Assine já
BTL

Viagens El Corte Inglés pela primeira vez na BTL

As Viagens El Corte Inglés vai estar presente pela primeira vez na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorrerá na FIL (Parque das Nações) de 1 a 5 de março.

Publituris
BTL

Viagens El Corte Inglés pela primeira vez na BTL

As Viagens El Corte Inglés vai estar presente pela primeira vez na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorrerá na FIL (Parque das Nações) de 1 a 5 de março.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Bounce muda sede de São Francisco para Lisboa
Tecnologia
Tráfego da Ryanair cresce 13% em abril e chega aos 16M de passageiros
Transportes
Fórum Oceano vai cooperar com a OMT na adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade
Destinos

Para além de um stand de 72 m2 que promete muitas surpresas e em que oferecerá atendimento personalizado para que o cliente possa criar os melhores itinerários, esta estreia será marcada pela apresentação de soluções inovadoras e novas oportunidades de viagem.

Com uma mobilização de todas as equipas, serão montados 16 postos de trabalho fixos no atendimento ao público, com a possibilidade de chegar aos 24 com os postos volantes.

O público poderá, assim, aproveitar para descobrir novos destinos e ofertas exclusivas.  Em especial destaque estarão destinos como as Maldivas, Caraíbas, ilhas espanholas, Portugal, os Circuitos Exclusivos Viagens El Corte Inglés e sobretudo a campanha da Semana do Cruzeiro que termina exatamente no último dia da BTL.

No entanto, a campanha de promoção para o público visitante do evento tem início uma semana antes da feira, em que todas as lojas estarão abertas durante o fim de semana com as mesmas ofertas que serão feitas durante a BTL.

Para além disso, os visitantes terão a oportunidade de participar nos passatempos disponíveis no stand das Viagens El Corte Ingés com os quais poderão ganhar vários prémios.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
BTL

Organização da BTL satisfeita com resultados da edição de 2023

A FIL, organizadora da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, faz um balanço positivo da edição de 2023, que decorreu de 1 a 5 de março, e por isso, antecipa um “ano bastante otimista” para o sector do turismo.

Publituris

Para a entidade organizadora, segundo comunicado, na 33.ª edição da BTL, todas as expectativas foram atingidas ou claramente ultrapassadas. Desde logo os mais de 1.400 expositores que este ano ocuparam a totalidade da FIL, numa área de 45.000m2 de exposição ou os 75 destinos internacionais presentes, o maior número de sempre.

O comunicado destaca ainda os 38% de aumento no número total de visitantes, que este ano ultrapassou os 63 mil, refletindo-se num crescimento de 26% dos visitantes profissionais e 59,5% no público, face à edição do ano anterior.

Dália Palma, gestora da BTL, sublinha que esta edição “é sinónimo de um ano de grande otimismo para o turismo nacional”, apontando que, durante o evento “tivemos a oportunidade de ouvir a opinião de muitos dos nossos expositores, que manifestaram elevada satisfação com o resultado da sua participação na Feira, quer nos dias B2B, quer nos dias B2C, onde se registou um enorme aumento da procura, motivado pela diversidade de destinos e pelas oportunidades disponíveis para a reserva de férias”.

Dália Palma, explicou que “os resultados obtidos foram extraordinários”, por isso, disse, “o sector o Turismo está de parabéns”, tendo demonstrado “a sua capacidade e ambição de fazer deste, o setor da economia portuguesa que mais contribui para as exportações de serviços”.

A responsável sublinhou ainda que “os nossos parceiros cumpriram as suas metas, criaram contactos, apresentaram ofertas, mas acima de tudo houve tempo para o diálogo e discussão de ideias, que é também uma missão da BTL.”, destacando a contribuição da Confederação do Turismo de Portugal e as demais Associações Sectoriais e Entidades Regionais, bem como do Turismo de Portugal e da TAP, enquanto parceiros estratégicos.

Segundo Dália Palma, o sucesso desta edição ficou também a dever-se à capacidade de inovar, com o surgimento de novas áreas e conteúdos, mas também foi o reflexo da aposta clara na internacionalização, um dos eixos estratégicos do evento. “Se temos a ambição de posicionar a BTL cada vez mais como o grande Marketplace de negócios do turismo, é fundamental estarmos atentos à evolução do sector, às novas propostas, às novas tendências e às novas dinâmicas do mercado”.

Promovida pela Fundação AIP, esta 33ª edição da BTL foi palco de discussão de temas centrais e transversais ao sector do Turismo, como a questão dos Recursos Humanos, da Sustentabilidade, da Inovação, da evolução da oferta e procura turística, do turismo cultural ou do turismo LGBTI+, uma das novidades dessa edição.  De destacar que entre as ações promovidas pela Feira juntamente com os seus parceiros, e outras desenvolvidas pelos expositores, realizaram-se mais de 800 side events durante o certame.

O destino nacional convidado, o Centro de Portugal, registou uma adesão bastante positiva, indica a organização na nota de imprensa, referindo que muitos visitantes quiseram conhecer mais da região, dando destaque ao município convidado, Aveiro. No que concerne ao destino internacional, a Tunísia, foi também palco de grandes novidades para o público, apresentando regiões até aqui pouco conhecidas pelos turistas portugueses neste que é um destino predileto do mercado nacional.

O programa Hosted Buyers, que promove a realização de negócios B2B, “afirmou-se novamente como fundamental para os participantes profissionais. O programa realizado em parceira do Turismo de Portugal e da TAP, contou com 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores, mais de 2000 reuniões agendadas com 235 empresas. Este programa reforçou mais uma vez a qualidade e a representatividade dos diversos segmentos do sector do turismo, abrindo portas à qualificação dos buyers para a compra do destino Portugal”, realçou ainda a organização da BTL, no seu comunicado de balanço.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
BTL

Simplificação dos processos é o que falta às linhas de apoio ao Turismo

Simplificar e desburocratizar, rapidez nas respostas, uma melhor e maior literacia financeira, mais e melhor comunicação, e resolução da falta de recursos com vista a agilizar mais os processos com vista à obtenção das linhas de apoio que estão disponíveis no mercado, são o que pedem as empresas do turismo.

Estas são as principais conclusões extraídas da conferência “Linhas de Apoio ao Turismo”, que o jornal Publituris, em parceria com a BTL, promoveu esta quinta-feira, e que debateu a relevância destes diversos programas colocados à disposição do setor do turismo, a sua eficiência junto das empresas, e os desafios que se colocam para a sua real obtenção. O turismo também quis saber até quando esses apoios vão estar disponíveis, em que condições, e como aceder.

Na conferência participaram Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento (BPF), Nuno Almeida, Fundador e Partner da Viability, Paulo Duarte, Managing Director dos Memmo Hotels e Elisabete Félix, diretora do Departamento de Dinamização Empresarial do Turismo de Portugal.

Tanto a CEO do Banco Português do Fomento, como a diretora do Departamento de Dinamização Empresarial do Turismo de Portugal deram conta dos apoios, tanto os diretamente destinados ao turismo, como outros que cobrem os mais diversos setores, mas as quais as empresas de turismo se podem também candidatar, que vão manter-se disponíveis e outros que ao longo do tempo serão reformulados, principalmente quando o Plano de Recuperação e Resiliência estiver em velocidade de cruzeiro.

Do outro lado, as empresas, embora assumam a importância desses apoios, defendem que o timing da aprovação dos processos e até a calendarização das candidaturas, como tem acontecido até agora, tem de ser alterado, o que provoca que muitas empresas prefiram recorrer exclusivamente à banca porque conseguem ter uma data de análise e de decisão muito célere.

Esta conferência, cuja análise se prolongou por mais de hora e meia, será um dos temas de destaque a não perder na próxima edição do jornal Publituris.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Meeting Industry

“A BTL vai acompanhar o crescimento sustentado e entusiasmante que o setor [do turismo] testemunhou”

O mote da 33.ª edição da BTL está dado: “celebrar o melhor de Portugal e do mundo”. Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE – Feira, Eventos e Congressos, acredita que o evento deste ano terá um crescimento “significativo”, deixando claro que o atual formato “é parte integral do ADN da BTL, uma feira direcionada tanto para profissionais como para o público consumidor”.

Victor Jorge

Com “casa esgotada”, o universo do turismo concentrar-se-á, entre 1 a 5 de março, na BTL. Para Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE – Feira, Eventos e Congressos, “o mais importante não são os recordes, o mais importante é servir o turismo e contribuir para o desenvolvimento económico do país”. Por isso, no final, a conclusão a tirar será a de confirmar que a BTL “continua a ser o espaço de referência em Portugal para a concretização de negócios, tanto de um ponto de vista de B2C como B2B”.

Com o turismo nacional a registar o melhor ano de sempre em termos de receitas, que BTL teremos em 2023? Será a BTL também um evento a bater recordes?
Será uma BTL de afirmação. Perante um cenário internacional de fluxos turísticos em livre circulação, o turismo retomou, com toda a amplitude, a posição que detém há muitos anos: um gerador de riqueza e um impulsionador de diversas economias por todo o mundo. Em Portugal, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) são claros quanto a esse aspeto, e a BTL vai acompanhar o crescimento sustentado e entusiasmante que o setor testemunhou no ano passado. Estamos certos de que iremos superar os números de 2022, ainda marcados por algumas restrições, e que a 33.ª edição da BTL assumirá plenamente a vocação deste certame – celebrar o melhor de Portugal e do mundo.

Para a BTL o mais importante não são os recordes, o mais importante é servir o turismo e contribuir para o desenvolvimento económico do país.

Quais são as principais diferenças relativamente ao evento do ano de 2022?
A BTL 2023 é marcada por uma maior representatividade do destino nacional, nos diversos segmentos da oferta turística, e conta nesta edição com a Entidade Regional do Turismo do Centro como região convidada e com Aveiro como município convidado e que seguramente contribuirão de forma decisiva para o sucesso da BTL 2023.

Existe igualmente um reforço de posicionamento da BTL nos mercados internacionais, quer seja na vertente dos destinos presentes no pavilhão 4, quer seja através do programa de Hosted Buyers (HB) e de Buyers cuja qualidade é crescentemente reconhecida a nível internacional.

Para a BTL o mais importante não são os recordes, o mais importante é servir o turismo e contribuir para o desenvolvimento económico do país

Nas áreas temáticas, temos como novidade a inclusão do segmento LGBTI+. A BTL é um reflexo do mercado, procuramos observar e acolher a evolução e as tendências do setor turístico a nível internacional e nacional. Uma área como a BTL LGBTI+ permitirá às empresas do setor promover a sua oferta destinada para esse segmento numa altura em que o mercado lhe tem dedicado mais atenção. Mas é também uma forma de celebrar a diversidade e a identidade, valores tão ligados ao próprio turismo e que a BTL, naturalmente, acolhe.

Uma BTL mais internacional
Na apresentação da BTL 2023, referiu como grande foco a componente da internacionalização. O que foi feito nesse sentido?
Tivemos oportunidade de referir durante a apresentação da BTL que a internacionalização continua a ser um dos eixos estratégicos do evento, e os resultados deste trabalho são visíveis. O pavilhão internacional da BTL 2023 está totalmente preenchido com uma grande representatividade de destinos, direta e indiretamente – isto é, através de operadores.

De resto, verificámos um interesse muito grande por parte dos destinos internacionais em promoverem-se no mercado português. Contaremos com cerca de 75 destinos internacionais e houve um conjunto, ainda considerável, de destinos internacionais que ficou em lista de espera depois do preenchimento total do espaço designado. Isto demonstra a importância que a BTL tem vindo a assumir enquanto centro para a promoção turística em Portugal, mas é também uma consequência natural do nosso esforço de internacionalização.

Portugal, leia-se o Turismo de Portugal e as ARPT´s, têm feito um trabalho excecional na promoção do destino e isso reflete-se na procura crescente no mercado português. O Programa de Hosted Buyers e de Buyers é um reflexo desse trabalho e do reconhecimento do “nosso” destino. Temos cada vez mais mercados interessados em participar no programa HB e de visitarem a BTL na vertente de B2B.

Verificámos um interesse muito grande por parte dos destinos internacionais em promoverem-se no mercado português

Esse foco na internacionalização pressupõe uma maior presença de buyers internacionais?
O programa de buyers, que conta com a TAP e o Turismo de Portugal enquanto parceiros estratégicos, é uma parte muito importante da equação de internacionalização da BTL que tem conhecido uma evolução, procurando reforçar a qualidade dos buyers presentes em detrimento da quantidade.

A nossa prioridade é o retorno que o programa dá às empresas que nele participam e, claro, a Portugal enquanto destino.

Na edição de 2022, fizemos um ajuste no modelo de reuniões e podemos dizer que foi um sucesso. Incrementámos o retorno das reuniões realizadas e potenciámos um maior volume de negócios para os nossos expositores. É essa a afirmação da BTL, o Marketplace para o setor do turismo.

De acordo com o inquérito realizado junto dos expositores e buyers presentes na última edição, 94,9% dos expositores consideram que a BTL é o evento mais importante do setor realizado em Portugal e 63% dos buyers colocou o programa de Hosted Buyers no top dos melhores em que participaram a nível internacional. Desafiados a classificar a qualidade das reuniões realizadas, os Hosted Buyers atribuíram 4,67 pontos (em 5 possíveis). Os expositores classificaram as reuniões com 4,29 (em 5 possíveis).

Há um ano referia a intenção de ter uma maior diferenciação entre os “hosted buyers” e “buyers”. Essa intenção concretiza-se?
Mais do que uma diferenciação entre Hosted Buyers e Buyers, o que procuramos, através do reforço permanente da qualidade dos programas que desenvolvemos é que, mesmo aqueles buyers que não são selecionados para o programa de Hosted Buyers pela BTL e pelos seus parceiros (Turismo de Portugal e TAP) e que como tal beneficiam de apoios em todos os aspetos logísticos para a sua presença na BTL, considerem que se justifica investir o seu tempo e os seus recursos para visitar e participar no programa  porque o potencial de negócio do mercado português e a diversidade e qualidade da oferta o justificam.

Nesta edição os Buyers representam já cerca de 20% do total de participantes no programa, um crescimento significativo quando comparado com edições anteriores. Este crescimento é resultado do posicionamento da marca destino Portugal, bem como da estratégia da BTL em posicionar-se no calendário internacional das feiras de turismo.

Marcaram presença no WTM de Londres e na FITUR em Madrid. Essas presenças foram nesse sentido de aumentar a internacionalização da BTL?
Sem dúvida. É uma abordagem que identificámos como prioritária para a concretização do nosso objetivo de maior internacionalização e, felizmente, temos colhido frutos dela. A presença em feiras como o WTM e a FITUR permite-nos contactar diretamente com players internacionais e apresentar-lhes a BTL de uma forma mais eficiente, uma vez que estamos inseridos num espaço em que o turismo é, igualmente, o protagonista.

Convidados e novos segmentos
Que importância tem o facto de a Tunísia ser o destino internacional convidado?
A presença da Tunísia na qualidade de destino internacional convidado é muito significativa. Em termos turísticos, a Tunísia é um destino de eleição para os viajantes portugueses e o protagonismo que assume nesta edição da BTL é também uma resposta a essa preferência. De facto, falamos de um país muito conhecido e procurado pelo nosso mercado, mas que, ao mesmo tempo, ainda tem diversos locais por descobrir. A BTL será uma oportunidade para os visitantes conhecerem novos e inéditos destinos dentro da Tunísia através de uma programação cultural desenvolvida especialmente para a feira.

Temos “casa esgotada” e em consequência contamos receber ainda mais expositores

Curiosamente, ainda em contexto pandémico, verificou-se que o aumento do número de turistas portugueses a viajar para a Tunísia era superior ao índice dos turistas europeus. Num cenário de livre circulação, as expectativas são ainda mais animadoras, pelo que nos entusiasma particularmente dar palco a este destino e promover essa relação próxima e frutuosa entre o mercado português e o mercado tunisino.

Um dos grandes focos dados também nesta BTL 2023 está no segmento LGBTI. Que importância terá esta participação e que outros segmentos estarão em destaque no evento?
Como mencionado anteriormente, o segmento LGBTI+ é, de facto, uma das grandes apostas da BTL 2023. É um segmento que tem recebido uma atenção crescente por parte do setor turístico e um merecido reforço de visibilidade em Portugal – a escolha de Lisboa para receber o maior evento europeu de celebração do orgulho LGBTI+ em 2025 é sinal disso.

Neste ano de estreia, queremos fazer deste espaço uma referência no contexto global da feira e, por isso, contamos com uma área de exposição onde diferentes players poderão apresentar a sua oferta direcionada para este segmento, mas também um palco com uma programação exclusiva.

Lado a lado com a BTL LGBTI+ encontramos espaços já estabelecidos, como a BTL LAB e a BTL Cultural. Em ambos, contamos com uma oferta mais dinâmica e envolvente, em contacto direto com os visitantes da feira. A BTL LAB continuará a constituir um hub de referência para discutir e promover a inovação e a tecnologia aplicadas ao turismo, através de exposições e talks dinamizadas por players notáveis do setor. Por sua vez, a BTL Cultural voltará a mostrar o papel absolutamente central que a cultura ocupa na promoção e na sustentação da atividade turística, com a presença de diversas regiões e dos seus respetivos equipamentos culturais.

Segmentos como MICE e enoturismo mereceram também especial atenção, através dos espaços BTL Meeting Industry e BTL Enoturismo que apresentarão iniciativas diversas para os profissionais das áreas. Além, claro, de espaços como BTL Village, a BTL Travel Influencer e a BTL Kids Route.

A edição 2023
A BTL 2022 contou com a presença de mais de 45.000 visitantes, entre profissionais e público geral, com a participação de 1.407 expositores. Ao nível dos visitantes, contam bater este número?
Estamos convictos de que teremos um crescimento significativo não só porque a edição de 2022 ainda se realizou sob constrangimentos ligados à pandemia, mas sobretudo porque trabalhámos para uma edição maior, mais dinâmica e mais atrativa, tanto para profissionais como para o público consumidor.

A conjugação das iniciativas dinamizadas pelas regiões nacionais e pelos destinos internacionais com as campanhas promovidas pelas agências e pelos operadores resultam num produto único e autêntico, que coloca em evidência as diferentes culturas e a oferta dos mais diversos destinos e que faz da BTL um momento único e que se transforma na “Grande Montra” do setor do turismo em Portugal.

A BTL é uma bandeira do turismo em língua portuguesa, e essa vocação de lançamento para o mundo é uma posição inequívoca que a edição de 2023 ajudará certamente a consolidar

E relativamente aos expositores, que número terá a BTL 2023?
Temos “casa esgotada” e em consequência contamos receber ainda mais expositores, do que na edição anterior, dos vários cantos de Portugal e do mundo – um número que cimenta a nossa posição enquanto principal hub em Portugal para a promoção turística.

A BTL continua a ter três dias para profissionais e dois dias para o público geral. Esta dinâmica é importante e a manter para o futuro? A ITB, por exemplo, retirou os dois dias dedicados ao público geral.
Este formato é parte integral do ADN da BTL, que é uma feira direcionada tanto para profissionais como para o público consumidor. Estamos absolutamente convictos de que a relação da feira com o público continua a ser uma parte fundamental do estatuto que a BTL adquiriu ao longo destes anos. As pessoas sabem que, na feira, têm acesso a ofertas exclusivas para adquirir as suas férias e as empresas expositoras veem, nessa dinâmica, uma oportunidade para desenvolver campanhas atrativas.

Esta é, aliás, uma das outras opostas para os próximos anos, continuar a reforçar a posição da BTL e dos expositores que disponibilizam a venda de produtos turísticos ao público enquanto grande “momento do ano” para comprar férias e será objeto de uma campanha publicitária, que começará nos próximos dias, dirigida especificamente a este target.

Bem entendido, a dimensão B2B é extremamente importante e temos vindo a alocar uma boa parte dos nossos recursos para explorar as suas potencialidades ao máximo, como atesta o programa de hosted buyers e de buyers. Mas não podemos descurar o lugar dos consumidores neste grande quadro que é a BTL e tudo aquilo que a sua presença aporta para os destinos e para a feira: são dois dias intensos, com um grande afluxo de visitantes que permitem às empresas fazer negócios diretamente, constituindo uma demonstração notável da vitalidade deste sector em Portugal.

No final do dia 5 de março, que conclusões gostaria de tirar relativamente ao evento deste ano?
Gostaríamos de concluir – e, aliás, estou seguro que assim será – que os expositores e os visitantes concretizaram na plenitude os seus objetivos e que a BTL continua a ser o espaço de referência em Portugal para a concretização de negócios, tanto de um ponto de vista de B2C como B2B.

Mas também que a BTL continua a ser um local de inovação, em que se trocam ideias, conhecimentos e experiências e de onde partem novas iniciativas e soluções para os mais diversos desafios. Não podemos esquecer que o setor turístico é uma bandeira da nossa atividade económica. Por sua vez, a BTL é uma bandeira do turismo em língua portuguesa, e essa vocação de lançamento para o mundo é uma posição inequívoca que a edição de 2023 ajudará certamente a consolidar.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Prémios

E os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” são …

55 anos depois da primeiro edição ter sido lançada, a 1 de março de 1968, o jornal Publituris entregou pela 12.º vez os “Portugal Trade Awards”, na BTL 2023.

Publituris

No dia em que o jornal Publituris completou o 55.º aniversário da publicação da primeira edição, em 1 de março de 1968, foram conhecidos esta quarta-feira, 1 de março, os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”.

Além dos 16 vencedores, encontrados entre os 100 nomeados para os prémios entregues pelo Publituris, foi entregue ainda o prémio de “Personalidade do Ano” a Eduardo Jesus, secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira.

Num evento que contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre elas o secretário de Estado do Turismo, Serviços e Comercio, Nuno Fazenda, presidente do Turismo e Portugal, Luís Araújo, presidente da APECATE, António Marques Vidal; secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto; presidente da CTP, Francisco Calheiros, presidente e vice-presidente da AHP, Bernardo Trindade e Cristina Siza Vieira, respetivamente, entre outros, os vencedores foram:

Melhor Operador Turístico – Solférias
Melhor Agência Corporativa – Cosmos
Melhor Consolidador – Consolidador.com
Melhor DMC – Abreu Events
Melhor Distribuidor B2B – Bedsonline
Melhor GSA – APG Portugal
Melhor Sistema Global de Distribuição – Travelport
Melhor Empresa de Transfers – VIP Limousines
Melhor Empresa Gestão Hoteleira – Discovery Hotel Management (DHM)
Melhor Empresa Software Gestão Hoteleira (PMS) – Newhotel
Melhor Startup – Handyhostel
Melhor Consultoria e Assessoria Turismo – PHC
Melhor Formação Turismo – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Melhor Seguradora de Viagens – Allianz Partner
Melhor Empresa Organização de Eventos – GR8 Events
Melhor Venue para Eventos e Congressos – Altice Arena
Personalidade do AnoEduardo Jesus, Secretário Regional do Turismo e Cultura da Madeira

No final da entrega de prémio, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços destacou a importância do setor do turismo para a economia portuguesa, referindo que esta força provém “das empresas e dos empresários”. Salientando os resultados que foram alcançados no ano de 2022, Nuno Fazenda frisou a importância de vetores chave para a manutenção deste crescimento, colocando a valorização e aposta no território, promoção da marca Portugal nos mercados externos, a dupla transição, mas também a interajuda e colaboração entre todos os stakeholders do setor como “fundamental” para que o setor do turismo “continue a apresentar os resultados que apresentou em 2022 e se mantenha como o principal ativo nas exportações nacionais”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

LGBTI+ é uma das novidades da BTL

Representando já 8% dos gastos do turismo, a BTL promove, em parceria com a Variações, o espaço LGBTI.

Publituris

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa lança, na edição de 2023, o espaço LGBTI+, promovendo, em parceria com a VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+, o segmento orientado para o, ainda, mercado de nicho, que já representa 8% dos gastos do turismo.

A presença do parceiro VARIAÇÕES será também uma plataforma para desenvolver ações de networking, ativação de marca, debates e outros projetos e iniciativas, permitindo à associação encontrar-se com players do setor turístico, promovendo a quebra de preconceitos e contribuir para a abertura do crescimento deste segmento.

Em comunicado, a BTL afirma que “quer contribuir para a afirmação de Portugal no segmento LGBTI+, posicionando-se assim ao lado de outros grandes mercados como Espanha, Holanda, França ou Brasil”, salientando que, “apesar de Portugal se assumir como inclusivo e aberto à diversidade, é necessário desenvolverem-se estratégias de reestruturação da oferta e mostrar-se mais aberto a novos projetos de modo a cativar parceiros e eventos internacionais, assim como comunicar Portugal como LGBTI+ friendly”.

A área LGBTI+ estará em destaque na área de exposição, capitalizando a realização do EuroPride 2025 – o maior evento de celebração do orgulho das entidades LGBTI+ na Europa – que terá lugar em Lisboa.

Diogo Vieira da Silva, diretor-executivo da VARIAÇÕES, explica que Portugal tem potencial para crescer, “mas é preciso comunicar isso lá fora. À exceção da cidade de Lisboa, Portugal não é visto como um destino de referência para o segmento. Isto deve-se à falta de vontade em promover este mercado, inclusive ter equipas dedicadas ao segmento LGBTI+”.

“O facto de conseguirmos fazer com que os restantes players nacionais na área do Turismo deixem de ter receio de comunicar e ter campanhas de marketing específicas para este segmento. Isso será a definição de uma boa participação”, acrescente o diretor-executivo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

“Linhas de Apoio ao Turismo” em conferência Publituris/BTL

O jornal Publituris organiza, em parceria com a BTL, a conferência “Linhas de Apoio ao Turismo”, no dia 2 de março, a partir das 16h30.

Publituris

O sector do turismo português recebeu ao longo destes últimos três anos diversas linhas de apoio, de modo a minimizar os impactos da pandemia. Na conferência “Linhas de Apoio ao Turismo”, o jornal Publituris, em parceria com a BTL, pretende debater a relevância destas linhas de apoio, se foram distribuídos de forma eficiente, se foram suficientes, em que medida ajudaram os stakeholders do setor, se a burocracia inerente às diversas candidaturas e apoios foi demasiada ou adequada, que apoios ainda poderão estar disponíveis, que condicionantes existem para aceder a estas linhas de apoio e o que não poderá faltar na apresentação às candidaturas aos apoios.

Na conferência, que se realiza no Auditório AVK, no Pavilhão 3 da BTL, participam Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento (BPF); Nuno Almeida, Fundador e Partner da Viability; Paulo Duarte, Managing Director dos Memmo Hotels; Elisabete Félix, Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial do Turismo de Portugal; e Carlos Baptista, Administrador da Bestravel.

As inscrições poderão ser realizadas através do link.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Prémios

Votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” terminam amanhã

Terminam esta sexta-feira, 17 de fevereiro, as votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”. Vote em: https://premios.publituris.pt/trade/2023/

Publituris

As votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” terminam amanhã, 17 de fevereiro de 2023. Para a edição deste ano, a redação do Publituris encontrou 100 nomeados em 16 categorias, havendo ainda lugar ao prémio de “Personalidade do Ano”, atribuído diretamente pela redação do jornal Publituris.

Tal como na edição de 2022, os vencedores serão encontrados através de uma média ponderada entre os votos do Júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária do www.publituris.pt (10%).

Face às edições anteriores dos “Publituris Portugal Trade Awards” existem categorias que transitam para os “Publituris Travel Awards” que se realizarão no final do mês de junho de 2023. As categorias que transitaram para os “Publituris Portugal Travel Awards” foram todas as categorias relacionadas com a hotelaria, rent-a-car, cruzeiros, parques temáticos, animação turística e marinas.

A entrega dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” realizar-se-á no dia 1 de março de 2023, a partir das 17h00, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023, no Auditório AVK, no Pavilhão 3.

Para validar o voto é exigida a introdução do e-mail, que terá de ser idêntico ao de registo na newsletter do Publituris.pt.

As votações decorrem em: https://premios.publituris.pt/trade/2023/

Recordamos os nomeados dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”:

Melhor Operador Turístico
Icárion
Lusanova
Nortravel
Quadrante
Solférias
Soltour
Soltrópic
Sonhando
Viajar Tours

Melhor Agência Corporativa
Carlson Wagonlit Travel (CWT)
Cosmos
Globalis
Osiris
TQ Travel Quality
Travelstore American Express GBT
Wide Travel

Melhor Consolidador
Consolidador.com
Magnet
TUI Air Cruiser

Melhor DMC
Abreu Events
Buzz Portugal DMC
CITUR
DTravel
EC Travel
In Tours
Inside Tours
PT DMC by Em Viagem

Melhor Distribuidor B2B
Bedsonline
Tour10
Turitravel
Veturis
W2M PRO

Melhor GSA Aviação
APG Portugal
ATR
Select Aviation
Silon Aviacion
Summerwind

Melhor Sistema Global de Distribuição
Amadeus
Destinux
Travelport

Melhor Empresa de Transfers
CM Private Luxury Tours
DP Tours Plus
Specialimo
Timeless
VIP Limousines
Yellowfish

Melhor Empresa Gestão Hoteleira
AHM
Amazing Evolution
Blueshift
Discovery Hotel Management (DHM)
Unlock Boutique Hotels (UBH)

Melhor Empresa Software Gestão Hoteleira (PMS)
CLEVER
GuestCentric
HiJiffy
HOST
Newhotel
Paraty Tech
RoomRaccoon
XLR8RMS

Melhor Startup
Handyhostel
LUGGit
Merytu
Pleez
Sciven
YooniK

Melhor Consultoria e Assessoria Turismo
ABC Hospitality
IPDT
Neoturis
Pendular
PHC
Viability

Melhor Formação Turismo
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Escolas de Turismo de Portugal
ISAG
ISCE
NOVA SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality
Universidade de Évora
Universidade Europeia

Melhor Seguradora de Viagens
Allianz Partners
Europe Assistance
IATI Seguros
In Sure Brokers
Liberty
MAPFRE
MDS
SGS

Melhor Empresa Organização de Eventos
29 Graus
Desafio Global
GR8
H2N
NIU – Brand Activation
Voqin´

Melhor Venue para Eventos e Congressos
Alfândega do Porto
Altice Arena
Altice Forum Braga
CCB
Centro de Congressos do Estoril
Convento de São Francisco
Convento do Beato
WOW Porto

Personalidade do Ano 2022
Prémio atribuído diretamente pela redação do jornal Publituris.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
BTL

TP promove na BTL conferência sobre “Desafios da Sustentabilidade: o papel do turismo para um futuro melhor”

O Turismo de Portugal (TP) promove no próximo dia e de Março, no âmbito da BTL, uma conferência com o tema “Desafios da Sustentabilidade: o papel do turismo para um futuro melhor”.

Publituris

A conferência, que pretende debater as diversas vertentes da sustentabilidade na atividade turística e como estas contribuem para um turismo mais inclusivo e responsável, terá lugar no Auditório AVK, Pavilhão 3 da FIL (Parque das Nações), com início às 10h30 do dia 2 de março.

A abertura contará com intervenções de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da lnclusão das Pessoas com Deficiência e de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Em seguida está agendada uma mesa-redonda sobre “Turismo + inclusivo – um país para todos”, com participação de Nuno Lacasta, presidente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e a lgualdade de Género, Paula Teles, presidente do lnstituto das Cidades e Vilas com Mobilidade, Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR – Aldeias do Xisto e Rosa Costa, diretora Regional de Turismo dos Açores.

“Turismo + responsável – desafios para um futuro melhor” é o tema que se segue com intervenções de José Cardoso Botelho, diretor da Vanguard, Hemani Miguel, empresário, Julia Seixas, Pró-Reitora da Universidade NOVA, João Meneses, secretário-geral da BCSD Portugal e Constança Belchior, co-fundadora de Lucida – Regenerative Thinking. A conferência será encerrada por Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.​

Haverá ainda tempo para apresentação do “EU Tourism Dashboard – monitorizar os indicadores de sustentabilidade no turismo”, por Ricardo Barranco, European Commission – Joint Research Centre, bem como “Compromisso e Adesão para a Eficiência Hídrica no setor do Turismo: adesão da Fundação INATEL à Rede de Compromisso e Programa AQUA+ Hotéis da ADENE”, pelos respetivos presidentes, Francisco Madelino, e Nelson Lage.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Prémios

Conheça os nomeados dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”

Os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL” têm na sua edição de 2023, uma centena de nomeados. As votações terminam a 17 de fevereiro de 2023.

Publituris

Estão lançados os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”. Para a edição deste ano, existem 100 nomeados em 16 categorias, havendo ainda lugar ao prémio de “Personalidade do Ano”, atribuído diretamente pela redação do jornal Publituris.

Tal como na edição de 2022, os vencedores serão encontrados através de uma média ponderada entre os votos do Júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária do www.publituris.pt (10%).

Face às edições anteriores dos “Publituris Portugal Trade Awards” existem categorias que transitam para os “Publituris Travel Awards” que se realizarão no final do mês de junho de 2023. As categorias que transitaram para os “Publituris Portugal Travel Awards” foram todas as categorias relacionadas com a hotelaria, rent-a-car, cruzeiros, parques temáticos, animação turística e marinas.

A entrega dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” realizar-se-á no dia 1 de março de 2023, a partir das 17h00, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023.

A votação online decorre no site dos prémios – https://premios.publituris.pt/ – entre os dias 23 de janeiro de 2023 e 17 de fevereiro de 2023.

Para validar o voto é exigida a introdução do e-mail, que terá de ser idêntico ao de registo na newsletter do Publituris.pt.

Os nomeados dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” são:

Melhor Operador Turístico
Icárion
Lusanova
Nortravel
Quadrante
Solférias
Soltour
Soltrópico
Sonhando
Viajar Tours

Melhor Agência Corporativa
Carlson Wagonlit Travel (CWT)
Cosmos
Globalis
Osiris
TQ Travel Quality
Travelstore American Express GBT
Wide Travel

Melhor Consolidador
Consolidador.com
Magnet
TUI Air Cruiser

Melhor DMC
Abreu Events
Buzz Travel
CITUR
DTravel
EC Travel
In Tours
Inside Tours
PT DMC by Em Viagem

Melhor Distribuidor B2B
Bedsonline
Tour10
Turitravel
Veturis
W2M

Melhor GSA Aviação
APG
ATR
Select Aviation
Silon Aviacion
Summerwind

Melhor Sistema Global de Distribuição
Amadeus
Destinux
Travelport

Melhor Empresa de Transfers
CM Private Luxury Tours
DP Tours Plus
Specialimo
Timeless
VIP Limousines
Yellowfish

Melhor Empresa Gestão Hoteleira
AHM
Amazing Evolution
Blueshift
DHM
Unlock Boutique Hotels

Melhor Empresa Software Gestão Hoteleira (PMS)
CLEVER
GuestCentric
HiJiffy
HOST
Newhotel
Paratytech
RoomRaccoon
XLR8RMS

Melhor Startup
Handyhostel
LUGGit
Merytu
Pleez
Sciven
YooniK

Melhor Consultoria e Assessoria Turismo
ABC Hospitality
IPDT
Neoturis
Pendular
PHC
Viability

Melhor Formação Turismo
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Escolas de Turismo de Portugal
ISAG
ISCE
NOVA SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality
Universidade de Évora
Universidade Europeia

Melhor Seguradora de Viagens
Allianz
Europe Assistance
IATI Seguros
In Sure Brokers
Liberty
MAPFRE
MDS
SGS

Melhor Empresa Organização de Eventos
29 Graus
Desafio Global
GR8
H2N
NIU – Brand Activation
Voqin´

Melhor Venue para Eventos e Congressos
Alfândega do Porto
Altice Arena
Altice Forum Braga
CCB
Centro de Congressos do Estoril
Convento de São Francisco
Convento do Beato
WOW Porto

Personalidade do Ano 2022
Prémio atribuído diretamente pela redação do jornal Publituris.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
BTL

“A BTL é um acelerador e impulsionador de negócios”

Evento obrigatório no panorama do turismo, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) tem datas marcadas de 1 a 5 de março de 2023. A pouco mais de dois meses do início do evento, Dália Palma, gestora da feira BTL, admite que “o turismo está a regressar aos níveis de 2019 e essa dinâmica do setor está a refletir-se na BTL 2023”.

Victor Jorge

Para começar, “o nosso ponto de partida, a BTL 2022, é fantástico”. Quem o diz é Dália Palma, gestora da feira, que antecipa que a BTL é “o marketplace do setor do turismo, o ponto de encontro entre a oferta e a procura”. O acompanhamento das tendências do mercado em matéria de inovação, trará, além de produtos turísticos como o enoturismo, cultura, festivais e natureza, um reforço da representatividade dos diferentes setores da oferta nacional como será a aposta na oferta turística LGBTI+, “um segmento cuja procura é cada vez maior em Portugal”, reconhece Dália Palma.

A menos de três meses do arranque da BTL 2023, o que poderemos esperar do evento?
O nosso ponto de partida, a BTL 2022, é fantástico. Recordo que a última edição da BTL foi uma das melhores de sempre, considerando os dois anos de paralisação da atividade turística. O turismo está a regressar aos níveis de 2019 e essa dinâmica do setor está a refletir-se na BTL 2023.

Podemos esperar um evento com grande representatividade do destino Portugal e uma área internacional cada vez mais alargada com propostas de novos destinos.

O foco está também no negócio, B2B e B2C, no network e nas experiências.

Na apresentação da BTL 2023, em julho deste ano, Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da Lisboa FCE, entidade organizadora da BTL, referia que o evento terá “um foco grande na componente da internacionalização”. O que está a ser feito nessa componente?
A internacionalização da BTL é resultado de uma estratégia que tem por base uma pluralidade de ações, nomeadamente, do reforço da visibilidade da BTL no calendário internacional das feiras de turismo, através do reconhecimento do mercado, suppliers e buyers. Para isso, temos vindo a desenvolver várias ações, entre as quais, promover a internacionalização da BTL noutros mercados, através de parcerias, enquanto maior montra de turismo nacional; participar em feiras internacionais e em reuniões com suppliers internacionais, nomeadamente, destinos, DMC’s e tour operadores; reforçar o programa de buyers qualificado e segmentado à oferta; e atrair cada vez mais destinos internacionais.

 

Podemos esperar um evento com grande representatividade do destino Portugal e uma área internacional cada vez mais alargada com propostas de novos destinos

 

A promoção da BTL
Marcaram presença no WTM London 2022. A vossa presença em Londres serviu, precisamente, para compor essa maior componente internacional?
A presença da equipa BTL na WTM faz parte da estratégia da internacionalização do evento que nos permite incrementar a visibilidade da BTL em termos internacionais.

A BTL tem vindo a reforçar a componente internacional, habitualmente com a área de exposição no pavilhão 4, que conta com a apresentação de novos destinos através de representações institucionais e/ou de agentes que vendem o destino na componente B2B e B2C.

Também irão à FITUR (Madrid, Espanha) promover a BTL?
Espanha é um mercado de proximidade estratégico, de onde recebemos um fluxo anual de turistas de extrema importância. Iremos ter, para além reuniões com os destinos e marcas internacionais, uma presença física com o objectivo de potenciar esse contacto com destinos internacionais.

A BTL 2023 coloca-se entre a FITUR (Madrid, Espanha) e a ITB (Berlim, Alemanha). Como é que uma BTL se posiciona neste calendário?
O destino Portugal é cada vez mais reconhecido no panorama do Turismo Mundial. Veja-se as várias distinções recebidas há pouco tempo nos ‘World Travel Awards’. Na área do Meeting Industry, Portugal ocupa a 6.ª posição no ranking europeu dos países que mais recebe e organiza congressos e convenções e Lisboa é, presentemente, a 2.ª cidade mais procurada do mundo para congressos internacionais, segundo o ranking ICCA.

A realização da BTL após a FITUR e antes da ITB permite-nos beneficiar do facto dos buyers, sobretudo oriundos de mercados da América do Sul e Ásia, estarem na Europa o que reforça o seu potencial de participarem na BTL. Este posicionamento, faz parte da estratégia de internacionalização, nomeadamente no engagement com os buyers e destinos.

 

A BTL tem a ambição de reforçar permanentemente a qualidade dos ‘Hosted Buyers’ presentes no seu programa, pelo que o nível de exigência para a qualificação dos mesmos é cada vez maior

 

A relevância do buyers
Uma maior internacionalização da BTL passa por ter mais ‘buyers’ internacionais presentes na feira?
O programa de buyers, que conta com a TAP e o Turismo de Portugal, enquanto parceiros estratégicos, é uma parte muito importante da equação de internacionalização da BTL que tem conhecido uma evolução, procurando reforçar a qualidade dos buyers presentes em detrimento da quantidade, com o objetivo de entregar o maior retorno possível para as empresas que participam no Programa de ‘Hosted Buyers’ e para o destino Portugal.

Na última edição, alterámos o modelo de reuniões e podemos dizer que foi um sucesso. Incrementámos o retorno das reuniões realizadas e potenciámos um maior volume de negócios para os nossos expositores. É essa a afirmação da BTL, o marketplace para o setor do turismo.

De acordo com o inquérito realizado junto dos expositores e buyers presentes na última edição, 94,9% dos expositores consideram que a BTL é o evento mais importante do setor realizado em Portugal e 63% dos buyers colocou o programa de ‘Hosted Buyers’ no top dos melhores em que participaram a nível internacional.

Desafiados a classificar a qualidade das reuniões realizadas, os ‘Hosted Buyers’ atribuíram 4,67 pontos (em 5 possíveis). Os expositores classificaram as reuniões com 4,29 (em 5 possíveis).

Será este ano que, tal como Pedro Braga referia, iremos ter uma maior diferenciação entre os “hosted buyers” e os “buyers”?
A BTL tem a ambição de reforçar permanentemente a qualidade dos ‘Hosted Buyers’ presentes no seu programa, pelo que o nível de exigência para a qualificação dos mesmos é cada vez maior. O que resulta na necessidade de criar alternativas para aqueles buyers que, não preenchendo todos os requisitos necessários para fazerem parte do Programa ‘Hosted Buyers’, não deixam de ser igualmente compradores ativos do destino Portugal. Criamos as condições necessárias para que possam aceder à oferta turística disponível na BTL e assim identificarem oportunidades de negócio.

Inovar na oferta
De que forma é que uma feira como a BTL pode inovar, de forma a ir ao encontro das exigências de quem expõe e visita a feira?
A organização da BTL tem uma grande responsabilidade. Inovar e entregar valor a quem expõe e a quem nos visita é cada vez mais desafiante, mas essa, é a nossa responsabilidade enquanto marketplace.

O setor do turismo, é bastante inovador e exigente, um fator que tem sido decisivo no crescimento e no peso que ocupa atualmente na economia nacional e que mais contribui para o PIB e para as exportações de serviços.

A BTL acompanha as tendências do mercado em matéria de inovação, não só ao nível da oferta e da procura do produto turístico, nomeadamente do enoturismo, da cultura, dos festivais e da natureza, mas também no que diz respeito à oferta de serviços que impulsionam a inovação do setor, como é o caso da área das tecnologias e do digital.

Reforçar a representatividade dos diferentes setores da oferta nacional é também um dos objetivos da BTL que este ano aposta na oferta turística LGBTI+, um segmento cuja procura é cada vez maior em Portugal.

 

A realização da BTL após a FITUR e antes da ITB permite-nos beneficiar do facto dos buyers, sobretudo oriundos de mercados da América do Sul e Ásia, estarem na Europa o que reforça o seu potencial de participarem na BTL

 

A BTL 2023 tem no Centro o destino nacional convidado, e em Aveiro o município convidado. Qual a razão para esta escolha?
Em todas as edições existe uma rotatividade entre as regiões. Para a BTL 2023, a chancela foi atribuída ao Centro de Portugal, que seguramente vai trazer toda a diversidade e qualidade da oferta turística desta região.

Já a escolha do município convidado, está associada a um conjunto desafios lançados pela organização da BTL e que Aveiro não só aceitou, como superou. Aveiro manifestou a sua intenção em ser Município Convidado da BTL 2023 ainda antes do fecho da edição 2022.

Estamos certos de que estas duas apostas representarão um forte contributo para o sucesso da próxima BTL.

Do lado profissional, o que é que uma BTL poderá trazer ao negócio. Ou seja, porque é que um profissional deve marcar presença numa BTL?
A BTL é o marketplace do setor do turismo, o ponto de encontro entre a oferta e a procura. Para quem desenvolve o seu negócio no setor do turismo, de forma direta ou indireta, visitar a BTL é incontornável como forma de encontrar a inspiração necessária e muitas vezes a rede de parcerias mais adequada.

A BTL é um acelerador e impulsionador de negócios, onde durante cinco dias de evento junta a oferta turística nacional e internacional, e a procura na vertente do B2B e B2C.

A BTL é o único evento com a maior oferta turística do destino Portugal e este é um fator diferenciador para os buyers que querem iniciar a contratação e/ou a diversificar a sua oferta em portfólio.

Além desta vertente, e ainda no B2B, o negócio não se esgota na oferta turística, a BTL tem uma forte componente de exposição na área dos equipamentos e serviços, nomeadamente tecnologias e digital. Na vertente B2C, a BTL é a plataforma para a reserva de férias dos portugueses

A BTL manterá a duração feira de cinco dias, divididos em três para profissionais e dois para o público geral? Esta componente do público continua a ter relevância?
A BTL já faz parte do mindset dos portugueses quando decidem conhecer e experienciar a oferta do destino nacional e dos mais de 60 destinos internacionais habitualmente presentes. A venda directa é um dos vetores estratégicos definidos e que pretendemos alargar a outras áreas de exposição, destino nacional, para além da consolidada área Internacional.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.