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W2M prevê faturar entre 1,8 e 2 MM€ em 2023. Portugal contribui com 10%

O grupo World2Meet prevê obter um volume de vendas na ordem dos 1,8 a 2 mil milhões de euros em 2023, valor que ficará acima dos 1,4 mil milhões de euros obtidos em 2022. Segundo avançou Duarte Correia, diretor-geral do grupo em Portugal, Portugal contribui e contribuirá com 10% desse valor.

Victor Jorge
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W2M prevê faturar entre 1,8 e 2 MM€ em 2023. Portugal contribui com 10%

O grupo World2Meet prevê obter um volume de vendas na ordem dos 1,8 a 2 mil milhões de euros em 2023, valor que ficará acima dos 1,4 mil milhões de euros obtidos em 2022. Segundo avançou Duarte Correia, diretor-geral do grupo em Portugal, Portugal contribui e contribuirá com 10% desse valor.

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Foi em Cancun (México) que Duarte Correia, diretor-geral da World2Meet (W2M), avançou com as estimativas de faturação do grupo para o corrente ano. Depois de um ano de 2022, em que a previsão de resultados era “inferior”, o responsável pela operação do grupo espanhol em Portugal admitiu que “não estávamos à espera desta performance no ano anterior”.

Por isso, e face aos 1,4 mil milhões de receitas obtidas, em 2022, nas quais a operação portuguesa contribui com 10%, ou seja, 140 milhões de euros, as expectativas para 2023 apontam para valores entre os 1,8 e 2 mil milhões de euros, mantendo Portugal a mesma percentagem de faturação, correspondendo, assim, entre 180 e 200 milhões de euros.

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A conferência de imprensa, que decorreu no Iberostars de Cancun, serviu, igualmente, para destacar o voo inaugural da NewBlue, efetuado pela companhia pertencente ao grupo – Word2Fly –, no dia 30 de abril, e que passa a ligar, diretamente, Lisboa ao Caribe com um A350-900, aeronave que possui uma capacidade de 432 lugares, e que se junta a outro A350-900 que tem Madrid como base.

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De resto, a operação contará com um novo A350-900 a partir de maio deste ano, somando aos dois já existentes e a um A330-300, salientando Duarte Correia as vantagens fundamentais desta nova aposta por parte da NewBlue com o novo modelo de avião: “acrescentar valor”.

“Há dois anos, a apresentação do projeto ibérico contemplava esta operação com o A350-900 em 2022. Infelizmente, não foi possível concretizar, mas fizemo-lo agora”. O novo aparelho, traz vantagens para o operador, uma vez que possibilita o transporte de mais passageiros, uma maior poupança em fuel, bem como um custo de manutenção inexistente, tratando-se de uma aeronave nova. Do lado do cliente/passageiros, as vantagens também existem e começam pelo conforto, entretenimento a bordo, e insonorização do avião, o que torna a viagem menos stressante e mais confortável, até mesmo para os pilotos, segundo frisou o comandante Ricardo Bahia, responsável por pilotar este avião no voo inaugural.

O operador disponibiliza três gamas: Essence, Quality e Absolut. Na primeira, a viagem inclui transfer para o hotel e aeroporto, assistência no destino, bem como seguro de viagem, reserva de lugar e check-in e embarque preferenciais. Já a gama Quality, por mais 100 euros, além das mencionadas na Essence, acrescenta-se o check-in direto no voo de regresso, em hotéis selecionados, set de conforto W2Fly no voo de partida, seguro premium, transfers privados, menu gourmet, entre outros. Finalmente, na gama Absolut, por mais 225 euros do preço base, existe a possibilidade de realizar a reserva de lugares na primeira cabine, acesso à sala VIP/lounge da ANA, fast track no aeroporto de Lisboa, menu gourmet, serviço de bagagem, um holiday planer no destino, entre outro.

“A nós, não nos preocupa a liderança, mas sim entregar valor aos nosso produtos”, destacou Duarte Correia, admitindo que houve um ligeiro aumento de preço, em cerca de 5%, já que, “se a concorrência toca nos preço, nós também temos de afiná-los”.

Não sendo a distribuição um dos objetivos do operador, “até porque temos bons parceiros em Portugal”, o diretor-geral da W2M deixou também a informação que a World2Fly passou a companhia regular, o que possibilita a venda de bilhetes sem ser em pacote, dando 5% de comissão às agências.

*O jornalista viajou para o México a convite da W2M
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Pedro Machado e Berta Cabral marcam presença na 20ª Convenção Airmet

A Airmet anunciou, esta quarta-feira, que o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, vão marcar presença na sua 20ª Convenção, que decorrerá entre 21 e 24 de novembro, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira (Açores), com o tema “Gestão que transforma; Estratégia que direciona”.

Ambas as entidades participarão em dois momentos importantes da 20ª Convenção Airmet: jantar de quinta-feira, dia 21 de novembro, no Azoris Angra Garden, e abertura oficial do evento, na sexta-feira, dia 22 de novembro, às 9h00, onde farão um discurso inaugural.

Miguel Quintas, Chairman da Airmet, considera que estas presenças são um gesto que “reforça o reconhecimento da importância das agências de viagens no setor e permite-nos, enquanto rede, alinharmo-nos com as prioridades estratégicas para o turismo em Portugal”. Neste sentido, realçou: “Estamos muito satisfeitos por contar com este apoio institucional, que reflete o papel essencial das agências de viagens no crescimento e fortalecimento do turismo nacional”.

O evento, que segundo a Airmet, reforça o compromisso da rede com a inovação e o desenvolvimento contínuo das agências de viagens em Portugal, irá contar ainda, com a presença de outras entidades relevantes na área, como representantes da Câmara Municipal e Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e da VisitAzores.

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Verão 2025: Soltour volta a programar Samaná em voos diretos semanais de Lisboa

O operador turístico Soltour volta a operar Samaná (República Dominicana) no verão de 2025, à saída de Lisboa, com pacotes exclusivos “tudo incluído” para viajantes de Portugal, e aposta em experiências diferenciadas.

Entre 27 de junho e 5 de setembro, os viajantes portugueses poderão descobrir as maravilhas desta península na República Dominicana através de ligações semanais às sextas-feiras, entre Lisboa e o Aeroporto Internacional El Catey (AZS), operadas pela Iberojet.

Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha, destaca a autenticidade de Samaná, e refere que “é um dos destinos mais autênticos e inexplorados da região, combinando praias paradisíacas, biodiversidade e uma rica cultura local”.

O responsável confirma que, nos últimos anos, “esta operação tem sido uma grande aposta da Soltour e temos recebido indicadores positivos do mercado português, o que nos levou a reforçar o nosso compromisso com o destino e incluí-lo na programação para o verão do próximo ano”.

O operador turístico oferece pacotes exclusivos “tudo incluído” de sete noites para os viajantes que partem de Lisboa, com alojamento em resorts de quatro e cinco estrelas.

A região, que tem permanecido inexplorada pelo turismo de massas, continua a atrair aqueles que procuram uma experiência mais autêntica e imersiva. Este ano, com o lançamento do filme “Amanece en Samaná”, o destino torna-se também uma referência cinematográfica internacional. Esta longa-metragem, de produção espanhola e dominicana, foi rodada na região e tem estreia europeia prevista para o fim do ano, esperando-se um impulso na visibilidade internacional e na atratividade turística da península.

A diversidade na oferta de alojamento, com opções pensadas para família ou adults only, permite receber turistas com diferentes propósitos de viagem, como casais, famílias ou grupos. Em Samaná, destaca-se a oferta hoteleira dos Bahia Principe Hotels & Resorts, cadeia de renome do Grupo Piñero.

 

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Ilha do Faial vai acolher 20ª Convenção da Bestravel no final de janeiro de 2025

A Bestravel vai realizar a sua XX Convenção de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, nos Açores, nomeadamente na ilha do Faial, com visita à Ilha do Pico. A temática central do evento ainda não foi divulgado.

Este evento promete ser, segundo a rede de agências de viagens em comunicado de imprensa, a ocasião perfeita para dar início ao ano de 2025, reunindo todas as agências da marca e seus parceiros, que avança que a convenção culminará com o tradicional jantar de gala e cerimónia de prémios. As atividades e visitas proporcionarão uma experiência única de conhecimento, networking e colaboração.

Carlos Baptista, administrador da rede refere que a XX Convenção “representa um marco significativo na nossa história, destacando-se pela sua localização estratégica na ilha do Faial”. Considera ainda que este evento não apenas simboliza a ousadia e inovação que caracterizam a Bestravel, mas também estabelece novos padrões no mercado nacional ao realizar, pela primeira vez, uma convenção nesta fantástica ilha açoriana”, decisão que “reforça novamente o nosso compromisso em inovar continuamente e transformar experiências no setor de turismo”.

Já Ricardo Teles, diretor de Operações da Bestravel, reforça que a convenção “é um momento crucial de preparação e trabalho para o ano de 2025. É estratégico reunir com a nossa rede para partilhar a visão para o ano, bem como dinamizar o networking com todos os players de negócio”. Além disso, acrescenta, “estimular a participação em momentos de partilha e de reflexão é vital para a construção do sucesso da nossa marca”.

Refira-se que, no ano passado, o evento contou com mais de 200 participantes inscritos e este ano promete uma forte presença da rede e dos seus parceiros de negócio, incluindo operadores turísticos, empresas de cruzeiros, companhias aéreas, centrais de reservas, seguros, entre outros.

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Soltrópico vai operar para o Porto Santo no verão com 2 saídas semanais tanto de Lisboa como do Porto

O operador turístico Soltrópico anuncia o lançamento da sua operação para a ilha do Porto Santo no verão de 2025, com duas saídas semanais, tanto de Lisboa como do Porto.

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DIT Portugal cria grupos de Hosted Buyers para feiras internacionais

A DIT Portugal anuncia a criação de um novo programa de grupos de hosted buyers para feiras internacionais por forma a que as suas agências de viagens possam conhecer destinos, fornecedores e DMC, para que, facilmente, lhes permita organizar os seus grupos ou ter contactos para conseguir melhores serviços para os seus clientes.

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“Queremos com este programa mais uma vez proporcionar às agências de viagens que fazem parte da família DIT Portugal um serviço diferenciador e uma maneira de conhecerem destinos, fornecedores, DMCs desses destinos, para que possam mais facilmente organizar os seus grupos ou ter contactos para conseguir serviços para os seus clientes”, destaca César Clemente, diretor Comercial da DIT Portugal.

No entanto, este programa já começou a ser posto em prática tendo conseguido que cinco agentes de viagens da DIT Portugal se deslocassem a uma feira na Polónia onde puderam ter contacto com vários fornecedores, DMC e representantes de regiões de turismo e depois seguiram em famtrips, um pela região de Gdansk, e outros pela região dos Lagos.

Mas mais grupos estão já organizados e mais virão, diz a rede de gestão de agências de viagens. “O próximo grupo que temos organizado será já para a IBTM em Barcelona no final deste mês onde teremos ainda mais agências do que na Polónia”, refere César Clemente, para assegurar que “estamos apenas no início deste projeto”, já que existem contactos para feiras quer na América do Sul, na Ásia, ou no Médio Oriente.

“São grupos em que conseguimos convites para várias feiras e em que as nossas agências de viagens podem participar com condições muito vantajosas”, esclareceu a rede.

Este projeto “é apenas mais um dos serviços diferenciadores que iremos cada vez mais ter para as nossas agências de viagens, refere a DIT Portugal, na sua nota de imprensa, avançando que “não queremos ser apenas um grupo de gestão, queremos ser muito mais do que um grupo de gestão, e isso consegue-se sendo diferente dos demais, estando um passo à frente”.

Tal como Jon Arriaga, diretor geral da DIT Portugal, diz “não queremos ser os maiores, queremos apenas ser os melhores”.

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CEAV promete fundo de recuperação para agências de viagens afetadas pela DANA

A Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV) garante que vai criar um fundo de recuperação para as agências de viagens da Comunidade Valenciana afetadas pela DANA, que causou graves inundações no passado mês de outubro. O objetivo é acelerar a recuperação destas empresas.

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A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Associação, José Manuel Lastra, à Hosteltur. No entanto, em reunião da Comissão Executiva do CEAV, a pedido da Associação Empresarial Valenciana de Agências de Viagens (AEVAV), foi acordado levar à assembleia da confederação a criação desta ferramenta económica, que será realizada na próxima quarta-feira, 13 de novembro, quando se espera que a iniciativa seja definitivamente aprovada.

Lastra esclareceu ao jornal espanhol que “ainda não é conhecido o valor” do referido fundo, no qual além de estarem envolvidos o CEAV e a AEVAV, “vamos abri-lo a outras associações da confederação que queiram participar.” E de facto, “alguns deles já fizeram contribuições diretas por iniciativa própria; e também a parceiros e fornecedores da confederação”, esclareceu o vice-presidente.

O dirigente assegurou que a CEAV está “em contacto desde o primeiro momento com os colegas da AEVAV”, associação ligada à confederação, e precisamente por isso, “entendemos que a melhor forma de ajudar é disponibilizar um fundo para as agências de viagens valencianas afetadas, mas também para o destino turístico. “Convido as pessoas que planeiam viajar à Comunidade Valenciana a não deixarem de o fazer, porque é uma boa forma de colaborar. Mas quem for às zonas afetadas, faça-o para colaborar como voluntário”, apelou, fazendo eco às palavras do presidente da AEVAV, Miguel Jiménez, ao exigir “empatia”, “diligência” e “colaboração” por parte dos fornecedores de agências de viagens em aspetos como “flexibilidade e agilidade nos reembolsos que devem ser apresentados”.

Jiménez explicou nas suas declarações à Hosteltur que nas localidades mais afetadas “o impacto económico vai ser brutal”, porque serão necessários “cinco a seis meses pelo menos para recuperar a normalidade”.

As estimativas do presidente da AEVAV, avança o jornal, são de que existam entre 35 a 40 agências de viagens físicas afetadas e todas elas consideram perdido o último trimestre do ano, para efeitos de faturação, dado que os seus clientes devem agora enfrentar despesas muito mais urgentes do que o turismo.

Entretanto, o Departamento de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo da Generalitat Valenciana incluiu no Plano de Recuperação o pedido de 175 milhões de euros para reparar os danos no setor hoteleiro e alimentar, com “mais de mil estabelecimentos afetados”. A isto soma-se o pedido de mais 7,5 milhões de euros para “o setor terciário de hotelaria e férias na zona afetada pela DANA”, tendo, de acordo com a Hosteltur, apresentado ao Governo Central um plano de ajuda às zonas afetadas que inclui 136 medidas destinadas a “reconstruir, relançar e aliviar” os efeitos das cheias, nas palavras do seu presidente, Carlos Mazón.

O valor final é praticamente impossível de estabelecer neste momento, uma vez que todas as infraestruturas de transporte são afetadas, e desde as estradas ao aeroporto, passando pela ferrovia, são de grande importância na estruturação do turismo, seja ele emissor ou recetivo.

Na realidade, não há nenhum aspeto que seja que não tenha uma ligação ou outra com a indústria do turismo, que representa 14,8% do PIB da Comunidade Valenciana.

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Swiss Travel Association reúne Assembleia Geral anual no Savoy Palace

A Assembleia Geral da Swiss Travel Association, que reúne pela primeira vez na Madeira cerca de 170 representantes de agências de viagens suíças, é acolhida no Savoy Palace, no Funchal, até domingo, dia 10 de novembro.

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Organizado pela Swiss Travel Association, em parceria com o Turismo de Portugal, Associação de Promoção da Madeira e a Blandy Travel, o evento, que decorre até domingo, é também uam oportunidade de promoção da Madeira como destino turístico de excelência, reforçando a visibilidade internacional da região.

O programa, que se estende ao longo de quatro dias, proporciona uma experiência completa que combina trabalho, networking e atividades culturais. À chegada ao hotel, os participantes são recebidos com um check-in privado, seguido de um cocktail de boas-vindas no Galáxia Skybar, no 17.º piso, para poderem da vista panorâmica sobre o Funchal, culminando com um jantar tradicional, inspirado no Arraial Madeirense, no restaurante Terreiro, numa celebração das tradições da ilha.

As sessões de trabalho decorrem na Grand Ballroom, onde os participantes têm a oportunidade para fortalecer relações profissionais num ambiente que reflete o padrão de hospitalidade e qualidade do sofisticado Savoy Palace. Até ao final do encontro, terão ainda a possibilidade de conhecer e desfrutar da diferente oferta gastronómica, tanto no almoço no restaurante Orquídea como nos vários coffee breaks.

“Este evento representa uma oportunidade estratégica para o Savoy Palace e para a Madeira, permitindo demonstrar as suas qualidades a um público especializado e de alto nível, incluindo especialistas suíços em turismo como Amin Travel, Olimar, Imbach Wanderreisen e Travelhouse”, destaca a Savoy Signature.

A cadeia hoteleira indica ainda que “a escolha da Madeira como destino desta assembleia reforça o compromisso do Savoy Palace em ser um parceiro de excelência na hospitalidade e em garantir uma experiência memorável, promovendo a Madeira no mercado turístico suíço”.

“Portugal faz parte da lista de destinos da Swiss Travel Association para as suas viagens anuais ao estrangeiro. Com o apoio do Turismo de Portugal e da Associação de Promoção da Madeira conseguimos organizar a 97.ª Assembleia Geral na Madeira, proporcionando a todos os convidados a oportunidade de descobrir esta magnífica ilha tropical”, sublinha a associação.

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Agentes de viagens podem ser especialistas no destino Tailândia

O Turismo da Tailândia acaba de lançar o “Thai Experts”, um programa de formação online gratuito que tem como objetivo tornar os agentes de viagens especialistas no destino.

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A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) acaba de lançar um curso online gratuito, exclusivamente dirigido a agentes de viagens que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre o destino.

O Thai Experts está dividido em oito módulos que se debruçam sobre temas ligados com a oferta turística das diferentes regiões da Tailândia, festividades, itinerários, gastronomia e acessibilidades, entre muitos outros, ferramenta considerada “essencial para complementar as ações de training que desenvolvemos ao longo do ano junto do trade português”, disse Rosário Louro, representante da TAT em Portugal.

Esta formação, “tem como principal objetivo capacitar os agentes de viagens de informação fidedigna para um correto aconselhamento dos seus clientes”, esclareceu a responsável.

Para obterem o diploma “Thai Expert” os agentes de viagens têm de responder corretamente a todas as perguntas de um quizz de escolha múltipla. O curso encontra-se disponível em:  https://thaiexperts.turismotailandes.org.pt/

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Agentes de viagens descobrem a região do Báltico com Lusanova e AirBaltic

Seis agentes de viagens estão, até dia 9 deste mês, na região do Báltico, numa viagem de familiarização promovida pelo operador turístico Lusanova, com o apoio da AirBaltic, representada em Portugal pela ATR.

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Francisco Álvares e Laura Ascenção, da Lusanova, juntamente com Mafalda Marques, da AirBaltic, acompanham os agentes de viagens da K Travel, By Travel, Gate 39, Check-in, Mazaltur e Barbosa — agências de viagens do grupo de gestão GEA, representado na famtrip pelo diretor-geral, Pedro Gordon. Algumas das principais atrações da Lituânia e da Letónia estão a ser dadas a conhecer nesta viagem.

Em Vilnius, capital da Lituânia, o itinerário inclui a Cidade Velha, com paragens na Catedral de Vilnius, Torre Gediminas, Igreja de São Pedro e São Paulo, Igreja de Santa Ana, antiga Universidade e os Portões do Amanhecer. Trakai, a antiga capital da Lituânia, conhecida pelo Castelo de Trakai, também integra o percurso da famtrip.

A viagem prossegue para Riga, na Letónia, com uma primeira paragem na Colina das Cruzes, um local sagrado para a comunidade católica lituana. O grupo poderá explorar o Palácio Rundale, antiga residência de verão do Duque da Curlândia, continuando depois pelas colinas do sul da Letónia até Jurmala, uma famosa estância balnear letã, com a sua arquitetura de madeira e praias arenosas. Em Riga, a maior das capitais bálticas, fundada em 1201 pelo bispo alemão Albert, os agentes de viagem têm a oportunidade de percorrer o distrito de Art Nouveau e a Cidade Velha, onde se destacam o Castelo de Riga, a Catedral Dome, a Igreja de São Pedro, o Portão Sueco, os Três Irmãos, as Guildas Grande e Pequena, e o Monumento da Liberdade.

Tiago Encarnação, diretor operacional do operador turístico, considera que a região do Báltico é um destino importante na programação da Lusanova, “para a qual temos vários programas disponíveis, desde a Escapada ao Báltico, aos Mercados de Natal em Vilnius e ao Fim-de-ano nas capitais do Báltico”. Apoiada pelos voos diretos da AirBaltic, “acreditamos que será um dos destinos de eleição dos portugueses neste inverno”, observou o responsável.

 

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Viajar Tours: Troca de aeroporto na operação de Creta vai de encontro à opinião dos passageiros

O operador turístico Viajar Tours vai operar para Chania em vez Heraklion na sua programação de verão 2025 para a ilha grega de Creta, e indica que “esta é uma alteração que entendemos ir ao encontro da opinião generalizada dos passageiros”.

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A alteração do aeroporto de entrada em Creta é a novidade do Viajar Tours, passando a voar diretamente de Lisboa para Chania (em substituição de Heraklion). As partidas serão à segunda-feira, entre 16 junho e 8 setembro, com a companhia aérea Aegean Airlines.

Para Pedro Vilhena, que durante este ano de 2024 esteve a receber os portugueses em Creta, “esta é uma alteração que entendemos ir ao encontro da opinião generalizada dos passageiros”, para apontar que “algumas das praias mais emblemáticas da ilha, como Balos ou Elafonisi, estão nesta parte oeste, facilitando assim a visita a estes pontos que, para muitos, são obrigatórios”.

A programação, já disponibilizada no site do operador turístico, é nesta altura composta por estadias de sete noites na ilha de Creta. Entretanto, o Viajar Tours assegura que muito em breve estará ainda o tradicional e muito procurado Fly & Drive, onde a estadia se divide entre a região de Chania e a região este da ilha, junto a Heraklion, e pelos combinados com as ilhas de Paros, Naxos, Santorini e Mykonos.

 

 

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