Comissão Europeia lança os concursos Capital Europeia e Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente para 2024
Esta sexta-feira, 5 de maio, a Comissão Europeia lançou as edições de 2024 dos concursos Capital Europeia de Turismo Inteligente e Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente.

Publituris
Ativos hoteleiros concentram 36% do volume transacionado no primeiro semestre de 2023
Cabo Verde acena bandeira da estabilidade e localização para captar investimento
Roma ganha nova atração turística com reabertura da Domus Tiberiana
Catalunha cria imposto para reduzir poluição de grandes navios
Emirates e SriLankan Airlines estabelecem acordo de interline
LATAM Airlines obtém classificaç “Five Star Global Airline” no APEX 2024 Ranting
Em outubro: “GEA vai ter consigo” percorre nove cidades portuguesas
“Investir em Turismo” vai ser apresentado dia 26 em Faro
APAVT institui o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens
Maria Manuel Limas assume direção-geral do Hotel Casa Palmela
Este ano, ao contrário do que aconteceu nas edições anteriores, apenas uma cidade será a vencedora do concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente 2024. Além disso, o concurso Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente torna-se agora o sucessor do concurso Destinos Europeus de Excelência (EDEN).
Para concorrerem ao título 2024, as cidades devem demonstrar as suas práticas de turismo inovadoras e submeter as candidaturas através de um formulário online. Num primeiro momento, as candidaturas serão avaliadas por um painel de peritos independentes, sendo que na segunda fase as cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar a respetiva candidatura perante o júri europeu. Este júri irá selecionar duas vencedoras, a “Capital Europeia de Turismo Inteligente 2024” e a “Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2024”, que serão anunciadas entre novembro e dezembro de 2023.
Os concursos estão abertos a cidades da União Europeia (UE), mas também a países externos à UE que participem nos programas COSME e Single Market, nomeadamente Albânia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Islândia, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia, Turquia, Ucrânia e Reino Unido, bem como Islândia, Listenstaine e Noruega.
Para ambos os concursos, as submissões de candidaturas devem ser recebidas até 5 de julho de 2023, às 17h00 CET.
Capital Europeia de Turismo Inteligente 2024 celebra a sua 5ª edição
A Capital Europeia de Turismo Inteligente 2024 celebra este ano a sua quinta edição. As cidades de Pafos e Sevilha receberam o galardão na edição de 2023, Bordéus e Valência foram selecionadas como capitais de 2022, Gotemburgo e Málaga como capitais 2020, enquanto Helsínquia e Lyon venceram o concurso inaugural e partilharam o título de 2019.
O vencedor da Capital Europeia de Turismo Inteligente 2024 irá receber comunicação especializada e apoio à marca ao longo de 2024, incluindo a produção de um vídeo promocional, uma escultura em grande escala de um hashtag para instalação num local de destaque, diferentes atividades promocionais e visibilidade a nível da UE e internacional.
O concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente está aberto a cidades com uma população superior a 100.000 habitantes. Para obter mais informações, os interessados podem consultar o Guia para Candidatos (Guide for Applicants) do concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente.
Concurso Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente aberto a cidades com mínimo de 25.000 habitantes
O concurso Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente sucede o concurso Destinos Europeus de Excelência (EDEN), introduzido pela primeira vez pela Comissão Europeia em 2007 para premiar destinos turísticos sustentáveis não tradicionais emergentes na Europa.
O concurso baseia-se no princípio de promoção do desenvolvimento do turismo sustentável em destinos de menor dimensão, que acrescentam valor à economia, ao planeta e às pessoas.
O concurso Pioneira Verde está aberto a cidades com uma população entre 25 000 – 100 000 habitantes. Para mais informações, os interessados devem consultar o guia para candidatos do concurso Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente.
O setor do turismo é a terceira maior atividade socioeconómica da UE, representando cerca de 10% do PIB da União Europeia. Este setor desempenha um papel crucial na promoção do crescimento e do emprego e apresenta um potencial ainda inexplorado – principalmente no domínio do turismo inteligente e sustentável. A inovação, a acessibilidade e a sustentabilidade são o futuro do turismo e o objetivo da Comissão Europeia é manter o turismo na liderança.