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Tivoli Sintra passa a NH Sintra Centro após processo de rebranding

O hotel foi ainda alvo de uma remodelação que trouxe uma decoração mais moderna às áreas comuns e quartos. Além de três salas de reuniões com capacidade para até 200 pessoas, o NH Sintra Centro conta ainda com um ginásio.

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Tivoli Sintra passa a NH Sintra Centro após processo de rebranding

O hotel foi ainda alvo de uma remodelação que trouxe uma decoração mais moderna às áreas comuns e quartos. Além de três salas de reuniões com capacidade para até 200 pessoas, o NH Sintra Centro conta ainda com um ginásio.

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O Tivoli Sintra surge como NH Sintra Centro após um processo de rebranding, que trouxe uma nova marca e espaços renovados ao hotel que conta já com 43 anos de história.

A unidade hoteleira foi alvo de uma remodelação de quatro meses que abrangeu as áreas do lobby, restaurante, sala de pequenos-almoços e os 77 quartos – incluindo cinco suites – do hotel. Estes passam a apresentar “uma decoração mais moderna, em tons claros, com pinturas de hortênsias”, como indicado em comunicado. A maioria dos quartos tem vista panorâmica para o vale e para a serra, sendo que alguns têm vista até ao mar, em dias sem nuvens.

O hotel ganhou ainda um novo espaço de ginásio, criado no local de uma das antigas salas de reuniões, no qual os clientes podem encontrar “equipamento premium”, aponta a unidade em nota de imprensa. As três salas de reuniões, com luz natural, têm capacidade máxima para 200 pessoas, naquele que a unidade assegura ser “o maior espaço para reuniões no centro histórico de Sintra”.

“Trazemos aos nossos clientes a reconhecida experiência da marca NH em hotéis de cidade, após um período de quatro meses de renovação. Realizámos várias intervenções em alguns espaços, nomeadamente nos quartos e nas salas de refeição. Substituímos materiais e redecorámos algumas áreas, passando a oferecer uma estadia mais contemporânea aos nossos hóspedes”, adianta Patrícia Gonçalves, diretora do NH Sintra Centro.

A par da renovação, o Restaurante & Bar Miranda, integrante do hotel, conta com um novo menu. Este dá preferência aos produtos locais e inclui pratos como a Sopa de Peixe à Sintrense, Arroz de Peixe da Nossa Costa e o Costelão Black Angus. Nas sobremesas, além da pasteleria de Sintra, com travesseiros e queijadas, o chef mantém o Arroz Doce Caseiro com Gelado de Canela e sugere a Tartellete de Creme Brulee com Gelado de Framboesa.

O NH Sintra Centro integra o programa de fidelização NH DISCOVERY, que permite aos membros usufruir de descontos adicionais até 10% nas suas estadias e começar a ganhar os chamados DISCOVERY Dólares, a partir do primeiro dia, em todas as estadias, refeições e outros serviços do hotel, podendo gastar nas estadias seguintes em hotéis parceiros.

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Verdelago Resort reabre para nova temporada

O Verdelago Resort, localizado entre a Praia Verde e Altura, no Algarve, reabre a sua operação turística a 20 de março.

O resort de cinco estrelas com 50 alojamentos de luxo volta a abrir as suas portas com um clube exclusivo que inclui o acesso ao restaurante “Salicórnia”; a dois bares, um interior e outro exterior, com cocktails de assinatura; a uma infinity pool e a um open market.

A estas valências junta-se o Wellness Dome, um complexo com diversos campos multidesportivos – dois de ténis, quatro de padel, um de futebol e um de areia para vólei, futevólei e futebol de praia –, uma pista para BMX/BTT, percursos pedonais e cicláveis com cerca de sete quilómetros, charcas temporárias e uma lagoa. A unidade hoteleira disponibiliza ainda serviços de apoio familiar, através de um Kids Club e babysitting, além de uma piscina na zona central do resort. No futuro, o resort espera contar com um pomar e horta de produtos locais, bem como com um picadeiro com cavalos para passeios dentro do empreendimento.

O espaço rodeado por zonas verdes inclui ainda dois quilómetros de passadiços de madeira, que direcionam os hóspedes para torres de observação.

No ano cruzeiro, com um total de 2020 camas, a expetativa do Verdelago Resort passa pela criação de cerca de 600 postos de trabalho, “diretos e permanentes”, como refere em comunicado, “com primazia para quem é da região”.

A reserva de um dos cerca de 50 alojamentos de luxo disponíveis este ano pode ser feita no website do Verdelago Resort ou através do número de telefone 281101601.

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Nova edição março: Entrevista com Nuno Galvão, da Hyatt Hotels Corporation

Conheça os destaques da mais recente publicação da revista Publituris Hotelaria, que este mês faz capa com os próximos projetos da Hyatt Hotels Corporation para Portugal. A formação no setor, o próximo XX Congresso da ADHP e o mais recente projeto do StayUpon Hospitality Group no Seixal são outros dos temas que marcam esta edição.

Em março, a Publituris Hotelaria faz capa com Nuno Galvão, Regional Vice-President Acquisitions and Development na Hyatt Hotels Corporation.

Depois de inaugurado, em finais de 2022, o Hyatt Regency Lisbon, o grupo hoteleiro continua com as baterias apontadas a Portugal. Nuno Galvão afirma que o grupo tem “um forte compromisso com Portugal e com o seu potencial turístico”, admitindo que o mercado hoteleiro português está a registar “uma expansão notável, sobretudo no segmento de luxo”.

Os indicadores deste mês ficaram a cargo da Hospitality Clever Analytics, que se debruçou sobre as tendências de dados para o setor da hospitalidade. Já no capítulo “Fala-se”, as atenções vão para o novo projeto hoteleiro do StayUpon Hospitality Group no Seixal, fruto de um investimento de 24 milhões de euros. A futura unidade hoteleira ficará situada junto à baía do Seixal, sendo que as obras deverão estar concluídas no final de 2024, pelas contas de Cécile Gonçalves, administradora do grupo.

No dossier desta edição o destaque vai para a formação no setor hoteleiro, com as associações da indústria a apontarem para a necessidade de reforçar soft skills na hotelaria. Esta é também uma oportunidade para conhecer a nova oferta formativa das instituições de ensino hoteleiras a nível nacional e internacional, desde as licenciaturas aos doutoramentos, passado pelas pós-graduações e cursos de curta duração.

Esta edição conta também com um especial dedicado ao XX Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), que este ano tem lugar em Aveiro sob o tema “Pilares da Hotelaria e Turismo”. Em cima da mesa vão estar assuntos como a presença de fundos de investimento internacional no país dentro do setor hoteleiro, o impacto dos eventos-marca, mas também a importância da aviação no destino. Numa antevisão do congresso, Fernando Garrido, presidente da ADHP, deu conta da posição da associação sobre estes temas e frisou a importância cada vez mais crescente da formação “numa realidade constantemente em mudança”.

Na rubrica “Palavra de Chef” estivemos à conversa com Pedro Mendes, chef no restaurante Áurea, inserido no hotel Art Legacy. Aqui, o chef trabalha um dos seus produtos-bandeira, as algas, com vários tipos de preparações. O intuito passa por convidar os lisboetas a redescobrir a sua cidade que, recorda, não pertence só aos turistas. A cozinha que trabalha neste espaço, mas também a importância de demarcar o país pela dieta atlântica, por oposição à mediterrânica, foram alguns dos pontos que guiaram a conversa com este chef que já editou dois livros de receitas dedicados à bolota e às algas.

Por fim, brindamos com as sugestões de Gonçalo Pires, escanção no Tombalobos, em Portalegre.

As opiniões desta edição pertencem a Alexandra Ventura (NOVA SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality); Andreia Santos, Filipe Trindade e Gilda Mendes (ISAG); Karina Simões (JLL) e Mónica Neto, Zélia Freitas, Manuel Banza, Sara Evans e José Pedro Lopes (XLR8).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

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Créditos: The Lince Santa Clara

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Hotel The Lince Santa Clara prepara soft opening para 22 de março

O novo hotel ocupa aquele que foi um antigo mosteiro da ordem das Clarissas, situado em Vila do Conde junto à margem do Rio Ave. Com 87 quartos, a unidade hoteleira assegura já ter criado 125 postos de trabalho.

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Após vários avanços e recuos quanto a uma data de abertura, o The Lince Santa Clara, um hotel de cinco estrelas localizado no Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, anunciou esta quarta-feira que vai abrir em soft opening a 22 de março.

Após a concessão deste mosteiro no âmbito do programa Revive em 2018 ao grupo The Lince Hotels, o edificado surge agora reabilitado, fruto de um investimento de 18 milhões de euros. Com um total de 87 quartos, dos quais 11 são suites, a nova unidade hoteleira conta com dois restaurantes, dois bares, uma adega, um spa, duas piscinas, um fitness center e uma sala de eventos. Até ao momento, a unidade afirma ter criado 125 postos de trabalho.

Créditos: The Lince Santa Clara

No restaurante Oculto, os pratos servidos vão contar com a assinatura do chef Vitor Matos, que foi recentemente distinguido com duas novas estrelas Michelin. Já no restaurante Mosteiro, o foco vai para “uma cozinha criativa, inspirada na gastronomia portuguesa”,  sob as mãos da D. Júlia, como referido em comunicado. Além da Wine Cellar, uma adega com mais de 100 referências de vinho, a oferta de F&B da unidade fica completa com o bar Abadessa e o bar exterior Arcos.

Restaurante Oculto | Créditos: The Lince Santa Clara

O hotel conta ainda com um espaço dedicado ao bem-estar, o Aqueduto Wellness & Spa by Sisley Paris, cujo o acesso a um jardim exterior permite a prática de atividades como meditação ou yoga.

A unidade hoteleira vai abrir numa altura em que espera captar  “os hóspedes que ainda procuram um destino para passar as férias da Páscoa”, num edifício “que junta mais de 700 anos de história a uma sofisticação contemporânea”.

Créditos: The Lince Santa Clara
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Publituris é media partner da 8.ª edição dos Prémios AHRESP

O jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria juntam-se à AHRESP na divulgação da 8.ª edição dos prémios da associação.

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O jornal Publituris e a revista Publituris Hotelaria são os novos media partners da 8.ª edição dos Prémios AHRESP.

As publicações dedicadas ao Turismo juntam-se este ano à promoção e divulgação do evento que está em fase de candidaturas até ao dia 1 de abril.

As inscrições às 10 categorias a concurso são gratuitas e podem ser feitas no site oficial dos Prémios AHRESP.

As candidaturas às 10 categorias dos Prémios AHRESP estão a decorrer até 1 de abril.

EMBAIXADOR GASTRONÓMICO – Distingue o estabelecimento ou chef que promove a adoção do receituário tradicional português e a utilização preferencial de produtos regionais e sazonais, diretamente ou por incorporação nas suas confeções.
MELHOR RESTAURANTE – Distingue o estabelecimento de restauração com conceito único e decoração original que se diferencie pela inovação, não só no serviço como também na gastronomia.
MELHOR ALOJAMENTO TURÍSTICO – Distingue o alojamento turístico que se destaca pela excelência do seu serviço (receção, housekeeping, conforto, facilities, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental).
ESTABELECIMENTO SOLIDÁRIO – Distingue o estabelecimento que tem implementadas iniciativas de solidariedade, com impacto junto da comunidade, nomeadamente iniciativas que privilegiem a inclusão social, doação de alimentos, entre outras.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – Distingue o estabelecimento que se evidencia pela implementação organizacional de políticas de eficiência energética, poupança de água e eficiente gestão de resíduos.
TURISMO NOS MEDIA – Distingue o órgão de comunicação social ou programa que mais contributo teve para a divulgação e promoção das empresas turísticas em Portugal.
JOVEM EMPREENDEDOR – Distingue um jovem, até aos 35 anos, que tenha criado um negócio de sucesso com base num conceito inovador ou diferenciador.
DESTINO REVELAÇÃO – Distingue o destino que mais contribuiu para alavancar o crescimento e o desenvolvimento da sua região.
MARCAS À MESA E MARCAS NA CAMA – Distingue produtos e serviços inovadores e diferenciadores nos segmentos restauração e alojamento.
PROFISSIONAL DO ANO – Distingue um profissional do canal HORECA, podendo abranger qualquer categoria profissional, como chefe de sala, bartender, diretor de Food & Beverage, entre outros. Nesta categoria o Comité de Seleção realizará uma entrevista, em formato shark tank a cada um dos candidatos para escolher os finalistas. Esta candidatura deve ser proposta pela entidade empregadora, que pode sugerir mais do que um colaborador da sua organização, de diferentes categorias profissionais, como forma de valorizar as suas pessoas.

Todas as candidaturas, através de inscrição ou referenciação, serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por representantes da AHRESP e outras personalidades de destaque e com reconhecida experiência e conhecimento nos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística. Serão escolhidos cinco finalistas dos quais sairá o grande vencedor a premiar na gala final.

Além destas 10 categorias a concurso, este ano também serão atribuídos mais 3 prémios a vencedores nomeados diretamente pela Comissão de Honra e pela Direção da AHRESP:

PORTUGUESES LÁ FORA – Distingue o português que se destaca no estrangeiro através de uma marca ou estabelecimento HORECA.
PERSONALIDADE DO ANO – Personalidade que firmou um percurso de destaque no Turismo e contribuiu para o desenvolvimento do mesmo.
PRÉMIO MÁRIO PEREIRA GONÇALVES – Personalidade que mais se destacou no Turismo ao longo da carreira profissional. Este prémio foi instituído em homenagem ao Comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP durante quatro décadas e destacado empresário pelo seu contributo no turismo nacional. Em 2000 recebeu o grau de Comendador pelas mãos do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Em dezembro de 2022, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao Comendador a Ordem Infante D. Henrique, que reconhece a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

As inscrições gratuitas no site www.premiosahresp.com.pt

A gala final está agendada para 21 de junho e terá lugar no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

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Hotelaria é o principal empregador de mulheres no setor do turismo, avança WTTC

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) diz que as mulheres representam quase 40% do emprego total no setor das Viagens e Turismo, destacando-se essencialmente na área da hotelaria, que contempla mais de metade (52%) de todo o emprego feminino neste setor.

Publituris

Na data em que se volta a celebrar mais um Dia Internacional da Mulher, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) salienta o papel das mulheres no setor do turismo, onde estas representam quase 40% do emprego total, com destaque para a hotelaria que é a área do setor do turismo que maior número de mulheres emprega.

“A hotelaria destaca-se como o principal empregador de mulheres no setor das Viagens e Turismo, com mais de metade (52%) de todo o emprego feminino em 2019 atribuído a este segmento”, realça um comunicado do WTTC.

Os dados do WTTC mostram que o número de mulheres que trabalha no setor do turismo tem vindo a aumentar ao longo dos anos e, entre 2010 e 2019, o emprego cresceu 24%, passando de 38,6 milhões para 47,8 milhões de empregos.

“As mulheres nas viagens e no turismo desempenham um papel vital. Estamos orgulhosos de que o nosso setor seja um dos maiores empregadores de mulheres no mundo”, congratula-se Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

Segundo a responsável, o aumento do número de mulheres que trabalha no setor torna “as Viagens e Turismo mais resilientes e inclusivas”, pelo que, defende Julia Simpson, “colocar as mulheres no centro das Viagens e Turismo será fundamental para garantir um futuro sustentável para o setor”.

Os dados do WTTC mostram que, no setor do turismo, o número de mulheres até é superior a outros setores económicos e que, em algumas regiões do mundo, como as Américas, as mulheres representam mesmo “uma parcela maior do emprego no setor em comparação com a força de trabalho de toda a economia”.

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Créditos: Vincci Hoteles

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Vincci Bonjardim abre no Porto após investimento de 21,5 milhões de euros

Esta é a terceira unidade do grupo Vincci Hoteles na cidade Invicta, onde já abriu as unidades Vincci Porto e Vincci Ponte de Ferro. Localizado junto à estação de metro da Trindade, o novo hotel conta com 104 quartos.

Carla Nunes

O grupo Vincci Hoteles abre o seu terceiro hotel no Porto, o Vincci Bonjardim, após um investimento de 21,5 milhões de euros.

A unidade hoteleira é composta por 104 unidades de alojamento, das quais duas são quartos comunicantes, seis quartos petit, três superiores, três triplos e 90 duplos. Conta ainda com o Onda Bar, localizado no lobby do hotel, e o Terraço no Jardim, um rooftop lounge com piscina, solário, espreguiçadeiras e zona de chill out, cujo menu inclui cocktails de autor, pratos para partilhar e propostas de brunch às sextas-feiras, sábados e domingos, como o grupo hoteleiro indicou ao Publituris.

O projeto de decoração e design de interiores, levado a cabo pelo gabinete de arquitetos Sousa Lima & Rocha Reis (SLRR), dirigido por Nicolau Sousa Lima,  inspirou-se  no mercado do Bolhão, próximo da unidade hoteleira, para criar “um fio condutor nas diferentes divisões”, como referido pelo Vincci Hotels.

Desta forma, os elementos da cidade e do mercado estão presentes nos quartos e nas zonas comuns através de arcos e estruturas metálicas ou de madeira. A utilização de materiais como mármore, mosaicos portugueses – tanto nos elementos de mobiliário como nos espaços hoteleiros, com peças pintadas à mão – e a escolha de cores fortes e vivas complementam a decoração.

Créditos: Vincci Hoteles

Dada a centralidade do hotel, o grupo espera atrair “os clientes mais exigentes”, quer estes viajem por lazer ou em trabalho.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Vila Galé investe 200M de reais num segundo resort em Alagoas

O Vila Galé vai investir 200 milhões de reais num segundo resort em Alagoas. Depois da abertura em 2022 do Vila Galé Alagoas, o  grupo hoteleiro prepara-se para investir numa segunda unidade hoteleira neste estado brasileiro, desta vez em Coruripe.

Publituris

O futuro Vila Galé Coruripe Alagoas – Resort Hotel, Beach & Spa, vai contar com duas componentes: uma com a submarca Collection, que inclui 144 quartos, num investimento a rondar os 80 milhões de reais; e noutra, um aparthotel com 252 apartamentos, representando mais 120 milhões de reais. Esta unidade junto à praia vai oferecer ainda cinco restaurantes, Clube Nep com parque aquático, slide, trampolins e parque infantil, centro de convenções e spa Satsanga.

Após aprovação dos projetos em janeiro de 2025, prevê-se que a primeira etapa de construção esteja concluída em maio de 2026, conforme indicado em nota de imprensa.

O termo de compromisso para avançar com este empreendimento foi assinado a 2 de março pelo presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, e as autoridades locais, entre as quais o Governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, e o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão.

O evento, que decorreu no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Oeiras, contou ainda com a presença do Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino; do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro; do Senador do Mato Grosso do Sul, Nelson Trad, e dos Deputados Federais João Carlos Bacelar e Nelson Padovani.

“Estamos a fazer mais um hotel no Estado de Alagoas, mas é numa região completamente diferente. Estamos a 40 quilómetros a norte de Maceió [com o Vila Galé Alagoas] e agora vamos ter um projeto 50 quilómetros a sul de Maceió. A praia é diferente, a região é diferente, mas tudo é deslumbrante”, detalhou o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, acrescentando que “fazemos uma aposta muito grande na autenticidade. É importante fazer a diferenciação, porque o Brasil tem muita cultura para mostrar ao mundo”.

Créditos: DR

Atualmente, a Vila Galé tem dez unidades no Brasil, sendo que atualmente estão em construção mais dois empreendimentos: o Vila Galé Sunset Cumbuco, no Ceará, com abertura prevista para o final de 2024; e o Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, Minas Gerais, que deverá ser inaugurado em maio de 2025.

No projeto de Minas Gerais o grupo está a fazer um grande resort de campo, recuperando o espaço histórico onde funcionou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil em 1775 e, posteriormente, o Colégio Salesiano Dom Bosco.

O grupo tem ainda em vista projetos para o centro histórico de São Luís do Maranhão, Inhotim (Brumadinho) e Belém do Pará.

Leia também: Vila Galé considera novos projetos após 2023 com receitas de 275M€

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AP Hotels & Resorts aposta em Sines com nova unidade em 2025

Este novo hotel vai surgir da reconversão do atual Sinerama Hotel, um três estrelas aparthotel que o grupo adquiriu recentemente à Teixeira Duarte, e para o qual tem em vista um plano de remodelações que deverá começar até ao final deste ano e que se espera que termine no início de 2025.

Carla Nunes

O grupo AP Hotels & Resorts vai contar com uma nova unidade hoteleira sob a marca AP em 2025 na cidade de Sines.

A informação foi adiantada ao Publituris por Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), não referindo, para já, nem o valor de aquisição deste hotel, nem o investimento previsto para as obras de remodelação, que transformarão a unidade num “hotel quatro estrelas superior, dentro do padrão daquilo que é um hotel AP”, como refere o profissional.

O Sinerama Hotel encontra-se atualmente em operação com 105 apartamentos, mas a expectativa é a de que a unidade passe a contar com 135 a 136 quartos após a intervenção, além de um restaurante, spa e piscina. Para este futuro quatro estrelas está a ser desenhado um conceito “muito corporativo, mas também muito virado para a cidade, com restaurante aberto [a passantes], e para famílias e lazer durante o verão”, já que está “muito próximo de Porto Covo e das praias da Costa Vicentina”, segundo Emanuel Freitas.

A escolha desta cidade para um novo hotel AP é justificada pelo diretor-geral com a oportunidade não só de desenvolver a marca numa nova região, como também de aproveitar o desenvolvimento da área para o crescimento do grupo.

“Vemos Sines com um potencial muito grande em termos do desenvolvimento industrial e tecnológico. A cidade está num forte crescimento em todas essas áreas, [pelo que] temos uma oportunidade de desenvolvimento da nossa marca nessa cidade e do nosso crescimento”, explica Emanuel Freitas.

Crescimento de receitas de 20% face a 2022 motiva novas remodelações

Outra das novidades do grupo AP Hotels & Resorts passa pelo Hotel Lago Montargil Villas, que o grupo adquiriu no final de dezembro de 2023 e que passa agora a designar-se AP Lago Montargil Conference and Spa. Emanuel Freitas explica que neste momento estão a fazer “pequenas remodelações e adaptações à marca AP”, com o intuito de criar um produto cinco estrelas virado não só para empresas, como também para famílias e crianças.

Já o AP Lisboa, a primeira unidade do grupo hoteleiro na capital, só deverá abrir em 2025, apesar de o grupo ter estimado o ano passado que a abertura decorreria ainda este ano.

Em entrevista ao Publituris, Emanuel Freitas deu conta que o grupo cresceu em receitas no ano passado “acima de 20% relativamente a 2022”, pelo que “o forte desenvolvimento que temos feito em termos da melhoria das unidades hoteleiras tem sido o reflexo deste aumento”.

Em Cabanas de Tavira, a unidade hoteleira do grupo que fechou em novembro do ano passado para remodelações vai reabrir com 340 quartos, por oposição aos anteriores 274 quartos. Já no AP Maria Nova Lounge Hotel, a intervenção prevista para terminar “daqui a mais duas semanas” vai acrescentar mais seis quartos no piso das suites.

Por fim, em novembro deste ano, o grupo vai acrescentar mais uma suite e quatro unidades de alojamento ao AP Oriental, além de estar a analisar a ampliação do recente AP Dona Aninhas para cerca de mais 30 quartos, entre outubro e novembro.

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PortoBay adquire TUI Blue Falésia após acordo de joint venture com o grupo Humbria

O grupo PortoBay celebrou um acordo de joint venture com o grupo Humbria, passando assim a deter a propriedade imobiliária a 50% do PortoBay Falésia e do TUI Blue Falésia, que passará a designar-se PortoBay Blue Ocean.

Carla Nunes

A novidade foi avançada esta quarta-feira, 28 de março, por António Trindade, presidente do PortoBay Hotels & Resorts, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que explicou que este acordo decorre numa altura em que se aproximava o “possível término ou renovação de contrato” do PortoBay Falésia, a par da vontade do grupo em “crescer no Algarve”.

Apesar de tanto o PortoBay como o grupo Humbria deterem partes iguais de ambas as propriedades imobiliárias, a gestão hoteleira destas duas unidades ficará a cargo do PortoBay. Em causa está um investimento superior a 150 milhões de euros, que inclui a requalificação dos hotéis.

Numa conversa com os jornalistas, António Trindade explicou que o PortoBay Falésia, de 314 quartos, passará a estar “mais vocacionado para o lazer desportivo”, após uma renovação que vai decorrer de janeiro a março.

Já o TUI Blue Falésia, de 349 quartos, será reconvertido no PortoBay Blue Ocean, onde o foco será a criação de “produtos de lifestyle”, como indica António Trindade. A atual exploração por parte da TUI cessa no princípio de dezembro, altura em que o hotel vai fechar por um período de seis meses para as obras de remodelação que o vão transformar no PortoBay Blue Ocean.

Sobre este acordo com o grupo Humbria, António Trindade refere que o PortoBay sente a “necessidade de consolidar em termos patrimoniais” os seus investimentos, “num mundo onde há excesso de dinheiro e uma necessidade enorme de fundos de investimento irem à procura de novos projetos”.

Créditos: Frame It

“O que temos assistido no mundo é que este aumento de procura de projetos tem criado um movimento tremendamente inflacionista nos preços da propriedade. Face a esta inflação, e sobretudo às exigências que se põe por parte dos fundos na renumeração destes ativos, leva a que os grupos [hoteleiros] que tenham uma maior posição em termos financeiros comecem a olhar de uma outra forma para novos investimentos imobiliários”, refere António Trindade.

Sobre os futuros projetos hoteleiros do grupo no Funchal e em Lagos, já comunicados anteriormente na Bolsa de Turismo de Lisboa de 2023, o PortoBay deu conta em comunicado de que a construção do PortoBay Old Town, um cinco estrelas no Funchal, deverá começar ainda este ano, prevendo-se a sua conclusão no início de 2027. Quanto à unidade de Lagos, um hotel no segmento cinco estrelas de 120 quartos, o grupo “aguarda a conclusão de um Plano de Pormenor que se encontra em fase final”.

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Créditos: Angola Image Bank, via costalopes.com

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Unidade da Hoti Hotéis em Luanda deverá abrir entre 2027 e 2028

O futuro Meliá Luanda ficará situado no complexo Luanda Waterfalls, que está a ser construído junto à Fortaleza de São Miguel. O hotel de cinco estrelas vai contar com 250 quartos.

Carla Nunes

O grupo Hoti Hotéis, que em janeiro deste ano já tinha dado conta da intenção de construir uma unidade hoteleira em Luanda, Angola, deu a conhecer esta quarta-feira, 28 de fevereiro, que o projeto deverá estar concluído entre 2027 e 2028.

O futuro Meliá Luanda, cujo nome ainda não está totalmente fechado, ficará localizado no complexo Luanda Waterfalls, próximo da Fortaleza de São Miguel, local onde estão a ser construídos cinco edifícios. De acordo com Miguel Proença, CEO do grupo Hoti Hotéis, o futuro hotel cinco estrelas do grupo vai ocupar um desses edifícios, com um total de 250 quartos.

“Há uma questão relevante de aportar fluxos novos, tal como aconteceu em Moçambique. A marca Meliá não tem expressão em Moçambique nem em Angola, portanto, o tema da localização [junto à fortaleza] é aqui fundamental para a afirmação do hotel, mesmo dentro da própria Meliá”, referiu Miguel Proença num almoço de imprensa esta quarta-feira.

O CEO do grupo Hoti Hotéis referiu ainda que “percebe-se claramente que para a Meliá o facto de termos firmado uma posição primeiro em Maputo, e agora em Luanda, é relevante, porque vem na sequência de contratos de gestão diretos que têm estado a firmar noutras localizações em África, como no caso da Tanzânia, [por exemplo]”.

Por enquanto, o valor de investimento neste novo hotel ainda não foi colocado em cima da mesa, conhecendo-se apenas que a Hoti Hotéis “terá uma uma parcela claramente minoritária”, de acordo com Miguel Proença.

Para este hotel a expetativa é a de captar clientes do mercado de reuniões, incentivos, congressos e exposições (MICE, na sua sigla em inglês), entendendo-se que o mercado da Península Ibérica é o que “mais facilmente reconhecerá a marca Meliá”.

Leia também: Grupo Hoti Hotéis aponta para receitas de 110 M€ em 2024 e tem Galiza e Angola no horizonte

Miguel Proença deu ainda conta da remodelação total que o grupo está a levar a cabo no hotel TRYP Lisboa Caparica Mar, na qual investiu 1,8 milhões de euros, e das renovações “pontuais” que estão a realizar no Meliá Setúbal – neste caso na receção e na zona de spa – e no Meliá Castelo Branco, com a construção de uma piscina exterior.

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