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Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal; Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração da Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e Guta Moura Guedes.
Créditos: Frame It

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Setor debate a criação de “Uma Agenda de Valor para o Turismo” na BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) dedicou uma mesa redonda para o debate da valorização do setor através da criação de produtos turísticos, que contou com a presença de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração da Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e Guta Moura Guedes, presidente da ExperimentaDesign.

Carla Nunes

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal; Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração da Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e Guta Moura Guedes.
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Setor debate a criação de “Uma Agenda de Valor para o Turismo” na BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) dedicou uma mesa redonda para o debate da valorização do setor através da criação de produtos turísticos, que contou com a presença de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração da Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e Guta Moura Guedes, presidente da ExperimentaDesign.

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Para criar uma agenda de valor para o turismo é necessário pensar em pontos como a tecnologia e inovação, sustentabilidade e criatividade, mas também cultura.

A afirmação parte de profissionais do setor como Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração da Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e Guta Moura Guedes, presidente da ExperimentaDesign, que esta quarta-feira se juntaram numa mesa redonda na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para debater a criação de uma agenda de valor para o turismo, com a moderação de Francisco Jaime Quesado, economista e gestor.

Para Luís Araújo, quando falamos em valor não nos referimos apenas ao que o setor pode entregar ao turista, “falamos em valor para as empresas, para os colaboradores”. Mais do que “tornar a experiência ainda melhor para quem nos visita”, a questão passa também por perceber “como é que acrescentamos valor para quem vive cá, que reconheça o turismo como uma força para o bem-estar, que cria trabalho e riqueza em todo o território nacional”.

“Esta é das indústrias, senão a indústria, que pode ser desenvolvida em qualquer ponto do território e por qualquer pessoa”, defende Luís Araújo.

Já Luigi Cabrini aponta que o setor “está habituado a medir o sucesso do turismo pelo número de turistas que visitam um local, o que não considera ser a melhor forma de medição: “O sucesso não são os números, mas o benefício do destino. São as receitas, o impacto social e económico”, afirma.

De acordo com o profissional, o setor deve focar-se em dois pontos. No primeiro, o de fundir os seus departamentos de marketing com os de sustentabilidade, algo que aponta já ser feito em alguns destinos. Desta forma, é criado “um conceito de turismo que olha para formas de aumentar o benefício do destino, e não necessariamente o número de turistas”.

Por último, Luigi Cabrini explica que “há uma forma de comunicar sustentabilidade” e afirmar que o hotel “não desperdiça água nem aquecimento” pode não abonar a favor da unidade – o cliente pode ser levado a pensar “que vai passar frio e escolher outro hotel”.

“A sustentabilidade tem de estar a par com a qualidade do turismo, porque uma experiência de sustentabilidade bem planeada vai dar acesso a uma experiência mais autêntica, a tradições locais, à possibilidade de interagir, comida autêntica, etc.”, explica.

Créditos: Frame It

Por outro lado, Luís Araújo acredita que para entregar esta proposta de valor no setor é necessário apostar em três categorias: tecnologia e inovação; sustentabilidade e criatividade.

Na opinião do presidente do Turismo de Portugal, a aposta em tecnologia “acrescenta valor para todos: as empresas são mais eficientes; os turistas têm mais informação e uma experiência mais fluída; e os colaboradores podem dedicar-se àquilo que são bons, lidar com pessoas, já que a tecnologia permite simplificar muitos dos procedimentos da área”. Destaca ainda que a sustentabilidade “não é uma tendência de mercado” e que se for encarada dessa forma “vai demorar muito mais tempo a fazer a transição que precisamos”.

“As pequenas empresas são muitas vezes as que têm uma importância maior no território e que desenvolvem muitas práticas sustentáveis que não têm esta capacidade de chegar aos grandes meios”, aponta Luís Araújo.

Por fim, e no âmbito da criatividade, Luís Araújo indica que o setor “perde por não apostar na criatividade que o país tem, fazendo a ligação do turismo com outros setores, sejam o da saúde, engenharia, arquitetura ou design”, por exemplo.

Cultura como fator de identidade e diferenciação dos locais

Para criar esta agenda de valor para o turismo, Guta Moura Guedes é da opinião de que “a cultura pode ser realmente importante neste setor – primeiro, do ponto de vista histórico, uma vez que está intimamente ligado com o consumo de bens culturais, de sítios que têm uma componente cultural muito expressiva”. Depois, porque “a cultura permite uma miscigenação entre as pessoas”, sendo que “o turismo pode contribuir para reforçar esse encontro de culturas e fazer de cada um desses sítios um símbolo desse encontro”.

Como defende, “no século XXI a cultura talvez seja o fator que mais consegue criar identidade e diferenciação em cada um dos locais que recebem turistas”. Aliás, a profissional aponta que “os públicos hoje querem interação, intergeracionalidade, ser surpreendidos com contrastes entre o passado, presente e futuro, querem que lhes contemos histórias e querem que os coloquemos em ligação com aquilo que estamos a apresentar”

Nesse sentido, a presidente da ExperimentaDesign aponta que a inserção de cultura no setor pode ser feita através da conjugação de eventos culturais com turismo, com a criação de roteiros na localidade onde decorrem esses eventos.

Destaca ainda a importância de conjugar o património cultural existente com atividades turísticas, dando como exemplo o roteiro das Aldeias Históricas de Portugal – que “conseguiu criar ao redor de 12 aldeias uma narrativa de stoytelling que une um pedaço do nosso país e, desta forma, constituir um produto que tem imenso poder atrativo do ponto de vista turístico e de valor acrescentado para a zona”.

No entanto, Guta Moura Guedes não esconde que “o grande perigo” de construir um novo produto turístico passa por “não se pensar no seu planeamento sustentável ao longo do tempo”.

“É muito delicado o tema da nossa articulação ideal com património existente de grande valor cultural. É muito interessante e atrativo, mas requer uma enorme maturidade da parte dos vários players que fazem parte deste trabalho”, termina.

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Rio de Janeiro oferece quase 6M€ para Abav Expo não sair da cidade

O presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comprometeu-se, durante a cerimónia de abertura da Abav Expo 2023, que teve lugar esta quarta-feira, dia 27 de setembro, a investir para que o evento permaneça na cidade.

“Quero agradecer principalmente à Abav por trazer de volta esta feira tão importante para o turismo ao Rio de Janeiro, dez anos depois. Conversei com Magda Nassar e questionei-a, sem os patrocínios, quanto custa a produção total da Abav Expo para sua produção total. A presidente respondeu que a feira custa 30 milhões de reais para ser produzida. Então, faço aqui um compromisso e convite para que a Abav permaneça no Rio de Janeiro nos próximos anos, e a autarquia oferece o patrocínio de 30 milhões de reais para a realização da feira”, disse Eduardo Paes.

Este pedido da cidade do Rio de Janeiro foi feito antes da presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, anunciar os dois próximos destinos que receberão a Abav Expo em 2024 e 2025.

A 50ª edição deste evento, considerado o maior da América Latina, é promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, que está prestes a completar 70 anos. Feira Abav Expo decorre até esta sexta-feira no Riocentro, na “Cidade Maravilhosa”.

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Publituris Hotelaria e Construir organizam Hotels & Architects Suppliers a 3 de outubro

A revista PUBLITURIS HOTELARIA e o jornal CONSTRUIR e revista Traço (ambas publicações do grupo WORKMEDIA) organizam no próximo dia 3 de outubro, no Hotel Mélia Aeroporto, o Hotels | Architects | Suppliers (HAS). Marcarão presença 45 empresas fornecedoras. 

A revista PUBLITURIS HOTELARIA e o jornal CONSTRUIR e revista TRAÇO (publicações do grupo WORKMEDIA) alargaram o âmbito do Hotels & Suppliers, com a 7.ª edição a englobar a arquitetura, passando, assim, a denominar-se Hotels | Architects | Suppliers (HAS).

Neste evento, a realizar no dia 3 de outubro (terça-feira) no Hotel Mélia Aeroporto, a PUBLITURIS HOTELARIA e o jornal CONSTRUIR e revista Traço pretendem, por um lado, juntar os setores da arquitectura e hotelaria, que se interligam em vários momentos, e por outro, possibilitar o encontro entre equipas de compras e operação, destes setores, e as empresas fornecedoras em Portugal.

Durante este evento são promovidas reuniões ‘one-to-one’ entre os hoteleiros e os representantes de várias marcas e produtos com o intuito de criar parcerias, apresentar serviços e soluções e alargar a rede de networking.

Nesta 7.ª edição do agora Hotels | Architects | Suppliers (HAS), marcarão presença 45 empresas fornecedoras:

Jung
Saint-Gobain
Laser Build
Danosa
Sika
Morgado & Ca
Delabie
Otis
Interfer
Revigrés
SCP Pool
Systemair
Heliroma
Investwood
DK Flooring
House Frame
France Air
J. Pinto Leitão
Azulima
VM Zinc
Soprema
Aron Light
Oli
Galécia
Lusomatec
Tons de Pedra
Grohe
Grupo GM
Ledvance
Intergrau
Roca
ODD
Miele
Jacobs Douwe Egberts
Bindopor
Gergran|Délifrance
Comopi|Unissima
NSContract
Fagor Professional
Epoca
Listor|Pantim
Dinamic
Laskasas
La Redoute
Serlima

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Angola recebe Conferência Internacional da AASA

A 53.ª edição da Assembleia-geral da Airlines Association of Southern Africa (AASA) será realizada em Luanda (Angola), de 5 a 8 de outubro, reunindo várias delegações internacionais.

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Angola é o país anfitrião da 53.ª edição da Assembleia-geral da Airlines Association of Southern Africa (AASA), um evento de referência no setor da aviação e que vai refletir sobre o desenvolvimento da aviação comercial em África.

Este certame, anual, que terá a TAAG – Linhas Aéreas de Angola como coorganizadora, realiza-se pela primeira vez em Angola, reunindo companhias aéreas, reguladores, fabricantes, provedores de serviços, investidores, representações diplomáticas e entidades governamentais.

Este evento é uma plataforma privilegiada de networking e de reforço de relações entre os players da indústria, proporcionando ao ecossistema da aviação angolana, e ao país, a oportunidade de promover as suas valências junto da comunidade internacional.

O dia 6 de outubro, em particular, está reservado para a realização do ciclo de conferências/debate que vai juntar mais de 200 delegados e decisores de topo da indústria da aviação, com várias temáticas em agenda, nomeadamente: ambiente concorrencial, conectividade, financiamento, supply chain, custos operacionais, aspetos regulatórios, crescimento e sustentabilidade das companhias aéreas africanas. A AASA é uma associação regional que agrega as companhias aéreas africanas baseadas a sul do Equador, atuando como representante junto do Comité da Aviação Civil da SADC (Southern Africa Development Community).

Atualmente, a AASA conta com 16 companhias aéreas como membros, nomeadamente: TAAG, Air Austral, Air Botswana, Airlink, Air Zimbabwe, Congo Airways, Eswatini Air, Federal Airlines, FlyCobra, FlySafair, LAM Mozambique Airlines, LIFT, Mango Airlines, Mozambique Express, Proflight Zambia e South African Airways.

Além das companhias aéreas, a AASA conta também com 35 membros associados de setores direta ou indiretamente ligados a aviação. A AASA tem participação regular e contribuições junto da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association) em torno das matérias relacionadas com a região da África Austral.

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Abreu Events organiza em Lisboa principal evento internacional dedicado ao cancro da mama

A Conferência ABC 7 é considerada o principal evento internacional dedicado ao cancro da mama e vai decorrer em Lisboa pela 7.ª vez, esperando-se a participação de9 1.500 conferencistas de 90 países, incluindo profissionais de saúde, representantes de pacientes e jornalistas.

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A Abreu Events Congress Organizer foi selecionada para organizar, em Lisboa, a Conferência ABC 7 – Advanced Breast Cancer Seventh International Consensus Conference, considerada o principal evento internacional dedicado ao cancro da mama e para a qual a empresa portuguesa foi selecionada como Professional Congress Organizer (PCO).

Esta é a 7.ª vez que a Abreu Events Congress Organizer vai organizar este evento, que vai decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, entre 9 e 11 de novembro, e no qual a empresa portuguesa vai assegurar uma organização Full Service, incluindo serviços como a gestão de inscrições, plataforma e livro de abstracts, imagem e design gráfico, gestão do website e sinalética, passando pela gestão dos transfers, alojamento, aluguer do espaço, área de posters e exposição, secretariado, hospedeiras, audiovisuais, alimentação e programa social.

“O facto da conferência ABC ter nascido e crescido com o serviço full service Abreu Events, nesta que já é a sua 7ª edição, bem como a nossa experiência em eventos similares internacionais, foram fatores decisivos na confiança depositada na Abreu Events como parceiro na organização deste evento, uma parceria que sai reforçada ano após ano”, afirma o Global Congress Operations Manager, Helder Carvalho.

Na edição deste ano, o evento conta com o alto patrocínio do Parlamento Europeu e do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esperando-se a participação de mais de 1.500 conferencistas de 90 países, incluindo profissionais de saúde, representantes de pacientes e jornalistas.

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Libertar o poder do turismo em prol de negócios e desenvolvimento está a ser debatido em Macau

Com o tema “Destino 2030: Libertar o Poder do Turismo em Prol de Negócios e Desenvolvimento”, decorre em Macau, até sábado, dia 23 de setembro, o 10º Fórum Global de Economia de Turismo (GTEF).

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Este evento anual internacional do setor do turismo, reúne ministros da cultura e do turismo, líderes empresariais, decisores políticos e académicos de diferentes países, bem como agentes dos diferentes domínios do turismo.

Em resposta à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, esta edição do GTEF pretende “pensar para além do turismo”, e ao mesmo tempo explorar as oportunidades para promover a recuperação da economia global do turismo e reforçar as trocas de ideias sobre soluções para formar um ecossistema turístico extremamente resiliente, de alta qualidade e personalizado na nova normalidade, através de uma cooperação internacional inovadora e sustentável.

O programa desta edição do GTEF é variado. Para os quatro dias do GTEF estão previstas 14 sessões de debate, à volta das temáticas: “Rumo ao Destino 2030: Investir na Pessoa, no Planeta e na Prosperidade”, “Liderar o Caminho: Inovação Liderada pela Indústria para o Desenvolvimento de Alta Qualidade”, “Libertar o Potencial da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau com Especial Foco na Integração Macau-Hengqin”, “Foco no Desenvolvimento Sustentável: Explorar o Futuro do Sector de Turismo na Região Ásia-Pacífico”, “Redefinir o Turismo Urbano na Próxima Década”, “Uma Visão Inovadora: Remodelar o Turismo na Europa”, “Turismo Torna a Vida das Pessoas Melhor”, entre outras, para permitir aos participantes dominar as novas tendências e agarrar as novas oportunidades.

Todo o programa do evento deste ano será transmitido em direto via online e em diferido para fusos horários europeus e americanos, para que os participantes tenham oportunidade de apreciar com calma ou voltar a ver as intervenções dos líderes ministeriais de diferentes países. Tal permitirá também expandir a penetração geográfica do Fórum e reforçar a participação do público-alvo no evento.

Entretanto, a 2ª Conferência Mundial de Investimento e Financiamento do Turismo arrancou primeiro, esta quarta-feira sob o tema “Inovação e Desenvolvimento de Alta Qualidade, Investimento e Cooperação no Turismo para a Próxima Década”, reunindo responsáveis governamentais da área do turismo, dirigentes e líderes de instituições financeiras internacionais, de plataformas de investimento, de grupos de investimento culturais e turísticos de renome, de fundos de investimento, de think tanks de turismo, empresas de turismo, entre outros, oriundos da China e do estrangeiro para a partilha de visões e opiniões. O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, e a vice-presidente e secretária-geral do GTEF, Pansy Ho, marcaram presença na cerimónia de abertura.

Em foco está o esforço da China na promoção de um desenvolvimento de qualidade do turismo e a exploração das principais tendências e novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos turísticos. A conferência coloca igualmente Macau em evidência, para abordar a forma como o território pode criar um ambiente favorável para o investimento, acelerando deste modo o desenvolvimento da indústria das finanças modernas.

Sob a organização da Secretaria para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, o GTEF conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo e a coordenação do Centro Mundial de Pesquisa de Economia de Turismo. Desde a sua primeira edição em Macau em 2012, o evento tem potenciado plenamente as vantagens do princípio “Um país, dois sistemas” de que a RAEM beneficia, para construir uma plataforma diversificada e multifuncional de intercâmbio e cooperação para o turismo internacional.

Além disso, o GTEF tem-se dedicado à promoção do desenvolvimento inovador e sustentável da economia do turismo, à identificação de resoluções para temáticas importantes de tendência da indústria do turismo, bem como à avaliação atempada de oportunidades trazidas pela mudança das políticas da China e de Macau no âmbito da economia do turismo.

Com a motivação dos resultados do passado e os olhos postos no futuro, o GTEF continuará a evoluir no seu papel e aspira a criar um “Fórum Davos” do setor mundial do turismo, que envolva a participação de mais partes interessadas e aprofunde as bases para o desenvolvimento sustentável da economia mundial do turismo.

 

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Já são conhecidos os vencedores dos Hospitality Education Awards

A cerimónia de entrega de prémios dos Hospitality Education Awards teve lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, a 19 de setembro, num evento que contou com 250 convidados. Foram premiados quatro profissionais, dois projetos e uma empresa com relevância para o setor do turismo e da formação.

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Esta terça-feira, 19 de setembro, foram anunciados os vencedores dos Hospitality Education Awards (HEA) 2023, numa cerimónia de entrega de prémios que teve lugar no Museu do Oriente, em Lisboa.

O certame premiou quatro profissionais, dois projetos e uma empresa com relevância para o setor do turismo e da formação, num evento que contou com a participação de mais de 250 convidados.

Em comunicado de imprensa, a organização explica que “estes prémios têm como objetivo reconhecer, premiar e divulgar projetos e profissionais que têm um impacto positivo para o setor”, numa cerimónia que acontece anualmente “com o início do novo ano letivo” – e que este ano contou com a atuação da banda Todagente, vencedora da última edição do The Voice.

Conheça abaixo a lista de vencedores.

Melhor Projeto Educacional: Events Team;
Melhor Projeto de Inovação: MAC – Museu da Alga Comestível;
Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional: Eduardo Lomba Vicente;
Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior: Eduardo Moraes Sarmento;
Melhor Stakeholder: MINOR Hotels;
Melhor Carreira Jovem: Rodrigo Madeira;
Prémio Fórum Turismo: Acácio Ferreira Duarte.

Em nota de imprensa, a organização afirma que “os Hospitality Education Awards voltam em 2024 com várias novidades”.

Os HEA são uma iniciativa da Associação Fórum Turismo em conjunto com o Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

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Reveja a festa dos 85 anos da TAAG em Lisboa

Reveja a festa dos 85 anos da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, em Lisboa.

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No dia 8 de setembro, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola comemorou o seu 85.º aniversário no Lumen Hotel & The Lisbon Light Show.

Recorde-se que a TAAG – Linhas Aéreas de Angola resulta da criação da DTA (Divisão de Exploração de Transportes Aéreos de Angola) em 1938, até à transição para a designação atual da TAAG e transformação em sociedade comercial.

Para assinalar a data do 85.º aniversário, a companhia aérea de bandeira nacional apresentou publicamente a sua nova sede, localizada no edifício One Metrópolis, em Talatona, numa cerimónia que juntou colaboradores e stakeholders num momento simbólico de dupla celebração.

Em Lisboa, marcaram presença mais de 120 agentes de viagens, bem como a Embaixadora de Angola em Portugal, Maria Ferreira, e Lisa Mota-Pinto McNally, Chief Commercial Officer (CCO) da TAAG, além de quadros e colaboradores da companhia.

Reveja a festa em vídeo e imagens.

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Edição 2024 da BIT Milão de 4 a 6 de fevereiro

A BIT está de volta. A Bolsa Internacional de Turismo será realizada em Milão de 4 a 6 de fevereiro de 2024. O evento tem vindo a consolidar-se como uma das principais bússolas para entender as novas tendências e necessidades dos viajantes, segundo a organização.

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“Por um lado, ouvimos o mercado e por outro ouvimos os nossos expositores para evidentemente oferecer a todo o setor um evento que possa realmente responder às necessidades e exigências, tanto a nível empresarial, mas também a nível de visão”, assegurou aos jornalistas locais, Paolo Pizzocaro, diretor da BIT Milão.

Este ano haverá o regresso da China, que emergiu das dificuldades da Covid-19, a presença do Japão e dos destinos internacionais mais visitados pelos turistas italianos, liderados por Cuba, Barbados e Jordânia, fatores que permitem à organização do evento preverem uma maior e melhor Feira. A BIT dedicará o domingo especificamente ao mundo dos viajantes enquanto os outros dois dias serão destinados ao segmento empresarial.

Para Paolo Pizzocaro, “a BIT já começou, as maiores entidades italianas já estão a preparar a sua participação, e algumas já se inscreveram, por exemplo temos as grandes regiões que já manifestaram a sua intenção em estar presentes, temos grandes confirmações do mundo internacional, de grandes empresas, organismos internacionais e também algumas grandes notícias, por exemplo o regresso da China e do Japão”.

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Selectair – a maior rede de distribuição turística da Bélgica – vai realizar convenção anual no Alentejo

A Selectair escolheu a região portuguesa do Alentejo para realizar a edição de 2023 da sua convenção anual, de 28 de setembro a 2 de outubro, que deverá contar com cerca de uma centena de participantes, entre palestrantes, membros e parceiros da organização de viagens.

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Com o tema “Inteligência Artificial e Digitalização na Indústria de Viagens”, a conferência Selectair é dedicada ao futuro da indústria de viagens. “É extremamente relevante e abre portas para discussões sobre o futuro da indústria de viagens”, afirmou John Van Wulpen, Account Manager da maior rede de distribuição turística da Bélgica, citado pela imprensa belga. “Durante a conferência, os participantes poderão aumentar o seu conhecimento sobre como as inovações tecnológicas influenciarão o futuro das viagens e do seu trabalho”, acrescentou.

“Com base nas suas experiências, todos os palestrantes orientarão os participantes na exploração dos limites da IA ​​e da digitalização na indústria de viagens”, disse ainda John Van Wulpen.

Por sua vez, Pieter Demuynck, presidente da Selectair, considera que “o Alentejo é um verdadeiro destino fora do comum”, destacando que “apesar de ser uma das maiores regiões de Portugal, poucos turistas ainda a visitam. Ainda assim, é uma jóia absoluta que vale a pena descobrir. Consideramos este destino uma grande mais-valia para os nossos associados”, por isso “temos a convicção de que a edição de 2023 será um grande sucesso”.

 

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Cimeira do Património Cultural Europeu 2023 de 27 a 30 de setembro em Veneza

A cidade de Veneza (Itália) vai receber, entre os dias 17 e 30 de setembro, a Cimeira do Património Cultural Europeu 2023, no âmbito da celebração do 60º aniversário da Europa Nostra, considerada a voz europeia da sociedade civil comprometida com a proteção e celebração do património cultural e natural no continente.

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Esta cimeira, que conta com a presença de Cecilia Bartoli, presidente da Europa Nostra, e de altos representantes das instituições da UE,​ tem como objetivo realçar o papel desta organização na preservação do património cultural na Europa e o compromisso em responder de forma criativa e contundente aos muitos desafios que a sociedade atual e meio ambiente têm enfrentado.

​De acordo com a organização, a escolha de Veneza tem um valor altamente simbólico. A história europeia e o significado desta cidade histórica, combinados com a sua beleza deslumbrante, mas frágil, sempre estiveram no centro da missão da Europa Nostra.

“O nosso 60º aniversário representa a ocasião perfeita para celebrar o contributo significativo da nossa organização para uma Europa baseada em valores e orientada para a cultura, com foco na preservação do património cultural e natural na Europa e fora dela”, indica a entidade, para destacar que “reafirmaremos também o nosso compromisso inabalável de defender o papel vital do património para enfrentar muitos desafios que a nossa sociedade e o ambiente enfrentam hoje”.

Refira-se que a cimeira de Veneza surge num momento de desenvolvimentos recentes importantes para a Europa Nostra, que inclui, nomeadamente, o projeto European Heritage Hub, que realizará o seu primeiro evento público em Veneza. O Fórum da Plataforma do Património Europeu demonstrará que o património cultural é um recurso estratégico para uma ação climática eficaz na Europa e fora dela. De destacar ainda o Ágora Anual da Política do Património Europeu, que este ano se concentrará no papel essencial da cultura e do património na promoção de um sentido de Cidadania Cultural Europeia.

Durante a cimeira serão ainda conhecidos os vencedores dos Prémios Europeus do Património 2023.

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