Arabian Travel Market recebe mais de 2 mil expositores de 150 países e espera 34 mil visitantes
A 30ª edição da Arabian Travel Market (ATM), que reúne no Dubai a comunidade global de viagens, turismo e hospitalidade, de 1 a 4 de maio, acolherá mais de 2.000 expositores, representantes de mais de 150 países e um número previsto de 34.000 participantes. Estarão presentes representantes dos 10 principais operadores turísticos portugueses.
Publituris
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
Turangra da Graciosa já funciona sob a marca Bestravel
ESHTE promove pós-graduação em Turismo Cultural
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
Tour10 e VisitBenidorm promovem roadshow para dar a conhecer destino de forma inovadora
RateHawk lança serviço de reserva de bilhetes de comboio
O papel (cada vez mais relevante) da gastronomia nas viagens
Competitividade do turismo significa experiências, mas cada vez mais personalizadas e inclusivas
Emirates volta a recrutar em Portugal em outubro
Companhias aéreas do Grupo SATA nomeadas para a final global dos WTA
Realizada no Dubai World Trade Centre (DWTC) em colaboração com o Departamento de Economia e Turismo (DET) do Emirado, a conferência desta edição constituirá mais uma vez uma componente central da Arabian Travel Week dos EAU.
Este ano, vão também participam representantes dos 10 principais operadores turísticos portugueses a convite do DET. São eles: Exótico Online, Lusanova, Nortravel, Pinto Lopes Viagens, Quadrante, Sonhando, Solférias, Soltrópico, TUI Portugal e YOU Tour Operator.
Em consonância com o tema, “Trabalhar em Direção ao Net Zero”, a ATM 2023 proporciona um fórum no qual os participantes poderão estabelecer novas ligações, partilhar conhecimentos e apresentar inovações com potencial para acelerar o percurso do setor global das viagens rumo à descarbonização.
Vasyl Zhygalo, diretor geral da RX Middle East e Diretor da WTM, IBTM e RX, destaca que “a sustentabilidade é cada vez mais importante para a indústria de viagens e, em todos os eventos WTM e IBTM, nunca foi tão importante para o setor interagir com o tema da ATM 2023, ‘Trabalhar em direção ao NET Zero” e explorar a vasta gama de tendências e oportunidades de negócios apresentadas em torno deste tópico no certame”.
Também Danielle Curtis, diretora da Exposição ME, Arabian Travel Market, acrescenta: “A ATM 2023 fornecerá uma plataforma para uma gama diversificada de oradores do setor público e privado, todos vão apresentar visões especializadas sobre as tendências de viagens sustentáveis, turismo responsável e uma série de outras questões críticas para o setor”.
A edição de 2023 conta com um aumento de 27% no número de expositores participantes face ao ano passado. Este crescimento é mais acentuado na participação de expositores do Médio Oriente, cuja representação será 24% maior do que em 2022, Europa (17% maior), Ásia (15% maior) e África (8,5% maior). Os setores de Travel Tech e hotéis da ATM também registaram um crescimento anual considerável, com uma expansão de 62% e 37,5%, respetivamente.
Para assinalar a sua 30ª edição, a ATM irá promover um compromisso de sustentabilidade concebido para reforçar o empenho da RX na realização de eventos sustentáveis através da utilização de materiais amigos do ambiente, da eliminação de plásticos de utilização única e de outras iniciativas inovadoras. Além de definir o percurso do evento em direção ao “net zero”, este compromisso será acompanhado por um novo manual, que oferece aos participantes um enquadramento para atenuar o seu impacto ambiental antes, durante e após o evento.
Issam Kazim, CEO do Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, considera que “é adequado que o tema do ATM deste ano se centre na sustentabilidade para construir um futuro melhor para o turismo. Para nós, este tema assume um significado ainda maior, uma vez que 2023 é o Ano da Sustentabilidade dos EAU e o Dubai acolherá a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. O Dubai deu passos significativos nesta área, com estratégias para reduzir a pegada de carbono e criar uma indústria do turismo mais consciente do ambiente, alinhada com a ambição da nossa liderança visionária de fazer do Dubai a melhor cidade do mundo para visitar, viver e trabalhar. À medida que o ímpeto continua a acelerar nos segmentos globais de turismo e MICE, congratulamo-nos com a procura de uma abordagem mais evoluída, colaborativa, inclusiva e de longo prazo para o crescimento e práticas sustentáveis do setor.”
Este ano marca também o regresso da International Luxury Travel Market (ILTM) Arabia, que explora as tendências e oportunidades do turismo de luxo. Vão existir também sessões da International Tourism & Investment Conference (ITIC), da International Congress and Convention Association (ICCA) e da Global Business Travel Association (GBTA).
Além da ATM 2023, a ATM Start-up Competition, a ATM Travel Tech, a ILTM Arabia, os GBTA Business Travel Forums, o Buyer Speed Networking, o Influencer Networking Event, os Business Traveller Awards e o Dubai Food Festival vão acontecer sob a Arabian Travel Week 2023, que decorrerá desta segunda-feira, 1 de maio, a quarta-feira, 10 de maio, no Dubai.