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Distribuição aponta 2023 como ano da incerteza

Se 2022 foi o ano de recuperação das mazelas que a pandemia provocou ao setor das viagens e turismo, 2023 é apontado como o ano da incerteza por razões que vários players da área da distribuição explicaram ao Publituris.

Carolina Morgado
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Distribuição aponta 2023 como ano da incerteza

Se 2022 foi o ano de recuperação das mazelas que a pandemia provocou ao setor das viagens e turismo, 2023 é apontado como o ano da incerteza por razões que vários players da área da distribuição explicaram ao Publituris.

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“A única certeza, já sabemos, é a incerteza”. É assim que o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira perspectiva, para o turismo, o ano que agora começou, isto porque, “a guerra é uma desolação com efeitos negativos em todos e a inflação pode gerar retração no consumo de viagens”. No entanto, conforme refere, comparando com o ano passado em que num trimestre, o primeiro, “estivemos todos fechados, não encontramos ainda retração efetiva na procura”.

Mesmo assim, Pedro Costa Ferreira julga que no final será “um ano positivo. Se pior ou melhor que 2022, eu esperaria pior, mas é verdade que tenho dialogado com gente absolutamente credível que, exatamente pelo facto de termos tido, em 2022, um trimestre perdido, ainda espera uma performance em 2023 muito semelhante a 2022”.

Já em relação aos principais desafios que o setor do turismo enfrentará em 2023, o presidente da APAVT destaca “a gestão da incerteza”, e interroga: “Para onde vai a guerra? Quais os efeitos da subida das taxas de juro? Como vão responder as empresas, ainda notoriamente fragilizadas, aos desafios da capitalização?”.

No entanto, sublinha que “como sempre, resta-nos esperar o melhor e prepararmo-nos sempre, como pessoas e como empresas, para o pior”.

Também Tiago Encarnação, diretor Operacional da Lusanova refere-se a um ano “cheio de incertezas e sabemos que as perspectivas não são tão otimistas”, apontando que “todos temos consciência que vai existir um abrandamento na procura no setor, motivado pela conjuntura económica”, mas acredita que o turismo conseguirá superar esta nova realidade.

O diretor Operacional da Lusanova relembra que, “por esta altura em 2021, também todos nós enfrentávamos incertezas. Claramente não as mesmas, mas certamente o mesmo estado de dúvida e de insegurança face ao futuro”.

Dificuldades geram oportunidades
Tendo em conta que o setor se mostrou resiliente e extremamente inovador no passado, “tenho esperança que continuará a sê-lo no futuro. Nesse sentido, procuro sempre ser otimista e mesmo com uma quebra na procura, acredito que dificuldades geram sempre oportunidades e novos desafios”, salientou, para acrescentar que “hoje o Turismo tem novas prioridades e para as entender é necessário perceber que não podemos voltar ao “velho normal” e esse será o principal desafio como sector”.

Para onde vai a guerra? Quais os efeitos da subida das taxas de juro? Como vão responder as empresas, ainda notoriamente fragilizadas, aos desafios da capitalização, Pedro Costa Ferreira (APAVT)

Na opinião de Tiago Encarnação, “se em 2022 o desafio era a retoma da confiança em viajar, em 2023 será a adaptação a esta nova normalidade, mais instável e exigente, mas também mais desafiante ao nível dos modelos de negócios”. Neste sentido, “a internacionalização das empresas e a procura de novos mercados serão fundamentais para que as empresas nacionais ganhem a economia de escala necessária para superar os desafios que se colocam”, realçou.

O responsável da Lusanova não esquece “as necessidades de qualificação dos recursos humanos, a retenção de talentos nas empresas, a promoção do património histórico e cultural e a sustentabilidade, que serão cada vez mais importantes se as empresas quiserem continuar a acrescentar valor aos seus serviços e se diferenciarem dos demais”.

Com os olhos postos na mensagem do último congresso da APAVT, “em 2023 temos de olhar para o lado positivo e “Fazer”! É necessário criar, ser autor desta nova realidade e o Turismo, pela importância que tem, não tem só essa necessidade, mas também obrigação de liderar este novo normal”, frisou Tiago Encarnação.

Para a rede de agências de viagens Airmet, segundo o seu diretor geral, Luís Henriques “temos todos a certeza de que será um ano totalmente incerto. Não sabemos de todo o que podemos esperar”, mas sendo um fervoroso otimista, julga que será igualmente um ano que “ajudará na recuperação do prejuízo que este mercado teve durante a pandemia”.

Luís Henriques acredita que a venda se fará mais perto da data de partida pois “toda a incerteza que paira na confiança dos consumidores assim ditará”. O diretor geral da Airmet sublinha que as viagens são já um bem de primeira necessidade, mas “com certeza que as famílias terão de avaliar o seu orçamento para poderem viajar”.

Prevemos um ano que nos vai colocar grandes desafios ao nível das empresas, Adriano Portugal (Mercado das Viagens)

Desafios para 2023 há muitos: “desde o aumento generalizado dos preços, à menor oferta aérea (que fez com que os preços aumentem também devido a este facto), à incerteza económica do país, à dificuldade de recrutamento que as empresas enfrentam…Será com certeza um ano difícil, mas como este setor já nos habitou, conseguiremos ultrapassar as dificuldades e os desafios que o ano nos trará”, frisou Luís Henriques.

Preparados para o que aí vem
É com alguma cautela que Álvaro Vilhena, General Manager do operador turístico Viajar Tours olha para 2023. No entanto, acredita que “continuará a haver muita procura, que a oferta será muitíssimo superior, mas a atual crise económica poderá servir de travão, e que a tendência será para a contratação de viagens menos dispendiosas, o que poderá condicionar os resultados globais”.

Refere que “uma família que não viajou durante dois anos e que gastou três ou quatro mil euros para ir de férias em 2022, irá certamente repensar o seu budget para as férias de 2023”, daí, adiantou, ser necessário ter todos estes fatores em consideração “e ajustar a nossa programação de forma a que a nossa oferta corresponda ao que os clientes procuram. Esperamos mais um ano atípico, mas também estamos mais bem preparados do que nunca”, apontou Álvaro Vilhena.

Adriano Portugal, diretor geral da rede Mercado das Viagens disse que “prevemos um ano que nos vai colocar grandes desafios ao nível da gestão das empresas e que vai implicar, no que se refere aos gastos destinados ao turismo e numa perspectiva mais macro-económica, uma maior taxa de esforço económico às famílias de uma forma geral”. Isto porque, “com a inflação que se tem vindo a verificar e o rendimento disponível a diminuir, o consumo destinado a produtos e serviços que satisfazem necessidades mais complementares como o turismo e o lazer pode traduzir-se em produções não tão interessantes como aquelas que verificamos no ano que agora termina”.

A atual crise económica poderá servir de travão e a tendência será para contratação de viagens menos dispendiosas, o que poderá condicionar os resultados globais, Álvaro Vilhena (Viajar Tours)

O diretor geral do Mercado das Viagens quer, todavia, manter um espírito otimista, considerando que o turismo apesar disso tudo tem vindo cada vez mais a aproximar-se do nível das necessidades básicas para o ser humano”.

Espera-se, por isso, “que continue a haver espaço para as férias e para as viagens de negócio, incentivos, congressos e outros tipos de turismo, onde cada orçamento deverá ser ajustado à necessidade do momento”, defendeu o responsável.

Balanço 2022 – a recuperação
Ao fazer o balanço de 2022, o presidente da APAVT classifica-o de “mais do que positivo”, realçando que “quer no outgoing como no incoming, a palavra-chave foi «recuperação» e, mesmo sabendo que o mercado incorpora respostas assimétricas, de um modo geral os resultados de 2019 «estão aí» outra vez”.

Para as agências de viagens, segundo Pedro Costa Ferreira, 2022 “trouxe ainda um momento significativo de credibilização do sector, o processo de reembolso dos vouchers. Foi possível validar todos os passos que foram dados em direção à satisfação dos direitos dos consumidores e à sobrevivência das empresas”.

Hoje o turismo tem novas prioridades e para as entender é necessário perceber que não podemos voltar ao ‘velho normal’ e esse será o principal desafio como setor”, Tiago Encarnação (Lusanova)

Álvaro Vilhena, General Manager do operador turístico Viajar Tours, considera que 2022 foi, à semelhança de 2020 e 2021, um ano atípico, mas por motivos diferentes. Refere que “os primeiros meses do ano seguiram a tendência dos anos anteriores, com uma procura ainda muito residual e muitas incertezas, até que são levantadas as restrições mais “pesadas” e entramos numa nova fase: a procura ultrapassa largamente a oferta”.

Esta disparidade, precisou, “refletiu-se não só em termos de procura de clientes / oferta disponível no mercado, mas também na falta de recursos humanos nas empresas turísticas. Esta falta foi uma das principais causas do cancelamento de centenas, se não mesmo de milhares de voos (e numa altura em que as frequências de voos ainda estavam claramente abaixo dos valores de 2019), do facto de muitos hotéis e restaurantes não estarem a operar a 100%, ou de haver autocarros parados por falta de motoristas. A procura disparou, mas a capacidade de resposta – que poderia ter contribuído para uma retoma gradual do nosso setor – foi claramente insuficiente, desequilibrada e desajustada”, explicou.

Custo das viagens disparou
Reconhece que as vendas, em termos de volume de faturação, dispararam e, em alguns casos, para números próximos de 2019, mas tal “deveu-se muito mais ao preço das viagens, do que propriamente ao número de viagens contratadas. Os custos anormalmente elevados, reflexo de uma oferta claramente insuficiente, e da tentativa – que em alguns casos classificaria quase como “descarada” – por parte de alguns fornecedores em tentarem recuperar durante estes últimos meses aquilo que não conseguiram produzir durante os últimos dois anos, inflacionaram o valor de venda, mas acabaram por ser os responsáveis por uma capacidade de resposta inferior ao desejável”.

Tiago Encarnação considera que o setor está de parabéns. “Depois de dois anos de pandemia, e a despeito de muitas dificuldades que os trabalhadores e empresas tiveram de ultrapassar, o sector mostrou que é resiliente, sólido e mais do que nunca unido”, declarou o diretor Operacional da Lusanova, defendendo que, numa indústria com players tão diversos, a crise sanitária acabou por impulsionar a integração necessária para que a recuperação fosse uma realidade que representa mais de 15% da riqueza gerada no país”.

Com certeza que as famílias terão de avaliar o seu orçamento para poderem viajar, Luís Henriques (Airmet)

Não esquece que existiram muitos desafios ao longo deste período. “Muitos destinos continuaram fechados, outros foram abrindo as suas fronteiras gradualmente e não nos podemos esquecer da guerra da Ucrânia, que para além de todo o drama humanitário, teve um impacto imediato em outros destinos europeus”, destacou.

No entanto, mesmo assim, segundo este responsável, “a procura não parou de crescer ao longo de 2022 e mesmo que os números de 2019 não tenham sido alcançados, a verdade é que o saldo foi claramente positivo”.

Por sua vez, Luís Henriques, diretor geral da Airmet apontou que o ano de 2022 “foi realmente surpreendente”. Iniciou de uma forma muito tímida, em sua opinião, mas “após o primeiro trimestre foi bastante generoso com um setor que estava completamente sedento de atividade”. E conclui que, mesmo com todas as dificuldades decorrentes da inflação e da guerra da Ucrânia, como o aumento do preço dos combustíveis, “o ano acabou por ser um espetacular tónico para as dificuldades que todos antecipamos para 2023”.

Adriano Portugal explicou que a marca “Mercado das Viagens” finalizou o exercício com um balanço muito positivo e de acordo com as previsões feitas internamente no início de 2022. Embora os três meses iniciais se tenham pautado por alguma incerteza de como se iriam processar as vendas, mercê da possibilidade de novos surtos de Covid19 e um possível novo confinamento e depois o início da guerra na Ucrânia, “o mercado respondeu bem àquilo que eram as expectativas de todos para o período de retoma, e depois de um período muito negro e inaudito para todos os sectores da atividade económica”, evidenciou.

“Notamos que a “Mercado das Viagens” esteve acima dos números verificados em 2019, mas há fatores importantes a ter em conta nesta análise que nos permitiu chegar a conclusões muito interessantes: houve menos produto e também, mas não menos importante nesta análise, menos pessoas a viajar. Isto permitiu-nos concluir que o rácio de rentabilidade por venda pautou-se por um incremento muito positivo, o que resultou em melhorias óbvias nas contas de resultados da nossa rede”, explicou o diretor geral da rede.

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Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips

O Grupo GEA Portugal realizou um total de sete famtrips, nos primeiros oito meses do ano, envolvendo cerca de 80 participantes, que em viagens exclusivas, lhes deu a conhecer a Madeira, Cuba, Egito, México e Samaná, e em viagens exclusivas, as Maurícias e Zanzibar.

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O Grupo GEA realça, em nota de imprensa, que as famtrips desempenham um papel crucial no desenvolvimento profissional dos agentes de viagens, oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar em primeira mão os destinos que irão promover junto aos seus clientes. Esta experiência direta permite que os agentes adquiram um conhecimento profundo sobre as atrações, cultura e infraestruturas locais, o que se traduz em recomendações mais autênticas e personalizadas para os viajantes. Além disso, fortalecem as relações com parceiros e fornecedores, facilitando colaborações futuras e melhorando a capacidade de negociar condições vantajosas.

Os parceiros que colaboraram nestas iniciativas incluem a Associação de Promoção da Madeira, Newblue, Viagens Tempo, Turkish Airlines, SGS Seguros, Jolidey, Travelplan e Soltour.

Paulo Mendes, diretor de produto e contratação da GEA, comentou que “o sucesso destas famtrips é um reflexo do nosso compromisso em oferecer experiências enriquecedoras e de valor para as agências associadas”, avançando que “a colaboração com parceiros de renome tem sido crucial para proporcionar estas experiências únicas”.

O responsável reconhece que “as famtrips não apenas ampliam o conhecimento dos nossos agentes sobre os destinos, mas também fortalecem a confiança que nossos clientes depositam em nós, um diferencial que nos distingue no mercado e que continuaremos a cultivar estrategicamente.”

 

 

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Roadshow “Os Especialistas” regressa entre 24 a 28 de fevereiro de 2025

Apesar da data já ter sido revelada, a organização do roadshow diz que os locais por onde a iniciativa vai passar, assim como os parceiros que vão marcar presença no evento vão ser anunciados “brevemente”.

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A 18ª edição do Roadshow “Os Especialistas” vai decorrer entre 24 e 28 de fevereiro do próximo ano, anunciou a organização, indicando que o evento vai voltar a passar “por várias cidades portuguesas como já é habitual”.

“A 18ª edição do Roadshow decorrerá de 24 a 28 de Fevereiro de 2025, promovendo e potenciando o network entre os agentes de viagens nacionais e as empresas de turismo com produtos e serviços relevantes e diferenciadores, que integram os Especialistas”, lê-se no comunicado divulgado.

Apesar da data já ter sido revelada, a organização do roadshow diz que os locais por onde a iniciativa vai passar, assim como os parceiros que vão marcar presença no evento vão ser anunciados “brevemente”.

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XJourney arranca numa experiência de intenção e superação no Kilimanjaro

Carlos Medeiros, um dos mentores da XJourney boutique travel, planeou e desenhou uma experiência exclusiva e inspiracional no emblemático Monte Kilimanjaro. A experiência arranca esta sexta-feira, dia 6 de setembro, e durante 10 dias, os participantes terão a oportunidade de viver momentos únicos de constante superação e autoconhecimento.

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Para esta aventura foram convidados dois especialistas de renome: Bernardo Gama, guia Mind, Body & Soul, mentor de Gyrokinesis em Portugal e formador de Gyrotonic, e Fernando Ferreira, fundador e mentor da Mountainlover, especialista em montanhismo e apaixonado por montanhas e pela natureza.

Fiel à filosofia da XJourney, onde cada detalhe faz a diferença, esta caminhada no Kilimanjaro será, de acordo com a empresa, um momento verdadeiramente “life changing” para todos os envolvidos.

A XJourney tem-se destacado por abrir novos caminhos que inspiram a busca pela excelência pessoal. Após as bem-sucedidas expedições ao Trilho dos Incas em Machu Picchu e à subida aos Himalaias, no Butão, até Bundra, esta nova experiência no Kilimanjaro convida os participantes a explorar as profundezas do autoconhecimento. Assim, em nota de imprensa, a boutique travel destaca que, alcançar o cume de uma montanha icónica como o Kilimanjaro será um marco de excelência, uma conquista que acompanhará os participantes por toda a vida.

Esta viagem é um convite para que cada participante, seja na sua vida pessoal ou empresarial, atinja uma realização especial e orgânica. Durante a expedição, o bem-estar será explorado em todas as suas dimensões: mental, física, emocional e espiritual. Para isso, foi reunida uma equipa altamente qualificada e dedicada a proporcionar uma experiência única e transformadora.

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Nortravel já tem disponível maior parte da programação para o fim de ano

A programação para o fim de ano 2024/2025 da Nortravel já está quase toda disponível para reservas no website do operador turístico. São propostas de circuitos exclusivos e estadas, para destinos como Madeira, Açores, Alemanha, Países Baixos, Chéquia, Áustria, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Cabo Verde, Brasil e Estados Unidos.

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Para a Madeira, o operador turístico sugere um circuito de cinco dias, com partida a 29 dezembro, bem como estadas de quatro, cinco e sete noites com saídas de 27 a 31 dezembro, em lugares garantidos TAP, enquanto para os Açores a programação propõe um circuito de São Miguel, com partida a 28 dezembro, e ainda estadas de três e quatro noites na mesma ilha, com lugares garantidos Azores Airlines

A Nortravel oferece igualmente circuitos exclusivos na Europa, de quatro dias para Berlim e Saxónia, Amesterdão e Países Baixos, Praga e Karlovy Vary, Viena Imperial e Bratislava, Bruxelas e Bruges, em partidas a 29 de dezembro em voos TAP.

No que diz respeito ao circuito exclusivo Grandes Viagens, faz parte da programação de fim de ano da Nortravel, “O Melhor dos Emirados Árabes Unidos”, com saídas a 27 e 29 de dezembro em voos Emirates. Para Marrocos há o Circuito Rota das Cidades Imperiais, com saída a 28 dezembro, e estadas de quatro noites em Marraquexe com partidas a 28 e 29 dezembro.

Fim de ano em Cabo Verde, mais propriamente na ilha do Sal, a proposta é para estadias de sete e noite noites com partidas de 25 a 29 dezembro em lugares garantidos TAP, enquanto para o Brasil (Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia) há lugares garantidos nos voos da TAP de 26 a 29 dezembro. Finalmente, a Nortravel anuncia estadas de três a sete noites em

Nova Iorque, em lugares garantidos também na TAP, nas saídas de 25 a 29 dezembro.

Refira-se que o operador turístico propõe uma grande variedade de destinos, com mais de 800 lugares garantidos, para que as agências de viagens possam proporcionar aos seus clientes as melhores opções.

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“GEA vai ter consigo” em outubro

A iniciativa “GEA vai ter consigo”, que consiste numa série de encontros e reuniões realizadas de norte a sul do país vai decorrer durante o mês de outubro, com arranque no dia 7. Oito cidades portuguesas serão visitadas.

Este evento reúne a equipa da GEA com as suas agências de viagens associadas para um momento de trabalho, networking e troca de ideias. Durante as oito sessões, o objetivo é recolher feedback sobre as atividades de verão de forma informal e próxima, alinhando-se à estratégia do agrupamento de gestão. Além disso, será feito um acompanhamento das atividades e projetos desenvolvidos, com a partilha de novidades.

A rota do “GEA vai ter consigo” começará no dia 7 de outubro em Braga e no Porto. No dia 8 de passará por Viseu e Coimbra, enquanto no dia 9 de chegará a Lisboa. Já no dia 10 visitará o Algarve e Setúbal, terminando no Funchal no dia 14 de outubro.

Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores da GEA Portugal, explicam que a “GEA vai ter consigo” é amplamente aceite pelas agências de viagens pois representa um momento estratégico de proximidade, proporcionando uma oportunidade única de partilha e feedback.

Indicam, por outro lado que a iniciativa diferencia-se das reuniões regionais e da convenção anual por permitir um contato pessoal, de escuta e troca entre os empresários e a equipa de gestão da GEA sobre as tendências do mercado.

 

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TTS introduz Refund Tracker para aumentar rentabilidade das agências de viagens

O Refund Tracker, nova funcionalidade integrada da TTS WebAgent da TTS – Travel Technology & Solutions, automatiza o processo de identificação de potenciais reembolsos de bilhetes de viagem não utilizados, aumentando significativamente a recuperação financeira das agências e simplificando os fluxos de trabalho.

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De acordo com a TTS, esta aplicação funcionalidade monitoriza continuamente todos os bilhetes emitidos, alertando automaticamente os agentes de viagens sobre qualquer segmento não utilizado, garantindo que nenhuma oportunidade de reembolso seja desperdiçada, maximizando a recuperação de receita para as agências de viagens.

Para os utilizadores do TTS WebAgent, o Refund Tracker está disponível sem custos adicionais, proporcionando um valor excecional e capacidades poderosas sem taxas adicionais.

Entre os principais benefícios do Refund Tracker contam-se a monitorização e notificações automatizadas, uma vez que elimina tarefas manuais demoradas, identificando automaticamente segmentos de bilhetes não utilizados e enviando alertas oportunos, garantindo que nenhuma oportunidade de reembolso seja desperdiçada. Por outro lado, há um aumento da recuperação financeira, já que uma parte significativa dos bilhetes é parcialmente não utilizada. O Refund Tracker ajuda a capturar esta receita perdida, notificando as agências de viagens sobre reembolsos elegíveis.

Igualmente, o Refund Tracker liberta os agentes de viagens de tarefas manuais demoradas, permitindo-lhes dedicar mais tempo a servir os seus clientes e a fazer crescer o seu negócio. Da mesma forma, os agentes de viagens podem escolher quando solicitar reembolsos, seja imediatamente ou agendando lembretes para datas posteriores. No futuro, esta ferramenta será integrada no ecossistema TTS, permitindo reembolsos automáticos e aproveitando as capacidades da Travelport.

 

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Exoticoonline volta a ser distinguido com o Prémio “Golden Friends” do Tivoli Ecoresort Praia do Forte

O operador turístico Exoticoonline foi mais uma vez distinguido com o prémio “Golden Friends” do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, durante a celebração do 39º aniversário desta unidade hoteleira de luxo na Bahia, Brasil.

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O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Bahia, “é um dos produtos de destaque que integramos sempre na nossa oferta, garantindo que a sua qualidade de alto nível seja cada vez mais reconhecida pelos nossos parceiros e clientes” afirma Miguel Ferreira, diretor-geral da Exoticoonline.

Por isso “sinto um enorme orgulho ao receber este prémio, que reconhece o nosso desempenho como top sellers e sublinha a sólida parceria entre as duas entidades, assim como a contribuição da Exoticoonline para o sucesso contínuo do resort”, conclui o responsável.

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Tryvel anuncia Mercados de Natal em Zagreb & Lagos Plitvice

A Tryvel Groups & Incentives está a promover, através das redes sociais, os Mercados de Natal em Zagreb & Lagos Plitvice (Croácia), numa viagem de quatro dias, de 10 a 13 de dezembro, com o valor de 1.240 euros por pessoa em quarto duplo, para um mínimo de 20 participantes.

O programa para os Mercados de Natal em Zagreb e mais os Lagos Plitvice inclui acompanhamento durante a viagem por um representante Tryvel; Passagem aérea em classe económica em voos regulares Lufthansa para o percurso Lisboa – Munique / Zagreb / Munique – Lisboa, com direito ao transporte de 23 kgs de bagagem de porão; Transporte privativo durante todo o circuito; quatro dias / três noites de estadia no Hotel Dubrovnik, de quatro estrelas, em Zagreb (ou similar), com pequeno almoço; Todas as visitas conforme mencionadas no programa, com guias locais; Refeições mencionadas no programa desde o jantar do 1º dia ao jantar do penúltimo dia num total de 5 refeições, (sem bebidas); Seguro de assistência em viagem – Multiviagens Plus 1; Taxas e IVA; Visitas e entradas de acordo com o itinerário; Gratificações a guia e motorista; City Tax; Auriculares topo de gama para ouvir as explicações do professor e guias locais; Bolsa de documentação e mochila Tryvel.

Indica a agência de viagens que a hospitalidade croata, a animação e a iluminação são notáveis durante a época natalícia, com os habitantes locais a participarem ativamente nas celebrações e a receberem calorosamente os turistas, naquele que é considerado um dos melhores “mercados de Natal” europeus.

Nas redes sociais, a Tryvel avança ainda que a tradição do Advento em Zagreb está profundamente enraizada na cultura da cidade, refletindo um espírito comunitário e festivo, num dos eventos mais encantadores e mágicos da capital da Croácia, que atrai visitantes de todo o mundo, ansiosos por experienciar a atmosfera festiva e as tradições locais, para informar que há vários mercados por toda a cidade, cada um oferecendo uma experiência única… a Praça Ban Jelačić, o Parque Zrinjevac, a Praça Rei Tomislav, e o Túnel Grič. As ruas e praças são adornadas com luzes festivas, decorações coloridas e barracas de madeira que criam uma autêntica atmosfera natalícia.

A esta experiência a agência de viagens adiciona, conforme anuncia, o maior parque nacional croata, os Lagos de Plitvice, um complexo de 16 lagos em diversos tons de verde e azul, cristalinos, que assumem forma de cascata em vários pontos, numa impressionante tela natural, plena de exótica vegetação e vida animal, entre quase duas centenas de aves, três de borboletas, inúmeras espécies de répteis, e cerca de 60 mamíferos.

 

 

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Lusanova propõe Mercados de Natal na Europa

A Lusanova tem disponível para reserva a sua programação dedicada aos Mercados de Natal na Europa, com destaque para os da Escandinávia, que é a novidade do operador turístico este ano.

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As sugestões da Lusanova incluem estadas de três, seis ou sete noites, com preços a partir de 630 euros, focando-se nos mercados de Natal da Alemanha, Suíça, Países Bálticos e Escandinávia, este último a novidade deste ano.

No programa Mercados de Natal na Escandinávia, o operador turístico sugere explorar Copenhaga, cujo centro está repleto de mercados de Natal, como o de Nyhavn e Kongens Nyrtov, onde se encontram pequenas bancas que oferecem comida, bebidas quentes e decorações de Natal. Com duração de quatro dias, o itinerário propõe ainda uma visita panorâmica às principais atrações da cidade, passando pelo bairro e porto de Nyhavn, o Palácio de Amalienborg, residência da realeza dinamarquesa, o Palácio de Christianborg, onde se situa o Parlamento dinamarquês, o Museu Nacional de História, o edifício da Bolsa de Valores e a famosa estátua da “Pequena Sereia”. O roteiro continua para Estocolmo, a capital sueca, onde é proposta uma visita panorâmica à cidade velha, com destaque para as igrejas, o Palácio Real, a Catedral, e aos mercados de Natal, onde se pode experimentar o glogg, o tradicional vinho sueco, e deslizar nas diversas pistas de gelo.

Para a Alemanha, destino bem conhecido pela sua oferta de mercados natalícios, a Lusanova destaca o combinado de Estugarda com Heidelberg e Baden-Baden. Estugarda, que alberga um dos maiores mercados de Natal da Europa, lidera este roteiro que inclui uma viagem de comboio à cidade medieval de Heidelberg e a Baden-Baden, situada junto à famosa Floresta Negra.

Outro circuito é o que engloba os diversos mercados de Natal em Viena. Este programa inclui ainda uma visita ao centro histórico de Salzburgo, cidade natal de Mozart e culmina em Munique, capital da Baviera, com um passeio pelos mercados mais importantes da cidade e as suas principais atrações.

Explorar Zurique, em combinação com Lucerna ou o Lago Constança, é outra das propostas da Lusanova para esta época do ano. No coração de Zurique, as bancas do mercado de Natal no ‘Christkindlimarkt’, um dos maiores mercados cobertos da Europa, convidam a desfrutar deste período festivo. Seguindo de comboio até Lucerna, é possível apreciar os montes Rigi, Pilatos e os Alpes como cenário de fundo. O itinerário culmina com a visita ao mercado natalício do Lago de Constança, o maior da Alemanha.

A Lusanova apresenta ainda programas individualizados de três noites para as cidades de Riga, Vilnius ou Tallin, com visitas aos respetivos Mercados de Natal e às principais atrações dos destinos.

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Seis circuitos Mercados de Natal na Europa disponíveis na 4TOURS

São seis circuitos para os Mercados de Natal na Europa com partidas desde Lisboa e acompanhamento dos guias da 4TOURS – Your Travel Partner, desde o aeroporto de partida.

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A seleção de circuitos da 4TOURS – Your Travel Partner, com duração variável entre quatro e cinco dias, inclui opções como as cidades históricas de Munique e Nuremberga, desde 1.195€, ou Bruges e Bruxelas a preços que começam nos 1.240€, Viena & Budapeste desde 1.495€, Alpes da Baviera e Tirol a partir dos 1.380€ ou ainda o Norte da Alemanha desde 1.250€.

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