LGBTI+ é uma das novidades da BTL
Representando já 8% dos gastos do turismo, a BTL promove, em parceria com a Variações, o espaço LGBTI.

Publituris
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa lança, na edição de 2023, o espaço LGBTI+, promovendo, em parceria com a VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+, o segmento orientado para o, ainda, mercado de nicho, que já representa 8% dos gastos do turismo.
A presença do parceiro VARIAÇÕES será também uma plataforma para desenvolver ações de networking, ativação de marca, debates e outros projetos e iniciativas, permitindo à associação encontrar-se com players do setor turístico, promovendo a quebra de preconceitos e contribuir para a abertura do crescimento deste segmento.
Em comunicado, a BTL afirma que “quer contribuir para a afirmação de Portugal no segmento LGBTI+, posicionando-se assim ao lado de outros grandes mercados como Espanha, Holanda, França ou Brasil”, salientando que, “apesar de Portugal se assumir como inclusivo e aberto à diversidade, é necessário desenvolverem-se estratégias de reestruturação da oferta e mostrar-se mais aberto a novos projetos de modo a cativar parceiros e eventos internacionais, assim como comunicar Portugal como LGBTI+ friendly”.
A área LGBTI+ estará em destaque na área de exposição, capitalizando a realização do EuroPride 2025 – o maior evento de celebração do orgulho das entidades LGBTI+ na Europa – que terá lugar em Lisboa.
Diogo Vieira da Silva, diretor-executivo da VARIAÇÕES, explica que Portugal tem potencial para crescer, “mas é preciso comunicar isso lá fora. À exceção da cidade de Lisboa, Portugal não é visto como um destino de referência para o segmento. Isto deve-se à falta de vontade em promover este mercado, inclusive ter equipas dedicadas ao segmento LGBTI+”.
“O facto de conseguirmos fazer com que os restantes players nacionais na área do Turismo deixem de ter receio de comunicar e ter campanhas de marketing específicas para este segmento. Isso será a definição de uma boa participação”, acrescente o diretor-executivo.