Grupo Lufthansa fecha 2022 com lucro líquido de 791 milhões de euros e admite interesse na TAP
Depois de ter apresentado os resultados de 2022, com um regresso aos lucros, os responsáveis do Grupo Lufthansa não descartaram o interesse na TAP.
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O Grupo Lufthansa anunciou que registou um lucro líquido de 791 milhões de euros em 2022, recuperando de um prejuízo de 2.191 milhões de euros no ano anterior e superando as suas previsões.
Grupo Lufthansa ultrapassa, assim, dois, anos de perdas, sendo que ao nível dos lucros antes de impostos e juros, a companhia alemã indicar que alcançaram 1.509 milhões de euros.
A faturação da empresa registou um crescimento de 95%, alcançando 32.770 milhões de euros ao longo do ano, dos quais 25.846 milhões de euros são referentes ao tráfego aéreo (subida de 118%).
O presidente executivo da Lufthansa, Carsten Spohr, assinalou, em comunicado, que o objetivo é agora alcançar um aumento claro dos lucros ao longo do ano.
Em 2022, o grupo Lufthansa transportou 102 milhões de passageiros, mais do dobro que em 2021 (47 milhões).
À Bloomberg, Christoph Meier, porta-voz da companhia alemã, admitiu o interesse da Lufthansa na TAP, embora não seja a única, indo ao encontro do que o CEO, Carsten Spohr, tinha revelado ao Financial Times e que dava conta que a TAP “é uma das maiores transportadoras a entrar no mercado da América Latina e só isso desperta logo interesse”.
“Teremos sempre em conta se vierem ter connosco, especialmente se for uma transportadora da Star , portanto vamos olhar definitivamente para a TAP”, concluiu Meier.
Ainda quanto ao futuro, o grupo Lufthansa está a acelerar significativamente a modernização da sua frota ao encomendar 22 novas aeronaves de longa distância com baixo consumo de combustível da Airbus e da Boeing (sete Boeing 787-9, dez Airbus A350-1000, cinco Airbus A350-900).
Nos próximos anos, o grupo alemão receberá um total de mais de 100 aeronaves de longo curso dos tipos mais modernos. Em média, a nova aeronave consumirá cerca de 2,5 litros de combustível por passageiro e 100 quilómetros de voo, representando uma redução de cerca de 30% face aos modelos anteriores.