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Indústria do turismo deve apostar na Inteligência Artificial e na Analítica Avançada para continuar a crescer

Durante o Travel Summit 2023, organizado pela Minsait, ficou patente a importância da incorporação massiva de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial ou a Analítica Avançada no setor do turismo.

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Durante o Travel Summit 2023, organizado pela Minsait, ficou patente a importância da incorporação massiva de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial ou a Analítica Avançada no setor do turismo.

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O setor do turismo está a ganhar impulso e enfrenta o presente como um ponto de viragem para a sua continuidade, após uma das maiores crises de sempre na indústria do turismo, seguido de um 2022 motivado pelo desejo global de viajar. Trata-se de uma nova etapa que obrigará à transformação digital dos operadores e empresas na área do turismo, marcada pela incorporação massiva de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial (IA) ou a Analítica Avançada (AA), a fim de gerir dados e informações de uma forma mais qualitativa, dando resposta e valor a destinatários cada vez mais digitais, exigentes e empenhados em questões como a segurança ou a sustentabilidade.

Esta foi uma das conclusões abordadas durante o Travel Summit 2023 da Minsait, uma empresa da Indra, no encontro setorial realizado recentemente pela empresa para a indústria das viagens, que reuniu grandes marcas e players do setor do turismo de vários países.

Tecnologias como a IA ou a Analítica Avançada (AA) contribuem de forma determinante para a gestão da informação que as empresas do setor recebem dos seus utilizadores, convertendo-a em recursos valiosos para oferecer melhores experiências e consequentemente atingir melhores resultados. Em paralelo, tanto a automação (para fazer evoluir os processos e operações do setor), como a IoT (que já supôs uma revolução na conexão de dispositivos e no incentivo ao multicanal), somam-se à crescente necessidade de migrar processos para a cloud, com o intuito de aumentar a flexibilidade das operações num ambiente global em que nada é certo.

“Este setor sempre teve no seu ADN a inovação e foi um dos pioneiros na incorporação de novas soluções tecnológicas, mas também foi um dos setores que mais sofreu o impacto da pandemia e teve de se adaptar e inovar rapidamente, explorando novos modelos de negócio e soluções digitais, que foram chave para ultrapassar o momento. No entanto, o mercado está diferente e as preocupações e exigências dos viajantes evoluíram. Aqueles que não acompanharem esta evolução correm o risco de ficar para trás e perder a sua competitividade” refere Paulo Dias responsável pela unidade de Turismo da Minsait em Portugal.

Um dos principais ativos para a evolução, sobretudo uma evolução segura, são os aliados tecnológicos, quer através dos hiperescaladores, que salientam a importância da tecnologia cloud como estímulo para a mudança, quer através da emergência no mercado de novos parceiros e aliados, com aplicações específicas que ajudam a melhorar ações concretas ou modelos operacionais.

Após a pandemia e as suas consequências catastróficas para o setor do turismo, esta indústria tem-se concentrado no uso da inteligência artificial e da analítica avançada como forma de manter a sua rentabilidade, tendo conseguido um ano recorde em 2022.

A Inteligência Artificial tem sido particularmente transformadora na indústria de viagens, permitindo que as empresas desenvolvam soluções cada vez mais sofisticadas e personalizadas como, por exemplo, o uso de chatbots em websites de reservas e plataformas de viagens para ajudar os clientes a encontrar as melhores opções de voos, hotéis e atividades. Estes chatbots podem dar respostas em tempo real, tirar dúvidas e até mesmo processar pagamentos diretamente na plataforma, tornando a experiência do cliente muito mais conveniente e agradável.

Outra aplicação da IA na indústria de viagens é a Analítica de Dados. As empresas podem recolher uma grande quantidade de informações sobre os clientes, como os destinos favoritos, orçamentos de viagem e preferências de estadia. Esses dados podem ser analisados para identificar tendências e padrões, o que vai permitir que as empresas consigam proporcionar ofertas personalizadas e criar campanhas de marketing mais eficazes.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Prime da eDreams ODIGEO ultrapassa os 5 milhões de membros

O Prime, plataforma de subscrição de viagens da eDreams, acaba de ultrapassar os cinco milhões de membros, tendo adicionado 1.7 milhões de novos subscritores só no último ano. Nos últimos cinco anos registou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 220%.

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A eDreams ODIGEO anunciou esta quarta-feira, que o seu serviço de subscrição – Prime, ultrapassou os 5 milhões de membros, após adicionar 1.7 milhões de novos subscritores apenas no último ano.

Para além do volume de membros, o Prime também ultrapassa as outras plataformas em termos de taxas de crescimento. A análise do crescimento das principais plataformas de subscrição durante os últimos cinco anos fiscais, alinhada com o período durante o qual o Prime esteve a operar, revela que este registou a maior taxa de crescimento anual composta, alcançando os 220%. Refira-se que o programa está atualmente disponível em 10 dos 44 países nos quais a eDreams ODIGEO opera as suas plataformas de reservas de viagens.

Lançado em 2017, o Prime concede aos seus membros acesso exclusivo a uma infinidade de ofertas, promoções e descontos em vários produtos e serviços de viagem, desde voos e alojamentos a pacotes de férias e aluguer de automóveis. Os membros Prime têm também acesso a um serviço prioritário de apoio ao cliente 24/7 e podem usufruir de todas as vantagens do programa desde a primeira reserva que efetuarem, sem quaisquer limitações em termos de itinerários, datas de viagem, fornecedores ou número de reservas.

Esta flexibilidade oferece aos viajantes uma vasta gama de opções, tais como o acesso a milhares de milhões de combinações de voos para quase 700 companhias aéreas de todo o mundo. Para além disso, os membros podem garantir tarifas com desconto em 2.1 milhões de opções de alojamento oferecidas pelas marcas da eDreams ODIGEO, juntamente com milhares de opções de aluguer de automóveis.

O Prime também é capaz de ajudar os seus membros a fazer poupanças de custos significativas, uma proposta de valor fundamental para os consumidores, especialmente no atual contexto macroeconómico.

Uma análise levada a cabo pela eDreams ODIGEO confirma que a economia das subscrições está em plena expansão. As plataformas de subscrição mais relevantes do mundo têm agora um total de 1.5 mil milhões de subscritores, em comparação com apenas 458 milhões em 2017, quando o Prime foi inicialmente lançado.

Por outro lado, nos últimos 11 anos, a economia das subscrições cresceu a uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 17%, quase quatro vezes mais rapidamente do que as empresas tradicionais.

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Guestcentric celebra parceria com coleção de hotéis de termas em Portugal

Em causa está o Grupo Desenvolvimento das Termas de Portugal, onde estão incluídas as unidades Palace Hotel & SPA Termas de S. Vicente, Palace Hotel & SPA Termas de S. Miguel, Palace Hotel & SPA Termas de S. Tiago, Plácido Douro Tabuaço, Palace Hotel & SPA Termas do Bicanho, Palace Hotel & SPA Monterio, Palace Hotel & SPA Astúrias, Hotel Monterio Aguieira e o Majestoso Hotel.

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A Guestcentric, fornecedora de soluções de comércio eletrónico para hotéis, estabeleceu uma colaboração com uma rede de hotéis especializados em termas e bem-estar de Portugal.

Em causa está o Grupo Desenvolvimento das Termas de Portugal, onde estão incluídas as unidades Palace Hotel & SPA Termas de S. Vicente, Palace Hotel & SPA Termas de S. Miguel, Palace Hotel & SPA Termas de S. Tiago, Plácido Douro Tabuaço, Palace Hotel & SPA Termas do Bicanho, Palace Hotel & SPA Monterio, Palace Hotel & SPA Astúrias, Hotel Monterio Aguieira e o Majestoso Hotel. O objetivo passa por “otimizar a presença online e aumentar as vendas diretas nas nove unidades hoteleiras sob a sua gestão, localizadas no Norte de Portugal”, como indicado em comunicado.

Numa primeira fase, a Guestcentric explica que “o foco foi implementar o motor de reservas, concebido de raiz para maximizar a conversão das vendas diretas de cada um dos hotéis da coleção”.

Complementarmente, será integrado em cada hotel o channel management da Guestcentric, que “assegura uma presença integrada e fluída nos diversos canais online”. Desta forma, “as unidades terão um maior controle sobre a distribuição do seu inventário, podendo aumentar a sua penetração internacional, dando prioridade à distribuição direta, que é a mais rentável”. A parceria inclui ainda uma integração direta com os canais Meta, “reforçando o posicionamento dos hotéis em novos mercados, atraindo um público internacional mais vasto do que o atual”.

Para além da plataforma tecnológica de Guestcentric, os hotéis do grupo dispõem ainda do Lab, um serviço de marketing digital desta empresa que atua como uma extensão da equipa de marketing dos hotéis, “personalizado às necessidades de cada cliente”. Este baseia-se numa análise permanente e rigorosa da performance online do cliente, complementada com insights de mercado.

“É com muito entusiasmo que damos as boas-vindas a estas nove unidades hoteleiras enquanto nossos clientes. As nossas ferramentas abrangem as várias áreas do mundo digital e foram concebidas para serem geridas diretamente pelo hotel, para melhorar as vendas diretas”, afirma Filipa Campos, diretora de vendas para a região da EMEA na Guestcentric.

Já Daniel Fernandes Lourenço, administrador do grupo de hotéis, acrescenta que “a parceria com a Guestcentric anima-nos muito nesta fase do nosso desenvolvimento. Ao trabalhar em estreita colaboração com a equipa da Guestcentric e recorrendo à sua plataforma digital, estamos confiantes que veremos o nosso negócio online crescer significativamente.”

A Guestcentric implementou a sua suíte de soluções de e-commerce em todos os hotéis do grupo, prevendo a conclusão do projeto “num futuro próximo, com o lançamento de um website para cada unidade hoteleira”.

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TTS Corporate apresenta avanços na gestão de viagens corporativas

A TTS Travel Technology and Solutions, empresa de fornecimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens, acaba de anunciar avanços significativos no seu produto corporativo, o TTS Corporate.

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Uma das valências é a autenticação multifatorial (MFA) que acrescenta uma robusta camada de proteção adicional às suas medidas de segurança atuais. A Autenticação Multifatorial envolve um processo de verificação em duas etapas. Além de fornecer a palavra-passe do cliente, o sistema irá requerer um segundo elemento de verificação garantindo que mesmo que alguém tenha acesso à senha, não irá conseguir aceder aos dados.

A MFA fornece um nível adicional de segurança ao requerer mais do que uma forma de verificação. Mesmo que um hacker consiga decifrar a palavra-passe, precisará do segundo fator de autenticação – algo quase impossível de violar, garantindo que a onta e dados permaneçam seguros.

Ao implementar a MFA, o risco de fraude é significativamente reduzido. O segundo fator de autenticação é uma resposta em tempo real e única, o que torna o acesso não autorizado ainda mais difícil. Esta funcionalidade estará disponível no TTS Corporate até ao final do mês de agosto.

Refira-se que o TTS Corporate é uma solução corporativa desenvolvida pela TTS, que permite os agentes de viagens gerirem os seus clientes corporativos de uma maneira rigorosa e simples.

A empresa garante que é “uma solução altamente eficiente que pode lidar com grandes volumes de dados numa questão de segundos. Com a capacidade de importar milhares de utilizadores rapidamente, oferecemos uma experiência ágil e escalável, atendendo pequenas e grandes empresas. Esta flexibilidade permite uma fácil implementação do TTS Corporate em empresas de qualquer tamanho, permitindo que tenham o produto totalmente funcional em apenas alguns dias”.

Além disso, em maio, foi feita uma migração do TTS Corporate para a AWS (Amazon Web Services). Esta mudança é considerada importante no aperfeiçoamento da infraestrutura do TTS Corporate, proporcionando maior escalabilidade, desempenho e segurança. Com a AWS, “estamos comprometidos em oferecer uma experiência ainda mais confiável e ágil aos nossos clientes, garantindo que possam aproveitar ao máximo todas as funcionalidades e recursos do TTS Corporate”, destaca a empresa no seu comunicado de imprensa.

A TTS tem presença em mais de 120 países e conta com mais de 14 mil clientes.

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Unlimit desafia empresas portuguesas do turismo a inovarem

A Unlimit volta a desafiar as empresas portuguesas a inovarem o setor do turismo em Portugal, em parceria com startups de todo o mundo. O programa de aceleração de startups Aceler@Tech, com apoio do Turismo de Portugal, terá este ano a sua terceira edição, e as candidaturas podem ser feitas aqui, até ao dia 15 de setembro de 2023.

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As empresas que participarem no programa poderão estabelecer uma relação de proximidade com as startups participantes, e alavancar as suas soluções para endereçar os seus desafios internos e criar novas abordagens estratégicas.

Para a terceira edição, a Unlimit e o Aceler@Tech querem reforçar a identificação dos melhores projetos com foco em Experience Tourism, Sustainable Tourism, Enhanced Tourism Journey, Strategic Horizons, e Digital Nomads.

No programa serão dinamizadas sessões de apresentação das startups selecionadas às empresas parceiras desta edição, entre elas o Rock in Rio, a Abreu, a Odisseias e os Hóteis Vila Galé. De seguida, serão realizadas reuniões entre cada startup e as empresas, assim como speed meetings com investidores e industry experts.

Madalena Clara, Innovation Manager na Unlimit e responsável pelo Aceler@Tech, indica que “o sucesso das duas edições anteriores revela um enorme potencial – pela qualidade e diversidade das soluções apresentadas e pelos excelentes resultados obtidos das parcerias entre as startups e as empresas”. Desta forma, “é com grande entusiasmo e expectativa que lançamos esta terceira edição, e que esperamos que o Aceler@Tech consiga ajudar a impulsionar a economia e a inovação em Portugal.”

Por sua vez, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, afirma que “a inovação no turismo é mais do que um propósito. É, acima de tudo, uma atitude – não só de empreendedores que se desafiam constantemente a encontrar soluções disruptivas, mas também de um mercado próximo, disponível e aberto para ouvir e testar essas propostas”.

Para respostas realistas e atempadas que potenciem a competitividade do setor e a satisfação do turista, é fundamental, segundo Carlos Abade, que “as empresas se associem e se mobilizem nesta partilha de riscos, expondo os problemas reais do negócio aos empreendedores e startups, para que se encontrem as soluções adequadas. Não importa a dimensão da empresa. O que importa é a sua vontade de fazer melhor, diferente e de uma forma cada vez mais sustentável.”

A edição passada contou com candidaturas de startups de 56 países, tendo algumas passado por programas reconhecidos internacionalmente, como o Y Combinator, Techstars, 500 Startups e Google for Startups. Na segunda edição, 33% das startups que participaram levantaram mais de 3 milhões de euros e 40% apresentaram vendas anuais acima de 250 mil euros.

Fundada em 2008, a Unlimit ajuda empresas portuguesas a acelerarem o seu roadmap de inovação. Com foco na exploração de novas áreas estratégicas e na solução de desafios de negócio, a promoção de colaboração com startups tem como objetivo incentivar a criação de novos negócios, fomentar a criatividade, melhorar a competitividade e aumentar a eficiência.

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Vasco Translator V4 facilita comunicação no Dino Parque Lourinhã

A partir de agora, os visitantes estrangeiros possuem um equipamento para ajudar na comunicação no Dino Parque Lourinhã.

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A Vasco Electronics Portugal passa a apoiar o Dino Parque Lourinhã ao facilitar a comunicação com os visitantes estrangeiros no maior parque temático da Europa, ligado à temática dos Dinossauros, que conta com mais de 10 hectares de extensão.

A partir de agora, os tradutores da Vasco Electronics, nomeadamente o Vasco Translator V4, vêm auxiliar na interação com os visitantes estrangeiros e permitir uma melhor experiência de atendimento ao visitante no Dino Parque Lourinhã.

Compacto e ergonómico, com um cartão SIM integrado que oferece Internet gratuita e interminável, o Vasco Translator V4 será, assim, o instrumento para que os visitantes estrangeiros quebrem as barreiras de comunicação e da língua, sendo ao mesmo tempo um auxílio também para o staff do Dino Parque Lourinhã.

Graças a dez motores de tradução diferentes, o Vasco Translator V4 conta, ainda, com uma precisão de tradução de 96%. Com mais de 70 idiomas, desde o indonésio ao mandarim, passando pelo grego e pelo norueguês, os idiomas são reproduzidos por uma voz nativa, e a tradução atende a regionalismos e expressões idiomáticas. Além disso, tem capacidade para tradução de 108 idiomas na tradução de fotografias.

Luís Rocha, diretor-geral do Dino Parque, admite que “preparamo-nos para o começo de uma nova etapa no atendimento ao visitante estrangeiro do Dino Parque Lourinhã, sendo o Vasco Translator V4 uma preciosa ajuda nisso. Recebemos um elevado número de visitantes de diversos idiomas e com esta parceria queremos assegurar que todos tenham uma fantástica experiência no Dino Parque.”

Já João Fernandes, Country Manager da Vasco Electronics em Portugal, espera que, com a utilização do Vasco Translator V4, a empresa “acrescente novos visitantes ao Dino Parque Lourinhã” e “contribuir para o crescimento do turismo nesta região”.

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REDE-T cria nova área de negócio de consultoria em parceria com HCMS

A parceria agora iniciada tornará “mais atrativo o acesso à consultoria profissional externa para os membros da REDE-T”

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A Hospitality Concepts & Management Solutions (HCMS) e a REDE-T assinaram uma parceria de consultoria preferencial, admitindo Rob Veltman, diretor-geral da HCMS, que este acordo tornará “mais atrativo o acesso à consultoria profissional externa para os membros da REDE-T”.

Já Ricardo Augusto, CEO e founder da REDE-T refere que, “tendo por base o posicionamento da plataforma no mercado, criar uma área de negócio de consultoria com um parceiro de renome, foi um “passo natural’”.

Os membros da REDE-T receberão um desconto mínimo de 10% sobre os honorários da HCMS.

Com mais de 30 anos de experiência em consultoria hoteleira e gestão de Hotéis & Resorts em Portugal e na Europa, a HCMS é, segundo a REDE-T, “um parceiro experiente e credível, com resultados comprovados, disponível para preparar as organizações para os desafios que a indústria hoteleira enfrenta atualmente e no futuro”.

De referir que a equipa da HCMS é constituída por gestores hoteleiros experientes, todos com a sua própria especialização, cobrindo todas as áreas de desenvolvimento e operação hoteleira, com elevados padrões de qualidade, com ênfase nas vendas e marketing, gestão de projetos, desenvolvimento de conceitos, operações, gestão financeira e de lucros, retenção de hóspedes e recursos humanos.

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Tiqets e Google vão mostrar como otimizar presença online para atrações turísticas e culturais

A plataforma online de venda de bilhetes para museus e atrações turísticas e culturais Tiqets, e a Google, promovem um webinar gratuito, no próximo dia 13 de junho, terça-feira, para fomentar o know-how da indústria da cultura e das viagens sobre o posicionamento no mercado digital.

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No próximo dia 13 de junho, a Tiqets, em parceria com a Google, vai organizar um webinar exclusivo sobre a nova ferramenta ‘Google Things to Do’ (GTTD). A iniciativa terá lugar das 14:30 às 15:15 (hora portuguesa) e a participação é gratuita – qualquer museu, atração turística e cultural ou operador de experiências de viagens pode inscrever-se em: https://www.tiqets.com/venues/resources/google-things-to-do/?utm_source=LinkedIn&utm_medium=free_social_organic.

O objetivo principal do webinar é partilhar conhecimento especializado para ajudar os museus e as atrações do mundo inteiro a reforçar a sua visibilidade, captar potenciais visitantes e aumentar as reservas através da otimização da sua presença online. Neste webinar exclusivo, os participantes poderão descobrir o essencial sobre a ferramenta ‘Things to Do’, bem como aprender e interagir diretamente com especialistas da Google e da Tiqets.

A iniciativa contará com a presença de Julie-Anne Negiar (EMEA Regional Product Lead da Google), Lorenzo Belfiore (Online Marketing Specialist da Tiqets) e Olga Chatzidoukaki (Strategic Partnerships Development Manager da Travel Google).

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TTS Consolidator terá conteúdo NDC ainda em 2023

A solução TTS Consolidator da empresa criada em Portugal e que atua no mercado das soluções tecnológicas para a indústria de viagens irá suportar New Distribution Capability (NDC), ainda em 2023.

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A solução TTS Consolidator, da TTS Travel Technology Solutions, irá suportar New Distribution Capability (NDC) ainda em 2023. A empresa criada em Portugal e que atua no mercado das soluções tecnológicas para a indústria de viagens refere que “essa integração permitirá que os agentes de viagens e as sub-agências que utilizam o TTS Consolidator acedam e reservem o conteúdo NDC das companhias aéreas, oferecendo uma variedade maior de opções e ofertas para os seus clientes”.

“Ao disponibilizar NDC no TTS Consolidator, estamos a reafirmar o nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras que impulsionam o sucesso dos nossos clientes”, afirma Rui Figueiredo, CEO da TTS, salientando que a solução dá a possibilidade de capacitar os clientes com “uma ferramenta que oferece maior flexibilidade, controlo e acesso a oportunidades de negócio lucrativas”.

Ao integrar o conteúdo NDC das companhias aéreas juntamente com as ofertas tradicionais do GDS, os agentes de viagens podem oferecer uma variedade mais abrangente e diversificada de opções aos seus clientes. Esta integração é resultado de dois anos de desenvolvimento dedicado e reflete o compromisso da empresa em oferecer soluções revolucionárias para o setor de viagens.

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Bounce muda sede de São Francisco para Lisboa

A startup que oferece um serviço de armazenamento de bagagens pretende contratar mais 15 colaboradores em Portugal até ao final do ano.

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A Bounce, uma startup que oferece um serviço de armazenamento de bagagem para turistas em várias cidades no mundo, mudou a sua sede para Lisboa, passando agora a sediar-se num novo escritório em São Bento.

A mudança de sede, que antes se encontrava em São Francisco, pressupõe também a contratação de mais 15 colaboradores em Portugal até ao final do ano para as áreas de Engenharia, Growth, Data, Produto, Design e Vendas. Em comunicado, a Bounce refere que conta com uma equipa de 55 colaboradores, 25 dos quais a trabalhar a partir de Lisboa.

“Portugal foi para nós a escolha certa para a nova casa da Bounce por vários motivos,” refere Cody Candee, fundador e CEO da Bounce, aponrtando primeiro para o facto de Lisboa se estar a tornar “no próximo tech hub da Europa”.

“O talento altamente qualificado que é formado no país, bem como o enorme volume de profissionais talentosos que se estão a mudar para cá e os incentivos do Governo ao investimento em startups e no setor tecnológico são fatores que contribuem fortemente [para esta decisão]”, explica Cody Candee.

Num segundo ponto, o CEO justifica a mudança para Portugal por este ser “um país onde o turismo está em pleno crescimento”.

O serviço da Bounce permite que os turistas guardem as suas bagagens de forma “conveniente, simples e rápida”, bastando para isso “aceder ao site, procurar o local mais próximo e deixar as malas em segurança”. A empresa disponibiliza opções de armazenamento em mais de 1.500 cidades, com um total de 9.000 lojas, das quais 250 estão em Portugal.

Em comunicado, a empresa refere que este serviço é “ideal para quem está a viajar de mochila às costas, para um evento (como um festival ou conferência), em viagem de negócios, em viagens rápidas de 24 horas ou a viajar em família”.

A partir da nova sede, a Bounce pretende “apostar fortemente na sua expansão”, tendo como objetivo “chegar a todos os principais destinos de viagens no mundo nos próximos 12 meses”.

A startup nasceu em São Francisco em 2019 e foi fundada por Cody Candee. Até à data de hoje, angariou cerca de 13 milhões de euros e conta com investidores como a Andreessen Horowitz, General Catalyst e Seabed VC.

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Aumento dos ciberataques ameaçam setor do turismo

Uma recente análise da GlobalData chama a atenção para a crescente onda de ciberataques que ameaçam o setor do turismo e viagens.

Victor Jorge

O setor do turismo e das viagens tornou-se o foco principal de ataques cibernéticos nos últimos tempos, resultando em incidentes de ‘ransomware’ decorrentes de violações de dados, alerta uma recente análise da GlobalData.

Nesse cenário, as preocupações com a segurança cibernética no setor aumentaram com um crescimento de 4% ano a ano, em 2022, refletindo o sentimento predominante, refere a empresa.

Uma observação do banco de dados de análise de arquivos da empresa da GlobalData mostra que o “interesse” por companhias aéreas, serviços de viagem e alojamento aumentou 6%, 4% e 1%, respetivamente, em 2022 face a 2021.

Misa Singh, Business Fundamentals Analyst da GlobalData, refere que “as empresas estão a trabalhar consistentemente em projetos de segurança de informações e redes para estabelecer uma proteção técnica confiável e um mecanismo de gestão de segurança para garantir a segurança do cliente e evitar a fuga de dados”, admitindo que “um incidente grave de segurança de dados pode levar a distúrbios operacionais e causar danos financeiros significativos aos negócios”.

A analista da GlobalData conclui, por isso, que, “não adotar a tecnologia apropriada deixa as empresas vulneráveis a ameaças cibernéticas que podem ter um impacto prejudicial nas operações. Investir em soluções robustas de segurança cibernética, educar os funcionários sobre os riscos de segurança cibernética e manter-se atualizado sobre as ameaças à segurança cibernética pode ajudar a reduzir a probabilidade de um ataque.”

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