Sertã vai ser palco do 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural
Numa organização da Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP), a Sertã vai acolher, nos dias 10 e 11 de fevereiro, o 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural, que visa analisar questões que têm a ver com a valorização do setor e os desafios que se colocam no futuro.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O evento, que acaba de ser apresentado publicamente, é dedicado ao setor do turismo em espaço rural e às empresas do turismo que atuam em meios rurais, profissionais de unidades de alojamento TER, animação turística, restauração, fornecedores deste setor, operadores turísticos e agentes de viagens.
Diz ainda a Associação que, com este encontro pretende-se capacitar os participantes das mudanças no mercado, partilhar experiências e contactos com capacidade para gerar negócios, e ajustar a oferta de modo a melhorar o setor dos serviços turísticos.
Esta conferência de apresentação contou com a participação do presidente do município da Sertã, da chefe de núcleo da Entidade regional do Turismo Centro de Portugal, do presidente da Associação de Hotéis Rurais de Portugal e do presidente da comissão organizadora do evento.
Cândido Mendes, presidente da direção da AHRP, chamou a atenção para a evolução do turismo em espaço rural (TER) e para as suas especificidades, salientando, ainda, a quantidade e a qualidade das unidades de alojamento de turismo em espaço rural, sendo que o 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural deverá capacitar as empresas do setor, para um mais e melhor turismo, sem esquecer a sustentabilidade caraterística do turismo rural.
“O turismo rural é um subsetor do turismo que tem crescido imenso nos últimos anos, não só quantitativamente como qualitativamente e que pode dar um grande contributo para o desenvolvimento das economias locais”, afirmou Cândido Mendes, da AHRP, durante a apresentação do evento, na Sertã. Assim, o responsável destacou que a Associação propôs-se realizar a iniciativa, devido ao “salto quantitativo e qualitativo” que este subsetor turístico registou em Portugal.
A apresentação do programa do evento foi desenvolvida por Jorge Vieira, presidente da comissão organizadora, que destacou as temáticas principais que estarão em debate, sendo estas a sustentabilidade do TER, a gastronomia, a digitalização do setor e um destaque especial para a comunicação e para as vendas, de um segmento com necessidades muito específicas.
Por sua vez, Adriana Rodrigues, do Turismo Centro Portugal, disse que o turismo deixou de ser um fenómeno exclusivo das praias e das grandes cidades, realçando que “o turismo em espaço rural ganhou força enquanto conceito e passou a fazer parte das estatísticas e conquistou o seu próprio espaço. O seu crescimento, em pouco mais de três décadas, foi exponencial”.
Segundo a responsável, que avançou com dados da Pordata referentes a este subsetor do turismo, atualmente há cerca de 24 mil camas em turismo rural no país, ou seja, já é um fenómeno consolidado, tendo passado de apenas uma moda para “ser uma alternativa séria a outros tipos de turismo, que foram e que são considerados convencionais”.