Mastercard associa-se ao NEST para programa dirigido a start-ups de turismo
A Mastercard e o NEST reforçam a parceria nas áreas da inovação e nos programas de aceleração para uma experiência de turismo integrada, eficiente, segura desde a origem até ao destino.

Publituris
Vila Galé confirma saída de Gonçalo Rebelo de Almeida
Torres Vedras vai ser base da Summit Go4Travel 2023
Turismo e sustentabilidade em análise no Fórum Gerês 2023
Ryanair já transportou mais de 180 milhões de passageiros em 2023
Airmet deu formação em Marketing Digital a mais de 120 agentes de viagens
Guestcentric implementa soluções de última geração na Details Hotels & Resorts
Azores Airlines vai voar para Londres e Milão no verão de 2024
Intur 2023 reserva o dia 16 de novembro só para profissionais
Madeira recebe pela primeira vez workshop dedicado ao turismo de luxo
Turismo da Arábia Saudita passa a ter representação em Portugal
Com data de arranque ainda no primeiro trimestre de 2023, a Mastercard junta-se ao NEST para lançar o Programa de Inovação para Pagamentos em Smart Mobility dirigido a startups de turismo e fintechs que tem como objetivo a aceleração de soluções de pagamentos e interoperabilidade, de modo a que a partir de Portugal se se desenvolvam projetos piloto e aplicações ‘best in class’ para melhorar a experiência dos turistas.
Planeado também para inaugurar em 2023, a Mastercard será também uma contribuinte fundadora do novo Centro de incubação NEST que incorporará a sede do NEST, laboratórios de investigação, espaços de incubação e ‘cowork’, unindo as competências da academia, do centro de inovação, das startups e estudantes para acelerar saberes e experiências.
Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard, explica que a empresa está “comprometida com a indústria do turismo, promovendo a inovação e garantindo que a tecnologia seja aproveitada para impulsionar um crescimento do turismo mais inclusivo, equitativo e sustentável”. Maria Antónia Saldanha salienta ainda que esta parceria com o NEST tem como objetivo “apoiar o desenvolvimento de novas ideias de negócios, a experimentação de projetos e apoiar as PME no campo da inovação e da economia digital no setor do turismo”.
Recorde-se que foi há dois anos que o NEST – Centro de Inovação do Turismo estabeleceu um protocolo de parceria para a criação de projetos de inovação digital com a Mastercard, com o objetivo de criar soluções para proporcionar experiências integradas e personalizadas aos turistas e aos profissionais do setor.
O primeiro projeto que surgiu da parceria foi em 2021, com o desenvolvimento do “IDfastrack”, conceptualizado e prototipado em conjunto. Trata-se de uma plataforma digital que permite realizar check-in em vários serviços de turismo, de hotéis a rent-a-cars, totalmente gerida e controlada pelo utilizador, poupando tempo, evitando repetições e preenchimentos desnecessários de dados.
O protótipo da IDfastrack está em fase de piloto no contexto de uso em Turismo Termal, inserido no programa da “Agenda Acelerar e Transformar o Turismo” no quadro do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Esta agenda, em fase de assinatura do Termo de Aceitação, junta 38 entidades que se propõem a investir 128 milhões de euros de 2023 a 2025 para inovar no turismo.
Outro projeto a que a Mastercard se aliou, desta vez como main sponsor, é o “BOOST, Building Better Tourism”, um evento – que acontece nos dias 12 e 13 de janeiro – que junta o setor do turismo e o ecossistema da inovação para debater o potencial da digitalização e do turismo verde, dando dá palco a startups que apresentem soluções tecnológicas para o turismo, com mais de 50 oradores e 15 startups de vários países.