Expansão: Bestravel quer igualar em 2024 o número de postos de venda de 2019
A Bestravel vai retomar o seu projeto de expansão e abertura de novas agências de viagens, mas não a quer fazer de qualquer maneira, avançou aos jornalistas Nuno Almeida, que até então assumia toda a gestão e coordenação da rede, e vai agora acumular a expansão na sua área de intervenção.

Carolina Morgado
Turangra integra Marketplace da operação turística do grupo Newtour
Costa Cruzeiros promove dois cruzeiros dedicados à pastelaria
easyJet retoma rota entre o Funchal e Basileia no inverno
Global Blue e El Corte Ingés promovem Turismo de Compras no Brasil
Star Alliance tem novo CEO
Marina de Vilamoura apostada em ser cada vez mais sustentável
Conheça “Os Melhores Hotéis de Cinco Estrelas” nomeados para os Publituris Portugal Travel Awards 2023
Saiba quem são os nomeados para “Melhor Cadeia Hoteleira” dos Publituris Portugal Travel Awards 2023
Enoturismo: Herdade da Malhadinha Nova e Azores Wine Company galardoados
Grupo GEA Portugal assinala 20º aniversário em quatro eventos
“Não o queremos fazer de qualquer maneira, nunca o fizemos. Queremos fazer este processo de expansão como foi desde sempre, com rigor”, disse o responsável à margem da 18ªConvenção da Bestravel que decorreu de 23 a 26 de fevereiro em Évora, para recordar que a rede tem no seu seio agências de viagens que, como o grupo, faz 20 anos e várias que completam 15 anos. Portanto, “temos uma rede madura e acho que a base do seu sucesso tem sido o rigor que coloca à entrada de novos franchisados”.
Por isso é que, segundo referiu “nós não vendemos franchising, vendemos negócio porque, o negócio se for de sucesso, é para quem abre e para nós. Portanto, é essa política que queremos manter”.
A Bestravel vai abrir uma agência já existente na Graciosa (Açores), bem como dois ou três projetos em fase avançada para abrir, na zona de Lisboa e no Norte. De destacar que a rede tem uma época que considera a melhor altura do ano para novas aberturas, de outubro a dezembro, e em alguns casos no início de janeiro porque “é uma altura de menos pressão, e mesmo depois de passar por algum processo de formação, o candidato tem ainda alguns meses mais calmos para se interiorizar no negócio. Por outro lado, é a partir do início do ano é que começam as vendas”, explicou Nuno Almeida.
A rede indicou ainda, durante a conferência de imprensa, que o projeto de expansão é ambicioso, mas reafirmou que “não a todo o custo”. No entanto, o primeiro objetivo é igualar o número de postos de venda de 2019, que eram 53, e estar presente em todas as capitais de distrito. Atualmente, a Bestravel conta com 44 lojas.
Neste projeto de expansão cabem não só agências de viagens a abrir pela primeira vez, como as existentes e querem mudar de marca, embora ao longo destes 20 anos “mais de 90% dos postos de venda que abriram eram de raiz e com gente que nem sequer vem da área”, reforçou Nuno Almeida, acrescentando que também “temos o objetivo de converter algumas agências de viagens que estão no mercado e podem ser atraídas para o projeto Bestravel”.
No universo da Bestravel, a maioria são pequenos negócios. A agência-tipo da rede são 40m2 e dois postos de trabalho, não quer dizer que não cresça, e para ser franchisada tem de ter loja física. Para ter “nota positiva”, no primeiro ano de abertura, para além de ser importante a sua localização, o valor de faturação da agência deve rondar pelo menos os 300 mil euros.