Edição digital
Assine já
PUB
Agências

44% das agências de viagens portuguesas foram formadas nos últimos cinco anos

Os distritos de Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%) são os que agregam mais agências de viagens, seguidos por Setúbal (6%) e Madeira (5%). No total nacional, 91% destas agências são microempresas.

Publituris
Agências

44% das agências de viagens portuguesas foram formadas nos últimos cinco anos

Os distritos de Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%) são os que agregam mais agências de viagens, seguidos por Setúbal (6%) e Madeira (5%). No total nacional, 91% destas agências são microempresas.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Ativos hoteleiros concentram 36% do volume transacionado no primeiro semestre de 2023
Alojamento
Meliá Hotels International
Cabo Verde acena bandeira da estabilidade e localização para captar investimento
Destinos
Roma ganha nova atração turística com reabertura da Domus Tiberiana
Destinos
Catalunha cria imposto para reduzir poluição de grandes navios
Transportes
Emirates e SriLankan Airlines estabelecem acordo de interline
Aviação
LATAM Airlines obtém classificaç “Five Star Global Airline” no APEX 2024 Ranting
Aviação
Em outubro: “GEA vai ter consigo” percorre nove cidades portuguesas
Agências
“Investir em Turismo” vai ser apresentado dia 26 em Faro
Agenda
APAVT institui o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens
Distribuição
Maria Manuel Limas assume direção-geral do Hotel Casa Palmela
Alojamento

Segundo dados do Insight View, uma solução de análise empresarial avançada da Iberinform, 44% das agências de viagens existentes em Portugal foram criadas nos últimos cinco anos, sendo que 25% abriram nos últimos seis a dez anos.

As empresas que somam 11 a 15 anos de atividade representam 11% das agências nacionais, enquanto as empresas deste setor com 16 a 25 anos, bem como as que têm mais de 25 anos, representam 10%.

Embora a Iberinform indique em comunicado que há “sinais de recuperação no setor”, que apresentou um crescimento de 55% em 2021, “as agências de viagens ainda se encontram longe dos níveis de negócio praticados em 2019”. Como a empresa explica, “a diferença de faturação entre 2021 e 2019 é de 65%, graças às inúmeras restrições de viagens e ao cancelamento de reservas”.

A análise agregada das contas oficiais apresentadas pelas empresas classificadas como “Agências de Viagem e Operadores Turísticos” refletiram, segundo a Iberinform, “a realidade de um setor que trabalha com uma elevada dependência de financiamento externo, que representa 79% do total das suas fontes de financiamento”, bem como “uma baixa qualidade da dívida, uma vez que 62% dos fundos emprestados vencem a curto prazo”.

Relativamente à dimensão das empresas do setor, 91% são microempresas, uma percentagem que sobe para 99% se forem acrescentadas as pequenas empresas. De acordo com os dados do Insight View, Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%) são os distritos com mais agências de viagens, seguidos por Setúbal (6%) e Madeira (5%). Os restantes distritos nacionais contabilizam os 25% de agências remanescentes.

Numa nota final, a Iberinform indica que nos últimos anos as agências de viagens “enfrentaram a mudança de hábitos de consumo associados à internet, reinventando a sua contribuição de valor sobre os pilares da experiência de compra, rapidez e simplicidade de contratação, as recomendações de clientes, o aconselhamento especializado e a redução dos custos”.

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Meliá Hotels International
Ativos hoteleiros concentram 36% do volume transacionado no primeiro semestre de 2023
Alojamento
Cabo Verde acena bandeira da estabilidade e localização para captar investimento
Destinos
Roma ganha nova atração turística com reabertura da Domus Tiberiana
Destinos
Catalunha cria imposto para reduzir poluição de grandes navios
Transportes
Emirates e SriLankan Airlines estabelecem acordo de interline
Aviação
LATAM Airlines obtém classificaç “Five Star Global Airline” no APEX 2024 Ranting
Aviação
Em outubro: “GEA vai ter consigo” percorre nove cidades portuguesas
Agências
“Investir em Turismo” vai ser apresentado dia 26 em Faro
Agenda
APAVT institui o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens
Distribuição
Maria Manuel Limas assume direção-geral do Hotel Casa Palmela
Alojamento
PUB
Agências

Em outubro: “GEA vai ter consigo” percorre nove cidades portuguesas

A iniciativa “GEA vai ter consigo”, que arranca no dia 09 de outubro vai percorrer nove cidades portuguesas de norte a sul, e terminará a 17 do mesmo mês no Funchal.

Publituris

O grupo GEA Portugal voltará a realizar a iniciativa “GEA vai ter consigo”, um conjunto de encontros e reuniões realizados de norte a sul do país entre a equipa da rede e as suas agências associadas, num momento de trabalho, networking e partilha. Durante estas nove sessões, o objetivo é a recolha de feedback sobre atividades de verão, numa perspetiva informal, mas de proximidade.

A rota do “GEA vai ter consigo” irá arrancar no dia 09 de outubro, começando em Braga e Guimarães, e visitará Porto, a 10 de outubro, Viseu e Coimbra, a 11 de outubro, Lisboa, no dia 12, seguindo para o Algarve e Setúbal, no dia 13, para terminar no Funchal, a 17 de outubro.

Pedro Gordon, CEO da GEA Portugal, afirma que, uma vez que a iniciativa teve uma grande aceitação na sua primeira edição realizada o ano passado, “voltamos a fazer este ano com a intenção de manter por muitos anos. Este formato, permite-nos ter ainda mais proximidade com as nossas agências associadas, criando um momento único de partilha e feedback que para nós é fulcral e importante”.

Esta ação, ainda de acordo com Pedro Gordon, “tem uma abordagem diferenciadora das nossas reuniões regionais e na convenção anual, pois permite um contacto pessoal, de escuta e partilha entre os empresários que integram o nosso e a equipa de gestão da GEA sobre a atualidade do mercado”.

O gestor conclui que “queremos estar ao lado das agências, ir ao seu encontro e sermos pró-ativos naquilo que é a resolução de desafios ou melhoria das suas operações diárias”.

A edição deste ano conta com o apoio da Associação de Promoção da Madeira, que estará presente durante os encontros e levará aos participantes as mais recentes novidades do destino bem com alguns dos sabores da ilha.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

DIT Portugal vai levar ações de formação também ao Algarve e Madeira

A DIT Portugal vai promover ações de formação internas e certificadas até final 2023, não só em Lisboa e Porto, como no Algarve e na Madeira, anunciou a rede de agências de viagens.

Publituris

As formações internas irão realizar-se em Lisboa e Porto como já tem sido hábito durante todo o ano de 2023, no entanto e devido ao seu crescimento irão realizar também formações no Algarve e na Madeira, comunica a DIT Portugal em nota de imprensa.

A par destas formações, o grupo indica que já em novembro fecha as formações certificadas (40h), e tal como no início deste ano, todas as agências de viagens DIT Portugal beneficiaram de formações certificadas pela DGERT, totalmente gratuitas e extensível a todos os seus funcionários.

Estas formações permitiram às agências DIT Portugal uma melhoria de conhecimento nas várias áreas administradas principalmente nas de maior importância, como contabilidade e marketing digital.

“Com isto aprofundamos ainda mais um dos nossos lemas que é #fazeracontecer e demonstrar que estamos cada vez mais focados em melhor servir as nossas agências de viagens”, refere ainda a mesma nota.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

Grupo Travelstore reforça presença em Moçambique com chegada da Allways

O Grupo Travelstore anunciou nas redes sociais que reforça agora a sua presença em Moçambique com o lançamento da Allways, unidade de viagens particulares à medida.

Publituris

O grupo, refira-se, já estava presente naquele mercado africano por via da sua filial Dana Agency, especializada na gestão de viagens de negócios.

Tal como em Portugal, a Allways é membro da rede mundial de Travel Designers, Serandipians, dando acesso aos seus clientes a benefícios exclusivos e a viagens desenhadas à medida por consultores especializados disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, indica ainda o grupo de viagens.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

Grupo Airmet promove reuniões regionais em quatro cidades

Porto, Coimbra, Lisboa e Albufeira são as quatro cidades que, durante este mês de setembro, vão acolher reuniões regionais promovidas pelo Grupo Airmet.

Publituris

Luís Henriques, diretor geral do Grupo Airmet, assegurou que “teremos algumas novidades nas áreas de tecnologia e formação e anteciparemos novidades sobre a contratação para 2024”, destacando que “e para nós fundamental que os nossos associados estejam informados e alinhados com a estratégia que é seguida pelo nosso grupo de gestão que tem como objetivo aumentar a rentabilidade das nossas agências de viagens.”

Este conjunto de reuniões acontece, esta segunda-feira no Porto, seguindo esta terça-feira para Coimbra, Lisboa (20 de setembro) e Albufeira (21 de setembro), e contará, no total, com mais de 200 pessoas.

A Airmet, que conta com o apoio da Flexible Autos e da Solférias nestes encontros, terá uma reunião interna com os seus associados seguida de uma apresentação de cada um dos referidos parceiros. Em todos os locais haverá, após o término das reuniões, um jantar convívio entre todos os participantes.

Luís Henriques dá conta que “a rede Airmet tem ainda mais eventos agendados este ano uma vez que um dos objetivos do nosso grupo de gestão é estar cada vez mais próximo dos nossos associados”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

First Choice vai ser relançada e dirigida ao segmento jovem

O Grupo TUI anunciou o relançamento da sua agência de viagens online First Choice com um posicionamento diferente e uma orientação mais claramente dirigida a um perfil do jovem viajante e a possibilidade de adquirir pacotes turísticos que não inclui voo.

Publituris

Segundo notícia publicada no jornal online espanhol especializado em turismo, Hosteltur, a First Choice oferecerá opções de viagens independentes destinadas a turistas mais aventureiros, viagens terrestres, estadias em parques de campismo e hostels, bem como em hotéis de modalidade tudo incluído. Além disso, continuará a vender férias na praia, juntamente com destinos menos conhecidos.

A TUI, citada pelo jornal espanhol, “diferentes gostos, orçamentos e valores” justificam o relançamento do First Choice, que vai vender perto de 200 destinos, incluindo Albânia, Israel e Jordânia.

Bart Quinton Smith, CEO da First Choice, afirmou que a subsidiária da TUI “quer ajudar os viajantes a tomar melhores decisões, reunindo tudo o que podem desejar de umas férias”, sendo esta a filosofia central da nova etapa da OTA.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

Academia GEA lança plano de formação com mais de 20 cursos certificados

O Grupo GEA Portugal desenvolveu um plano extensivo de formação adaptado aos resultados e à realidade das agências de viagens da rede, e até março de 2024 levará a cabo mais de 20 ações de formação sobre diferentes temáticas e com diferentes graus de aprendizagem e duração.

Publituris

Considerado um dos eixos prioritários da sua estratégia corporativa, o Grupo GEA Portugal acaba de fortalecer e ampliar o seu investimento na área da formação, tendo terminado o processo de certificação da formação pela entidade formadora certificada DGERT, com vista a aumentar e qualificar as ferramentas e polivalências disponíveis às agências de viagens que integram o agrupamento.

Com esta certificação a GEA Portugal revela, em nota de imprensa, que dá, assim, passos significativos no que respeita ao reconhecimento da qualidade associada à formação, permitindo às agências de viagens trabalhar no cumprimento das 40 horas de formação contínua anual, bem como na emissão de certificados de formação profissional, relevante e programática.

No seguimento desta certificação e após um diagnóstico das necessidades de formação, a GEA desenvolveu um plano extensivo de formação adaptado aos resultados e à realidade das agências de viagens do agrupamento. Nesse sentido, até março de 2024, o grupo de agências de viagem irá levar a cabo diversas formações, sobre diferentes temáticas e com diferentes graus de aprendizagem e duração.

Este plano formativo integra formação nas áreas: Produto, como as Grandes Viagens, Cruzeiros, Neve, Viagens de Grupo, Charter, Pacotes à medida, entre outros; Seguros de viagem; Marketing, abordando o Marketing Digital, as Redes Sociais e a Criação de Conteúdo; Tecnologia na ótica do utilizador, nomeadamente a nível das ferramentas Office Outlook e Excel; Aéreo, nomeadamente na área do ticketing, emissões TravelGEA, reservas de grupos; Gestão Financeira orientada para o Turismo.

Pedro Gordon, CEO da GEA Portugal, reconhece que “a formação é essencial no nosso setor de atividade, que é feito de mudança constante e da implementação de novos procedimentos, como de fluxos diários de alterações de processos, de ferramentas tecnológicas, de produtos, entre outros”, e acredita que “a certificação da formação é mais uma camada de valor para o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos e o passo certo para continuarmos a crescer na proposta de valor que oferecemos a uma agência de viagens que pertença ao nosso agrupamento”.

O responsável destaca ainda que este plano formativo “está alicerçado duma auscultação que fizemos aos nossos associados e reflete a diversidade de conteúdos e consultoria que podemos oferecer para que as agências possam melhorar processos diários e gerar melhor rentabilidade para o seu negócio.”

Estas formações são exclusivas aos associados do agrupamento GEA e os interessados devem inscrever-se para participar nas mesmas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

Geostar considerada a melhor TMC em Portugal

A Geostar foi considerada a melhor TMC (Travel Management Company) a operar em Portugal pela BTN- Business Travel News, uma das publicações consideradas líderes do mercado europeu, que há mais de 37 anos fornece informação, dados e estudos sobre o setor das viagens corporativas.

Publituris

No ranking das “Europe Leading TMC´s” de 2023 da BTN – Business Travel News, a agência de viagens GeoStar ocupa o primeiro lugar no ranking das empresas portuguesas avaliadas.

Igualmente, a Radius Travel, empresa global na gestão de viagens corporate e MICE, da qual a Geostar é representante exclusivo para Portugal, ficou em primeiro lugar no ranking das redes de TMC’s na Europa.

O relatório anual “Europe´s Leading TMC´s”, que conta já com 27 anos de existência, fornece um olhar indispensável às TMC´s mais relevantes e com melhor desempenho na Europa, assim como aos respetivos consórcios e redes de TMC onde se inserem as várias empresas que operam no segmento das viagens corporativas e MICE.

Refira-se que este relatório analisa o perfil de mais de 120 organizações de topo no mercado da gestão de viagens corporativas, comparando dados de negócio e desempenho, assim como perspectivas e previsões para o futuro próximo fornecendo insights preciosos sobre a recuperação económica do setor pós pandemia, com base na informação fornecida pelos diversos players de mercado.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

ASGAVT muda designação para ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens

A ASGAVT – Associação de Sócios-Gerentes das Agências de Viagens e Turismo passa a designar-se ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens, após aprovação em Assembleia Geral Estatutária, realizada na última sexta-feira, dia 28 de julho.

Publituris

A propósito desta alteração, o presidente da direção, Miguel Quintas, destacou que a associação “tem agora um carácter mais abrangente, de foco cem por cento empresarial e anunciando no seu nome justamente o seu âmbito nacional”. A alteração estatutária proposta pela atual direção viu o seu projeto de regulamentação interna ser aprovado por uma maioria de 93,3% dos votos dos associados.

Para além do nome, outras propostas de alteração foram igualmente aprovadas, nomeadamente “a separação total de poderes entre os órgãos estruturais da ANAV, a fim de evitar a possibilidade de ingerências diretas, indiretas ou por interposta pessoa, entre a Assembleia Geral, a Direção ou o Conselho Fiscal, bem como a limitação a dois mandatos para os presidentes desses órgãos”, referiu ainda o presidente da ANAV, em nota de imprensa.

Miguel Quintas reforçou que, entre as alterações mais importantes, encontra-se o facto de a associação possuir agora um Conselho Jurisdição “que acautele a democracia interna da associação” e ainda “a necessidade absoluta da cada direção apresentar um plano de atividades no início de cada ano, a fim de ser escrutinada pelos seus próprios associados, no final dos 365 dias”.

Miguel Quintas assegurou que os principais objetivos estratégicos traçados para este mandato passam por “garantir que somos uma associação mais democrática, mais transparente, mais combativa, com independência total entre os seus órgãos internos vitais, e uma garantia de que será devidamente escrutinada pelo novo Conselho de Jurisdição e Disciplina, assim como pelos

seus associados”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

Edição 2023 da Summit Go4Travel vai ter lugar na região Oeste em novembro

A convenção anual do grupo de agências de viagens Go4Travel terá lugar entre os dias 17 e 19 de novembro deste ano, na região do Oeste, foi anunciado esta terça-feira em comunicado de imprensa, sem, no entanto, ter sido especificado o local.

Publituris

Organizada anualmente, a convenção junta os profissionais das agências de viagens Go4Travel, parceiros, fornecedores e players do turismo num espaço que pretende ser um hub de conhecimento, discussão e ligação entre o setor.

À semelhança da última convenção, a Summit Go4Travel 2023 promete oferecer uma experiência imersiva na região que a acolhe. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o “Melhor Oeste” através do contacto direto com a cultura regional: os locais notáveis, a vinha, a natureza, o mar, a praia, os desportos aquáticos, entre outras bandeiras da região.

Refira-se que esta Summit será também a primeira sob a nova marca Go4Travel. No início do ano, o grupo anunciou um rebranding integral que representou o primeiro passo numa nova era para a Go4Travel. Com um posicionamento mais dinâmico e próximo, a edição de 2023 dará continuidade à mensagem lançada em 2022 e integrada na nova identidade do grupo: “together”.

Organizadas desde 2017, as Summits Go4Travel são espaços de discussão da indústria do turismo e das viagens, criação de sinergias entre agências e parceiros, servindo também como uma plataforma para oportunidades de networking e team building.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agências

“Estamos mais fortes e mais bem preparados do que nunca”, afirmou Luís Henriques sobre os 17 anos da Aimet

“Estamos mais fortes e mais bem preparados do que nunca para enfrentar os desafios que aí veem”, afirmou aos jornalistas, Luís Henriques, diretor-geral da Airmet, a propósito do 17º aniversário do grupo de gestão de agências de viagens, assinalado sábado em Lisboa, para acrescentar que “é um ano antes da maioridade, mas continuamos a ser tão irreverentes como um adolescente”.

Para Luís Henriques, o facto de “estarmos mais fortes e mais bem preparados do que nunca” deve-se, “não só em termos de equipa, de estratégia, mas também de inovação tecnológica. Temos uma equipa profissional, estruturada e estável. Além disso, temos a perfeita noção do caminho que queremos seguir”.

Neste caso, está o facto, segundo o responsável, a rede ter hoje um modelo de contratação muito diferente daquele que existia. “Continuamos a apostar neste modelo e 2024 vai ser o terceiro ao deste modelo que nos parece ser o caminho, de uma forma ou de outra, com o parceiro A ou B, cujo objetivo é sempre o de aumentar a rentabilidade das agências de viagens e que elas tenham plena noção de que elas próprias podem decidir a rentabilidade que querem ter”. Através deste modelo preferimos pedir um rappel aos nossos parceiros não porque vendemos muito, mas porque vendemos bem”.

Em termos de inovação tecnológica, o diretor-geral da Airmet referiu apenas que “temos algumas novidades a sair nos próximos meses”.

A propósito do aniversário do grupo de gestão, Luís Henriques recordou que “esta empresa representa também um bocado da história do Turismo nos últimos 17 anos, tendo iniciado numa altura em que os grupos de gestão de agências de viagens começaram a aparecer na Península Ibérica, mais cedo em Espanha e só depois em Portugal, e fomos o segundo a ser criado no nosso país”.

O responsável acredita que “durante muito tempo este modelo de negócio fez muito sentido e nós continuamos a achar que, hoje, mais sentido faz, mas continuamos a ter a certeza que temos de trabalhar cada vez mais e melhor, e oferecer cada vez mais serviços para continuar a fazer sentido no futuro”.

Por isso, “são 17 anos interessantes”, destacou, adiantando que “os primeiros três/quatro anos foram muito dinâmicos, depois daí o mercado esteve muito estável e não havia grandes alterações nem do próprio mercado, nem de agências de viagens e nem de grupos de gestão, mas nos últimos três anos, desde a pandemia, de facto o mercado sofreu uma dinâmica muito diferente”.

Mercado de grupos de gestão dinâmico na Península Ibérica

O mercado de grupos de gestão de agências de viagens tem estado muito dinâmico na Península Ibérica. A este respeito, Luís Henriques ressalvou que “enquanto grupo de gestão continuamos a ser os únicos que se mantêm independentes e sem estar associado a um grande grupo económico”. Oficializado, disse, “o nosso maior concorrente está num grupo económico grande, o concorrente que está um pouco abaixo de nós, em número de lojas, há rumores no mercado que indicam que pode vir a fazer parte de um outro grupo forte”.

Mesmo assim, o diretor-geral da Airmet vê o mercado de uma forma muito liberal e “não me faz muita confusão, acho que o próprio mercado ajusta dinâmicas, e o que se tem provado é que mesmo quando os grupos de gestão são propriedades de grupos económicos com operadores, não há uma clara preferência pelo operador A ou B”.

No entanto, “a nós agrada-nos continuar a manter a independência e a continuar a poder colaborar com todos e sem grandes condicionalismos. Mas, claro, estamos atentos e temos de perceber se continuamos a ter um produto competitivo para as nossas agências porque, só se tivermos competitividade, serviço e equipa é que podemos continuar a crescer da forma como o estamos a fazer”.

Neste momento a Airmet possui 372 agências de viagens em Portugal. Luís Henriques confirma que “temos crescido muito em número de lojas e queremos continuar a crescer, mas há um fator que nos orgulha é a taxa de retenção. Temos muito poucas agências a sair da rede. Temos equipas na rua a angariar, não paramos de o fazer e temos conseguido ter uma qualidade de serviço que faz com que as agências de viagens que temos se mantenham conosco”, realçou.

O diretor-geral da rede continua firme no objetivo de atingir as 400 agências de viagens e “esse era o nosso objetivo até final de 2024”, no entanto, “acreditamos que a este ritmo conseguiremos chegar a esse objetivo até ao final de 2023”.

Luís Henriques reconhece que “a concorrência é altamente salutar porque se não existisse, provavelmente as empresas não lutavam tanto, não se batiam tanto, não se esforçavam tanto”, reforçando que “estamos aqui hoje em dia porque existe essa concorrência e porque percebemos que a certa altura tínhamos de fazer um pouco mais do que aquilo que fazia a concorrência, para conseguirmos crescer”.

Num rápido balanço em relação às vendas deste ano, o responsável considerou que “é normal que esteja a abrandar. Os últimos meses de 2022 e os primeiros quatro deste ano foram extraordinários, mas acredito que dificilmente se irá repetir assim, até porque este mercado não cresce quatro vezes de um ano para o outro. É extraordinário que houve operações que se preencheram todas, mas houve acertos para alguns destinos porque a oferta era muita, mas o mercado continua com muito dinamismo e o ano está claramente feito”, concluiu o diretor-geral da Airmet.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.