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Hotelaria

Club Med apresenta lucro operacional de 98 milhões de euros em 2022

O volume de negócios do grupo situou-se nos 1.699 milhões de euros em 2022, sendo que a taxa média diária alcançou os 208 euros – um aumento de 20% face a 2019.

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O volume de negócios do grupo situou-se nos 1.699 milhões de euros em 2022, sendo que a taxa média diária alcançou os 208 euros – um aumento de 20% face a 2019.

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O Club Med registou um lucro operacional de 98 milhões de euros, regressando aos níveis registados no ano pré-pandémico. O valor é justificado pelo grupo hoteleiro em comunicado com os “fortes resultados” obtidos na Europa e na América, “apesar do impacto das restrições de mobilidade na Ásia e da Covid-19 na China”.

O volume de negócios do grupo em 2022 situou-se nos 1.699 milhões de euros, um aumento “de mais de 100% face a 2021”, o que permitiu recuperar para 99% o volume de negócios no mesmo período de 2019.

Também o EBITDA ajustado – ou seja, os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, com o ajuste para eliminar o efeito de determinados itens que não são em dinheiro e eventos únicos – registou melhorias. Se em 2021 o EBITDA ajustado foi de 13 milhões de euros, em 2022 este chegou aos 309 milhões de euros, recuperando para 96% de 2019.

Já a taxa média diária (ADR) alcançou os 208 euros, um aumento de 15% em relação a 2021 e de 20% face a 2019. Em comunicado, o grupo hoteleiro indica que “este aumento deve-se principalmente à implementação do segmento de luxo e aos investimentos significativos dos últimos anos, que permitiram melhorar o portefólio do Club Med Resorts, agora com 95% da capacidade – mais 10% que em 2019 – nas categorias de luxo (Premium) e luxo de topo (Exclusive Collection)”.

A taxa de ocupação média global dos quartos atingiu os 67%, aumentando 5% face a 2021, sendo que em 2019 este campo encontrava-se nos 71%.

Por outro lado, o número de clientes recuperou para 88% do valor de 2019, o que se traduziu em mais de 1,3 milhões de clientes – um aumento de 64% em relação a 2021.

“O nosso lucro operacional está acima de 2019, obtivemos um resultado líquido positivo e conseguimos reduzir o nível da dívida financeira, beneficiando da profunda transformação do nosso modelo de negócios. O Club Med nunca teve, desde a sua criação em 1950, um portefólio de resorts tão excecional. A quota premium da capacidade total continuou a aumentar, atingiu 95%, e conseguimos abrir sete resorts fantásticos”, refere Henri Giscard d’Estaing, presidente do Club Med, apontando para a abertura do Changbaishan (China), Magna Marbella (Espanha), Lago das Mil Ilhas (China), Yanqing Lijing (Pequim, China), Tignes (Alpes Franceses), Val d’Isère (França) e Kiroro Peak (Hokkaido, Japão).

Entre 2023 e 2025, o Club Med prevê a abertura de 17 novos resorts, além de planear a ampliação e renovação de outras dez unidades, “enquanto estuda outras oportunidades de abertura”, como referido em nota de imprensa.

Negócio do grupo na Europa regressa aos valores de 2019

Na Europa, em 2022, o negócio do Club Med aumentou 116% em relação ao ano anterior e regressou ao nível de 2019 (+4%), “apesar das preocupações decorrentes do contexto geopolítico e de inflação”, como o grupo aponta em comunicado. A capacidade dos resorts na Europa, Médio Oriente e Ásia (EMEA) subiu para 97% face a 2021 e recuperou para 86% comparando com os níveis de 2019. O Club Med Resorts recebeu cerca de 600.000 clientes da Europa, mais 98% do que em 2021.

A taxa média diária na Europa foi de 222 euros, o que representou um aumento de 12% em relação a 2021 e 22% em relação a 2019, algo que o grupo atribui “à evolução da capacidade dos resorts Premium na Europa e África”, bem como à “recuperação da procura no mercado” e aos “resorts que abriram recentemente na Europa, [que] também contribuíram com a sua capacidade de luxo para o crescimento da atividade europeia”.

Já no continente americano, tanto a Norte como a Sul, o volume de negócios aumentou 89% em comparação com 2021, e 33% em relação a 2019. Durante 2022, o Brasil tornou-se no quinto mercado de vendas em termos de volume de negócio.

Por outro lado, na Ásia, “o agravamento da pandemia de COVID-19 e consequentes restrições ainda afetaram muito a atividade do Club Med ao longo de 2022”, sendo que o grupo não avançou quaisquer valores relativamente a esta área geográfica.

Resort do Club Med em Albufeira foi o favorito dos portugueses

O resort mais visitado pelos portugueses em 2022 foi o Da Balaia, em Albufeira, no Algarve, que representa cerca de 20% do negócio neste mercado. Já nas viagens de longo curso, houve um aumento na procura de 86% face a 2021 e os três resorts mais escolhidos foram o Kani (Maldivas), o Seychelles Exclusive Collection Resort e o Punta Cana Dominican Republic.

Durante o verão, os principais clientes foram as famílias, no entanto, “apesar do verão ser a estação mais forte, as férias da neve também foram uma opção e a procura aumentou 1004% comparando com 2021”, com os resorts Les Arcs Panorama, Val Thorens e Grand Massif a marcarem as principais escolhas dos portugueses nesta categoria.

Primeiros meses de 2023 registaram uma taxa de ocupação de 77%

Entre janeiro e fevereiro de 2023, o volume de negócio atingiu o maior nível mensal dos últimos anos, com uma taxa de ocupação de 77%.

As reservas para partidas no primeiro trimestre de 2023, até 11 de março de 2023, aumentaram 36% em comparação com o primeiro semestre de 2022, evoluindo de forma distinta em várias áreas geográficas, nomeadamente +19% na Europa, +39% na América e +232% na Ásia.

O número de clientes neste primeiro trimestre de 2023 aumentou 29% em comparação com o mesmo período do ano passado, e as reservas para partidas no segundo semestre de 2023 (a 11 de março de 2023) também registaram um aumento de 23% em relação ao segundo semestre de 2022.

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Vila Galé aposta em Espanha com hotel em Isla Canela

Depois de Portugal, Brasil e Cuba, o grupo Vila Galé vai expandir a sua atividade para um quarto mercado. O grupo português aposta na Isla Canela, em Espanha, com a abertura do novo hotel a estar marcada para abril de 2024.

Victor Jorge

Foi no final do mês de julho – durante a inauguração do NEP Kids em Beja – que os responsáveis do grupo Vila Galé avançaram com a informação da expansão para novos mercados em 2023 e 2024. Se a aposta em Cuba já foi anunciada, com a abertura do Vila Galé Cayo Paredón, um resort all inclusive em Cayo Paredón Grande, a 25 minutos do aeroporto Jardines del Rey, em Cayo Coco, em outubro de 2023, Espanha recebe o grupo na Páscoa de 2024, em abril, com a abertura de um hotel em Isla Canela (Costa de la Luz, Huelva).

Com acesso direto à praia de Isla Canela, o futuro Vila Galé Isla Canela terá 300 quartos com varanda, duas piscinas, dois restaurantes, três bares, incluindo um na piscina, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, ginásio, salas de massagens, banho turco, sauna e piscina de hidromassagem, Clube Nep para as crianças, salas de eventos e lojas. A oferta gastronómica e de animação será muito vocacionada para famílias e casais.

A Saint Croix HI, a SOCIMI (Sociedades Anónimas Cotizadas de Inversión Inmobiliaria, em espanhol) do Grupo Pryconsa, irá realizar a reforma para implementação do novo hotel Vila Galé Isla Canela numa unidade hoteleira existente, que passará por uma renovação completa, realizada em várias fases.

“Estamos muito entusiasmados com este desafio em Espanha”, refere Gonçalo Rebelo de Almeida, CEO da Vila Galé. “Acreditamos que Isla Canela é um destino com muita procura e bastante potencial, e que poderemos vir a desenvolver os mercados espanhol, português e dos restantes países europeus. Esta nova unidade permitirá reforçar a oferta de qualidade e a presença internacional do grupo, sobretudo no que diz respeito ao turismo de praia e para famílias”, destaca o CEO do grupo hoteleiro português.

Já do lado da Saint Croix HI, o CEO da empresa, Marco Colomer, refere que “temos muito orgulho em disponibilizar um imóvel muito especial para permitir à Vila Galé abrir o seu primeiro hotel em Espanha, que será um sucesso garantido tanto pela experiência e bom trabalho da empresa hoteleira, como pela qualidade e localização do imóvel, em frente ao mar, bem como os benefícios do destino Isla Canela”.

Sobre o autorVictor Jorge

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Folgosa Douro Hotel remodelado pelo Grupo Terras & Terroir

O Folgosa Douro Hotel, mais uma unidade do universo Terras & Terroir, apresenta-se remodelado, designadamente nos espaços comuns e quartos, agora com uma decoração mais contemporânea, onde predominam os tons pastel e campestres.

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Edificado no meio dos socalcos do Douro, no concelho de Armamar, constituindo-se quase como um miradouro da paisagem recortada de vinhedos, o hotel dispõe de 15 quartos, bem como um bar/lounge e receção aberta 24h00 por dia.  O pequeno-almoço pode ser servido no jardim ou no terraço, que também serve de solário nos dias mais soalheiros.

Entre as unidades de alojamento do grupo contam-se o Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, o Olive Nature Hotel & Spa, em Valpaços, o complexo Vila Marim Country Houses, em Mesão Frio, e a Herdade da Rocha Boutique Lodge, no concelho alentejano do Crato.

O grupo, detido pelos empresários Paulo Pereira e o casal Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes, aposta em revelar o potencial turístico, natural, vínico e gastronómica de cada localidade, com programas enoturísticos imersivos e autênticos.

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United Hotels of Portugal mostra-se ao trade chinês

A United Hotels of Portugal ruma este mês ao continente asiático para estar presente no China European Marketplace, em que será uma das duas empresas portuguesas participantes, e na ITB China, dois eventos terão lugar em Xangai.

O China European Marketplace, que terá lugar a 11 de setembro no DoubleTree by Hilton Hotel, é um workshop que pretende ligar operadores turísticos e buyers chineses a diversas empresas europeias do setor do turismo, desde hotéis a atrações e transportes. O evento foi estabelecido em 2019 no âmbito dos programas “World Bridge Tourism”, “Partnerships in European Tourism” e “UE-China Tourism Year”, tendo-se mantido em formato online desde o início da pandemia. A edição de 2023 marca a retoma do formato presencial.

Também de regresso ao formato presencial está a ITB China, que decorrerá de 12 a 14 de setembro. Este é o principal trade show do setor turístico chinês. O evento junta os melhores buyers da China e profissionais da indústria das viagens e do turismo oriundos dos quatro cantos do mundo para três dias de reuniões, conferências, apresentações, entrega de prémios, painéis e workshops.

“Acreditamos que este mês marcará um ponto importante na retoma, a nível turístico, do mercado chinês”, refere Alexandre Marto Pereira, CEO da United Hotels of Portugal. Assim, destacou que “queremos criar pontos de contacto com os principais players do país, fomentar relações de proximidade e promover os hotéis que representamos, tendo como pano de fundo este espírito de recuperação e reencontro que o turismo chinês está a viver”.

Alexandre Marto Pereira não tem dúvidas de que “a China voltará a ter um impacto significativo no turismo a nível mundial e que continua a haver um potencial enorme na promoção dos nossos destinos neste mercado”.

Refira-se que a United Hotels of Portugal é uma marca detida integralmente por empresas portuguesas que, por sua vez, detêm e operam hotéis independentes em Portugal.

A empresa serve de chapéu comercial para comunicar com o trade nacional e internacional, preservando a identidade e o posicionamento próprios de cada unidade hoteleira que representa, que são o Lumen Hotel & The Lisbon Light Show (Lisboa); Luz Charming Houses, Aurea Fátima Hotel Congress & Spa, Hotel Estrela de Fátima, Hotel Regina, Coração de Fátima Boutique Hotel, Hotel Cruz Alta, Hotel Genesis e Hotel Santa Mafalda (Fátima); e Josefa d’Óbidos Hotel (Óbidos).

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Obra “TURISMO E HOTELARIA FUTURELAND: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, é lançada a 11 de setembro em Lisboa

O auditório do Turismo de Portugal, em Lisboa, acolhe no próximo dia 11 de setembro, às 18h30, a sessão de lançamento oficial do livro “TURISMO E HOTELARIA FUTURELAND: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, da autoria de Luiz Moutinho, Nuno Abranja, Alfonso Vargas-Sánchez e Tiago Rodrigues.

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Publicada pela editora Lidel – Edições Técnicas, trata-se de uma obra que procura despertar consciências, potenciar conhecimentos e desafiar conceitos e práticas conhecidas na atividade turística e hoteleira.

Entre os temas abordados, destacam-se áreas-chave da sociedade atual, como a era pós-COVID-19, a sustentabilidade e o turismo circular, e apresenta-se um pot-pourri de tendências que estão a mudar a face do turismo e da indústria de viagens, incluindo o surgimento de micronações e de novos meios de transporte, a fobia antiturismo e o impacto de vários desenvolvimentos tecnológicos, como as realidades aumentada, virtual e mista, a inteligência artificial, a automação ou a robótica.

No livro, cuja sessão de lançamento é de entrada gratuita, identificam-se ainda as “megatendências” que mais influência terão no turismo e na hotelaria, designadamente:  a evolução da procura e das expectativas dos visitantes, com o aparecimento de nichos; o crescimento do turismo sustentável; a habilitação nas tecnologias; e a mobilidade de viagem.

De acordo com um dos autores, Nuno Abranja, diretor do Departamento de Turismo do ISCE, com este livro, “conheça e aplique os temas: o Turismo pós-COVID-19 | Turismo circular: A economia circular na atividade turística | O desdobramento do turismo: das micronações, do antiturismo e da fobia turística à sensorconomia, aos espaços  sensoriais e ao hyperloop | O mundo emergente das viagens: Destinos sensoriais, ecocápsulas e tecnologias transforma- tivas | A realidade virtual no turismo | Big data, inteligência artificial e pesquisa por voz | Automatização e robótica no  turismo | Estratégia e novos modelos de negócio em turismo | Futureland na gestão hoteleira | TecHotel: Tecnologias  emergentes, transformadoras e disruptivas para a indústria hoteleira”.

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Bairro Alto Hotel disponibiliza vários espaços para eventos

Loreto, Século e Barão são os espaços de eventos localizados na ala nova do Bairro Alto Hotel, numa homenagem às ruas que o envolvem. Aptas para todo o tipo de iniciativas, as salas conseguem acolher até 144 pessoas, do jantar de gala à reunião de trabalho.

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A área desenvolvida para receber todo o tipo de iniciativas, sejam elas de âmbito corporativo ou de lazer, surgiu após a intervenção mais recente do Bairro Alto Hotel, unidade localizada no centro histórico de Lisboa, e que celebrou 18 anos de existência em maio último. São três salas de reunião, um auditório e um foyer marcado pela abundante luz natural, e também pela entrada independente, com possibilidade de estacionamento.

 

A geografia circundante serviu de inspiração ao primeiro hotel boutique 5 estrelas de Lisboa, cujas áreas de eventos foram batizadas com nomes que refletem a história e o local onde este se insere: à sala Loreto – board room -, que pode receber até 14 pessoas, juntam-se as salas Século e Barão, comunicantes entre si, com 45 e 46 metros quadrados, respetivamente (podem ser convertidas numa única divisão, consoante as necessidades).

 

O auditório Orpheu, como o nome indica, resulta numa referência à revista literária do início do século passado. Tem cerca de 100 metros quadrados e é um espaço multifuncional, capaz de servir de palco a uma apresentação ou a uma conferência de imprensa. Num registo diferente, este espaço pode também receber jantares de gala para um máximo de 80 convidados.

Interiores neutros e elegantes, pontuados por mobiliário contemporâneo, e muita luz natural ajudam a caracterizar estes espaços, que conseguem acomodar uma grande diversidade de iniciativas, da mais tradicional reunião de trabalho à apresentação de marcas e projetos. As salas e auditório têm uma capacidade total até 144 pessoas.

 

De destacar ainda o foyer em forma elíptica, virado para o rio, que pode ser utilizado para um welcome drink ou coffee break.

 

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Vila Galé investe 6M€ na renovação dos seus hotéis em Portugal

O grupo Vila Galé já investiu cerca de seis milhões de euros este ano em renovações dos seus hotéis em Portugal, nomeadamente remodelações de quartos familiares, pinturas de edifício, intervenções nas piscinas exteriores, substituição de caixilharias, melhoramento de instalações sanitárias, entre outras obras.

Entre as novidades estão, por exemplo, remodelações dos quartos familiares no Vila Galé Náutico, em Armação de Pera, onde também foi feita a pintura externa do edifício e renovada a piscina exterior, à semelhança do que aconteceu com as piscinas do Vila Galé Atlântico e do Vila Galé Collection Praia, ambos na Praia da Galé.

No Vila Galé Atlântico e Vila Galé Cerro Alagoa, em Albufeira, foram substituídas as caixilharias das varandas, de modo a garantir uma melhor climatização e sustentabilidade ambiental, enquanto no Vila Galé Marina, em Vilamoura, concluiu-se a remodelação das instalações sanitárias dos todos os quartos.

Em Elvas, o Vila Galé Collection Elvas oferece agora um novo parque infantil, Clube Nep para as crianças e um espelho de água.

Quanto ao Vila Galé Ópera, tanto a receção como o restaurante e as salas de reuniões têm ‘nova cara’, com introdução de novas cores e motivos alusivos à opera nas paredes. Também o jardim exterior foi reconfigurado com a introdução de oliveiras e mais espécies de plantas.

Já o Vila Galé Porto passou a oferecer uma pizzaria Massa Fina com esplanada, a sexta em território nacional, e o bar Soul & Blues foi redecorado, oferecendo serões de jazz à sexta-feira à noite.

A Vila Galé anunciou ainda que, nos últimos meses, tem ainda continuado a apostar nos seus hotéis temáticos. Assim, no Vila Galé Lagos os quartos passarão a ser dedicados à moda, tema que já anima as zonas comuns desta unidade algarvia. O mesmo se aplica ao Vila Galé Ampalius, alusivo à fotografia, e no Vila Galé Ópera onde cada piso será dedicado a um cantor de ópera.

 

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Delegação da AHRESP em Coimbra muda de instalações

A delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) de Coimbra vai mudar de instalações em setembro, passando a funcionar no Mercado Municipal D. Pedro V.

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A delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) de Coimbra vai mudar de instalações em setembro, passando a funcionar no Mercado Municipal D. Pedro V, informou a associação através da sua Magazine de Negócios.

Na informação divulgada, a AHRESP indica que a data da mudança será revelava “oportunamente” e explica que a mesma se deve a um proposta da Câmara Municipal de Coimbra, que a associação aceitou, uma vez que “assim se mantém próxima dos empresários da região”.

“A proposta da Câmara Municipal de Coimbra para a troca de instalações dos serviços da AHRESP foi aprovada por unanimidade dos vereadores em reunião da autarquia realizada esta segunda-feira, 21 de agosto”, lê-se na informação publicada pela associação.

A AHRESP revela que a intenção da autarquia já tinha sido comunicada em maio, quando a Câmara Municipal de Coimbra indicou não pretender renovar o contrato da Rua da Couraça da Estrela, onde ainda se encontra a delegação da AHRESP em Coimbra e que vigorava desde 2013.

No entanto, a autarquia disponibilizou-se de imediato para “ceder um espaço alternativo noutro edifício municipal”, o que vai acontecer em setembro, quando a associação se mudar para a Loja P4 do Mercado Municipal D. Pedro V.

A AHRESP diz ainda que a cedência da Loja P4 do Mercado Municipal D. Pedro, cuja entrada principal se situa na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, insere-se nos objetivos de promoção e desenvolvimento do turismo definidos pela autarquia e mostra-se confiante de que a nova localização vá ao encontro das “necessidades e expetativas dos empresários da região”.

 

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Pedro Ribeiro assume direção de Marketing e Vendas do grupo Vila Galé

A partir de 1 de setembro, Pedro Ribeiro assume a direção de Marketing e Vendas do grupo Vila Galé.

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O grupo Vila Galé contratou Pedro Ribeiro como novo diretor de Marketing e Vendas.

Assumindo funções a partir de 1 de setembro, Pedro Ribeiro foi até recentemente diretor comercial na Dom Pedro Hotels & Golf Collection, rede onde anteriormente tinha também liderado o departamento de Vendas e Marketing do Dom Pedro Laguna, no Brasil, e a área de vendas em Portugal.

Detendo um curso superior em Gestão Hoteleira e formação em Strategic Marketing for Hotel & Restaurants e Revenue Management pela Cornell University, Pedro Ribeiro soma ainda várias distinções ao longo da sua carreira. Em 2019, conquistou o Prémio Networking Empresarial em Portugal e no Brasil, que premeia a excelência e empreendedorismo. Já em 2018, foi considerado Personalidade Líder de Turismo no Brasil. E em 2016 e 2013 ganhou o galardão de melhor diretor comercial, de Marketing e Vendas de Portugal, atribuído pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal.

Pedro Ribeiro é ainda membro da administração da Fundação Luso Brasileira e fundador e coordenador da Portugal United, associação de promoção turística lançada em 2005, que hoje reúne mais de 15 empresas.

Em comunicado, Pedro Ribeiro afirma que “é uma honra e um desafio assumir a Direção Geral das áreas de Marketing e Vendas do Grupo Vila Galé. Tratando-se da segunda maior rede hoteleira de Portugal e da maior rede de resorts do Brasil, ainda com planos de abertura em outros destinos, será motivador contribuir para o desenvolvimento e notoriedade de uma marca portuguesa nos mercados internacionais, sem esquecer os dois maiores mercados do Grupo Vila Galé, o português e o brasileiro aos quais continuaremos a dar muita atenção”.

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Portugal tem 127 hotéis em projeto ou construção. Reino Unido e Alemanha lideram ranking

O Reino Unido e a Alemanha lideram, na Europa, os projetos de construção de hotéis com 322 e 211 unidades, respetivamente. Portugal aparece com 127 unidades projetadas ou em construção.

Victor Jorge

De acordo com o Lodging Econometrics (LE), existem, na Europa, 1.715 hotéis em projeto ou em construção, equivalendo a cerca de 256 mil quartos, no final do segundo trimestre de 2023.

Desse total, segundo as contas, 776 estão já em construção, perfazendo 118.400 quartos, indicando a análise feita pela LE que existem mais 404 projetos prontos a arrancar nos próximos 12 meses, no que acrescentará mais 61.842 quartos ao universo existente. Além disso, existem ainda mais 535 projetos que se encontram numa fase adiantada de arranque, o que equivale a mais 76.336 quartos.

Este ranking, concluído no final do segundo trimestre de 2023, é liderado pelo Reino Unido, com um total de 322 projetos/45.181 quartos, seguindo-se a Alemanha, com 211 projetos/34.981 quartos, e França com 132 projetos/14.869 quartos.

Portugal aparece em quarto lugar, indicando a LE que existem 127 hotéis projetados que acrescentarão mais 15.446 quartos ao universo existente.

A Turquia aparece em quinto lugar nesta análise europeia, com 107 projetos e 15.670 quartos.

Contas feitas, estes quatro países são responsáveis por 52% de todos os hotéis em projeto ou em construção, salientando a LE que o Reino Unido, Alemanha, França, Portugal e Turquia “deverão manter a liderança na construção de hotéis a abrir até 2025”.

Analisando o panorama por cidades, Londres aparece com 82 projetos/14.767 quartos, seguida de Istambul com 42 projetos/7.222 quartos.

Já a cidade de Lisboa surge em terceiro lugar com 37 hotéis em projeto ou em construção, representando 4.262 quartos, seguida de Dublin com 32 projetos/6.173 quartos e a cidade alemão de Düsseldorf com 31 projetos/5.669 quartos em quinto lugar.

Relativamente aos grupos hoteleiros que mais hotéis têm em projeto ou em construção, destaque para a Accor, com 276 projetos/36.909 quartos, seguida da Hilton com 202/28.825 quartos. Nas posições seguintes aparecem a Marriott International (178 projetos/27.142 quartos), IHG Hotels&Resorts (143 projetos/19.108 quartos e o Radisson Hotel Group (59 projetos/11.452 quartos). Estes cinco grupos representam 50% de todos os hotéis projetados e em construção na Europa.

Ainda no campo dos grupos hoteleiros, mas relativamente às marcas detidas pelos mesmos, a Ibis lidera com 91 projetos/10.773 quartos, seguindo-se Hampton da Hilton com 71 projetos/10.345 quartos, Holiday Inn Express com 45 projetos/6.129 quartos e os Moxy da Marriott com 38 projetos/6.091 quartos.

A análise revela ainda que, no primeiro semestre de 2023, abriram, na Europa 150 novos hotéis com 20.027 quartos, esperando-se que até ao final do presente ano sejam inaugurados mais 265 hotéis, correspondendo a 35.491 quartos.

No futuro, a LE indica a abertura de mais 381 hotéis/51.708 quartos, em 2024, e mais 365 hotéis/56.094 quartos, em 2025.

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Vila Galé abre primeiro resort em Cuba em outubro

A informação já tinha sido avançada por Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, aquando da inauguração do NEP Kids, em Beja, e é confirmada agora com a abertura do primeiro resort em Cuba, em outubro.

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O grupo Vila Gale irá expandir a sua atividade a Cuba. Em comunicado, o grupo hoteleiro português anuncia que, em parceria com a Gaviota, irá administrar o Vila Galé Cayo Paredón, um resort all inclusive em Cayo Paredón Grande, a 25 minutos do aeroporto Jardines del Rey, em Cayo Coco, estando a abertura prevista para outubro de 2023.

Com 31 hotéis em Portugal e uma dezena no Brasil, a unidade, construída de raiz junto à praia deste novo polo turístico de Cuba, terá 638 quartos – 620 standard, duas suites e 16 suites juniores –, piscinas infantis e para adultos, Clube Nep para crianças, Espaço Galera dedicado aos hóspedes ‘teen’, salões para eventos, centro náutico, campo de ténis e quadra multidesportiva.

“Há muitos anos que estamos a analisar a entrada em Cuba e agora, finalmente, foi possível concretizar este objetivo. Teremos um hotel maravilhoso, com excelente localização e com o padrão habitual da Vila Galé. É uma aposta desafiante, mas estamos muito entusiasmados, porque Cuba é um destino turístico de enorme qualidade. Além disso, esta aposta complementará a oferta da Vila Galé Portugal e no Brasil, permitindo pôr em prática noutro país a muita experiência na gestão deste tipo de unidades com tudo-incluído”, refere Jorge Rebelo de Almeida.

A nova unidade do grupo Vila Galé, que vai gerar cerca de 400 postos de trabalho, contará com sete restaurantes: Versátil (buffet), Massa Fina (italiano), Inevitável (à la carte, com propostas de influência mediterrânica), Cervejaria Portuguesa (petiscos tradicionais lusos) e Taste of Ciego (cozinha cubana), Vila Galé Café e Ranchon, além de cinco bares, incluindo bar de piscina, de praia e temáticos.

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