidade aumentada, pelas paisagens de Portugal.

Neste espaço será ainda possível participar numa ativação com postais, dando uma segunda vida a uma parte dos materiais que compõem o expositor da marca. Ao levar para casa um pedaço do stand, os visitantes levam consigo não apenas uma peça de decoração, mas também um lembrete tangível do compromisso das empresas com as práticas responsáveis e significativas no turismo de negócios.

Será ainda oferecido a todos os visitantes um marcador de livros em papel de sementes, brinde que pretende não apenas promover a marca ou a consciencialização ambiental, mas também refletir os valores das empresas em oferecer soluções sustentáveis e responsáveis.

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