Bestravel terminou 2022 com o mesmo nível de vendas de 2019
A rede de agências de viagens Bestravel terminou o ano passado com o mesmo nível de produção de 2019, apesar de ter diminuído o número de postos de venda de 53 para 44, atingiu, em 2022, o maior valor médio de sempre de vendas por loja, e as vendas de janeiro/fevereiro de 2023 foram superiores em 104% face ao mesmo período do ano anterior.
Carolina Morgado
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Carlos Baptista, administrador da Bestravel avançou, durante a conferência de imprensa, à margem da convenção da rede de franchising de agências de viagens, que decorreu em Évora, que “terminámos o ano com o mesmo nível de vendas de 2019, e com menos número de postos de venda, e atingimos o maior valor de sempre de vendas por loja, o que mostra consistência e solidez das nossas franquias, e com o reconhecimento público que temos tido o projeto e sendo a escolha número um do consumidor, é o momento de apostarmos em expandir e crescer. Estamos a preparar-nos para o futuro”, realçou.
O administrador da Bestravel revelou que em janeiro e fevereiro deste ano a rede assiste a um crescimento de vendas de 104% face aos mesmos meses de 2022, mesmo com menos nove pontos de venda, sem esquecer, no entanto, que no ano passado, no período em análise estávamos ainda em pandemia. Por isso assume que não é possível fazer comparações, mas o que é certo é que face a 2019 já há uma subida de 50%.
“O mercado está dinâmico e vem ao encontro das expectativas que tínhamos inicialmente, até por força das subidas das taxas de inflação, de juros e da guerra, que poderiam criar alguma incerteza no consumidor, mas está a ser completamente surpreendente”, disse.
No entanto, a Bestravel sabe que este ritmo vai esfriar. “Acredito que ao longo do ano vai haver ajustamentos e creio que não vamos terminar o 2023 com 50% acima dos valores de 2019, isso seria uma loucura no mercado”, referiu Carlos Baptista, para, no entanto apontar que a rede já vendeu 30% da sua produção de 2022 e que poderá chegar ao final do ano com um aumento de produção de 16% comparativamente a 2022.
O responsável deu conta ainda que, no que se refere aos parceiros estratégicos a rede teve um nível de produção de 72%, mas “queremos aumentar, e este ano, estamos a fazer um trabalho para que isso aconteça”.
Em relação ao preço médio das viagens, Baptista sublinhou que até ao momento não está nos valores tão elevados porque “estamos em fase de campanhas antecipadas, com preços agressivos no mercado, e não há tanto efeito, embora ao longo do ano vá haver ajustes de preços. Por isso, ao analisarmos o ritmo das reservas, podemos dizer que são as pessoas que estão a comprar mais”.
Na opinião do administrador da Bestravel, que nunca quis avançar os valores concretos da produção da rede o ano passado e mesmo os de 2019, “o que poderá estar a haver é uma “vingança” de consumo porque as pessoas estiveram dois anos fechadas, em 2022, como estávamos ainda em pandemia houve muita gente que ainda não se sentia confortável para marcar as suas viagens, e assim perdeu os períodos de campanha”, para sublinhar que as pessoas meterem as viagens como uma prioridade na sua vida e esses efeitos fazem com que os números estejam a subir nesta fase.
O executivo também acredita que a oferta colocada no mercado cresceu bastante este ano, mas que haverá ajustes ao longo dos meses, esperando que as vendas na BTL sejam um bom indicador e um barómetro para o que poderá acontecer em 2023, sendo que a Bestravel terá, nos dias reservados ao público com 12 pontos de venda.