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Hotelaria

2022 trouxe 70 milhões de euros em receitas para a Savoy Signature

Em conferência de imprensa o grupo deu conta dos valores registados em 2022 e dos três projetos em calha para este ano, reforçando a intenção de abrir uma unidade fora da Madeira, em Lisboa.

Carla Nunes
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2022 trouxe 70 milhões de euros em receitas para a Savoy Signature

Em conferência de imprensa o grupo deu conta dos valores registados em 2022 e dos três projetos em calha para este ano, reforçando a intenção de abrir uma unidade fora da Madeira, em Lisboa.

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A Savoy Signature, detentora dos hotéis Savoy Palace, Royal Savoy, Saccharum, NEXT, Calheta Beach e Madeira Gardens, arrecadou 70 milhões de euros em receitas em 2022.

O número foi avançado esta sexta-feira, 24 de fevereiro, em conferência de imprensa, na qual Ricardo Farinha, administrador comercial da Savoy Signature, apresentou os resultados de 2022 e os novos projetos do grupo.

Este foi também o momento para reforçar a intenção do grupo de “dar o salto” da Madeira e abrir uma unidade fora do arquipélago, com a cidade de Lisboa a ser apontada como a escolha mais “natural” para a implementação de um novo hotel.

“Queremos fazer crescer a Savoy Signature e sentimos que do ponto de vista estratégico não faz sentido continuar a crescer na Madeira. A razão principal tem a ver com a evolução natural da nossa coleção. Consideramos já ter dimensão suficiente para o mercado e que, a determinada altura, vamos começar a canibalizar a procura dentro da coleção. Ao reconhecer esta realidade, para não estagnarmos, a única oportunidade é sairmos da Madeira”, refere Ricardo Farinha.

O profissional admite que, “saindo da ilha da Madeira”, Porto Santo também constituiria uma “oportunidade” para abrir um hotel. No entanto, e “até para diversificar o risco dos nossos investimentos, a procura turística em Lisboa é diferente da procura turística na Madeira, portanto, é uma forma de também diversificarmos e reduzirmos o risco na expansão do nosso negócio”, refere.

Posto isto, Ricardo Farinha frisa que, por enquanto, “não têm previsão para uma abertura em Lisboa, mas temos uma convicção grande que este ano podemos anunciar uma aquisição, seja de um lote ou edifício”.

“Temos ainda todas as possibilidades em aberto – uma unidade de raiz ou, então, um hotel que já esteja em funcionamento e [no qual] reconheçamos potencial para imprimir a nossa assinatura e abrir como Savoy Palace em Lisboa. Seria este o nosso objetivo primordial e, eventualmente, levar outra das marcas que já criámos na Madeira para Lisboa e outras geografias”, afirma Ricardo Farinha.

Quando questionado se as condições para abrir uma nova unidade fora da Madeira melhoraram ou pioraram, o administrador comercial da Savoy Signature afirma que, “a nível da nossa vontade e de concretizar esse investimento, diria que as condições ‘melhoraram’ internamente”.

No entanto, o contexto externo de que estavam à espera, “sobretudo como consequência da pandemia e da guerra na Ucrânia – que teriam repercussões a nível da procura turística e que, de alguma forma, fariam desvalorizar alguns ativos, que estariam depois disponíveis para aquisição em jeito de oportunidade – não existiu”.

“O mercado não arrefeceu, continua a haver muita procura a nível imobiliário para hotéis em Lisboa e, portanto, a esse nível, sem querer dizer que está mais difícil, não está mais fácil do que estava em 2019”, admite Ricardo Farinha.

Os novos projetos da Savoy Signature

Além dos dois milhões de euros que a Savoy Signature pretende investir em ações comerciais – nomeadamente com a presença em feiras, em ações de marketing e na promoção junto de jornalistas e influenciadores – estão em vista três novos projetos.

O primeiro, por enquanto apelidado de “Project Star” por ainda não ter um nome definitivo, consiste na construção de um boutique hotel inserido no Savoy Palace, no Funchal. Este terá cerca de 40 quartos e estima-se que fique concluído no quarto trimestre deste ano, num valor de investimento de cerca de dois milhões de euros.

O segundo projeto passa pelo reposicionamento do hotel Saccharum, localizado na Calheta, na Madeira, para uma unidade de “sustainable luxury”, tornando a unidade num “hotel destino”. Para isso, e como já noticiado no número 201 da Publituris Hotelaria, será realizada uma intervenção nas infraestruturas do hotel, nomeadamente nas zonas comuns, piscina principal, em cinco junior suites e seis deluxe suites – cujas unidades de alojamento passarão a contar com uma piscina na varanda. Será também realizado um “reforço nos serviços premium do hotel”. Para este reposicionamento, o grupo vai investir dois milhões de euros.

Finalmente, a Savoy Signature vai despender 500 mil euros na reconversão de um dos bares do hotel Calheta Beach num restaurante.

Refira-se que a Savoy Signature emprega neste momento 1300 colaboradores, como apontado em conferência de imprensa, 12% dos quais são provenientes do estrangeiro. Desta percentagem, Ricardo Farinha indica que as parcerias do grupo com “escolas hoteleiras de São Tomé representam uma fatia interessante”.

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Créditos: Convento do Seixo, via Booking

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Alambique adquire o Convento do Seixo no Fundão

Por enquanto ainda não é conhecido o valor desta aquisição, no entanto, a posse administrativa da unidade hoteleira está prevista para os primeiros dias do próximo ano.

Carla Nunes

O hotel Alambique d’Ouro, que após um rebranding este ano passou a designar-se apenas como Alambique, comprou o Convento do Seixo, uma unidade hoteleira de cinco estrelas localizada na Aldeia de Joanes, no Fundão.

A informação adiantada pela imprensa regional do Fundão foi confirmada à Publituris Hotelaria por José Almeida, diretor do Alambique Hotel Resort & Spa, que para já não revelou o valor deste investimento, visto que “o processo de aquisição ainda se encontra em curso”.

O profissional explica que “a posse administrativa da unidade hoteleira está prevista para os primeiros dias do próximo ano, não havendo ainda uma data fechada para a transição”.

Quando questionado sobre o motivo desta aquisição, José Almeida refere que “para lá de se tratar de um edifício com grande valor histórico, estrategicamente trata-se de uma oportunidade para reforçar o nosso posicionamento no destino”. O objetivo passa ainda por alargar “o leque da oferta para novos segmentos, nomeadamente em alguns nichos do mercado externo”, como explica o diretor hoteleiro.

Por enquanto, e “numa primeira fase”, não estão previstas “alterações significativas” do Convento do Seixo, já que José Almeida aponta para as “excelentes condições de conservação do edifício e às competências do mesmo”. No entanto, o profissional ressalva que “existem possibilidades de ampliação que iremos avaliar oportunamente”.

“O expectável, e numa primeira abordagem, será um reforço do posicionamento no mercado, com introdução desta unidade na orgânica comercial e de marketing de que já dispomos, na perspetiva de alavancarmos a performance do hotel. Prevemos ainda uma reorganização interna e alguns ajustamentos ao nível dos serviços a prestar aos clientes”, termina José Almeida.

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Crétidos: Upon Vila

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Stay Upon abre hotel em Alcochete após investimento de 6M€

O Upon Vila localiza-se no espaço do antigo Vila Foz e acrescenta 89 quartos à região de Alcochete. A aposta passa por captar clientes não só de lazer como também de negócios, principalmente os chamados “nómadas digitais”, razão pela qual o hotel investiu em espaços de cowork.

Carla Nunes

O grupo hoteleiro Stay Upon apostou mais uma vez em Alcochete com um novo hotel, o Upon Vila, fruto de um investimento de cerca de seis milhões de euros.

A nova unidade, que abriu portas no final de julho deste ano no lugar do antigo Vila Foz, junta-se a um outro hotel do grupo em Alcochete, o Praia do Sal Resort, para “trazer o conforto do campo para dentro de um hotel moderno”. A garantia foi dada por Pedro Gomes, Assistant General Manager do Upon Vila, que numa visita guiada à imprensa deu a conhecer esta nova unidade que pretende servir tanto os segmentos de lazer como de negócios.

A oferta de 89 quartos divide-se por quatro pisos nas tipologias standard – vista, superior vista, ou familiar – e suite, que pode ser standard ou deluxe. Estes quartos, todos com máquina de café, revestem-se de tons pastel e de madeiras claras de folha de oliveira para acolher os hóspedes num ambiente de conforto, a linha que guia o conceito deste hotel, cujo projeto de arquitetura e design de interiores ficou a cargo do Atelier Catarina.

Quarto familiar. Créditos: Upon Vila

No lobby do hotel, além da receção e do espaço de pequenos-almoços com capacidade para 55 a 65 pessoas, foi dada primazia a espaços que permitissem aos hóspedes trabalhar em regime de cowork, para atrair os nómadas digitais e os adeptos de teletrabalho. Nesse sentido, este piso térreo conta com um centro de negócios – uma sala semi-privada para trabalhar – e uma sala de reuniões.

“Trabalhamos com muitos grupos, não só desportivos, mas também com muita indústria [à volta de Alcochete] que precisa de estadias mais curtas para os colaboradores”, explica Pedro Gomes ao Publituris.

O profissional aponta que os portugueses são o principal mercado do Upon Vila, com a unidade a indicar em nota de imprensa que Portugal representa 50% dos mercados do hotel, seguido por Espanha (19%), França (16%), Alemanha (8%) e Reino Unido (7%).

Espaços de lazer para desfrutar do estuário do Tejo

Apesar desta aposta no mercado de negócios, Pedro Gomes garante que a maior percentagem de hóspedes cabe aos clientes de lazer, com o segmento de casais a marcar uma maior presença aos fins-de-semana.

Para dar resposta a estes hóspedes o Upon Vila dispõe de uma piscina aquecida no terraço da unidade no quinto piso, com vista desafogada sobre o estuário do Tejo. Por enquanto descoberta, o plano passa por criar uma estrutura coberta amovível para a piscina, que complementa o Terraço da Vila Bar, um espaço de bar situado junto à piscina com carta de cocktails tradicionais e de autor, bem como de pequenos petiscos.

Piscina no Terraço da Vila Bar. Créditos: Upon Vila

A ideia passa por disponibilizar este terraço não só a hóspedes, mas também aos locais de Alcochete que queiram desfrutar da vista sobre o rio, razão pela qual o hotel tem em vista a dinamização de pequenos espetáculos de música ao vivo neste espaço. Outra das novidades para o início do próximo ano passa pelo serviço de brunch no terraço aos domingos.

Também no quinto piso, a unidade hoteleira disponibiliza um pequeno ginásio com uma passadeira, duas bicicletas e halteres.

Para a presente época baixa, as tarifas do Upon Vila rondam os 100 euros para um quarto standard sem pequeno-almoço.

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Três hotéis Vila Galé no Brasil na final do ‘óscar’ dos eventos e turismo

Vila Galé Fortaleza, Vila Galé Eco Resort de Angra e Vila Galé Touros, todos no Brasil, estão na final, em diferentes categorias na 24ª edição do Prémio Caio, conhecido como o “óscar dos Eventos e do Turismo”.

Publituris

Segundo indica a imprensa brasileira, o Vila Galé Fortaleza, no Ceará, concorre ao ‘Melhor Hotel com Espaços para Eventos de Médio Porte do Nordeste’, enquanto o Vila Galé Touros (Rio Grande do Norte) quer ser o ‘Melhor Resort de Praia do Nordeste’; e o Vila Galé Eco Resort de Angra (Angra dos Reis), busca a distinção de Melhor Resort de Praia do Brasil.

Em cada categoria, são três empreendimentos da cadeia hoteleira portuguesa finalistas selecionados por um corpo de jurados. As distinções Jacaré de Ouro, Prata e Bronze serão entregues no próximo mês de dezembro, em São Paulo.

 

 

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Guestcentric regista “forte procura” por hotéis portugueses para o Natal e Ano Novo

De acordo com dados recolhidos pela Guestcentric até ao início de novembro de 2023, as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45% em comparação com o ano anterior. Já para as estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas subiram 56% em relação a 2022.

Publituris

A Guestcentric registou ” um aumento significativo” no número de pesquisas de hotéis em Portugal para o Natal e Ano Novo de 2023.

Os dados recolhidos até ao início de novembro de 2023, revelados pela Guestcentric em nota de imprensa, dão conta de que as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45% em comparação com o ano anterior. Também o preço médio dos alojamentos para esta data subiu, com um aumentou 26% comparativamente ao verificado em 2022.

Já para as estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas subiram 56% em relação às do ano passado, sendo que “a aceleração na atividade de pesquisa foi especialmente visível em outubro”. Os preços médios para estadias na véspera do Ano Novo estão 23% acima de 2022, atualmente.

“Os hotéis portugueses podem esperar uma época de Natal francamente positiva este ano, com procura muito elevada, tanto para o Natal como para o Ano Novo. Os nossos dados revelam um aumento substancial nas pesquisas e nas reservas por hotéis, refletindo o regresso definitivo na confiança dos viajantes. O desafio neste momento para os hotéis é como gerir o seu negócio de forma rentável, nestes tempos incertos, e gerir os picos súbitos na procura”, afirma Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.

Para as datas específicas do Natal e Fim de Ano, a Guestcentric recomenda aos hotéis “focarem-se nos seus clientes diretos, passados e potenciais, enquanto segmento de mercado mais rentável para o hotel, e com menor custo de aquisição”. Deixa também a nota aos hoteleiros para “confirmarem todo o negócio potencial, com tarifas não-reembolsáveis e estadias mínimas mais longas”.

Em termos operacionais, a Gestcentric é da opinião de que “os hotéis devem orçamentar os custos de energia e de recursos humanos desta quadra natalícia, refletindo-os nos seus preços e programas”. Dada a atual “escassez de mão de obra na hotelaria e restauração, [os hotéis] podem investir numa estratégia de recursos humanos específica à época natalícia, que inclua outros benefícios, para além da remuneração adicional e variável, para atrair e reter colaboradores – sejam estes permanentes, temporários ou estudantes”.

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Créditos: Kerry Murray

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Independente Comporta será alargado após ocupação de verão “a quase 100%”

O grupo Independente já tem em vista um plano de expansão para a segunda unidade hoteleira que abriu este ano, o Independente Comporta, com a construção de mais 30 villas num terreno de 50 hectares. Atualmente, a unidade conta com 40 quartos e 34 villas, que registaram uma taxa de ocupação de “quase 100%” em agosto deste ano.

Carla Nunes

O grupo Independente vai apostar na expansão do segundo hotel que abriu este ano, o Independente Comporta, que deu as boas-vindas aos primeiros hóspedes em agosto.

Após um investimento de 1,5 milhões de euros na ótica do operador, “que não incluem o investimento em infraestrutura e na promoção imobiliária”, como explica Duarte D’Eça Leal, administrador e fundador do grupo Independente, este hotel na Comporta abriu a 1 de agosto com 40 quatros, dos quais 12 são comunicantes, e 34 villas, com tipologias que variam entre o T0 e o T5.

Com uma taxa de ocupação em época alta que “andou perto dos 100% em agosto”, e à “volta dos 80% em setembro”, o Independente prepara-se para aquela a que denomina a fase dois deste projeto na Comporta, com a criação de uma nova área de villas.

À semelhança das atuais 34 villas do hotel, estas novas construções estarão disponíveis para compra em sistema de leasing, com o grupo Independente a fazer a gestão hoteleira das mesmas.

Apesar de Duarte D’Eça Leal não revelar muito sobre este novo projeto, visto ainda estar “em desenvolvimento e o promotor ainda não ter aberto vendas”, a Publituris Hotelaria soube numa visita ao Independente Comporta guiada pelo diretor da unidade que esta nova fase vai contar com 50 hectares de área, estando prevista a construção de 30 villas, cada uma com um hectare, uma vinha de dois hectares, um campo de paddle e ténis e uma horta biológica.

“O conceito e posicionamento vão ser muito semelhantes [ao atual]. Vamos ter villas maiores em termos de capacidade de ocupação – estamos a falar de T4 e T5. Em termos de áreas de terrenos, maiores também”, explica Duarte D’Eça Leal.

Dos projetos em pipeline, além desta segunda fase do projeto, Duarte D’Eça Leal revela que têm ainda “uma outra unidade contratada, mas que estamos a manter confidencial até à fase em que vamos anunciar esse acordo, as equipas, a localização, o investimento previsto” – algo que “não acontecerá até ao final do verão do ano que vem”, já que “estamos a falar de unidades que provavelmente só entrarão em operação provavelmente em 2026/2027”.

No que respeita às atuais 34 villas do Independente Comporta, Duarte D’Eça Leal dá conta que 40% foram adquiridas por portugueses e 60% por estrangeiros, entre eles dos Estados Unidos da América (EUA), Espanha e França. Não foi referido o valor de aquisição destas villas nem a percentagem de retorno do investimento, quer para as villas existentes, quer para as previstas na segunda fase do projeto.

A operação atual do Independente Comporta

Após os valores da época alta, o Independente Comporta entrou na época baixa com uma ocupação “à volta dos 30%”, de meados de outubro até ao presente mês de novembro. Se o preço médio rondou os 350 a 400 euros na época alta, os valores para a atual época baixa situam-se nos 180 euros.

No entanto, Duarte D’Eça Leal antecipa que “a época baixa do próximo ano vai ser diferente”, dado já terem aberto a tour operação. Para minimizar os efeitos da época baixa, o hotel conta com algumas campanhas como a late late late check out, através da qual os hóspedes usufruem de quatro noites mas só pagam três. De destacar ainda uma campanha de remote work posta em marcha para “atrair os mercados nórdico e dos EUA”, que “podem trabalhar a partir do hotel e fugir ao mau tempo e frio típicos dos seus países”.

Atualmente a unidade conta com aproximadamente 50 colaboradores, estimando-se que estes cheguem aos 70 para a próxima época alta.

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Keytel reuniu em Lisboa mais de 100 hotéis para a sua convenção anual com o tema “Acelerar”

O encontro, com o tema “Acelerar”, centrou-se nos excelentes resultados que uma política de investimento adequada e a sua adaptação às novas tendências e exigências do mercado trazem ao setor hoteleiro independente.

Publituris

A convenção anual da Keytel, que teve lugar no Eurostars Universal Lisboa, centrou as discussões na importância vital, para os estabelecimentos independentes e pequenas cadeias hoteleiras, de adotar uma política de investimento correta e se adaptarem às novas tendências e exigências do mercado.

O portfólio da Keytel, em Portugal, ultrapassa os 350 estabelecimentos, o segundo maior depois de Espanha.  Por este motivo, o encontro serviu para reafirmar o compromisso da organização com o mercado português, que conta com uma elevada percentagem de hotéis independentes e muitos grupos locais de grande dimensão, segmentos nos quais a empresa mais se concentra.

A empresa baseia o seu contributo e valor acrescentado num conjunto de serviços que visam a melhoria da performance e que constituem uma proposta abrangente para ajudar a potenciar o negócio dos hotéis associados, com enfoque nas áreas da sustentabilidade, tecnologia, vendas diretas, gestão de custos, marketing e comunicação, comercialização e formação.

No âmbito da convenção, a equipa da Keytel explicou a importância das vendas diretas como pedra angular da estratégia comercial e apresentou o balanço do último exercício, que destaca a expansão da sua carteira de hotéis associados, somando, desde janeiro último, mais de 600 estabelecimentos, em 40 países.

Amancio López, presidente do Grupo Hotusa, foi o responsável pela abertura da conferência tendo sublinhado que “os excelentes resultados de crescimento registados pela Keytel confirmam a nossa firme convicção nas oportunidades que a situação atual oferece aos hotéis independentes, pequenos estabelecimentos e cadeias mais pequenas que, com o conhecimento e os parceiros certos, podem aceder à tecnologia e às ferramentas necessárias para serem competitivos”.

Já Xavier Cortés, diretor geral da Keytel, assegurou que a organização que dirige continuará a trabalhar para ser o parceiro de referência para todos os hotéis independentes e cadeias regionais de todo o mundo, para os ajudar a aproveitar todas as oportunidades que esta nova era apresenta. “A sua oferta de alojamento é necessária e diferencial para o viajante, mas em, muitos casos, ainda pode, e deve, evoluir”.

O evento incluiu, ainda, uma mesa-redonda intitulada “Tendências de Evolução do Turismo em Portugal”, com a participação de Elisabete Félix, diretora do Departamento de Promoção Empresarial da Direção de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal, e de Gonçalo Regalado, diretor de Marketing Corporate e Empresarial do Banco Millennium. Os membros do painel foram unânimes em considerar que a grande oportunidade de desenvolvimento de Portugal reside na aposta na qualidade como fator diferenciador.

Também, Frederico Costa, Head of Google Travel em Portugal, deixou uma mensagem de otimismo para o setor: previu boas perspectivas para a procura turística para o ano de 2024 e deu exemplos de como a inteligência artificial já está a fazer a diferença na melhoria da experiência do cliente, fornecendo conteúdos muito mais imersivos e mais envolventes.

A convenção terminou com um workshop que deu a conhecer aos participantes as novas estratégias e serviços que a Keytel oferece aos hotéis associados para otimizar o seu desempenho e melhorar os seus resultados.

Recorde-se que a Keytel é a primeira aliança de hotéis independentes do mundo, com um portefólio de mais de três mil estabelecimentos, em 80 países.

 

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Novo hotel Evolution abre em Cascais após investimento de 30M€

O Evolution Cascais-Estoril conta com 133 quartos, um rooftop, spa e quatro espaços de restauração. O intuito passa por oferecer espaços de lazer, mas também de negócios, razão pela qual a nova unidade hoteleira disponibiliza salas de reuniões e espaços de coworking.

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O hotel Evolution Cascais-Estoril, a nova unidade do grupo SANA, abre portas após um investimento de 30 milhões de euros. Com uma área de 13.000 metros quadrados, o hotel inclui vários espaços “vocacionados para lazer e eventos”, como indicado em nota de imprensa.

De caráter moderno, a unidade localizada junto à costa do Estoril pretende proporcionar “conforto, eficiência e inovação”. A experiência começa no lobby, onde o tradicional balcão de receção dá lugar a um bar com carta de cocktails e a opção de self check-in. Subindo para os quartos, a aposta recai na luz natural e em espaços amplos, combinados com uma “paleta de cores neutra e detalhes contemporâneos”. Ao todo, o Evolution Cascais-Estoril conta com 133 quartos, incluindo cinco suítes, todos com varanda e a maioria com vista total para o mar.

Créditos: SANA Hotels

No capítulo gastronómico, a nova unidade hoteleira oferece quatro espaços de restauração: o The Kitchen, Living Room, The Patio e o The Upper Deck. Com diferentes atmosferas, estes restaurantes apostam em “menus originais, destacando a produção local e colaboração com fornecedores locais como a Pastelaria Garret, a Padaria do Miguel e a Scoop n Dough”.

A oferta do hotel inclui ainda o retiro Wellness by SAYANNA com vista sobre o oceano Atlântico e equipada com piscina interior, sauna panorâmica, banho turco e salas de tratamento individuais e de casal.

Créditos: SANA Hotels

Já a pensar no segmento de negócios, o Evolution Cascais-Estoril disponibiliza instalações para reuniões, espaços de coworking e uma sala para até 200 pessoas, que antecipa poder ser utilizada para eventos, jantares e espetáculos.

O Grupo SANA conta atualmente com 17 hotéis em Portugal, Alemanha, Angola e França, tendo mais dez em construção, incluindo o próximo lançamento, o EVOLUTION Valbom, no primeiro semestre de 2024.

Créditos: SANA Hotels
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Beltrão Coelho mostra a sua tecnologia na Convenção da Keytel em Portugal

Beltrão Coelho vai estar presente, esta quarta-feira na Convenção da Keytel em Portugal e terá em exposição os seus robôs disponíveis para hotelaria, demonstrando os inúmeros benefícios da robótica neste setor, em prol da melhoria da eficiência dos serviços e satisfação dos hóspedes.

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A Beltrão Coelho, empresa portuguesa de tecnologias de informação, vai estar presente na Convenção Portugal 2023, organizada pela Keytel, que decorre esta quarta-feira, no hotel Eurostars Universal Lisboa.

No seu stand, a Beltrão Coelho terá em exposição, entre outros, três dos seus robôs para hotelaria – Cruzr, Bellabot e Kettybot –, podendo, desta forma, dar a conhecer as inúmeras vantagens competitivas que a área da robótica pode atualmente oferecer ao setor hoteleiro, otimizando a sua gestão, reduzindo custos, oferecendo melhores experiências aos hóspedes e acelerando processos.

Dirigido aos parceiros hoteleiros da Keytel Portugal, esta será uma oportunidade para debater diversos temas do setor hoteleiro, como as tendências de evolução do turismo e do consumo em Portugal em 2024, e ainda interagir com outros profissionais do setor.

Amancio López, presidente do Grupo Hotusa, Xavier Cortés, diretor geral da Keytel, e Elisabete Felix, diretora do departamento de dinamização empresarial da direção de apoio ao investimento do Turismo de Portugal, são apenas alguns dos oradores presentes neste dia de partilha de conhecimentos, que vão demonstrar, sob diferentes perspectivas, como continuar a crescer num setor em constante mudança como é o hoteleiro.

Dar as boas-vindas e orientar para pontos específicos, fornecer informações sobre o hotel, restaurantes e outros locais de interesse turístico, fazer promoções através do QR Code, servir às mesas, realizar o room service e interagir em diversos idiomas são apenas algumas das funções que os robôs da Beltrão Coelho podem desempenhar no dia-a-dia de um hotel, otimizando desta forma processos e reduzindo a necessidade de esforço humano, podendo este ser empregue noutro tipo de atividades mais profícuas para o negócio.

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Relais & Châteaux quer ser referência mundial de hotelaria sustentável

O congresso anual da Relais & Châteaux, que decorreu em Copenhaga, e contou com a participação de sete dos seus membros portugueses, analisou o grande desafio que se coloca à rede que passa por torná-la uma referência mundial de hotelaria sustentável.

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Os 580 membros da Relais & Châteaux reuniram-se em Copenhaga nos dias 13 e 14 de novembro durante o seu Congresso Internacional Anual. Entre os participantes, sete membros portugueses marcaram presença: Bela Vista Hotel & Spa, Casa Velha do Palheiro, Herdade da Malhadinha Nova, L’AND Vineyards, The Yeatman, Valverde Lisboa Hotel & Garden e Valverde Santar Hotel & Spa.

Laurent Gardinier, presidente da Relais & Châteaux, realçou as orientações estratégicas que gostaria de ver adotadas pela associação: desenvolvimento e reforço da rede de 580 membros e da respetiva qualidade nos 65 países onde a marca se encontra representada, bem como um maior destaque dado às exigências e aos resultados relacionados com o desenvolvimento sustentável.

Para Laurent Gardinier, “o nosso desafio coletivo será, portanto, fazer da Relais & Châteaux uma referência mundial de hotelaria sustentável, em que cada membro visará o mais alto nível possível de excelência sustentável. Cabe a cada membro praticar um desenvolvimento sustentável, exigente e honesto, adaptado às suas operações e aos seus contextos particulares”, apontou.

Por outro lado, avançou que “encetámos uma reflexão rica e estimulante sobre a gastronomia sustentável nos nossos estabelecimentos e, mais genericamente, como integrá-la num movimento partilhado, global e universal, em colaboração direta com a UNESCO. Tudo isto culminará na redação de um novo manifesto da Relais & Châteaux, em 2024.”

“Mais do que nunca, a nossa rede, o nosso ADN, correspondem às grandes tendências do turismo atual, decorrentes das alterações comportamentais pós-covid dos nossos clientes e observadas em todo o mundo, tal como demonstrado pelos bons resultados globais das nossas respetivas atividades”, referiu ainda o presidente da rede, para indicar que “as nossas tipologias respondem às expetativas dos clientes atuais e vindouros, que procuram um sentido quando viajam: estabelecimentos com uma pegada arquitetónica ponderada e histórica, à escala humana, radicados nas suas comunidades, com um design exclusivo, dirigidos por equipas empenhadas e profissionais, atentas ao seu ambiente, e cuja cozinha, da mais simples à mais elaborada, representa a alma dos seus territórios.”

Durante o encontro de Copenhaga foi anunciado que o próximo congresso da Relais & Châteaux terá lugar em Paris, no âmbito da celebração do 70.º aniversário da associação, e juntamente com os seus parceiros reconheceu ainda as prestações e os sucessos dos seus membros através da atribuição de nove troféus.

 

 

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Hilton associa-se ao Grupo Veleiro e investe 137 M€ em Angola

A cadeia hoteleira norte-americana Hilton associou-se ao Grupo Veleiro para entrar no mercado angolano com um novo hotel cinco estrelas num investimento estimado em 150 milhões de dólares (137 milhões de euros), segundo informação da empresa.

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O hotel, terá 306 quartos e vai ser construído no espaço do Restaurante Jango Veleiro, na Ilha de Luanda, garantindo 1.900 postos de trabalho.

A construção está prevista para um período de quatro anos e o financiamento está garantido por bancos internacionais, refere uma nota de imprensa do Grupo Veleiro.

Além da gestão e branding do hotel de 5 estrelas, o acordo, a ser assinado, brevemente, prevê igualmente a gestão por parte da Hilton do condomínio Fútila Sea Breeze, em Cabinda, com 11 edifícios e 280 apartamentos, avaliado em 65 milhões de dólares (59 milhões de euros).

“O acordo coloca fim à tentativa de vários anos de espera do Grupo Hilton de entrar para o mercado angolano”, destaca o Grupo Veleiro.

Segundo a nota de imprensa, em 2021, em Washington, no fórum de negócios organizado pela AmCham-Angola (Câmara de Comércio Americana em Angola, presidida por Pedro Godinho, que também lidera o Grupo Veleiro), o grupo angolano já tinha sido contactado pela Hilton “dizendo que estavam a tentar há vários anos a entrada no mercado angolano, mas sem sucesso”.

Foto crédito: Depositphotos.com
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