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Glion integra novos profissionais no conselho diretivo

O Glion Institute of Higher Education integrou novos membros no Conselho Diretivo, que tem como principais funções “rever as principais alterações no currículo, aprovar o planeamento estratégico e analisar os dados financeiros e o desempenho da instituição”, como indicado em comunicado.

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Desta forma, o conselho que se reúne “três a quatro vezes por ano” e que é constituído por nove membros passa a contar com a presença de Fabienne Lupo, Alexis de la Palme e Pierre Tapie.

Fabienne Lupo, anterior presidente da Fundação da Alta Relojoaria e diretora-executiva da Fundação Michelangelo para a Criatividade e o Artesanato vai juntar-se ao Conselho Diretivo desta instituição em junho. Líder experiente na indústria do luxo, Fabienne Lupo é fundadora e CEO da ReLuxury, o primeiro evento dedicado aos bens de luxo e de coleção, bem como da Luxpo, a sua empresa em nome próprio onde acompanha e aconselha marcas e organizações de luxo na sua estratégia, comunicação, experiência do cliente e organização de eventos e exposições.

No seu percurso profissional destaca-se ainda a construção e organização de projetos o Salon International de la Haute Horlogerie e a sua transformação em Watches & Wonders; a criação da primeira Bienal de Métiers d’art em Veneza em 2028, denominada Homo Faber e a criação e desenvolvimento da Academia FHH, do Forum de la Haute Horlogerie.

Fabienne Lupo. Créditos: Fred Merz

Já Alexis de la Palme será nomeado em outubro para substituir Robert A. Spencer, após 18 anos de serviço no conselho diretivo. Anteriormente, Alexis de La Palme somou 14 anos no grupo Accor, em cargos como vice-presidente de Vendas Mundiais, vice-presidente de vendas e marketing para o Médio Oriente e África, e depois como vice-presidente sénior –desenvolvimento hoteleiro Accor Europa.

Entrou para o grupo Edmond de Rothschild Heritage em junho de 2015 como presidente do Conselho Diretivo. Sob a sua liderança, cada uma das diferentes empresas familiares (vinho, hotelaria, agricultura, queijo, gastronomia e outros ativos) “desenvolve-se em consonância com os compromissos sociais e ambientais do grupo, mantendo sempre os valores fortes da família: empreendedorismo, ousadia e transmissão de conhecimento”, como apontado em comunicado.

O profissional conta com um MBA Executive da HEC e um diploma da Glion, na Suíça (Gestão Hoteleira) e é também um antigo auditor do IHEDN (Institut des hautes études de Défense Nationale // French Defense College).

Alexis de la Palme

Por fim, Pierre Tapie construiu a sua carreira unindo os universos académico e económico, integrando o conselho diretivo em junho.

Licenciou-se em Engenharia na École Polytechnique em Paris, em 1980 e doutorou-se em Biofísica pela Universidade Paris-Saclay, em 1984. Após dez anos como cientista na SANOFI, foi reitor da Purpan Graduate School of Engineering durante 11 anos, seguindo-se os cargos de reitor e presidente da ESSEC Business School.

Em 2013, criou a Paxter, uma empresa de consultoria centrada na estratégia institucional académica e na engenharia pedagógica, ao serviço de universidades, governos e empresas em todo o mundo.

Atualmente, é presidente do VersLeHaut, o primeiro grupo de reflexão francês dedicado à juventude e à educação.

Pierre Tapie
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Clara Ferreira é a nova diretora geral do Hotel Dom Pedro Lagos

Com quase duas décadas de experiência em cargos de operação e gestão hoteleira, Clara Ferreira acaba de assumir o cargo de diretora geral do Hotel Dom Pedro Lagos.

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As últimas experiências da profissional foram no Continental Hotels Group, onde coordenou grupos nos quatro hotéis da marca em Lisboa, representando as conhecidas marcas Holiday Inn e Radisson Blu.

Em 2015, Clara Ferreira iniciou funções no Hotel Dom Pedro Lisboa, primeiro como Sales Manager, progredindo posteriormente para a posição de Associate Sales Director e, mais recentemente, foi promovida a Assistant Director em 2022.

No que diz respeito ao percurso académico da nova diretora geral do Dom Pedro Lagos, refira-se que concluiu o curso de Graduação em Direção Hoteleira pela ADHP, juntamente com cursos de especialização em Revenue Management no INESP e Tourism Management / PAGETUR na Universidade Católica.

 

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InterContinental Porto – Palácio das Cardosas contrata Jean Hélière como Cluster General Manager

Desde 2013 a trabalhar com o IHG – InterContinental Hotels Group, Jean Hélière passa a assumir o cargo de Cluster General Manager no InterContinental Porto – Palácio das Cardosas.

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O profissional exerceu diversas funções em vários destinos pelo mundo, mais recentemente como diretor-geral de pré-abertura do Kimpton Al Rowda em Doha, no Qatar.

No decorrer dos seus 23 anos de experiência em hotelaria, Jean Hélière passou por Itália em marcas como Hilton, Marriot e Radisson, antes de se juntar ao grupo IHG como assistente-executivo no InterContinental Tahiti Resort & Spa. Desde 2015 tem assumido cargos de direção no InterContinental Moorea Resort & Spa, na Polinésia Francesa, e no Hotel Indigo Bali Seminyak Beach.

Com experiência em Gestão Hoteleira e Food & Beverage (F&B) e um vasto número de formações profissionais, desde Segurança Hoteleira a Investimentos Imobiliários e Gestão de Ativos, Jean Hélière desenvolveu uma ampla experiência em marcas internacionais de luxo e lifestyle, juntamente com uma forte experiência operacional e conhecimentos nas áreas de vendas e marketing.

Além do Palácio das Cardosas, Jean Hélière acumula outras funções de direção no Porto.

“É um orgulho poder abraçar este projeto num dos destinos com mais potencial da Europa. O InterContinental Porto – Palácio das Cardosas reúne as condições perfeitas para uma experiência inesquecível, combinando uma localização excecional no coração da cidade do Porto, um serviço de excelência e uma equipa 100% dedicada”, afirma Jean Hélière.

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The Lince Hotels reforça equipa comercial com três novas contratações

O The Lince Hotels reforçou a equipa comercial com a contratação de Diana Campos, Susana Maia e Jessica Sousa, numa altura em que afirma estar a apostar na expansão do grupo.

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O grupo The Lince Hotels reforçou a equipa comercial com a contratação de Diana Campos e Susana Maia, que assumem o cargo de Revenue Manager e Sales Manager, respetivamente. Este reforço vem juntar-se à recente contratação de Jessica Sousa como coordenadora de grupos e eventos, numa aposta que o grupo afirma ir ao encontro das suas necessidades numa fase de expansão.

Com mais de dez anos de experiência em hotelaria, Diana Campos é licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto (FEP) e iniciou a carreira profissional no setor da construção civil, com foco na esfera económico financeira. Posteriormente, mudou-se para o setor hoteleiro, onde integrou a equipa do Santana Hotel & SPA em Vila do Conde. O seu percurso de oito anos culminou na direção-geral, com responsabilidade a nível de direção comercial, financeira, revenue management e operacional.

Recentemente, a profissional assumiu o cargo de Revenue Manager na RM Hub, onde foi consultora de diversos hotéis em Portugal. Atualmente, Diana é professora assistente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto na disciplina de Revenue Management.

Diana reforçou os seus conhecimentos académicos com a obtenção de grau de mestre em Economia e Administração de Empresas pela FEP, mestrado em Gestão pela ISCTE Business School e uma pós-graduação em direção hoteleira na Universidade Lusófona de Lisboa.

Depois de uma década no Reino Unido, mais precisamente na cidade de York, Susana Maia regressa a Portugal para abraçar um novo desafio profissional como Sales Manager do Grupo The Lince Hotels.

Em terras britânicas, Susana desempenhava o cargo de Sales Manager no hotel de luxo The Grand, onde esteve durante cinco anos. A progressão até se tornar Sales Manager, responsável pelo segmento de lazer de luxo, foi célere, tendo ao longo do seu percurso exercido funções em vários departamentos: reservas individuais, grupos, MICE, eventos sociais e casamentos.

Licenciada em Gestão e Administração Hoteleira pelo ESHT  – Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Vila do Conde, Jessica Sousa foi a escolhida para o cargo de coordenadora de grupos e eventos, função que exerce desde maio de 2023.

Após passagem por hotéis de 4 e 5 estrelas, onde assumiu diferentes funções no departamento de reservas e de receção, esteve durante dois anos numa unidade hoteleira do grupo Marriott, onde exerceu o cargo de agente de reservas, até ser promovida ao departamento de grupos e eventos.

Além da licenciatura, Jessica reforçou os seus estudos com a Certificação em Gestão Hoteleira e Hotel Revenue Management na Universidade Cornell, em Nova Iorque.

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Rita Lebre assume direção de vendas do Sheraton Cascais Resort

A profissional, que já tinha assumido funções na unidade hoteleira anteriormente, é formada em Direção e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

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O Sheraton Cascais Resort, localizado na Quinta da Marinha, passa a contar com uma nova diretora de vendas.

Rita Lebre é a mais recente contratação da unidade hoteleira, tendo integrado a equipa do resort de luxo em junho de 2023. Desta forma, fica responsável por definir e implementar a nova estratégia comercial do hotel e dedicar-se à captação de novos negócios.

A profissional formou-se em Direção e Gestão Hoteleira, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e especializou-se na áreas de vendas e grupos & eventos. Antes de se juntar à equipa do Sheraton Cascais Resort, a profissional teve um longo percurso profissional em Portugal, no México e Dinamarca, em hotéis como o Copenhagen Marriott Hotel, Ritz-Carlton Cancún, Sofitel Lisbon, entre outros. Agora, Rita Lebre regressa ao Sheraton Cascais Resort.

“O Sheraton Cascais Resort é uma casa onde já tive o prazer de trabalhar na área de Grupos e Eventos em 2019 e 2020. Regresso agora com mais responsabilidades e com a ambição de contribuir para o crescimento do resort, aumentando o volume de negócios e melhorando a experiência dos nossos clientes”, afirma Rita Lebre.

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MSC Cruises tem nova Chief Communications Officer

A MSC Cruises tem nova Chief Communications Officer. Trata-se de Lucy Ellis que substitui no cargo Luca Biondolilo, que deixará a companhia no final de agosto para iniciar um novo desafio profissional.

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A nova Chief Communications Officer da MSC Cruises, Lucy Ellis, que trabalha para a MSC Cruises há oito anos, será responsável por liderar a estratégia de comunicação global da companhia, supervisionando as comunicações internas e externas.

Profissional experiente em comunicações internacionais com mais de 20 anos de “background” na área da Comunicação Estratégica, a profissional ocupou anteriormente o cargo de SVP da Weber Shandwick e Associate Director na H&K Strategies para organizações como Unilever, Mondelez e Nestlé.

Para Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises  a vasta experiência de Lucy, bem como o seu conhecimento do setor e da indústria, “fizeram dela a sucessora natural para esta função”.

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Roberto Santa Clara é o novo CEO da Savoy Signature

O profissional passa a exercer funções no grupo hoteleiro a partir de 17 de julho, após ter assumido a direção dos Aeroportos da Madeira. Desta forma, Roberto Santa Clara ficará responsável pela definição e execução da estratégia do grupo, com especial enfoque na coordenação e expansão da marca.

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A Savoy Signature reforçou o conselho de administração ao integrar Roberto Santa Clara como Chief Executive Officer (CEO). O gestor, com mais de 20 anos de experiência em cargos executivos, assume a liderança da Comissão Executiva dos seis hotéis localizados na Madeira a partir de 17 de julho.

Em comunicado de imprensa, a marca explica que “esta decisão é fundamentada pela necessidade de reforçar a equipa de administração por via do crescimento verificado ao longo dos últimos anos e da vontade em consolidar a operação na Madeira e expansão para Portugal continental.

Roberto Santa Clara, que até à data era diretor dos Aeroportos da Madeira, passa assim a ficar responsável pela definição e execução da estratégia do grupo, com especial enfoque na coordenação e expansão da marca.

“É com grande motivação que aceito o desafio para integrar a Savoy Signature, com uma estratégia para o futuro que assenta na expansão e na qualidade de serviço ao cliente. Poder juntar-me a esta equipa numa fase de crescimento e reforço do seu posicionamento no mercado é uma enorme satisfação. Este é o momento para levar a marca ainda mais longe”, afirma Roberto Santa Clara.

Com formação em Marketing e Publicidade, Roberto Santa Clara reúne no seu percurso profissional uma “vasta experiência na gestão em organizações de grande dimensão e líderes de mercado, mais concretamente no setor aeroportuário, do turismo e viagens, e na área de grande consumo”.

O profissional começou sua carreira em 1996 como diretor de marketing da Empresa de Cervejas da Madeira, onde chegou a assumir também a gestão de equipas dos Açores e Cabo Verde e a implementar várias campanhas de marketing e imagem de produtos. Em 2004 ingressou na atividade aeroportuária, primeiro como vogal da comissão diretiva da ANAM e, posteriormente, como diretor-adjunto dos Aeroportos da Madeira – ANA Aeroportos de Portugal. Seguiu-se o cargo de diretor-adjunto do Aeroporto de Lisboa, onde esteve até junho de 2015.

Nesse ano, Roberto Santa Clara aceita o desafio para integrar a Associação de Promoção da Madeira nas funções de diretor-executivo, entidade na qual liderou, até meados de 2019, a promoção do destino Madeira. No âmbito destas funções, criou uma equipa de trabalho que permitiu a concentração da promoção turística da Madeira numa única entidade.

Em outubro de 2019 regressou ao grupo ANA e, em fevereiro de 2020, assumiu a direção dos Aeroportos da Madeira. Em nota de imprensa é frisado que, “sob a sua liderança, concretizou-se a instalação da primeira base de uma companhia low-cost, a Ryanair, na Madeira, o primeiro voo direto Madeira – EUA (JFK) e assistiu-se ao forte crescimento das operações da Wizz Air e EasyJet nos Aeroportos da Madeira”.

Além da integração de Roberto Santa Clara, a Comissão Executiva da Savoy Signature conta com Bruno Freitas como Chief Financial Officer (CFO), Ricardo Farinha como Chief Commercial Officer (CCO) e adjunto do CEO, Ricardo Nascimento no cargo de Chief Operating Officer (COO) e Noélia Reis e Nuno Antunes como executivos na assessoria da administração.

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Details Hotels & Resorts contrata nova diretora de marketing

A profissional assume o cargo de diretora de marketing e comunicação do grupo após vários anos de experiência no setor hoteleiro, sendo que além do desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing 360º, as competências de Sílvia Castro estendem-se à consultoria e formação.

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O Details Hotels & Resorts apostou em Sílvia Castro para o cargo de direção de marketing e comunicação do grupo, que atualmente detém um portefólio de oito unidades – cinco hotéis lifestyle em Albufeira e três resorts familiares em Carvoeiro.

Com um percurso de vários anos na indústria hoteleira, Sílvia Castro iniciou a carreira no hotel Vila Vita Parc, para mais tarde lançar o primeiro Wyndham Grand da Península Ibérica, o resort da Quinta do Lago. Além do desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing 360º, bem como planos de comunicação para marcas de diversos setores, as competências da profissional estendem-se também à consultoria e formação.

“O desenvolvimento pessoal é crucial nas nossas vidas e carreiras, e rodearmo-nos de pessoas e projetos que potenciam o nosso crescimento é uma oportunidade extraordinária que devemos abraçar. Foi exatamente assim que me senti quando recebi o convite para integrar a Details Hotels & Resorts”, explica Sílvia Castro.

Sobre a recente contratação, Francisco Moser, CEO da Details Hotels & Resorts, afirmou que “como um dos principais grupos hoteleiros do Algarve, o nosso objetivo é manter os mais elevados padrões de profissionalismo e experiência em todo o nosso executivo, e a Sílvia é uma adição valiosa que se alinha perfeitamente com a equipa. O seu domínio de estratégia, paixão e experiência dentro do setor serão, sem dúvida, inestimáveis na nossa missão de crescimento sustentado e contínuo do grupo”.

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Costa Cruzeiros nomeia Luigi Stefanelli Associate Vice President para o sul da Europa

Luigi Stefanelli, que acaba de ser nomeado Associate Vice President da Costa Cruzeiros para a região do Sul da Europa, vai assumir a responsabilidade pelos mercados de Portugal, Espanha, França e Itália.

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Na sua nova função, Stefanelli, apoiado por uma equipa de gestão, terá como objetivo garantir o desenvolvimento sustentável da região e o crescimento do negócio, indica a companhia de cruzeiros.

Luigi Stefanelli adquiriu experiência profissional a nível internacional na Costa Cruzeiros, tendo trabalhado na Ásia e na Europa, onde obteve importantes resultados e assumiu responsabilidades crescentes.

Roberto Alberti, Senior Vice President & Chief Commercial Officer da Costa Cruzeiros acredita que esta nomeação “pode dar um grande impulso ao desenvolvimento comercial da região do sul da Europa”, mercados que “para nós desempenham um papel fundamental e, devido à forte experiência internacional adquirida nos últimos anos por Luigi Stefanelli. Neste sentido, “estamos confiantes de que seremos ainda mais eficazes na execução da nossa estratégia comercial”, disse.

No desempenho do novo cargo, as responsabilidades de Stefanelli são ampliadas ao mercado italiano, mantendo as suas funções anteriores como diretor geral de Espanha e Portugal, bem como de França. Carlo Schiavon deixará o cargo de Country Manager Itália para se dedicar a um novo projeto pessoal, mas continuará a colaborar com a empresa.

No que diz respeito a Portugal e Espanha, Jorge Serrano, um veterano na empresa e com vasta experiência no mercado ibérico, assume a liderança comercial dos dois países como Sales Director.

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Natalia Bayona nomeada diretora executiva da OMT

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, nomeou a colombiana Natalia Bayona como diretora executiva desta organização. Trata-se da primeira mulher latino-americana com menos de 40 anos a ocupar este cargo neste organismo das Nações Unidas.

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A colombiana Natalia Bayona, que se tem caracterizado por incorporar a inovação ao turismo no mundo, e reconhecida mundialmente como especialista em turismo, tendo inclusive recebido diversas distinções pelo seu trabalho, acaba de ser nomeada diretora executiva da Organização Mundial do Turismo (OMT).

A nomeação foi anunciada pela organização através de um comunicado oficial, no qual manifesta que se espera que com a chegada de Bayona as áreas de inovação e investimento sejam alargadas e reforçadas, embora com maior destaque para a área da educação.

“Esta nomeação surge num momento em que é necessário que a Organização amplie e fortaleça as áreas da inovação, do investimento e, sobretudo, da educação. A vasta e relevante experiência de Natalia Bayona servirá de catalisador para avançar nestas áreas, em benefício dos nossos Estados-membros”, lê-se no comunicado.

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Armando Brunini eleito para liderar associação europeia de aeroportos

Armando Brunini, CEO da SEA Milan Airports (Milão Linate e Malpensa) acaba de ser eleito para liderar a associação comercial de aeroportos europeus, ACI – Europe (Airports Council International), sucedendo a Javier Marín, vice-presidente executivo da Aena.

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Esta eleição decorreu no âmbito da Assembleia Geral e do 33º Congresso anual da organização que decorreu em Barcelona. Foram também nomeados os membros do Conselho de Administração da ACI-Europe.

Após sua nomeação, Brunini declarou que “na era de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, o papel que a ACI-Europe desempenha em contribuir para o cenário futuro da aviação sustentável e progressiva nunca foi tão importante”, realçando que “tenho a honra de servir a comunidade diversificada e forte de 560 membros de aeroportos em 55 países europeus e seus parceiros de negócios”.

O novo CEO referiu que a ACI-Europe “continua a ser a voz eficaz e respeitada dos aeroportos da Europa e a atuar como um centro único de especialização”. Assim, disse que “estou especialmente ansioso para me envolver com a UE e instituições pan-europeias, bem como com toda a rede da ACI-Europe e seus parceiros”.

 

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