“A BTL é um acelerador e impulsionador de negócios”
Evento obrigatório no panorama do turismo, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) tem datas marcadas de 1 a 5 de março de 2023. A pouco mais de dois meses do início do evento, Dália Palma, gestora da feira BTL, admite que “o turismo está a regressar aos níveis de 2019 e essa dinâmica do setor está a refletir-se na BTL 2023”.
Victor Jorge
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Para começar, “o nosso ponto de partida, a BTL 2022, é fantástico”. Quem o diz é Dália Palma, gestora da feira, que antecipa que a BTL é “o marketplace do setor do turismo, o ponto de encontro entre a oferta e a procura”. O acompanhamento das tendências do mercado em matéria de inovação, trará, além de produtos turísticos como o enoturismo, cultura, festivais e natureza, um reforço da representatividade dos diferentes setores da oferta nacional como será a aposta na oferta turística LGBTI+, “um segmento cuja procura é cada vez maior em Portugal”, reconhece Dália Palma.
A menos de três meses do arranque da BTL 2023, o que poderemos esperar do evento?
O nosso ponto de partida, a BTL 2022, é fantástico. Recordo que a última edição da BTL foi uma das melhores de sempre, considerando os dois anos de paralisação da atividade turística. O turismo está a regressar aos níveis de 2019 e essa dinâmica do setor está a refletir-se na BTL 2023.
Podemos esperar um evento com grande representatividade do destino Portugal e uma área internacional cada vez mais alargada com propostas de novos destinos.
O foco está também no negócio, B2B e B2C, no network e nas experiências.
Na apresentação da BTL 2023, em julho deste ano, Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da Lisboa FCE, entidade organizadora da BTL, referia que o evento terá “um foco grande na componente da internacionalização”. O que está a ser feito nessa componente?
A internacionalização da BTL é resultado de uma estratégia que tem por base uma pluralidade de ações, nomeadamente, do reforço da visibilidade da BTL no calendário internacional das feiras de turismo, através do reconhecimento do mercado, suppliers e buyers. Para isso, temos vindo a desenvolver várias ações, entre as quais, promover a internacionalização da BTL noutros mercados, através de parcerias, enquanto maior montra de turismo nacional; participar em feiras internacionais e em reuniões com suppliers internacionais, nomeadamente, destinos, DMC’s e tour operadores; reforçar o programa de buyers qualificado e segmentado à oferta; e atrair cada vez mais destinos internacionais.
Podemos esperar um evento com grande representatividade do destino Portugal e uma área internacional cada vez mais alargada com propostas de novos destinos
A promoção da BTL
Marcaram presença no WTM London 2022. A vossa presença em Londres serviu, precisamente, para compor essa maior componente internacional?
A presença da equipa BTL na WTM faz parte da estratégia da internacionalização do evento que nos permite incrementar a visibilidade da BTL em termos internacionais.
A BTL tem vindo a reforçar a componente internacional, habitualmente com a área de exposição no pavilhão 4, que conta com a apresentação de novos destinos através de representações institucionais e/ou de agentes que vendem o destino na componente B2B e B2C.
Também irão à FITUR (Madrid, Espanha) promover a BTL?
Espanha é um mercado de proximidade estratégico, de onde recebemos um fluxo anual de turistas de extrema importância. Iremos ter, para além reuniões com os destinos e marcas internacionais, uma presença física com o objectivo de potenciar esse contacto com destinos internacionais.
A BTL 2023 coloca-se entre a FITUR (Madrid, Espanha) e a ITB (Berlim, Alemanha). Como é que uma BTL se posiciona neste calendário?
O destino Portugal é cada vez mais reconhecido no panorama do Turismo Mundial. Veja-se as várias distinções recebidas há pouco tempo nos ‘World Travel Awards’. Na área do Meeting Industry, Portugal ocupa a 6.ª posição no ranking europeu dos países que mais recebe e organiza congressos e convenções e Lisboa é, presentemente, a 2.ª cidade mais procurada do mundo para congressos internacionais, segundo o ranking ICCA.
A realização da BTL após a FITUR e antes da ITB permite-nos beneficiar do facto dos buyers, sobretudo oriundos de mercados da América do Sul e Ásia, estarem na Europa o que reforça o seu potencial de participarem na BTL. Este posicionamento, faz parte da estratégia de internacionalização, nomeadamente no engagement com os buyers e destinos.
A BTL tem a ambição de reforçar permanentemente a qualidade dos ‘Hosted Buyers’ presentes no seu programa, pelo que o nível de exigência para a qualificação dos mesmos é cada vez maior
A relevância do buyers
Uma maior internacionalização da BTL passa por ter mais ‘buyers’ internacionais presentes na feira?
O programa de buyers, que conta com a TAP e o Turismo de Portugal, enquanto parceiros estratégicos, é uma parte muito importante da equação de internacionalização da BTL que tem conhecido uma evolução, procurando reforçar a qualidade dos buyers presentes em detrimento da quantidade, com o objetivo de entregar o maior retorno possível para as empresas que participam no Programa de ‘Hosted Buyers’ e para o destino Portugal.
Na última edição, alterámos o modelo de reuniões e podemos dizer que foi um sucesso. Incrementámos o retorno das reuniões realizadas e potenciámos um maior volume de negócios para os nossos expositores. É essa a afirmação da BTL, o marketplace para o setor do turismo.
De acordo com o inquérito realizado junto dos expositores e buyers presentes na última edição, 94,9% dos expositores consideram que a BTL é o evento mais importante do setor realizado em Portugal e 63% dos buyers colocou o programa de ‘Hosted Buyers’ no top dos melhores em que participaram a nível internacional.
Desafiados a classificar a qualidade das reuniões realizadas, os ‘Hosted Buyers’ atribuíram 4,67 pontos (em 5 possíveis). Os expositores classificaram as reuniões com 4,29 (em 5 possíveis).
Será este ano que, tal como Pedro Braga referia, iremos ter uma maior diferenciação entre os “hosted buyers” e os “buyers”?
A BTL tem a ambição de reforçar permanentemente a qualidade dos ‘Hosted Buyers’ presentes no seu programa, pelo que o nível de exigência para a qualificação dos mesmos é cada vez maior. O que resulta na necessidade de criar alternativas para aqueles buyers que, não preenchendo todos os requisitos necessários para fazerem parte do Programa ‘Hosted Buyers’, não deixam de ser igualmente compradores ativos do destino Portugal. Criamos as condições necessárias para que possam aceder à oferta turística disponível na BTL e assim identificarem oportunidades de negócio.
Inovar na oferta
De que forma é que uma feira como a BTL pode inovar, de forma a ir ao encontro das exigências de quem expõe e visita a feira?
A organização da BTL tem uma grande responsabilidade. Inovar e entregar valor a quem expõe e a quem nos visita é cada vez mais desafiante, mas essa, é a nossa responsabilidade enquanto marketplace.
O setor do turismo, é bastante inovador e exigente, um fator que tem sido decisivo no crescimento e no peso que ocupa atualmente na economia nacional e que mais contribui para o PIB e para as exportações de serviços.
A BTL acompanha as tendências do mercado em matéria de inovação, não só ao nível da oferta e da procura do produto turístico, nomeadamente do enoturismo, da cultura, dos festivais e da natureza, mas também no que diz respeito à oferta de serviços que impulsionam a inovação do setor, como é o caso da área das tecnologias e do digital.
Reforçar a representatividade dos diferentes setores da oferta nacional é também um dos objetivos da BTL que este ano aposta na oferta turística LGBTI+, um segmento cuja procura é cada vez maior em Portugal.
A realização da BTL após a FITUR e antes da ITB permite-nos beneficiar do facto dos buyers, sobretudo oriundos de mercados da América do Sul e Ásia, estarem na Europa o que reforça o seu potencial de participarem na BTL
A BTL 2023 tem no Centro o destino nacional convidado, e em Aveiro o município convidado. Qual a razão para esta escolha?
Em todas as edições existe uma rotatividade entre as regiões. Para a BTL 2023, a chancela foi atribuída ao Centro de Portugal, que seguramente vai trazer toda a diversidade e qualidade da oferta turística desta região.
Já a escolha do município convidado, está associada a um conjunto desafios lançados pela organização da BTL e que Aveiro não só aceitou, como superou. Aveiro manifestou a sua intenção em ser Município Convidado da BTL 2023 ainda antes do fecho da edição 2022.
Estamos certos de que estas duas apostas representarão um forte contributo para o sucesso da próxima BTL.
Do lado profissional, o que é que uma BTL poderá trazer ao negócio. Ou seja, porque é que um profissional deve marcar presença numa BTL?
A BTL é o marketplace do setor do turismo, o ponto de encontro entre a oferta e a procura. Para quem desenvolve o seu negócio no setor do turismo, de forma direta ou indireta, visitar a BTL é incontornável como forma de encontrar a inspiração necessária e muitas vezes a rede de parcerias mais adequada.
A BTL é um acelerador e impulsionador de negócios, onde durante cinco dias de evento junta a oferta turística nacional e internacional, e a procura na vertente do B2B e B2C.
A BTL é o único evento com a maior oferta turística do destino Portugal e este é um fator diferenciador para os buyers que querem iniciar a contratação e/ou a diversificar a sua oferta em portfólio.
Além desta vertente, e ainda no B2B, o negócio não se esgota na oferta turística, a BTL tem uma forte componente de exposição na área dos equipamentos e serviços, nomeadamente tecnologias e digital. Na vertente B2C, a BTL é a plataforma para a reserva de férias dos portugueses
A BTL manterá a duração feira de cinco dias, divididos em três para profissionais e dois para o público geral? Esta componente do público continua a ter relevância?
A BTL já faz parte do mindset dos portugueses quando decidem conhecer e experienciar a oferta do destino nacional e dos mais de 60 destinos internacionais habitualmente presentes. A venda directa é um dos vetores estratégicos definidos e que pretendemos alargar a outras áreas de exposição, destino nacional, para além da consolidada área Internacional.