Edição digital
Assine já
PUB
Distribuição

Quase meia centena de agências de viagens em processo de certificação Checked By DECO

Quase 50 agências de viagens em Portugal estão no processo de certificação Checked By DECO sendo que, pelo menos, sete já ostentam este selo, revelaram ao Publituris Ana Tapadinhas e Paulo Fonseca, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Carolina Morgado
Distribuição

Quase meia centena de agências de viagens em processo de certificação Checked By DECO

Quase 50 agências de viagens em Portugal estão no processo de certificação Checked By DECO sendo que, pelo menos, sete já ostentam este selo, revelaram ao Publituris Ana Tapadinhas e Paulo Fonseca, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Sobre o autor
Carolina Morgado
Artigos relacionados
Anac autoriza EuroAtlantic Airways a operar voos regulares no Brasil
Transportes
euroAtlantic Airways
“Não há turismo sobre massacre”, afirma o Presidente do Brasil sobre plano de Trump para Faixa de Gaza
Destinos
Iberia retoma operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho
Aviação
Sabre apresenta novas ferramentas de viagens na ITB Berlim
Tecnologia
Dino Parque Lourinhã celebra 7 anos com aposta na modernização e desenvolvimento de novos projetos
Destinos
Programa de Formação e Integração de Migrantes: 5 mil inscritos, mais de mil vagas abertas para 329 empresas
Emprego e Formação
iMotion Events passa a integrar clube de eventos internacionais
Meeting Industry
Números positivos deixam LOT “otimista” quanto ao futuro da nova rota para Lisboa
Aviação
Yescapa traça perfil dos autocaravanistas portugueses
Análise
United Airlines retoma voos para Israel a 15 de março
Aviação

Se somarmos ao anúncio feito pela Bestravel durante a sua convenção anual, que decorreu em Évora, de que toda a rede de agências de viagens vai aderir ao processo, o número irá aumentar consideravelmente. Lembre-se que a Bestravel é composta atualmente por 44 pontos de venda em Portugal, e está numa fase de expansão de novos franchisados, e quer igualar o número, em 2024, o número de agências de viagens que dispunha em 2019, que eram 53.

Os dois responsáveis referiram que o processo está a decorrer dentro da normalidade. Foi lançando em outubro do ano passado, num acordo com a APAVT, mas há a considerar que logo a seguir chegou o período das festas de Natal e fim de ano o que consideram compreensível.

PUB

Trata-se de um mecanismo criado pela APAVT e pela DECO para certificar as agências de viagens que informam os clientes com transparência e de acordo com os seus direitos.

PUB

Refira-se que, para obter o selo Checked By DECO, um processo nada complicado, segundo Ana Tapadinhas e Paulo Fonseca, a agência de viagens é avaliada no relacionamento pré-contratual e contratual com os consumidores e o cumprimento desse contrato.

O serviço Checked By DECO garante que a empresa adota práticas comerciais com base em critérios de excelência e qualidade no seu relacionamento contratual com os consumidores, assegura aos seus clientes bens e serviços seguros e que os protegerão contra novos riscos, bem como contribui para um mercado mais dinâmico, justo, transparente e protetor dos consumidores.

O administrador da Bestravel, Carlos Baptista, anunciou durante a convenção, em Évora, que todas as agências de viagens da rede serão Checked by DECO. A certificação das agências de viagens será assumida pela Gecontur, master franchising da Bestravel.

Este projeto comum, segundo o presidente da APAVT, no momento da assinatura do acordo com a DECO, pretende “dar diferenciação às agências de viagens e confiança aos seus clientes. É mais um passo para trazer mais credibilidade ao setor”. As agências de viagens não são obrigadas a aderir ao selo, mas Pedro Costa Ferreira espera que a maioria o faça, pois vai dá-las maior credibilidade.

Este novo serviço passa a oferecer às empresas, no domínio da consultoria, cooperação e monitorização do seu relacionamento contratual com os consumidores, à luz das exigências legais e melhores práticas do mercado, ao mesmo tempo que procurará garantir que os consumidores beneficiam de uma informação mais transparente, segura e com qualidade. A falta de informação é, segundo a DECO, um dos motivos de reclamação mais frequentes.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Artigos relacionados
euroAtlantic Airways
Anac autoriza EuroAtlantic Airways a operar voos regulares no Brasil
Transportes
“Não há turismo sobre massacre”, afirma o Presidente do Brasil sobre plano de Trump para Faixa de Gaza
Destinos
Iberia retoma operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho
Aviação
Sabre apresenta novas ferramentas de viagens na ITB Berlim
Tecnologia
Dino Parque Lourinhã celebra 7 anos com aposta na modernização e desenvolvimento de novos projetos
Destinos
Programa de Formação e Integração de Migrantes: 5 mil inscritos, mais de mil vagas abertas para 329 empresas
Emprego e Formação
iMotion Events passa a integrar clube de eventos internacionais
Meeting Industry
Números positivos deixam LOT “otimista” quanto ao futuro da nova rota para Lisboa
Aviação
Yescapa traça perfil dos autocaravanistas portugueses
Análise
United Airlines retoma voos para Israel a 15 de março
Aviação
PUB
Distribuição

GEA Global compromete-se a promover o que Marrocos tem de melhor

A GEA Global, que inclui Portugal, Argentina, Peru e Brasil, compromete-se a promover o que Marrocos tem de melhor para oferecer no setor turístico, ao abrigo de um acordo assinado recentemente com a Oficina Nacional de Turismo daquele país (ONMT).

Com esta parceria entre a GEA Global e a Oficina Nacional de Turismo de Marrocos, as entidades pretendem reforçar a visibilidade daquele país como um destino de referência internacional, focando em atrair viajantes exigentes e interessados em experiências de alta qualidade. A iniciativa surge como uma resposta às tendências do mercado, que procura cada vez mais destinos diferenciados e com propostas únicas, capazes de aliar tradição, cultura e modernidade. O acordo visa destacar as inúmeras riquezas do destino, com especial foco em segmentos como MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), golfe, cultura e novos produtos turísticos.

Para Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores da GEA, esta parceria é uma oportunidade única para fortalecer a promoção de Marrocos como um destino de excelência, reforçando que o foco em segmentos como MICE, golfe, cultura e novos produtos turísticos “permite-nos explorar o potencial deste mercado e oferecer experiências exclusivas e diferenciadas aos nossos associados.”

Nesta estratégia, indica a GEA, os agentes de viagens desempenham um papel crucial, atuando como verdadeiros promotores das experiências que Marrocos tem a oferecer. A sua capacidade de compreender as necessidades dos clientes e apresentar soluções personalizadas torna-os peças-chave na criação de ligações entre o destino e os viajantes.

Assim, com este acordo, a GEA reforça o seu compromisso em oferecer aos seus associados as ferramentas de promoção adequadas, tornando-os mais preparados para destacar os atributos diferenciadores de Marrocos, impulsionando o turismo de forma eficaz e sustentável. Enquanto isso, a ONMT aposta em ampliar a visibilidade de Marrocos nos mercados internacionais, consolidando o país como um destino de referência global.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

75 anos: APAVT reuniu em Lisboa várias dezenas de membros de antigos e atuais corpos sociais

A APAVT reuniu, em Lisboa, em jantar comemorativo dos seus 75 anos, cerca de 80 membros que, ao longo destes anos integraram os corpos sociais da Associação. O atual presidente, Pedro Costa Ferreira, destacou o contributo de cada um na construção do legado da APAVT e na evolução do turismo nacional.

Foi um momento de partilha de todos os que fizeram e fazem parte da história da APAVT. Por isso, esta direção pretendeu, para assinalar os 75 da Associação, homenagear este percurso e refletir sobre os novos desafios e oportunidades. “É esta a história que hoje celebramos, é a história do setor, das agências de viagens e dos agentes de viagens que construíram a história da nossa Associação, e como dizia o jornalista Belmiro Santos, é uma história que se confunde com a história do próprio turismo”, afirmou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira. As comemorações decorrerão durante todo o ano, com uma série de momentos com os agentes de viagens, culminando em Macau, com a realização do seu 50º Congresso Nacional, que decorrerá de 2 a 5 de dezembro de 2025.

De destacar a presença no jantar dos antigos presidentes da APAVT, Carlos Gonçalves Luís, Atílio Forte, João Pombo, Vítor Filipe e João Passos, bem como do presidente da CTP, Francisco Calheiros.

Para além de ter realçado que o setor da distribuição turística vive o seu melhor momento de sempre, “e se nada de inesperado acontecer, teremos um 2025 como o melhor ano de sempre”, tendo em conta o ritmo das reservas, o que espelha um mercado em crescimento, Pedro Costa Ferreira afirmou, no seu discurso, durante o jantar, que “este é também o melhor momento da APAVT, porque em termos financeiros a Associação está absolutamente consolidada, o que tem só um significado: a nossa independência está garantida”.

Por outro lado, “temos boas relações institucionais com todos os stakeholders, temos uma capacidade de influência como nunca tivemos, uma presença importante na Confederação Europeia como da Confederação do Turismo de Portugal, representamos mais de mil balcões e havendo registos de sede, desde 2002, hoje temos o maior número desde que há registos, e nesta quinta-feira serão anunciados a entrada de mais 10 associados”, realçou Pedro Costa Ferreira.

Já Francisco Calheiros destacou o quão tem sido determinante a APAVT, Associação que acompanha há muitos anos e tendo inclusive pertencido aos corpos sociais, em defesa do setor das agências de viagens, e agora, na CTP, em defesa do turismo nacional, sendo “uma das associações mais atuantes e sempre disponível”, disse.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Distribuição

Bestravel chega a Setúbal com nova agência de viagens

No âmbito da sua estratégia de expansão, e conforme anunciado na sua XX Convenção, que decorreu a semana passada na cidade da Horta, a rede Bestravel tem uma nova agência de viagens, desta vez em Setúbal.

Publituris

Dirigida por Isabel Rodrigues e Neuza Carolino, a nova Bestravel de Setúbal localiza-se na Rua Dr. António Rodrigues Manito, nº76, com o telefone: 265 107 016, e email – setubal@bestravel.pt.

Para Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel, “trata-se de um importante reforço da nossa presença na região de Setúbal, uma localização estratégica para o crescimento da marca”.

Por sua vez, Isabel Rodrigues e Neuza Carolino, afirmam estar totalmente empenhadas em oferecer um serviço personalizado e de elevada qualidade na área das viagens.

Refira-se que, com esta nova abertura, a Bestravel contará com mais uma loja estrategicamente instalada na região de Setúbal, atingindo as 47 agências de viagens.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Lusanova mostra Marrocos a um grupo de agentes de viagem

Até esta quinta-feira, o operador turístico Lusanova está a mostrar Marrocos, um dos destinos que integra na sua programação, a um grupo de oito agentes de viagens, numa parceria com o Turismo de Marrocos e com o apoio da TAP e da Atlas Voyage.

Publituris

Representantes da ByTravel Venda do Pinheiro, Dot World Tour, Omnitur, Roldão Viagens, Top Atlântico (Colombo e Almada), Turiset e You Travel têm oportunidade de vivenciar, na primeira pessoa, algumas das mais emblemáticas atrações marroquinas.

O itinerário inclui visitas a Marraquexe, ao deserto de Agafay e a Essaouira, permitindo aos participantes explorar locais icónicos como a Praça Jemaa El Fna, a Mesquita da Koutoubia e o Palácio Bahia. A experiência inclui ainda uma imersão na cultura berbere com uma visita à aldeia de Imlil, culminando na cidade portuária de Essaouira, conhecida pelo seu ambiente costeiro único.

Para Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova, esta iniciativa reforça o compromisso da empresa com a promoção de Marrocos como destino estratégico. “Estamos a concentrar esforços para que os portugueses voltem a (re)descobrir Marrocos, um destino cheio de cultura, história e experiências autênticas”, apontou.

O responsável destaca ainda que “as viagens de familiarização são essenciais para capacitar os agentes de viagens, permitindo-lhes conhecer in loco não só os destinos, mas também as diferenças qualitativas dos produtos que disponibilizamos no mercado”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

CATAI promove férias de luxo nas Maurícias

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris, está a promover no mercado férias de luxo nas Maurícias, em colaboração com o hotel Royal Palm Beachcomber Luxury. O pacote de oito dias custa desde 2.785 euros por pessoas, em regime de alojamento e pequeno-almoço com taxas incluídas.

Publituris

O Royal Palm Beachcomber Luxury, o primeiro membro dos Leading Hotels of the World na Maurícia, celebra o seu 40º aniversário. Situado na pitoresca costa noroeste, ao longo de uma praia de areia branca, o operador turístico destaca os seus mais elevados padrões de serviço, de uma elegância intemporal, onde todos os desejos dos clientes são satisfeitos com um serviço e atenção impecáveis.

Ainda segundo a CATAI, o Royal Palm Beachcomber Luxury é também conhecido pela sua cozinha premiada. Quatro restaurantes, dirigidos pelo chefe francês William Girard, convidam a uma experiência gastronómica tentadora, quer se opte pela elegância informal do restaurante La Plage, pelo amplo terraço do La Goélette, pelo ambiente íntimo do restaurante Asiya ou por um agradável serão na praia no The Royal Grill.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

ANAV vai estar presente na Feira de Emprego do Turismo de Lisboa

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens estará presente na edição de 2025 da Feira do Emprego do Turismo, em Lisboa, que decorre no Meo Arena (Sala Tejo), no dia 14 de março.

Publituris

A participação da ANAV neste evento faz-se sob o propósito de proporcionar a todas as agências de viagens suas associadas um espaço de encontro, de contactos e de recrutamento de talento para as áreas em que possam necessitar de reforço de capital humano de excelência.

Luís Henriques, vice-presidente da ANAV, salienta que o stand da Associação na Feira de Emprego do Turismo pretende ser o espaço de todas as agências de viagens, disponível para que os negócios se façam e o sucesso aconteça para todos”.

Promovida pela Bolsa de Empregabilidade, a Feira de Emprego do Turismo pretende ser um espaço que interliga empresas e candidatos do setor do turismo, promovendo o networking entre profissionais.

Para esta edição, está já garantida a participação de mais de 100 empresas de diferentes áreas do setor do turismo, desde hotelaria, restauração, agências de viagens, ou cruzeiros, todas dedicadas à identificação e contratação de talento.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Solférias volta a formar agentes de viagens sobre os seus destinos charter de verão

Os destinos programados em charter para o verão de 2025 estarão em destaque na iniciativa “Oficina de ideias” do operador turístico Solférias, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, que percorrerá sete cidades portuguesas.

Publituris

Nesta iniciativa da Solférias, os destinos a abordar são Porto Santo, Ilhas do Sal e Boavista (Cabo Verde), Senegal, Saidia (Marrocos), Hurghada e El Alamein – Costa Norte (Egito), Djerba, Enfidha e Tunes (Tunísia).

As sessões decorrerão nos dias 17 de fevereiro no Vila Galé Ópera (manhã e tarde), em Lisboa; no dia seguinte no Tryp Leiria (manhã); ainda no dia 18 será no Vila Galé Coimbra (tarde); já no dia 19 será a vez de Braga, mais precisamente no Vila Galé daquela cidade (manhã); à tarde será no Eurostars Santa Luzia (Guimarães).

A “Oficina de ideias” estará no Porto no dia 20 de fevereiro, com sessões de manhã e à tarde no HF Ipanema Porto, terminando no dia 21 no Meliá Ria, em Aveiro (manhã).

Refira-se que os trabalhos decorrerão, de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, enquanto as da tarde têm lugar das 15h00 às 18h00.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Ávoris apresenta o seu assistente virtual CAT-AI

O CAT-AI, assistente virtual que acaba de ser lançado pela Ávoris, numa colaboração estratégica com a Microsoft, oferece uma experiência imersiva e personalizada graças à tecnologia de inteligência artificial da Azure a todos os clientes do operador turístico CATAI.

Publituris

A Ávoris Corporación Empresarial e a Microsoft acabam de lançar o CAT-AI, um assistente virtual de última geração concebido para transformar a experiência do viajante. O desenvolvimento do CAT-AI foi possível graças à colaboração estratégica com a Amadeus e a Briguest by Bravent, parceiro tecnológico da Microsoft.

O assistente virtual da Ávoris integra tecnologia de inteligência artificial generativa do Azure, a nuvem da Microsoft, para fornecer informações detalhadas e personalizadas sobre destinos turísticos. Esta ferramenta permitirá aos utilizadores interagir intuitivamente com recomendações sobre locais de interesse, atividades, alojamento, voos e requisitos de documentação.

O CAT-AI está disponível em plataformas como o WhatsApp, facilitando o acesso à informação em qualquer altura e lugar durante o percurso do cliente.

A integração com as soluções Amadeus, como o Amadeus Hey, para actualizações de viagens e o Amadeus Discover para recomendações de destinos, fornecerá informações atualizadas sobre voos, restaurantes e atividades, melhorando o planeamento e o prazer da viagem. O CAT-AI foi concebido para evoluir e incorporar novos destinos e funcionalidades, com o objetivo de enriquecer a experiência dos clientes do CATAI, operador turístico do grupo Ávoris.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Bestravel soma cada vez mais ganhos de rentabilidade integrada no Grupo Newtour

Enquanto rede de franchising de agências de viagens, a marca Bestravel tem vindo somar cada vez mais ganhos de rentabilidade pelo facto de estar integrada no Grupo Newtour, que passam ao nível da tecnologia, aviação, hotelaria e, proximamente, pelo produto comboio, revelaram aos jornalistas, Carlos Baptista e Ricardo Teles.

Neste caso, tanto o administrador como o diretor operacional da Bestravel que tanto o setor da aviação, como da hotelaria, para as agências de viagens da rede, são trabalhados enquanto Grupo Newtour, áreas que “estão a ser cada vez trabalhadas de uma forma mais incisiva, com pessoas mais dedicadas a cada uma, o que que nos permite retirar cada vez melhores frutos para a rentabilidade do que queremos criar para as nossas agências de viagens”. São exemplos também questões ao nível dos NDC, e dos portais e de conteúdos disponíveis às agências de viagens Bestravel.

Carlos Baptista defende que “o que conseguimos ir buscar à Newtour, é extremamente relevante”, reforçando que em termos de hotelaria, “temos cada vez mais contratos de hotéis, o que nos permitiu também a criação de uma nova ferramenta, que é um comparador de hotéis”.

Neste comprador de hotéis, disponível no site da marca, num único ambiente, as agências de viagens conseguem comparar o que são os principais players ou fornecedores de hotelaria, fazendo uma compra cada vez mais integrada e mais avisada sobre o que é que está no mercado.

Igualmente, na área da Inteligência Artificial, a Bestravel, alinhada ao grupo de viagens a que pertence, “há vários campos onde estamos a melhorar, aliados aos automatismos e à velocidade de ter informação dentro das agências de viagens”, segundo o administrador da marca.

Vai apitar o produto comboio

Nesta sinergia de grupo vai igualmente disponibilizar às agências de viagens o produto comboio. “É algo que estamos a finalizar e acreditamos que no espaço de um mês poderemos ter isto ativo às nossas agências de viagens”, frisou.

Se, como foi reconhecido, o comboio perdeu relevância uns tempos atrás e até estava um pouco obsoleto, hoje, nomeadamente com o TGV em quase toda a Europa já há uma deslocação confortável, com infraestruturas modernas, rápido, sendo muitas vezes até mais cómodo e mais rápido do que o próprio avião. Portanto “temos essa necessidade de estarmos atualizados, o que nos leva a lançar este projeto”.

O administrador da Bestravel lembra que “temos vários destinos onde podemos chegar de avião, mas temos vários destinos onde é mais rápido chegar de comboio e, portanto, o ter estes três temas integrados, aviação, hotelaria e agora comboios

permite-nos não estarmos tão dedicados a essa negociação ou a esse trabalho, individualmente, mas tirar o máximo partido das negociações do Grupo Newtour, para operacionalizarmos e colocarmos nas nossas agências de viagens”.

Ou seja, tudo isto, tem em vista a rentabilidade, “não só financeira, mas a poupança de tempo, de automatismos, de rapidez de resposta ao cliente de trabalho, traz-nos novos clientes, novas possibilidades e novas capacidades”, observou Carlos Baptista que, juntamente com Ricardo Teles, falaram aos jornalistas à margem da XX Convenção da Bestravel, que juntou na ilha do Faial, mais de 200 pessoas entre agentes de viagens da rede e fornecedores, desde operadores turísticos, companhias aéreas, até outros serviços turísticos tanto do continente como dos Açores.

Formar, formar, formar…

A formação é um projeto estratégico para a Bestravel “em que temos vindo a apostar de algum tempo a esta parte e que nos tem ajudado também nesta padronização, neste ganhar de skills necessários para continuar a entregar um valor ao cliente final” disse Carlos Baptista, realçando que, “temos apostado em várias ações em regime assíncrono, que permitem que os agentes de viagens façam as suas formações no tempo que têm e ao ritmo que conseguem”.

Ainda na vertente da formação, a Bestravel, pela primeira vez, vai participar na Bolsa de Empregabilidade, nas feiras de Lisboa, Porto e Coimbra. “Estamos a falar de uma feira que está com uma dinâmica muito forte, já passaram por lá 35 mil candidatos, há o site, não há só as feiras, que são

bastante visitadas, mas é um trabalho que queremos fazer integrado e anual para conseguirmos suprir ou pelo menos adiantarmos as necessidades que temos dentro das nossas agências de viagens”, indicou a rede.

Mas também outro projeto “que temos vindo a apostar nos últimos dois anos e que é uma transformação total na forma de contacto e gestão com o cliente final. Este CRM, não sendo baseado em tecnologia IA, ajuda a uma evolução enorme naquilo que são os automatismos. É um projeto que temos estado a desenvolver, que já estamos numa fase de implementação bastante avançada e que temos outras fases de implementação ao longo deste ano, 2025, nomeadamente com a integração de mais meios de comunicação com o agente de viagens, de maneira a centralizar tudo, com chat, whatsapps, de forma a que tudo passe a ser um ecossistema integrado naquilo que é o relacionamento com o cliente. E depois o ponto final que vamos integrar que ainda não está será o contacto de voz com os clientes dentro desta plataforma”.

Foi a vez de Ricardo Teles intervir, reforçando que “estamos sempre a promover novos negócios, mais rentabilidade para as nossas agências de viagens e criando novas funcionalidades”. Neste sentido, disse, “fechámos agora e apresentámos uma nova parceria para cartões de dados eSIM, ou seja, com a Brise, em que os nossos agentes de viagens podem indicar um link aos seus clientes para terem dados nos destinos”. Ressalvou que “sabemos que cada vez mais nos hotéis há Wi-Fi, mas fora dos hotéis é muito complicado ter internet em determinados sítios, então estes cartões são um serviço extra que lhes permite acrescentar serviço aos seus clientes”.

Além disso, há a acrescentar novas parcerias para questões mais financeiras, pagamentos e recebimentos e “fizemos um contrato com a Pliant, e estamos a falar de cartões de crédito físicos ou virtuais, bem como com a Currents Direct, empresa de transferência de divisas, muito competitiva também no mercado, principalmente para os pacotes próprios, que achámos que fazia falta colocar também nas nossas agências de viagens. Fizemos ainda mais um contrato com a FLOA Play, que permite um pagamento sem juros ao cliente, que quiser dividir os seus pagamentos de viagens e sonhar um pouco mais”. Isto tudo numa ótica de do Grupo Newtour Distribuiçao.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
Distribuição

APAVT leva boas notícias à XX Convenção da Bestravel na Horta

O setor da distribuição turística “vive o melhor momento de sempre. Em 2023 o estudo que encomendámos à EY mostrou-nos os melhores números de sempre, em 2024 não temos resultados, mas sabemos que foram superiores, e em 2025, o início das reservas aponta para um crescimento muito acentuado, com operadores turísticos que cresceram, à data de hoje 20%, 30% e alguns até 50%. Estas foram algumas das boas notícias que o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, levou à XX Convenção da Bestravel.

Na sua intervenção no jantar de encerramento da XX Convenção da Bestravel, que decorreu este fim de semana na Horta (Açores), com o lema “Impossible is nothing – Lidera a mudança”, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, realçou que alguns destes crescimentos não se concretizarão no final do ano, para apontar que “há um grande momento de antecipação de reservas”, alertando, em seguida, que virá o momento do last minute.

“Se pensarmos que este melhor momento do setor de sempre acontece dois anos depois do nosso momento mais assustador, que foi a pandemia, demonstra que, o que todos nós construímos e que estamos a construir, é um setor cheio de vitalidade, em muitas zonas com liderança de mercado, portanto, é um primeiro momento para nos sentirmos muito satisfeitos”, reconheceu Pedro Costa Ferreira.

No entanto, o presidente da APAVT alertou que “nesta altura em que atravessamos o melhor momento, julgo que temos hoje uma certeza e várias incertezas ligadas a essa certeza”, pois “a certeza é que não vai continuar sempre, e quem estuda ciclos económicos sabe que pode haver uma tendência de longo prazo una, sempre com a mesma direção, mas sabe que, no curto prazo, aos processos de crescimento seguem-se tempos de regressão”.

Desse ponto de vista, “temos imensas incertezas em relação ao momento em que vamos deixar de viver este crescimento. Não sabemos quando será e porque é que será, se terá um efeito conjuntural ou estrutural”, apontou Pedro Costa Ferreira, garantindo que, uma coisa é certa, “é nestes momentos que temos de preparar as nossas empresas estrategicamente para enfrentarmos os riscos do futuro”.

O dirigente não deixou passar o facto da APAVT estar a comemorar os 75 anos “uma história bonita, que não é do presidente atual, da direção atual e das mais de 100 pessoas que compuseram os órgãos sociais da Associação ao longo destes anos, é a história de todo um setor, construída por vós (agentes de viagens), portanto é a vossa história, com um programa de celebração ao longo do ano que visa dar maior visibilidade ao agente de viagens e à nossa capacidade de interação com o cliente e de nos irmos alterando a nossa postura e a nossa maneira de trabalhar à medida que o mundo se altera”, concluiu.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.