Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts
Na edição de fevereiro da Publituris Hotelaria, o destaque vai para as próximas aberturas do grupo AP Hotels & Resorts.
Carla Nunes
CEO da Global DMC Partners alerta: “Excesso de turismo ameaça o MICE”
Bairrada recebe 12.ª edição das Jornadas de Enoturismo
MSC Cruzeiros atualiza programa de fidelização e cria nível Blue Diamond
Turismo de Marrocos cria Banco de Projetos
Oferta turística da Madeira tem “melhorado imenso” considera Miguel Albuquerque
Airbus entrega 62 aeronaves em outubro
Conteúdo NDC da Air India disponível na Sabre
CEAV promete fundo de recuperação para agências de viagens afetadas pela DANA
Kodawari Residences escolhe o Porto para abrir a sua primeira unidade
Madeira conquista bronze no Reino Unido
A chegada do grupo à capital está marcada para o primeiro semestre de 2024, através da construção do hotel AP Lisboa. Até lá, o grupo prepara-se para a abertura do AP Dona Aninhas em Viana do Castelo em março deste ano, naquela que é a primeira unidade do grupo fora do Algarve.
Em entrevista à Publituris Hotelaria, Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts, desvenda os pormenores sobre estas unidades e o que motivou a expansão do grupo fora da região do Algarve, além de dar conta dos planos para o futuro.
Já na análise CLEVER deste mês é demonstrado como o mundo da hospitalidade está a viver tempos sem precedência. A pandemia provocou uma forte alteração “ditatorial” nos padrões de procura e da oferta, que tem vindo progressivamente a esbater as linhas de separação entre Short Term Rentals (STRs) e hotéis “tradicionais”. Neste contexto, reunir dados globais do mercado “alargado” passou a ser essencial, para ter uma visão global e poder definir estratégias de marketing, comerciais e dinâmicas de tarifas vencedoras.
No âmbito do H&T, Salón de Innovación en Hostelería, a Publituris Hotelaria esteve à conversa com o mentor e coach hoteleiro Iván Frutos, que aponta para estratégias de fidelização de colaboradores no setor, sem se esquecer de demonstrar as consequências da falta de investimento nas equipas. Como resume: “É necessário que o líder queira [mudar]. Não é para todos”.
Ainda no capítulo do “Fala-se” damos conta do primeiro aniversário do Mama Shelter Lisboa. Após um 2022 com uma ocupação média anual de 72%, falámos com Cristina Cavaco, diretora-geral desta unidade desde setembro do ano passado, para perceber quais são as expetativas para 2023 e que desafios tem enfrentado no recente cargo.
Destaque também para o grupo Independente, que após um rebranding da sua anterior marca – o Independente Collective – prepara-se para se estrear no mercado hoteleiro, com a abertura de duas unidades em Lisboa e na Comporta. O investimento nestes hotéis ronda os 4,2 milhões de euros.
Na categoria de Management damos conta do tema da cibersegurança na hotelaria e se esta deverá ser uma resposta reativa ou proativa. Para aproveitar os benefícios do digital, é necessário planear uma estratégia de cibersegurança que permita mitigar os riscos possam surgir. Estarão os hoteleiros preparados para um potencial ataque cibernético?
A Publituris Hotelaria falou ainda com Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels, no dia em que se ficou a conhecer o “novo” futuro do grupo. Entre novos acionistas, novas unidades, novos modelos de negócio, a conclusão é simples: “jogar sozinhos é praticamente impossível. É preciso jogar em grupo”.
No dossier, o destaque vai para as empresas que marcam presença na BTL, que este ano regressa à Feira Internacional de Lisboa (FIL) de 1 a 5 de março, e as novidades que vão apresentar no certame.
A fechar, brindamos com as sugestões de João Silva, chefe de mesa e sommelier no restaurante Degust’Ar do Hotel Mar de Ar Aqueduto, em Évora.
As opiniões desta edição pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); Cristina Cunha Mocetão (ISAG Executive Academy); Ana Cristina Guilherme (ABC Sustainable Luxury Hospitality) e Liliana Conde (consultora).
*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.