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Bestravel assinala 20º aniversário dia 12 em Lisboa

A rede de agências de viagem Bestravel vai reunir em festa no próximo dia 12 de maio, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, as franquias da marca, parceiros e diversas entidades e personalidades ligadas ao setor do turismo, para assinalar o seu 20º aniversário.

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A rede de agências de viagem Bestravel vai reunir em festa no próximo dia 12 de maio, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, as franquias da marca, parceiros e diversas entidades e personalidades ligadas ao setor do turismo, para assinalar o seu 20º aniversário.

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Para Carlos Baptista, administrador da rede de franchising de agências de viagens “o nosso vigésimo aniversário é um marco incontornável na história da Bestravel e queremos assinalar este momento com todos aqueles que fazem ou fizeram parte da vida da marca”, acrescentando que “são estas pessoas que são a cara da Bestravel, cada vez que um cliente entra numa loja, ou que nos ajudam diariamente a criar a melhor proposta de valor, experiência e excelência de serviço a quem nos visita. É com eles que faz sentido celebrar a viagem de sucesso que têm sido estes últimos 20 anos”.

Em nota de imprensa, a Bestravel indica que, durante o evento “serão muitas as surpresas e momentos de celebração, que contará com um convidado musical muito especial, que ajudará a tornar esta noite um momento verdadeiramente inesquecível”.

 

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O foco hoje da ASGAVT é “uma proteção clara das agências de viagens para ganharem peso e visibilidade no mercado”, afirma Miguel Quintas

Na cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da ASGAVT, esta quarta-feira, em Lisboa, o seu presidente, Miguel Quintas, declarou aos jornalistas que, com esta nova direção saída das recentes eleições, o objetivo da associação “engrandeceu, e o foco é hoje uma proteção clara das agências de viagens para ganharem peso e visibilidade no mercado e, acima de tudo para poder defender os interesses da sua classe, que tem falhado aqui e acolá”.

Na sua intervenção, Miguel Quintas falou do que é esta associação, que tem dois anos, tendo nascido durante a pandemia da Covid-19, e do que se pretende venha a ser. Disse que a ASGAVT tinha um objetivo muito específico que era, na altura, proteger os interesses dos sócios gerentes que não tinham acesso ao lay-off, sentindo-se prejudicados face ao resto do mercado, associando este objetivo principal aos interesses de proteção da própria classe dos agentes de viagens. A ASGAVT nasceu de um espírito combativo das agências de viagens que se juntaram para reivindicar. É este o ADN que existe e que queremos manter”, frisou, anunciando que a associação possui atualmente mais de 80 associados, mas “o mais importante é a inscrição de novos associados nos últimos dias”.

O programa de mandato para o triénio 2023-2025 será apresentado aos associados, de acordo com o novo presidente, na próxima semana, que irão versão em quatro áreas: finanças, comercial, formação e eventos. Só depois disso serão encetados contactos com as mais diversas entidades oficiais ligadas ao setor.

De entre as medidas a tomar, está no topo a revisão estatutária, “transformando a ASGAVT numa entidade associativa puramente empresarial. É um dos pontos mais revelantes e mais agências nos têm pedido”, ou seja, “democraticidade, transparência e independência”.

A instituição do Dia do Agente de Viagens em Portugal, já em 2024, é outra bandeira desta nova direção, porque “as agências de viagens têm, ao longo dos anos, sofrido uma erosão grande naquilo que é a sua atividade e rentabilidade, mas acima de tudo, no esforço permanente que é necessário que a nossa profissão exige. A verdade é que, embora sejam uma classe muito grande dentro do espetro económico português, as agências de viagens não têm sido devidamente reconhecidas pelo seu esforço diário, principalmente, pela importância que têm, e particularmente, visível durante o Covid”, explicou o presidente da ASGAVT.

Assim, “é fundamental que o nosso setor e a economia, de firma geral, reconheça o papel das agências de viagens e dos seus profissionais, e que a sua atividade é ligada a pessoas”. Neste sentido, “este dia, que vamos criar, será aliada à efeméride de alguém importante da nossa missão, que demonstrou ou demonstra, na sua história, que esteve presente nos momentos difíceis e a apoiar as empresas deste setor nos seus processos e crescimentos, bem como tenha tido papel de relevo histórico em Portugal”. A data da efeméride, que passará a coincidir com o Dia do Agente de Viagens, bem como a personalidade visada, segundo Miguel Quintas, serão apresentadas em breve.

O novo dirigente não descarta igualmente a realização de congressos anuais da ASGAVT. “Acho que é cedo ainda falarmos num congresso, mas interesse e vontade de o fazer existe, pois seria um sinal de força, de união das agências de viagens e um momento de reflexão, para troca de ideias e apresentação das suas necessidades e discutir as linhas diretoras para o ano seguinte”. No entanto avisou que “um congresso, será claramente diferente dos congressos típicos que existem das associações do setor”.

Respondendo a uma questão colocada pelo Publituris sobre a possível convivência com a APAVT, já que coincidem em relação aos objetivos de defesa da classe, Miguel Quintas considerou que “o mais importante é que, num mercado concorrencial, existe uma associação que tem vontade de estar presente no mercado, de defender os interesse das agências de viagens, e acima de tudo vai garantir uma concorrência e ela é salutar. Não há mal nenhum haver mais associações, e através da concorrência todo o setor vai melhorar. Só por isso, já é suficientemente interessante, importante, e desejável haver outra associação forte neste mercado”.

Miguel Quintas garantiu que “vamos trabalhar com todas as entidades relevantes para o nosso setor e para a ASGAVT. Havendo oportunidade e fazendo sentido trabalhar com concorrentes nossos, claro que o faremos. Espero é o contrário também seja verdade. Iremos ver”, concluiu.

 

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Grupo GEA Portugal assinala 20º aniversário em quatro eventos

O Grupo GEA Portugal vai assinalar os 20 anos de existência com quatro eventos que decorrerão durante este mês de junho, na Figueira da Foz, Matosinhos, Lagos e Cascais.

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O Grupo GEA assinala os 20 anos de presença em Portugal com “sunset dinner party”, em quatro locais do país: Figueira da Foz – Matosinhos – Lagos – Cascais.

De acordo com a rede de gestão de agências de viagens, pretende-se “compartilhar momentos inesquecíveis com aqueles que são os grandes responsáveis na construção do Grupo GEA Portugal: os nossos empresários com as suas equipas, assim como os parceiros, que percorreram connosco este percurso de 20 anos”.

Das 19h30 às zero horas, as comemorações terão lugar dia 14 de junho, no Restaurante Pé na Areia (Figueira da Foz); 15 de junho, no Restaurante Pé no Mar (Matosinhos -Perafita); 16 de junho, no Iberostar Lagos; e 20 de junho, no Restaurante Arriba (Guincho – Cascais).

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Novos corpos sociais da ASGAVT tomam posse dia 7 de junho

Os novos corpos sociais da ASGAVT (Associação de Sócios Gerentes das Agências de Viagens e Turismo) eleitos na passada sexta-feira sob a liderança de Miguel Quintas (Consolidador.com), tomam posse no próximo dia 7 de junho, pelas 12h, no Hotel Júpiter, em Lisboa.

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Em comunicado, a ASGAVT indica que, na cerimónia de tomada de posse dos seus novos corpos sociais, será revelada uma das principais medidas constantes no programa da Associação para o biénio 2023-2025: a instituição do Dia Nacional do Agente de Viagens.

Trata-se de “um dia que pretende comemorar e engrandecer uma das profissões mais importantes do turismo em Portugal e ainda não devidamente reconhecida, pese embora o esforço admirável que a nossa classe realiza diariamente para atender o mercado”, segundo o presidente eleito, Miguel Quintas, citado na nota de imprensa.

Refira-se que a Associação de Sócios Gerentes das Agências de Viagens e Turismo (ASGAVT) foi a votos na passada sexta-feira, dia 26 de maio tendo a lista A, encabeçada por Miguel Quintas (Consolidador.com) sido eleita por unanimidade.

A lista vencedora, a única que se apresentou a sufrágio, é “a maior representação democrática de sempre numa lista candidata a uma associação de agências de viagens. Temos representações de: Airmet, Airventure, By-Travel, DIT, GEA e Mercado das Viagens” conforme já anunciado anteriormente por Miguel Quintas.

O programa completo da ASAGVT será divulgado aos seus sócios durante as próximas semanas, refere ainda o novo presidente eleito.

Novos corpos sociais

Assembleia Geral

Presidente – Madalena Fernandes (Repartir)

Vice-presidente – Marco Velez (Leiriviagem)

Secretário – Lídia Leal (Oestetur)

Conselho Fiscal

Presidente – Fernando dos Santos (Mercado das Viagens)

Vogal Relator – Raquel Campo Grande (Holiday Store)

Vogal Relator – Pedro Dias (Beautiful Travel)

Direção

Presidente – Miguel Quintas (Consolidador.com)

Vice-presidente – Luís Henriques (Go Discover)

Secretário – Luís Cabral (Tropical Season

Tesoureiro – Sérgio Teixeira (Travelflex)

Vogal – Tiago André (Globe Travel)

Suplente – Luísa Alexandra Torcato (By-Travel)

Suplente – Luciano Baetz (Vamos Fugir?)

 

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GEA leva associados ao México, Vietname & Istambul e Quénia & Tanzânia em três famtrips

O agrupamento de agências de viagens GEA está a promover um conjunto de três famtrips exclusivas durante este mês de maio, levando 36 agentes de viagens a aprofundar os seus conhecimentos sobre cinco destinos distintos.

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Estas viagens que se iniciaram a 7 de maio e terminam a 29 de maio, serão marcadas por momentos de aprendizagem com visitas às principais unidades hoteleiras, bem como excursões que permitirão conhecer os melhores locais a visitar. Refira-que que estas três famtrips foram precedidas por mais três iniciativas semelhantes, que tiveram lugar em fevereiro, a São Tomé e Príncipe, com o apoio da Sonhando, em abril, a Punta Cana, com o apoio da Jolidey, e a Djerba, em colaboração com a Egotravel.

A primeira famtrip, que aconteceu de 7 a 15 de maio e contou com a presença de oito agências associadas GEA, deu a conhecer o Quénia e a Tanzânia, dois destinos africanos que cada vez mais captam a atenção dos turistas nacionais. Esta viagem contou com o apoio das companhias aéreas Airfrance/KLM e o operador turístico Icárion.

A segunda viagem de familiarização contou com a presença de nove agências associadas GEA, deu a conhecer o Vietname e Istambul, explorando o stopover em Istambul como complemento a este destino, e contou com a colaboração da Turkish Airlines e do operador Icárion.

A terceira famtrip, com o apoio do operador Newblue, acontecerá de 21 a 29 de maio e contará com a presença de 19 agências associadas GEA. Irá dar a conhecer o México, explorando um destino que é muito requisitado pelos portugueses, seja pela sua oferta para férias na praia, bem como a sua oferta cultural.

A GEA Portugal indica que irá, ao longo de 2023, promover diversas iniciativas de formação e conhecimento de diversos destinos, reunindo os seus associados, parceiros e outras entidades do setor para potenciar as vendas dos mesmos no nosso país.

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Viagens El Corte Inglés promove Feira de Viagens no Porto

“Do Norte para o Mundo” é a designação da primeira Feira de Viagens que a Viagens El Corte Inglés promove nos dias 27 e 28, no Porto, em que estarão em destaque as saídas exclusivas daquela cidade para diferentes destinos e com vantagens especiais.

O evento designa-se “Do Norte para o Mundo” e oferece a oportunidade de viajar para diferentes destinos e conhecer o mundo com partidas no norte de Portugal.

A Feira de Viagens do Viagens El Corte Inglés terá lugar no Clube Fluvial Portuense nos dias 27 e 28 de maio, e destina-se a todos os que procuram novas oportunidades de viagem e usufruir de ofertas exclusivas para uma ampla variedade de destinos.

A empresa destaca que promete apresentar muitas dinâmicas para todos os visitantes, onde vai poder encontrar no local diversos profissionais disponíveis para fornecer informações detalhadas, ajudar a encontrar o seu destino de sonho e efetuar reservas com condições e preços únicos no mercado, para destinos como Zanzibar, Maldivas, Seychelles, Menorca, Egito, Tenerife, México.

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Nova Edição: dossier Alentejo, SUSTOUR, PNT, Nice e especial rent-a-car

Nesta edição, o Publituris publica um dossier dedicado ao Alentejo, com entrevistas ao atual presidente da ERT, Vítor Silva, o candidato do projeto “Nova Ambição”, José Manuel Santos, presidente da CVRA, Francisco Mateus, além de um artigo com alguns agentes da região. Além disso, destaque para o projeto SUSTOUR, a nova Plataforma Nacional de Turismo, o destino Nice, e um especial sobre o mercado rent-a-car.

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A próxima edição do Publituris, a primeira do mês de maio, faz capa com um dossier dedicado à região do Alentejo. Abrimos com uma entrevista ao atual presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), Vítor Silva, que admitiu ao Publituris que o que caracteriza a oferta turística do Alentejo é a “qualidade”.

Ouvidos para este dossier foram, igualmente, sete agentes que operam no Alentejo – Toore de Palma Wine Hotel, Discovey Hotel Management, Sines Sea View Business & Leisure Hotel, Unlock Boutique Hotels, Convento do Espinheiro, Casa das Letras Bed&Books e Vila Galé – que revelaram que a calma e fuga do burburinho das grandes cidades são o cartão de vista tanto para residentes como não residentes.

Em vésperas de eleições para a ERT do Alentejo, o Publituris falou, também, com José Manuel Santos, líder do projeto “Nova Ambição” e que revelou o que irá fazer para transformar [ainda mais] o turismo na região.

Com o segmento do enoturismo a ganhar força e peso na oferta turística, quisemos saber junto do presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus, o que é que está a ser feito para dinamizar o enoturismo na região. Certo é que para o presidente da CVRA, o enoturismo é “uma das âncoras do turismo no Alentejo”.

Na “Distribuição”, entrevistámos Paula Antunes, diretora da APAVT com o pelouro da Sustentabilidade, a propósito do projeto SUSTOUR e ficámos a saber que já há mais de 40 agências de viagens com coordenadores de sustentabilidade formados e 15 que já atingiram o estatuto de “Travelife Partner”.

Em “Destinos”, damos conta da criação da Plataforma Nacional de Turismo (PNT) que junta academia e organizações empresariais para potenciar o setor.

Também em “Destinos”, fomos conhecer a proposta de Nice para atrair os portugueses. Nas palavras de Lauriano Azinheirinha, diretor do gabinete de turismo e congressos de Nice e Cote d’Azur, “o mercado português ainda não conhece o destino Nice”, pelo que o património cultural e histórico, mas também a gastronomia são apontados como os grandes chamarizes.

Nos “Transportes”, damos a conhecer as expectativas do mercado rent-a-car. Depois da pandemia, a procura voltou em força, o que dá boas expectativas às empresas de rent-a-car que atuam em Portugal. As expectativas apontam para um ano melhor que 2022 e que pode até ultrapassar o período pré-pandemia.

Além do Pulse Report, uma parceria com a GuestCentric, esta edição do Publituris publica as opiniões de Jaime Quesado (economista e gestor), António Jorge Costa (IPDT), Luiz S. Marques (consultor), e António Paquete (economista).

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

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Bestravel faz anos 20 anos e os clientes é que ganham

A rede de agências de viagens Bestravel, que comemora esta quarta-feira, dia 10 de maio, o seu 20º aniversário lançou uma campanha exclusiva e cheia de oportunidades a pensar nas férias dos seus clientes.

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Segundo a rede de agências de viagens Bestravel, esta campanha dirigida aos seus clientes, que tem como mote “Desde 2023 a despertar emoções”, é uma das maiores iniciativas da marca até à data, e conta com ofertas para destinos como Saidia, Samaná, ou Al Hoceima.

Adicionalmente, a rede de agências de viagens contará com ofertas, que classifica de imperdíveis, para as férias dos seus clientes e adaptadas aos seus mais diversos perfis, desde os foodies aos amantes de sol e mar, passando pelos apaixonados por cultura ou história.

Em vigor durante o mês de maio, esta iniciativa será promovida através de um conjunto de meios multiplataforma, apostando em canais online e offline, sendo a cereja no topo do bolo, a oferta de umas férias de sete dias em Porto Santo, em regime de Tudo Incluído para duas pessoas, na sua página de Instagram oficial.

Além disso, a Bestravel contará com uma ação de marketing de influência que permitirá construir de forma mais integrada este imaginário de viagens, através dos diferentes perfis de viajantes.

A propósito desta campanha, Ricardo Teles, diretor Operacional da marca, destaca que “queríamos fazer algo inesquecível para os nossos clientes nesta data tão especial da nossa história”, para acrescentar que, nesta data tão especial para a rede também “preparamos um conjunto de propostas de viagens imperdíveis, com os melhores destinos e parceiros, que acreditamos que são realmente o melhor presente para os nossos clientes.”

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CEO das Viajes El Corte Inglés descarta a possibilidade de criarem uma empresa de gestão hoteleira

O CEO das Viajes El Corte Inglés, Jorge Schoenenberger, afirmou que, apesar de terem considerado criar uma empresa de gestão hoteleira após a fusão com a Logitravel, o projeto foi posto de lado por não se justificar o investimento.

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O CEO das Viajes El Corte Inglés, Jorge Schoenenberger, confirmou no Fórum Hosteltur 2023 que o grupo pôs de parte a possibilidade de criarem uma empresa de gestão hoteleira, “um projeto que a empresa tinha considerado após a fusão com a Logitravel”, como avançado pelo website espanhol Hosteltur.

Durante a sua participação no painel “Tácticas e estratégias, chaves para os grandes grupos de distribuição”, Jorge Schoenenberger explicou que “dentro da estratégia de ter um grupo excelente, decidimos não dar prioridade à empresa de gestão hoteleira. O investimento que tínhamos de fazer não se justificava e por isso descartámo-la”.

“Estamos sempre à procura de formas de nos complementarmos”, disse o CEO do grupo, afirmando que “hoje a Viajes El Corte Inglés tem todas as peças que precisa”.

O profissional deixou claro que a decisão foi tomada porque “na demonstração de resultados, a gestão hoteleira não funcionava para nós”, acrescentando que “se um negócio não é escalável, descartamo-lo”.

A Hosteltur explica que, “em 2022, o plano da empresa resultante da fusão era entrar no setor hoteleiro sob várias modalidades, que lhe permitisse controlar o produto e aumentar as margens de lucro, dando assim mais um passo na estratégia de reforçar o modelo de integração vertical, que tinha iniciado com a criação do seu próprio hotel de entrada”.

Leia também: Fusão entre Viajes El Corte Inglés e Logitravel cria empresa com mais de 500 agências

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44% das agências de viagens portuguesas foram formadas nos últimos cinco anos

Os distritos de Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%) são os que agregam mais agências de viagens, seguidos por Setúbal (6%) e Madeira (5%). No total nacional, 91% destas agências são microempresas.

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Segundo dados do Insight View, uma solução de análise empresarial avançada da Iberinform, 44% das agências de viagens existentes em Portugal foram criadas nos últimos cinco anos, sendo que 25% abriram nos últimos seis a dez anos.

As empresas que somam 11 a 15 anos de atividade representam 11% das agências nacionais, enquanto as empresas deste setor com 16 a 25 anos, bem como as que têm mais de 25 anos, representam 10%.

Embora a Iberinform indique em comunicado que há “sinais de recuperação no setor”, que apresentou um crescimento de 55% em 2021, “as agências de viagens ainda se encontram longe dos níveis de negócio praticados em 2019”. Como a empresa explica, “a diferença de faturação entre 2021 e 2019 é de 65%, graças às inúmeras restrições de viagens e ao cancelamento de reservas”.

A análise agregada das contas oficiais apresentadas pelas empresas classificadas como “Agências de Viagem e Operadores Turísticos” refletiram, segundo a Iberinform, “a realidade de um setor que trabalha com uma elevada dependência de financiamento externo, que representa 79% do total das suas fontes de financiamento”, bem como “uma baixa qualidade da dívida, uma vez que 62% dos fundos emprestados vencem a curto prazo”.

Relativamente à dimensão das empresas do setor, 91% são microempresas, uma percentagem que sobe para 99% se forem acrescentadas as pequenas empresas. De acordo com os dados do Insight View, Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%) são os distritos com mais agências de viagens, seguidos por Setúbal (6%) e Madeira (5%). Os restantes distritos nacionais contabilizam os 25% de agências remanescentes.

Numa nota final, a Iberinform indica que nos últimos anos as agências de viagens “enfrentaram a mudança de hábitos de consumo associados à internet, reinventando a sua contribuição de valor sobre os pilares da experiência de compra, rapidez e simplicidade de contratação, as recomendações de clientes, o aconselhamento especializado e a redução dos custos”.

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores.

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Viagens El Corte Inglés promovem campanha “Navegamos”

A nova campanha de cruzeiros das Viagens El Corte Inglés possibilita a reserva de cruzeiros com vantagens até 30 de junho, com propostas como a MSC Cruzeiros, a Costa Cruzeiros, a Royal Caribbean e a Celebrity Cruises.

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As Viagens El Corte Inglés lançaram uma nova campanha de cruzeiros, a “Navegamos”, onde propõe “inúmeros itinerários e as melhores ofertas” para este verão.

Até 30 de junho, as Viagens El Corte Inglés possibilitam a reserva de cruzeiros com vantagens, nomeadamente reservas desde 50 euros por pessoa, oferta de viagem ou com desconto para crianças e a possibilidade de uma poupança até 300 euros.

Em destaque, a operadora aponta de entre o portefólio a MSC Cruzeiros, que além de disponibilizar embarques e desembarques em Lisboa, conta com uma “grande novidade” – o MSC Euribia, com viagens até aos Fiordes do Norte da Europa.

Já com embarque e desembarque em Barcelona, a Costa Cruzeiros oferece inúmeras opções de itinerários através dos quais os turistas podem conhecer o Mediterrâneo.

Se, por outro lado, os turistas preferirem as Caraíbas, as Viagens El Corte Inglés sugerem a Royal Caribbean, destacando as saídas desde o porto de Miami.

A não perder, estão também os cruzeiros premium da Celebrity Cruises. Com inúmeros portos de escala, estes navios são dotados das mais recentes tecnologias, programas de entretenimento exclusivos, elegância, cozinha gourmet e um serviço de excelência.

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