Newblue reforça oferta nas Caraíbas e quer “aparecer com destinos alternativos”
Com o arranque da operação para as Caraíbas com o A350-900, a Newblue tem, segundo as contas de Duarte Correia, diretor-geral da W2M, grupo que detém o operador, 50% de quota de mercado. A intenção é “manter, mas podemos ultrapassar”, admitiu Duarte Correia.
Victor Jorge
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“O nosso melhor guia é o cliente e é ele que tem de dizer qual a nossa quota de mercado”. Foi assim que Duarte Correia, diretor-geral da W2M, abordou a questão da quota de mercado da Newblue nas Caraíbas e noutros mercados onde o operador opera.
Com o reforço dado pela entrada em ação do A350-900 no dia 30 de abril, ligando Lisboa e Porto diretamente ao México, Cuba e República Dominicana Num allotment de mais de 41.500 lugares), Varadero terá operação de 3 de junho a 28 de outubro (partidas aos sábados), enquanto para Cacun a operação estará em funcionamento até 29 outubro (voos ao domingo) e para Punta Cana com dois voos, um às segundas até 30 de outubro e outro, às terças de 6 de junho até 26 de setembro.
Já do Porto, a oferta passa por ligar a Invicta a Punta Cana de 18 de julho a 12 de setembro (terças-feiras), para a ligação Porto-Cancun ser feita às quartas-feiras, de 19 de julho a 13 de setembro. A operação do Porto, em parceria com a Iberojet, do grupo Ávoris, deve-se ao facto de a ocupação estar “muito fraca e juntamo-nos à concorrência”, no que Duarte Correia diz, “entre perder e ganhar pouco, preferimos ganhar pouco”.
Nas Caraíbas, a W2M beneficia, de resto, da posição preferencial com os parceiros hoteleiros Iberostar, Catalonia, RIU e amr, oferecendo 1% de comissão extra às agências que indiquem o alojamento nestas quatro cadeias.
Para as ilhas espanholas, também aqui em parceria com outro operador, desta feita a Soltour, a partir de Lisboa, a Newblue oferece flexibilidade e personalização, pelo que existe a possibilidade de reservar Voo + Hotel + Assistência + Seguros. Além disso, estão disponíveis, como opcionais, shuttle; minicoletivo Newblue e privado; rent-a-car; atividades no destino, bem como seguro premium.
Assim, Tenerife é proposta, a partir do Porto, às terças-feiras, de 27 de junho a 12 de setembro, enquanto Menorca pode ser opção às quintas-feiras, de 14 de junho a 14 de setembro, a partir de Lisboa, e nas mesmas datas, mas às quartas e quintas-feiras, a partir do Porto.
Já Maiorca arranca com operação às segundas-feiras, de 5 de junho a 18 de setembro, a partir de Lisboa, e às segundas e quintas-feiras, no mesmo intervalo de datas, a partir do Porto.
Saïdia (Marrocos), é um destino “low budget, mas que as pessoas compram”, referiu Duarte Correia. Assim, Lisboa terá voos aos domingos, de 4 de junho a 24 de setembro, para o mesmo destino ter voos nas mesmas datas a partir do Porto, mas às terças-feiras e domingos.
Ainda em terras africanas, Cabo Verde, também em parceria com a Soltour, a operação decorre às quartas-feiras, entre 28 de junho e 13 de setembro, a partir de Lisboa, e às quintas-feiras entre 27 de junho e 13 de setembro, com os voos a sair do Porto.
A surpresa Albânia aparece como um “desafio”, até porque, segundo o diretor-geral da W2M, “não sabia sequer como vender o destino”. Contudo, o destino “despertou interesse nos portugueses, “com o primeiro voo do Porto a encher sem ter sido realizada qualquer promoção”, frisou Duarte Correia, referindo ainda que, “Lisboa levou tempo, mas acabou por encher”.
“A Albânia aparece como destino praia, mas disponibiliza outras ofertas de valor para os portugueses, identificando muito com a Grécia. Mas temos de aparecer com destinos alternativos e as pessoas procuram exatamente esses destinos alternativos”, destacou Duarte Correia, indicando ainda que a operação está já 100% vendida para o Porto e está já a mais de 75% em Lisboa.
A operação começa com partidas aos domingos, desde 25 de junho até 10 de setembro, tanto da cidade de Lisboa como do Porto, com os voos diretos, com uma duração aproximada de quatro horas, a serem realizados com um A320.