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Consultia Business Travel e APAVT criam parceria para apoiar viagens de negócios

A parceria entre a Consultia Business Travel e a APAVT visa “proporcionar apoios e benefícios para satisfazer as necessidades dos clientes no planeamento das viagens de negócios”.

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A Consultia Business Travel e a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) estabeleceram uma parceria que visa “proporcionar apoios e benefícios para satisfazer as necessidades dos clientes no planeamento das viagens de negócios”.

Num comunicado enviado à imprensa, a empresa, que é especializada na gestão integral das viagens de negócios através da plataforma Destinux, que foi lançada no ano passado, explica que esta parceria vai resultar num “conjunto de benefícios adicionais”.

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“Para além do acesso gratuito a formações e seminários técnicos a Consultia Business Travel em conjunto com a APAVT disponibilizam aos clientes o serviço Provedor do Cliente que garante a resolução e acompanhamento das reclamações dos passageiros de forma rápida e justa durante o processo de planeamento e mesmo durante a experiência de viagem”, indica o comunicado divulgado.

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Esta parceria, acrescenta a Consultia Business Travel, vem também contribuir para reforçar a posição da empresa no mercado português, assim como o seu “compromisso com os clientes através da disponibilização de novas ferramentas para o planeamento e assistência durante as viagens de negócios”.

“A nossa incorporação na APAVT é um sinal claro do nosso compromisso com o mercado português, e por isso quisemos fazê-lo de mãos dadas com esta organização de referência no setor. Devemos estar muito atentos e antecipar o mercado e, por isso, é crucial contar com os melhores aliados e a APAVT é uma associação com uma vasta experiência no sector que proporciona aos seus membros recursos para continuar a melhorar”, defende Carlos Martínez, CEO da Consultia Business Travel.

De acordo com o responsável, a empresa está focada em “continuar a ajudar cada vez mais empresas nos seus objetivos empresariais, através da gestão eficiente das suas viagens com a Destinux”, a plataforma que “digitaliza a gestão das viagens de negócios sem perder o toque humano com uma pessoa com nome e apelido que os assiste antes, durante e depois da viagem”.

 

 

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O que propõem os operadores turísticos e agências de viagens

As viagens para visitar os Mercados de Natal na Europa entrou na lista de preferências dos portugueses, produto que tem vindo a crescer significativamente de ano para ano. Nesse sentido, a programação disponível no mercado é diversificada.

Operadores turísticos e agências de viagens oferecem, todos os anos, a possibilidade de os portugueses vivenciarem a Magia do Natal em algumas das mais belas cidades da Europa.

Pinto Lopes Viagens: 20 destinos diferentes para 2024
Os Mercados de Natal estão geralmente associados à tradição germânica (Alemanha, Suíça, Áustria, Alsácia e Leste Europeu), mas este ano, a Pinto Lopes Viagens, de acordo com o seu CEO, Rui Pinto Lopes, “diversificou as suas propostas para os Mercados de Natal, introduzindo mercados italianos que refletem o espírito festivo e a influência da cultura germânica”. Destinos como Trento, Bolzano e Bassano del Grappa, além de Piacenza, Cremona e Pavia, aos quais se juntam também Arezzo e Cortona, trazem a autenticidade das tradições natalícias italianas. Lembra que os viajantes poderão experimentar produtos típicos da Toscânia, como o “vin brulè”, e os famosos bolos de Natal italianos, como o Panettone e o Pandoro.

Também, Rui Pinto Lopes evidenciou que “temos nova oferta para os Mercados de Natal em Cracóvia e Zakopane, combinando a grandiosidade histórica da primeira com o charme montanhoso da segunda”.

Em 2023, cerca de 1.500 pessoas viajaram connosco para os Mercados de Natal. Para 2024, temos 20 destinos diferentes, com os mais populares a serem a Suíça, os Bálticos e Estrasburgo, que continuam a atrair o maior número de viajantes, Rui Pinto Lopes, CEO da Pinto Lopes Viagens

A Pinto Lopes Viagens tem observado um crescimento significativo na adesão dos portugueses aos Mercados de Natal. Assim, “comparando 2023 a 2019, um ano antes da pandemia, passámos de 10 partidas para 40”, declarou o CEO da empresa, reforçando que “este aumento expressivo mostra não apenas a ampliação da nossa oferta, mas também a receção entusiástica do público”. Daí que “em 2023, cerca de 1.500 pessoas viajaram connosco para os Mercados de Natal. Para 2024, temos 20 destinos diferentes, com os mais populares a serem a Suíça, os Bálticos e Estrasburgo, que continuam a atrair o maior número de viajantes”, disse ainda Rui Pinto Lopes.

É neste sentido que o executivo aponta que os Mercados de Natal “são um produto muito específico e que nos é muito querido”. Deslumbrados pelas decorações de Natal das grandes cidades, o CEO da Pinto Lopes Viagens assegura que “acabámos rendidos aos encantos dos mercadinhos de Natal de Dresden, de Estrasburgo ou de Viena”, recordando que, na altura, ainda no século passado, esta era uma tradição praticamente desconhecida do público português, mas que foi muito bem acolhida”. E porquê? “A atmosfera destes mercados é única e festiva, com decorações de Natal, luzes brilhantes e tradições locais. Não há como resistir à prova da gastronomia natalícia – o vinho tinto aquecido com especiarias, os biscoitos de gengibre, os grandes e macios pretzels (doces ou salgados). Cada região tem a sua especialidade”.

Experiente nestas andanças, Rui Pinto Lopes explica: “A magia dos Mercados de Natal só é completa com os enfeites artesanais da árvore de Natal. Não são meros enfeites. São peças carregadas de tradição, que representam a habilidade e o artesanato locais. Há histórias e lendas natalícias, como o Quebra-Nozes na Alemanha, anjos e estrelas, Pais Natais, presépios, bolas decorativas. Podem incluir vidro soprado, madeira esculpida à mão, cerâmica pintada ou tecidos bordados – cada peça é única e o seu fabrico é uma arte centenária que passa de geração em geração”.

Autenticidade, sustentabilidade, tradição – são, na opinião do CEO da empresa, “algumas boas razões para que cada viajante coloque na sua árvore de Natal estas pequenas recordações. Carregam memórias de uma experiência especial, ligada à viagem, ao clima festivo e às tradições de Natal”. Por isso, a singularidade dos Mercados de Natal, em comparação a outros produtos, “reside na sua capacidade de criar conexões emocionais e experiências memoráveis”.

Agência Abreu: Procura aumenta todos os anos
Os Mercados de Natal na Abreu têm, sobretudo, procura para as cidades europeias que assim se promovem, como Berlim, Praga, Viena, Basileia, Varsóvia, Munique, Manchester, Londres, Paris, Bruxelas e Bruges, para dar alguns exemplos.  Este ano, de acordo com Pedro Quintela, diretor geral de vendas da Agência Abreu, “a nossa oferta tem em destaque um cruzeiro no Reno com os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, além dos programas para a Aldeia no Pai Natal na Lapónia”.

A nossa oferta tem em destaque um cruzeiro no Reno com os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, além dos programas para a Aldeia no Pai Natal na Lapónia, Pedro Quintela, diretor geral de Vendas da Agência Abreu

Na opinião do responsável, apesar de os Mercados de Natal poder ser considerado um produto de nicho, “é também um produto que agrada, e apesar de os feriados de dezembro deste ano coincidirem com fins-de-semana, a verdade é que, todos os anos, os portugueses já reservam, antecipadamente, alguns dias de férias para viver a intensidade da magia natalícia nestes mercados”. Daí que, apontou Pedro Quintela, “todos os anos verificamos um ligeiro aumento da procura por este tipo de produto, pelo que acreditamos que os portugueses já se deixaram encantar pela temática”, realçando que “as cidades europeias tendem a ser os destinos preferidos, pelo ambiente de sonho e a animação que promovem”.

Lusanova: Parte importante da programação
Os mercados de Natal “são um produto estratégico para a Lusanova, com um crescimento visível no interesse dos clientes que procuram experiências culturais e festivas de outros países”. Por isso, “investir neste segmento permite diversificar a nossa programação de inverno”, destacou Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico.

Em relação à programação do ano passado, a maior novidade da Lusanova, conforme disse, é o novo programa Mercados de Natal na Escandinávia, onde sugere o cliente a explorar Copenhaga, cujo centro está repleto de mercados de Natal, como o de Nyhavn e Kongens Nyrtov. Este programa tem a duração de quatro dias e propõe também uma visita panorâmica às principais atrações da capital da Dinamarca. O roteiro continua para Estocolmo, a capital sueca, onde é proposta uma visita panorâmica à cidade velha, com destaque para as igrejas, o Palácio Real, a Catedral, e aos mercados de Natal, onde se pode experimentar o glogg, o tradicional vinho sueco.

A restante programação de Mercados de Natal da Lusanova inclui estadas de três, seis ou sete noites, com preços a partir de 630 euros, focando-se na Alemanha, Áustria, Suíça e Países Bálticos (Riga, Tallin e Vilnius).

Os Mercados de Natal são um produto estratégico para a Lusanova, com um crescimento visível no interesse dos clientes que procuram experiências culturais e festivas de outros países, Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova

Tiago Encarnação revela ainda que os Mercados de Natal “têm sido uma parte importante da programação da Lusanova ao longo dos anos, e notamos um crescimento gradual na recetividade deste produto junto do cliente final”. Considera, por outro lado que, embora os mercados de Natal não sejam uma tradição enraizada em Portugal, “há um crescente interesse por parte dos portugueses em explorar estas experiências em destinos europeus onde estas tradições são fortes, como a Alemanha, Áustria, Suíça e os países nórdicos”.

Em relação ao número de passageiros transportados, o responsável não precisa, frisando apenas que “varia muito, dependendo da oferta de cada ano”. No entanto, em 2024, “estamos a crescer em relação ao ano anterior e os destinos continuam a ser a Europa Central”.

4TOURS: Produto a manter no portefólio
Uma das novidades da 4TOURS – Your Travel Partner para este ano e ainda com lugares disponíveis é o Mercado de Natal em Viena e Budapeste. Este circuito combina três das capitais Imperiais e destaca as tradições natalícias da Europa Central, nomeadamente: Viena, Budapeste e Bratislava, com tempos livres nos mercados de Natal e ainda a possibilidade de visitar os locais mais icónicos, revelou Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations do operador turístico.

A 4TOURS apresenta seis circuitos para os Mercados de Natal na Europa com partidas desde Lisboa e acompanhamento dos seus guias desde o aeroporto. A seleção de circuitos com duração variável entre quatro e cinco dias, inclui opções como as cidades históricas de Munique e Nuremberga, desde 1.195€, ou Bruges e Bruxelas desde 1.240€, ou Viena & Budapeste desde 1.495€, Alpes da Baviera e Tirol desde 1.380€ ou ainda o Norte da Alemanha desde 1.250€.

Notamos que são viagens fáceis de serem comercializadas, principalmente quando os feriados do mês de dezembro permitem aos clientes usufruir de fins de semana prolongados, Mafalda Moura, Leisure Groups Reservations da 4Tours

A responsável reconhece que é um produto muito procurado pelos portugueses, e acredita que o principal fator será o ambiente único “que carateriza este tipo de eventos, quer pela gastronomia, pela música, pelo comércio e até mesmo pelas condições meteorológicas favoráveis para provar um vinho quente ou deliciar-se com os biscoitos natalícios”.

Apesar de ser um operador turístico novo no mercado, “ainda assim sentimos o crescimento da procura de ano para ano, principalmente o Mercado de Natal Estrasburgo & Colmar e o Mercado de Natal Bruges e Bruxelas”, indicou Mafalda Moura, para avançar que em relação às vendas deste ano “ainda temos lugares disponíveis pelo que ainda não conseguimos precisar o número de passageiros ou grupos fechados, mas podemos já adiantar o nosso top 3 de procura: Estrasburgo e Colmar, Nuremberga e Munique e Bruges e Bruxelas.

Uma certeza a 4TOURS tem: “Este será um tipo de produto constante no nosso portefólio, porque a procura assim o justifica. Notamos que são viagens fáceis de serem comercializadas, principalmente quando os feriados do mês de dezembro permitem aos clientes usufruir de fins de semana prolongados”.

Para além disso, continuou a Leisure Groups Reservations do operador turístico, “as experiências positivas ajudam no word of mouth e temos clientes que fazem connosco um mercado de Natal e escolhem o mercado de Natal para o ano seguinte”.

Em busca do Pai-Natal

“Em busca do Pai-Natal” é apenas uma das várias sugestões do operador turístico Nordictur com partidas diárias para a Aldeia do Pai-Natal, possíveis de adaptar ao gosto dos clientes.
“Mercados de Natal nas Capitais Nórdicas”, “Mercados de Natal nos Bálticos”, “Riga e o Mercado de Natal”, “Vilnius e o Mercado de Natal”, “Escapadinha na Terra do Pai-Natal”, “Antecipe o Natal na Aldeia do Pai-Natal – Rovaniemi”, “Lapónia e as Auroras”, “Magia da Lapónia”, “Natal na Terra do Pai Natal”, e “O melhor do Natal”, completam a oferta da Nordictur para esta altura festiva.
O pacote “Em busca do Pai-Natal” (quatro dias), que destacamos, é para estadias de 01 de novembro a 18 de dezembro, não inclui as passagens aéreas e respetivas taxas, e custa 1.915 € por pessoa (adulto) em quarto duplo no Santa’s Hotel Santa Claus. O preço para criança com menos de 12 anos em cama extra é de 805 €, e entre os 12 e os 14 anos, fica por 1.125 €.
Estes valores incluem sim os transferes in/out, três noites de alojamento em quarto standard no Hotel mencionado com pequeno-almoço, dois jantares, transporte para Santa Claus Village com almoço, tour das Auroras Boreais, Esconderijo ou Fábrica do Pai Natal, Santa Park com almoço e seguro multiviagens.
O programa completo com chegada e saída por
Rovaniemi (Aldeia do Pai-Natal) oferece visitas à famosa Aldeia do Pai Natal mesmo na linha do Círculo Polar Ártico, com tempo livre no espaço para compras de artigos regionais e recordações, e possibilidade de encontrar o próprio Pai Natal finlandês, enviar uma carta a amigos ou simplesmente tomar um reconfortante café; passeio de autocarro para tentativa de observação das famosas luzes do Norte (Auroras Boreais); e um dia é dedicado à temática natalícia com um tour que irá ao Esconderijo do Pai Natal ou à Fábrica do Pai Natal (dependendo do dia) e visita ao Santa Park.
Haverá ainda oportunidade de visitar a floresta dos sonhos, terra onde vivem os famosos duendes, ou fábrica de brinquedos. Os ajudantes especiais do Pai Natal irão partilhar os segredos e as suas tarefas natalícias, podendo o cliente da Nordictur participar em algumas atividades. Já no Santa Park, um mundo fascinante no interior de uma montanha, é possível visitar várias galerias e sentir o aroma dos famosos gingerbread.
Este convite do operador turístico permite a miúdos e graúdos descobrir uma terra encantada, que o Pai Natal escolheu para sua casa, e desfrutar de umas férias de Natal numa bonita localidade e numa atmosfera única, uma terra ainda natural, com um cenário coberto de neve branca e uma luz mágica, uma terra de passeios de trenó, puxado por renas ou huskies. Esta terra é Rovaniemi, a capital da Lapónia finlandesa no Círculo Polar Ártico. Aqui, as crianças poderão experimentar uma verdadeira fantasia de Natal, que se manterá para sempre na memória, aqui os seus olhos brilhar com encanto e alegria quando conhecem o verdadeiro Pai Natal e as suas renas.
No entanto, para além de toda a magia da terra do Pai Natal, a Lapónia terá ainda muito mais para oferecer com vários aldeamentos e estâncias de esqui espalhadas por todo o norte da Finlândia, Noruega e Suécia.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Foto: Depositphotos.com

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Nortravel investe mais este ano

Ângelo Grilo, Tours Coordinator, e a guia Aida Ablum, da Nortravel, deram a conhecer aos agentes de viagens, os pormenores da programação dos Mercados de Natal do operador turístico, composta que circuitos exclusivos em algumas cidades e regiões europeias. Se no dia do webinar, a oferta era composta por seis circuitos de quatro dias na Europa, com partidas a 30 de novembro e 5 de dezembro, em voos da TAP Air Portugal, neste momento estão disponíveis no mercado apenas três: “Suíça Autêntica”, “Berlim e Saxónia”, e “Viena Imperial e Bratislava”.

Conhecedores deste produto que é tão querido, desejado e muito apreciado na Europa, principalmente na região Central, mas que aos poucos, os europeus do Sul começam também a apreciar, os dois profissionais da Nortravel, lembraram que, apesar de não ser produto novo na programação do operador turístico, “este ano investimos um pouco mais, e decidimos criar pacotes com um paradigma bem específico e que assenta em vários pilares”. Um deles, é que os voos são todos diretos e na TAP, “algo que pode fazer a diferença”. Será, por isso que os outros três circuitos lançados no mercado em meados de agosto: “O Melhor de Amesterdão e Países Baixos”, “Baviera Completa”, e “Alsácia e Floresta Negra”, se tenham esgotado.

Para além dos voos serem em horários que Ângelo Grilo considera “extremamente interessantes, a saírem cedo de manhã de Lisboa, a chegarem ao destino à hora do almoço, e no regresso, todos eles, a saírem ao final do dia para chegar a Lisboa à noite. Temos uma hotelaria central, algo muito importante porque permite aos clientes saírem do hotel e estarem praticamente nos Mercados de Natal, e em alguns casos estão mesmo no meio do local dos festejos”.

Por outro lado, “os autocarros com que trabalhamos em toda a Europa são muito bons e confortáveis. De salientar também que o acompanhamento de um guia de língua portuguesa é fundamental, experientes, e que sabem lidar com as várias situações, porque, não é propriamente muito fácil lidar com este tipo de produto numa altura em que faz muito frio”, destacou ainda o profissional.

De realçar também que os circuitos de Mercados de Natal da Nortravel incluem os transferes ao hotel e vice-versa, três ou quatro refeições, bem como taxas de aviação e o seguro multiviagens. Estes são os restantes “pilares do nosso paradigma”, reforçou o Tours Coordinator do operador turístico.

“Suíça Autêntica”
O programa do circuito “Suíça Autêntica” inclui alojamento hotel Mercure Plaza Biel, de quatro estrelas, três refeições (as bebidas não estão incluídas), todos os pequenos-almoços buffet, bem como visita panorâmica de Zurique, passeio a pé ao centro histórico de Berna, passeio de barco no lago de Thun, visita panorâmica de Lucerna, subida em teleférico ao Monte Pilatus, e obviamente, os Mercados de Natal de Zurique e Berna.

A partida para este circuito está agendada para 30 de novembro. O voo deixa Lisboa às 08:50 e chega a Zurique às 12:40 e o regresso será às 18:00, com chegada a Lisboa às 20:00.

O responsável explicou que o hotel é muito central, está a 300 metros da parte mais antiga da lindíssima localidade de Biel, encostada entre os dois cantões que falam francês e alemão, mas centro da indústria relojoeira da Suíça.

Aida Ablum alertou que como o euro não é moeda oficial da Suíça, em alguns locais o euro não é aceite, pelo que os clientes devem fazer-se acompanhar de alguns francos suíços, cujo câmbio pode ser feito no aeroporto, no hotel ou numa casa de câmbio.

“Berlim e Saxónia”
Com saída de Lisboa ou do Porto no dia 5 de dezembro, o circuito “Berlim e Saxónia” inclui alojamento hotel Berlin Zentrum, de três estrelas, três refeições, todos os pequenos-almoços buffet, visitas às cidades de Dresden, Potsdam, e uma panorâmica de Berlim. Os Mercados de Natal a descobrir nesta viagem são de Dresden e Berlim.

Ângelo Grilo deu alguns pormenores: “O nosso hotel fica a 600 metros da Igreja da Memória, uma zona de lojas e também com um Mercado de Natal. Neste circuito decidimos ficar três noites em Berlim, o permite às pessoas, ao final do dia aproveitarem bem, saírem do hotel com todo o conforto e passear.

Viena Imperial e Bratislava
Quem explica os pormenores deste pacote aos agentes de viagens á a guia Aida Ablum, que há muitos anos acompanha os circuitos que passam por Viena.

O voo para o circuito “Viena Imperial e Bratislava” deixa Lisboa no dia 5 de dezembro às 07:05 e regressa quatro dias depois, com partida da capital austríaca às 19:40 com hora de chegar a Lisboa às 22:20, num pacote que inclui alojamento hotel Lindner Belvedere, de quatro estrelas, três refeições (bebidas não incluídas), todos os pequenos-almoços buffet, bem como visitas no centro histórico de Viena, centro histórico de Bratislava, bairro

com edifícios do arquiteto Hundertwasser, Palácio Belvedere e Palácio de Hofburg, e ainda o Mercado de Natal de Viena.

”Este pacote começa por Viena, capital do Império Austro-Húngaro, e uma cidade muito bonita. O hotel onde vamos ficar localiza-se perto do Palácio Belvedere, a sensivelmente um quilómetro da Ringstraße, uma avenida circular que rodeia o centro de Viena, que se faz bem a pé. Para além de uma visita mais específica de Viena, com destaque para o Palácio Imperial de Hofburg, e aos Mercados de Natal, haverá tempo livre para as pessoas verem outras coisas do seu interesse”.

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Travelplan dá oficialmente as boas-vindas à Jolidey

A Travelplan integrou na sua estrutura, oficialmente, esta terça-feira, 10 de dezembro, a equipa da Jolidey e a programação dos destinos das Caraíbas. Assim, o grupo Ávoris Corporación Empresarial passa a disponibilizar todos os destinos, até então das duas marcas num único operador turístico.

Em informação enviada às agências de viagens, a Ávoris enumera as vantagens para estes e os seus clientes, realçando que “a inclusão dos destinos das Caraíbas na Travelplan faz com que seja um dos operadores turísticos mais completos e competitivos do mercado”, para indicar que “ao trabalhar com uma só marca, simplificamos os processos tais como a formação de pessoal, acesso ao e-magazine, às ofertas, aos orçamentos, poupando tempo e recursos”.

Por outro lado, o grupo de viagens destaca que “manter as mesmas equipas permite aproveitar a experiência e conhecimento dos colaboradores da Jolidey, garantindo que o serviço seja mantido com a mesma qualidade, mas agora reforçado com a estrutura da Travelplan”, assegurando que, assim, “ ainda que seja um adeus à marca Jolidey, damos as boas-vindas a uma nova etapa em que a Travelplan se consolida como marca líder, otimizando a sua estrutura e impulsionando a digitalização e a sustentabilidade”.

O grupo informa ainda aos agentes de viagens que poderão aceder ao site com o mesmo usuário e password dos restantes sites dos operadores turísticos da Ávoris, que todas as reservas criadas com a marca Jolidey anteriores a 10 de dezembro estarão disponíveis no site da Travelplan, bem como, todas as documentações, independentemente da data de reserva, já aparecerão com imagem Travelplan.

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Lusanova promove 10 destinos para 2025

O operador turístico Lusanova está a promover uma seleção de 10 destinos para 2025. Pensada para quem procura novas experiências, esta lista reúne desde culturas vibrantes e paisagens exóticas até cidades repletas de história. Japão, Índia, Itália, Albânia, Madeira, Marrocos, Canadá, Chile e Argentina, Egito e Islândia, são as sugestões.

No que diz respeito ao Japão, ao longo de nove dias, a Lusanova propõe explorar algumas das principais cidades nipónicas, como Osaka ou Nara, a mais antiga capital do Japão, berço da arte, técnica e literatura do país, ou Quioto, conhecida como a Cidade dos Samurais e capital do Japão Imperial até 1868, onde se pode explorar o Templo Kinkakuji ou o histórico Castelo de Nijo, antiga residência do Shogún Tokugawa. Avistar o emblemático Monte Fuji a partir do Vale Owakudani, ou experienciar os contrastes urbanos de Tóquio complementam esta viagem.

Quanto à Índia, a sugestão do operador turístico passa por conhecer as cidades de Deli, Jaipur, Amber e Agra, na qual encontramos um dos monumentos mais famosos do mundo – o Taj Mahal.

Do tirol italiano, à Costa Amalfitana ou às joias de Puglia, sem esquecer as cidades emblemáticas de Veneza, Roma, Milão, Florença, Bolonha, Itália tem sempre algo para nos encantar e o difícil é mesmo escolher.

Por sua vez, a programação para a Albânia inclui visitas à capital Tirana, a Berat a cidade das 1000 janelas, a Ksamil para admirar o “Olho Azul” ou à Riviera Albanesa. A sua proximidade a Montenegro ou à Macedónia do Norte permite combinar umas férias com estes destinos.

A Lusanova também não esquece a Madeira, a explorar a dois, com amigos ou em família, destino que reúne um conjunto de opções para atender a todos os gostos, com mais ou menos adrenalina, bem como Marrocos. Seja uma escapada de duas noites ou uma semana para explorar as maravilhas históricas, culturais e naturais de Marrocos, a Lusanova oferece uma seleção de programas cuidadosamente elaborados.

Canadá faz igualmente parte desta lista, com visitas a cidades cosmopolitas, como Montreal e Toronto, e paisagens naturais, como o fiorde de Saguenay e as Cataratas de Montmorency, combinadas com experiências autênticas como avistar baleias em Tadoussac, explorar as Mil Ilhas ou as magníficas Cataratas do Niágara.

Já a viagem para o Chile e Argentina é um convite para explorar os glaciares, saltos de água, lagos e lagoas da Patagónia, com destaque para Ushuaia e o Glaciar Perito Moreno. Conhecer o majestoso “Fim do Mundo” pode ser combinado com a energia histórica e cultural de Santiago do Chile e o charme de Buenos Aires.

Berço de uma das civilizações mais antigas do mundo, o Egito oferece uma imersão profunda pela história com monumentos emblemáticos e praias de águas cristalinas em Hurghada ou Sharm El Sheikh. A terra de Cleópatra está à distância de um voo direto desde Lisboa, que permite explorar as margens do rio Nilo e maravilhas históricas como Luxor, Assuão, Edfu a Kom Ombo.

Finalmente, desde o Parque Nacional de Thingvellir e as erupções do gêiser Strokkur no “Círculo Dourado”, até ao glaciar Snæfellsjökull, que inspirou Júlio Verne a escrever o seu famoso romance “Viagem ao Centro da Terra, a Islândia revela-se um destino a não perder em 2025, podendo combinar natureza bruta e a tranquilidade das águas termais da Sky Lagoon em Reiquiavique.

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APAVT lança micro site “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”

Para o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, este micro site “é um passo importante para assegurar que os viajantes estão bem informados e protegidos em todas as etapas da sua viagem, contribuindo para uma experiência mais tranquila e confiante”.

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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) acaba de lançar o micro site informativo, um espaço online que reforça a segurança e a confiança dos viajantes, e que pode ser acedido através do https://viajecomseguranca.provedorapavt.com/.

Este novo recurso foi criado, segundo a Associação, no âmbito do projeto “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre esta entidade de resolução alternativa de litígios (RAL) e de promover o acesso a informações claras e úteis sobre os direitos dos viajantes.

O micro site integra informação prática e acessível sobre o Provedor do Cliente e os direitos dos consumidores, atualizações relevantes para ajudar os viajantes a planear as suas viagens com segurança e um canal direto de apoio, que garante acesso rápido e eficiente ao Provedor do Cliente.

A APAVT destaca ainda, na sua nota de imprensa, que a iniciativa reflete o seu compromisso em promover viagens mais seguras e informadas, garantindo que os clientes das agências de viagens suas associadas possam confiar em mecanismos de apoio sólidos e numa fonte de informação fidedigna.

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TravelGEA agrega novos produtos e serviços e Ricardo Correia passa a diretor operacional

Nos quatro pilares em que a GEA Portugal vai colocar acento tónico, um deles será o produto exclusivo, através do seu braço armado, a TravelGEA, que vai passar a agregar novos produtos e serviços, passando Ricardo Correia, o até agora seu diretor Comercial, para diretor operacional. Novidade é o lançamento da TravelGEA Rail em 2025.

Carlos Baptista, administrador da GEA Portugal, revelou aos jornalistas, no âmbito da 20ª Convenção do grupo, que decorreu em Troia, que em relação ao produto exclusivo, “fizemos algumas alterações de estrutura no sentido de melhor preparar a TravelGEA para o caminho que estamos a fazer”. Esta empresa da GEA Portugal, que até há pouco focava-se única e exclusivamente na componente aérea, segundo Carlos Baptista, “mais que duplicou seu volume de negócios em 2023, e tive também crescimentos interessantes em 2024”, para avançar que “Ricardo Correia, que incorporou a equipa em 2023 como diretor Comercial, vai agora assumir a direção operacional da TravelGEA, com maior responsabilidade no projeto, assumindo também toda a coordenação da equipa de suporte e fazendo a ponte com todos os outros intervenientes das diferentes áreas, seja financeira, ou ao nível do grupo Newtour com tudo o que trabalhamos ao nível macro em termos de aviação”.

Por sua vez, Ricardo Correia, que esteve presente na conferência de imprensa, esclareceu sobre algumas melhorias que têm vindo a ser implementadas na TravelGEA. “Aquilo que estamos focados para 2025 e posteriormente, passa pela rentabilidade de serviço e de informação, muito potenciado pelo efeito do grupo Newtour, que tem uma capacidade de negociação e de trazer mais-valias para dentro de portas através dos acordos que negoceia”.

Destacou igualmente algumas evoluções que foram alcançadas recentemente, tais como a integração da   Ryanair, através do Light Ticketing Amadeus, e do NDC da TAP, bem como as nossas integrações com tudo o que são NDC e low cost carries “que estamos a trazer para dentro da nossa plataforma de emissão é que vão permitir maior rentabilidade às nossas agências. O mesmo acontece em relação às tarifas de operador que temos carregadas em sistema e permitem que quando as nossas agências emitem, tenham acesso às mesmas. Portanto, esses são os pilares de rentabilidade que achamos que são muito relevantes”.

No fundo, de acordo com o administrador da GEA, “estamos a centralizar na TravelGEA todo o conteúdo da aviação, de forma que quem a procura encontre as melhores condições disponíveis no mercando, contando com dois GDS, 19 NDC, um agregador low cost, mais as integrações diretas com as low cost, e sete companhias aéreas com tarifas especiais carregadas”. Isto pressupõe, referiu, uma “série de desenvolvimentos tecnológicos que estamos a fazer, melhorias na interação das parcerias que temos com as companhias aéreas, o que se reflete no negócio que a TravelGEA está a obter”.

TravelGEA Rail vai ser uma realidade em 2025

O novo diretor operacional da TravelGEA anunciou que “a grande novidade que vamos ter para o próximo ano vai ser um primeiro passo na intermodalidade, ou seja, poder oferecer mais do que um meio de transporte dentro de uma viagem, neste caso ter oferta de comboios via a nova plataforma que vai ser lançada em janeiro, a TravelGEA Rail, em parceria com a benerail, muito focada dentro da Europa, mas conseguir disponibilizar, numa primeira fase, e de forma autónoma viagens e comboio, e mais tarde ter uma integração com outros meios de transportes que permita ter um produto único”. Ricardo Correia lembra que esta é uma forma mais económica de fazer uma viagem, muito mais flexível, e principalmente, muito mais ecológica e sustentável.

No que diz respeito ao pilar de serviços “estamos muito empenhados em estudar e adaptar a TravelGEA às necessidades dos clientes, com investimentos fortes em toda a parte do atendimento, a nossa equipa está e vai continuar a crescer e vamos dar um melhor nível de serviço. Por exemplo, o nosso horário normal de atendimento vai ser alargado, terminava nos dias úteis às 18.30, vai passar para as 20 horas, para que os clientes poderem fazer as suas reservas, emissões e reemissões de forma mais vantajosa para a agência”, destacou ainda Ricardo Correia.

Sobre esta questão ainda, Carlos Baptista reforçou que “estamos também a melhorar o nível de autonomia das agências de viagens com toda a interação com a TravelGEA, nomeadamente ao nível de pagamentos, para que não sinta, mesmo fora dos horários de atendimento, tenha qualquer limitação, bem como processos de interação administrativa e financeira com as nossas agências, ou seja, focados na automatização de todos os processos, para que elas percam menos tempo e consigam entregar mais valor aos seus próprios clientes”, enalteceu.

A TravelGEA aposta igualmente na formação. Em 2024 foram realizadas duas formações certificadas, exclusivamente sobre o aéreo, sete ações presenciais e 15 webinares com companhias aéreas. Para 2025, “a nossa ideia é incrementar o nível de formação às nossas agências, simultaneamente, reestruturar toda a informação interna via intranet GEA, até mesmo a questão da Inteligência Artificial para, às agências ser mais fácil contactar e encontrar informação relevante em relação à aviação”, esclareceu o diretor operacional.

No entanto, a TravelGEA já não é só o aéreo, “tem muito mais componentes”, segundo Ricardo Correia. “Lançámos, em março de 2024, uma plataforma de reservas hoteleiras, ou seja, a TravelGEA conseguiu, com uma série de integrações, disponibilizar às nossas agências uma única plataforma com integrações negociadas pela TravelGEA. As duas grandes mais-valias é que é uma ferramenta feita por agentes para agentes, e tem maior rentabilidade devido à integração que temos, por ter feito uma boa negociação com os fornecedores” disse o responsável da empresa do grupo GEA. Um dos exemplos foi a integração direta com a Expedia.

Refira-se que este ano, no aéreo e em termos globais (rede GEA), Ricardo Correia indicou que “estamos a crescer acima do BSP Portugal, valores acumulados de janeiro a outubro. O BSP Portugal está a crescer cerca de 3,5% e nós a subir cerca dos 8%, enquanto na TravelGEA o crescimento ronda os 5%, de forma consolidada”, concluiu.

 

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CATAI com partidas garantidas para seis destinos na Páscoa

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris colocou no mercado seis destinos para a Páscoa de 2025, em saídas especiais e partidas garantidas (voos internacionais de allotment), desde Lisboa ou Porto.

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Para o programa “Japão Feudal” (11 dias,  desde 4.560 euros), a saída está agendada para 9 de abril, enquanto o “Tailândia Essencial” será no dia 12 de abril de 2025, num circuito de 12 dias, desde 2.590 euros por pessoas. Por sua vez o “Bali Essencial”, tem partida marcada para 13 de abril. Esta será uma viagem com a duração de 10 dias, com preços por pessoa a partir de 2.155 euros.

A Índia (sete dias com valores desde 1.695 euros por pessoa) está igualmente na programação especial Páscoa do operador turístico, com partida a 13 de abril 2025, bem como o Vietnam, que está marcada para o dia 14 de abril, numa viagem de 10 dias desde 2.690 euros, e ainda o “Sri Lanka Clássico”, com saída a 15 de abril do próximo ano, com o pacote de nove dias a custar desde 2.485 euros por pessoa.

 

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Charmain da Airmet preocupado com a concentração do mercado

O charmain da Airmet, Miguel Quintas demonstrou preocupação face à concentração do mercado das agências de viagens e grupos de gestão, referindo-se, indiretamente à aquisição da DITGestión pela Ávoris Corporación Empresarial.

“Recebemos a notícia de que a autoridade de concorrência espanhola está para aprovar a compra de um grupo concorrente, que está presente em Portugal e também em Espanha, por um grande grupo económico”, disse recentemente aos jornalistas, avançando que “o poder de um grupo vertical daquela dimensão comprar uma rede em Portugal, que é concorrente direta da Airmet e de outros grupos de gestão, é um fator de preocupação altíssimo”.

Assim, Miguel Quintas considera ser importante conhecer “o que é que quer este grupo económico fazer no setor da distribuição, como é que vai concorrer a completar-se esta transação, como é que vai concorrer com os grupos existentes e que tipo de potencial conflito económico e estratégico poderá surgir para os grupos atuais das agências de viagens”.

E isto, “a mim pessoalmente, e enquanto futuro, põe-me em sobressalto”, porque “as agências de viagens portuguesas, as independentes, e as demais, têm de dar uma resposta a isto”, evidenciou.

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Airventure quer crescer, mas sabe que o corporate é mais difícil

A Airventure, grupo de gestão exclusivo para agências de viagens IATA, constituída atualmente por 11 sócios com 15 balcões, ainda não atingiu os objetivos propostos em relação ao número de sócios, mas Luís Henriques, que pertence ao conselho de administração refere “temos mais algumas empresas na calha para entrar sociedade” e “acreditamos que esta sociedade ainda pode desenvolver muito”.

A Airventure reuniu na Terceira, antecedendo a 20º Convenção da Airmet, com sete companhias aéreas e dois GDS, suas parceiras. Luís Henriques, que pertence ao conselho de administração do grupo revelou aos jornalistas que “é um modelo que gostaríamos de manter, porque, é a forma que nos garante ser também muito competitivos a esse nível, em termos de mercado corporate”.

Apesar da Airventure não ter ainda atingido os objetivos propostos em relação ao número de sócios, Luís Henriques refere “temos mais algumas empresas na calha para entrar” e “acreditamos que esta sociedade ainda pode desenvolver muito”, mas também “sabemos que temos que trabalhá-la de uma forma diferente do que a própria Airmet, porque são agências de viagens diferentes, com necessidades diferentes, mais exigentes, que olham para outro tipo de vantagem e de benefícios, não propriamente como uma agência de viagens de lazer, e são mais exigentes com os fornecedores. Portanto, é um trabalho que queremos continuar a fazer”, assegurou.

“Acho que tem havido alguns fatores. Diria que talvez, numa perspectiva de angariação, o universo das agências de viagens corporate não seja muito fácil. Também posso dizer que por ser uma empresa jovem, tivemos realmente alguns parceiros que nos deram a mão desde o primeiro momento, mas tiveram outros que não foi assim tão fácil. Portanto, foi preciso percorrer um caminho, dar algumas garantias de segurança de estabilidade de credibilidade a alguns parceiros para que nos começassem a abrir portas, mas sentimos que estamos a iniciar apenas agora que já somos vistos até pelo mercado como uma solução credível e principalmente pelos parceiros que temos”, defendeu.

Por sua vez, Miguel Quintas, chairman da Airmet, grupo que detém posição maioritária da Airventure, sublinhou que “temos a plena consciência que o número que nós tínhamos traçado inicialmente não é o que atualmente temos. Não considero isso um mau resultado, diria que, dadas as condições do mercado, até é um bom resultado”, lembrando que “o corporate atravessou momentos muito difíceis, ainda está a sair das dificuldades da pós-pandemia, nomeadamente uma queda de vendas brutal, da dificuldade da contratação de pessoas, e o facto de haver um impacto muito grande que está relacionado com as empresas e com a sustentabilidade”.

O empresário considerou que uma agência que entra na Airventure, tem de fazer um investimento, o que neste momento do campeonato é visto com uma grande cautela. Além disso, recordou que o responsável pela gestão da sociedade, João Fernandes, deixou as funções muito recentemente. A sociedade está a trabalhar no sentido de encontrar um novo diretor geral, e enquanto isso não acontece, a gestão da sociedade está a ser assegurada pelo seu Conselho de Administração, composta por cinco sócios, do qual Luís Henriques faz parte.

Miguel Quintas anunciou, embora ser abrir muito o jogo, que vai haver uma alteração de estratégia dentro da Airventure, assegurando que “tenho a certeza de que a Airventure, durante o próximo ano, não só terá novidades, como vai crescer à procura dos tais números que falámos e não vai ficar por aqui, vamos ir bastante mais longe e, portanto, a Airventure vai ser um caso para falar durante o ano 2025, um caso sério, pela positiva. No fundo, queremos profissionalizar a Airventure”, destacou.

Refira-se que todas as agências de viagens que se tornam acionistas da Airventure são detentoras de capital social da empresa, garantindo que cada uma tenha voz ativa na definição do rumo do grupo.

Maior rentabilidade, melhores condições contratuais com GDS, companhias aéreas e mais de 80 fornecedores, são alguns dos benefícios da sociedade, sem contar com várias ferramentas tecnológicas que são colocadas à disposição dos acionistas, com forte impacto na sua produtividade.

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Consolidador.com reforça equipa

O Consolidador.com acaba de proceder a uma reorganização na sua estrutura de gestão, com a contratação de Karolina Gutierrez para o cargo de Commercial Director e a transição de Carla Silva para a posição de Head of Customer Success.

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A empresa avança em nota de imprensa, que esta mudança reflete não apenas o compromisso em fortalecer a sua estratégia comercial e o apoio aos clientes, mas tem também como objetivo alinhar a equipa com a estratégia de expansão e internacionalização da empresa.

A nova diretora Comercial da Consolidador.com, que é licenciada em Direito, com pós-graduações em Marketing Business Intelligence, Comunicação de Marketing e um EMBA em Gestão de Negócios Turísticos, iniciou a sua carreira na área corporate na Uniglobe Travel Partners, na Venezuela. Em Portugal, integrou a Atlântida Viagens, onde desempenhou funções em várias áreas, com os últimos 10 anos focados no setor Comercial e de Marketing.

Sobre este novo projeto Karolina Gutierrez revela que o foco “será no planeamento estratégico, dinamismo e proatividade para ir ao encontro dos objetivos da empresa, das necessidades do mercado e dos nossos prestigiados clientes”.

Por sua vez, Carla Silva, que até agora desempenhava o papel de Sales Director, assume o novo cargo de Head of Customer Success, departamento terá como objetivo prioritário fortalecer a relação com os clientes, antecipando as suas necessidades, oferecendo soluções personalizadas e promovendo uma experiência de excelência. Assim, conforme diz “o meu objetivo será garantir que cada cliente recebe não apenas o serviço de qualidade a que já está habituado, mas também soluções que realmente impulsionem os seus negócios”.

 

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