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Tecnologia

RoomRaccoon integra sistema da Cendyn para oferecer canais de distribuição globais aos hotéis independentes

O RoomRaccoon, um sistema de gestão hoteleira, anunciou uma nova parceria com a Cendyn,  concretizada através da integração bidirecional entre o RoomRaccoon e o Pegasus Central Reservation System (CRS).

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RoomRaccoon integra sistema da Cendyn para oferecer canais de distribuição globais aos hotéis independentes

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Esta permite que os hotéis “distribuam facilmente tarifas, disponibilidade e inventário em sistemas de distribuição global (GDS) para um público de mais de 600 mil pessoas, em mais de 120 mercados em todo o mundo, além das OTAs”, esclarece a RoomRaccoon em comunicado.

A empresa assegura que, através desta integração, “os hotéis independentes podem conseguir reservas de valor significativo provenientes do GDS, com uma tarifa média diária até 30-35% superior às tarifas médias”.

A integração, possível através da World Hospitality Solutions (WHS), “possibilita aos hoteleiros a distribuição automática e em tempo real das tarifas, inventário e disponibilidade diretamente do Channel Manager RoomRaccoon para o Pegasus CRS, de forma a evitar as complexidades de uma extranet GDS”.

“Esta integração melhorada simplifica o fluxo de dados entre o Pegasus CRS e o RoomRaccoon PMS, o que permite aos gestores hoteleiros tomar decisões mais informadas sobre preços, procura e distribuição, removendo a barreira entre a informação do perfil dos hóspedes, tarifas e inventário”, referiu Sarah Tissot, Vice-President of Distribution & Partnerships na Cendyn.

Já Steven Reffin, Head of Partnerships da RoomRaccoon, afirma que “com o regresso dos eventos e negócios presenciais, que exigem que os colaboradores viajem para feiras, conferências e reuniões, esta é a melhor altura para os hotéis independentes explorarem este mercado e maximizar as receitas”.

A Cendyn é uma empresa catalisadora para a transformação digital na indústria hoteleira, que ajuda hotéis em todo o mundo a promover uma maior rentabilidade e a fidelização dos hóspedes através de uma plataforma tecnológica integrada que alinha receitas, comércio electrónico, distribuição, marketing e equipas de vendas. Com escritórios nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Singapura, Banguecoque e Índia, a Cendyn serve dezenas de milhares de clientes em 143 países. Em janeiro de 2022 fundiu-se com a Pegasus.

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Tecnologia

TTS Corporate integra conteúdo NDC para melhorar ofertas de viagens corporativas

Com vista a revolucionar ainda mais a gestão das viagens corporativas, a TTS – Travel Technology Solutions anuncia a integração do conteúdo NDC.

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A TTS – Travel Technology Solutions, empresa que disponibiliza soluções tecnológicas para a indústria de viagens, anuncia a integração de New Distribution Capability (NDC) no TTS Corporate, permitindo que as agências que utilizem a ferramenta possam oferecer uma gama mais ampla de opções de voos, tarifas personalizadas e ofertas exclusivas diretamente das companhias aéreas aos seus clientes corporativos.

O TTS Corporate, a ferramenta de reserva corporativa da TTS e recomendada pela Travelport devido à sua eficiência e adaptabilidade, está a revolucionar ainda mais a gestão de viagens corporativas através da incorporação de conteúdo NDC, alargando consideravelmente as opções à disposição dos utilizadores, assegurando que os clientes corporativos das agências não só reduzam custos, mas também proporcionem opções de viagem mais flexíveis e benéficas aos seus funcionários, indica a empresa em nota de imprensa.

João Santos, CEO da TTS, assume que “estamos comprometidos em oferecer as soluções mais avançadas e completas para os nossos clientes”. Neste sentido, a inclusão do NDC no TTS Corporate “é um passo significativo nessa direção, proporcionando um acesso sem precedentes a conteúdos de viagens aéreas que beneficiarão tanto as agências quanto os seus clientes corporativos” refere ainda o executivo.

Com operações em mais de 90 países e escritórios em Miami, Lisboa e Ilhas dos Açores, a TTS desenvolve soluções tecnológicas para agências de viagens e empresas, contando com mais de 9000 clientes. É igualmente parceira Premium da Travelport, fazendo parte da Travelport Developer Network.

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Green Destinations disponibiliza programa “Good Travel Seal” a empresas turísticas portuguesas

Num esforço para promover o turismo sustentável e combater o greenwashing no setor, a Green Destinations introduziu o GTS (Good Travel Seal) em Portugal, uma certificação abrangente que valida o compromisso ESG (Environment, Social e Governance) das empresas.

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A Green Destinations, entidade de certificação de sustentabilidade, anuncia o reforço das suas operações em Portugal, através da oferta do inovador programa Good Travel Seal (GTS) para empresas de turismo portuguesas.

O programa GTS foi projetado para ajudar empresas de todas as dimensões – desde pequenos alojamentos locais a grandes cadeias hoteleiras, restaurantes, rent-a-car, empresas de animação turística e operadores turísticos – a alcançar e certificar a sustentabilidade dos seus negócios.

O programa GTS, com cinco níveis de garantia de sustentabilidade independente (de terceiros) até à certificação completa, está acessível a todos os tipos de negócios turísticos, e oferece um caminho progressivo para a sustentabilidade, com certificações Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante, refletindo diferentes estágios de conformidade e excelência. A auditoria, realizada a cada dois a três anos, é rigorosa, garantindo uma avaliação objetiva e baseada em evidências.

De acordo com a Green Destinations, a participação no programa abre portas para inclusão no Good Travel Guide, ampliando a visibilidade global das empresas. Além do Good Travel Guide, todas as empresas estão também presentes no Sustainable First, Ecohotels.com, Turismo 2030 e no Booking.com (através da base de dados ‘BeCause’ da Travalysts), proporcionando aos viajantes, formas fáceis de encontrar ofertas sustentáveis de destinos.

“As empresas certificadas pela GTS não só demonstram a sua dedicação ao turismo sustentável, mas também adquirem, por esta via, uma vantagem competitiva no mercado internacional, cada vez mais voltado para fornecedores com credenciais de sustentabilidade” afirma a propósito Diogo Neves, representante da Green Destinations em Portugal.

Refira-se que a Green Destinations tem trabalhado em Portugal há vários anos, colaborando com diversas regiões e municípios para promover o turismo sustentável.

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Global Revenue Forum junta profissionais em Lisboa para debater a gestão de receitas em hotelaria

O Global Revenue Forum, um evento europeu que debate a gestão de receitas em hotelaria, chega pela primeira vez a Portugal a 30 de janeiro, num encontro que vai juntar vários profissionais da área no EPIC SANA Marquês Hotel, em Lisboa.

Carla Nunes

O evento decorre em simultâneo em cinco cidades europeias – Londres, Estocolmo, Milão, Paris e Lisboa – sob o tema “Roadmap to Resilience”.

Os trabalhos começam às 8h40 com uma sessão de abertura a cargo de Greg Land, líder do segmento global – Alojamento, Lodging, Casinos e Cruzeiros – da Amazon Web Services, onde irá discutir “formas de manter a resiliência da indústria face ao desconhecido e o papel que a tecnologia pode desempenhar” no setor, como indicado em comunicado.

Seguem-se várias sessões de 15 minutos onde vários profissionais do setor hoteleiro vão partilhar a sua experiência e sugestões. Às 9h30, Mercedes Branca, Revenue Manager Central no SANA, explana qual a diferença de revenue management para hotéis de 3 e 5 estrelas. Já às 9h50 é dada a palavra a Alexandre Pereira, director comercial do Real Hotels Group, que em 15 minutos vai partilhar “Dicas a e truques práticos para impulsionar o profit do hotel”. De seguida, às 10h10, Patrícia Correia, Hotel General Manager, professora e speaker, explica “Como se tornar um Revenue Manager indispensável para a direção”.

Ainda da parte da manhã, às 11h00,  Francisco Nogueira de Sousa, CEO & FOUNDER BlueShift, esclarece se “A função de Revenue Management irá evoluir para PorfitDirector”. Segue-se uma sessão às 11h20 com Sérgio Leandro, Senior Vice President Operations da Highgate Portugal, que vai explicar “Como desafiar as regras tradicionais e criar novas oportunidades de mercado”.

As sessões da manhã fecham com o contributo de Sérgio Guerreiro, diretor-coordenador da direção de gestão do conhecimento no Turismo de Portugal. Na sua intervenção, às 11h40, o profissional dará conta das “Principais tendências que vão impactar o revenue management em 2024 e como se preparar para elas”.

Evento destaca dados, tendências e estratégias de Revenue Management

Após o almoço, as sessões retomam às 14h30 com um olhar sobre os mais recentes dados do STR, uma divisão do CoStar Group que fornece dados de mercado sobre a indústria hoteleira mundial. Esta sessão conta com a apresentação de Paula Reinoso, Senior Account Manager Spain & Portugal.

Segue-se uma apresentação de Nuno António, professor auxiliar convidado na NOVA IMS e CTO da Itbase/WareGuest, que às 14h50 explica “Como o Generative AI pode transformar a área de Revenue Management”.

Às 15h10 terá lugar uma mesa redonda de uma hora para debater as “Tendências disruptivas de Inteligência Artificial em Revenue Management”, com moderação a cargo de Ricardo Sereno. Esta junta os profissionais Natasha Pereira, Sales Manager da XLR8; André Santos, Director of Hospitality Solutions EMEA da Duetto; Mano S Ladhar, Global Partner Manager da Global Alliances Ideas e Fulvio Giannetti, CEO & Co-founder da Lybra.

Pelas 17h00 David Santos, Cluster Revenue Manager no grupo Pestana, partilhar “Estratégias e ferramentas para otimizar o negócio” em F&B. As sessões terminam com a participação de Javier Espinosa Navarro, CEO & Co-Founder da Dynameat, que às 17h20 “Revolutionizing Revenue Management in F&B: Best practices and Case Studies with Dynameat”.

Os membros fundadores do Global Revenue Forum (GRF) representam uma colaboração entre três empresas de revenue management europeias: a Hotel Performance, com sede
em Milão; a Revenue by Design, com sede em Londres, e a Taktikon, com sede em Estocolmo. A chegada a Portugal deste evento fica marcada pela integração da XLR8  como membro afiliado do GRF.

A programação completa do evento pode ser consultada no website da XLR8 RM dedicado ao evento.

Sobre o autorCarla Nunes

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NDC da TAP estará em pleno funcionamento no início de 2025

A TAP prevê o seu próprio NDC em pleno funcionamento no início de 2025, revelou a Chief Commercial & Revenue Officer da companhia aérea, Mário Cruz, no painel “O futuro da distribuição aérea”, no âmbito da conferência promovida pela GEA Portugal durante a sua 19ª convenção, em Marraquexe.

tagsNDCTAP

Em termos de calendário, a TAP assegurou que, com o processo iniciado este ano, até 31 de dezembro de 2024 garante que terá as mesmas tarifas e conteúdos tanto via EDIFACT (GDS tradicional) como NDC, e a partir de 1 de janeiro de 2025 mais oferta disponível via NDC passando a cobrar uma sobretaxa pelas reservas efetuadas através de EDIFACT, cujo valor não foi avançado, ou seja, a companhia aérea vai dar uma janela temporal às agências de viagens, de aproximadamente 12 meses para se prepararem para esta nova situação.

Mário Cruz, que falou na conferência, via online, indicou que os testes para a implementação definitiva do NDC da TAP no mercado português começam no último trimestre de 2024 para entrarem em pleno funcionamento a 1 de janeiro de 2025. O objetivo previsto é entre 20% e 30% da distribuição através de NDC, salientou o Chief Commercial & Revenue Officer da TAP.

Conforme disse ainda, a TAP vai ter acesso ao seu NDC através de várias fontes, uma das quais o NDC [X] da Amadeus, programa que, segundo o GDS, é dedicado à industrialização e funcionamento da NDC para todos os players de viagens. O programa reúne todas as atividades de NDC da Amadeus – como provedor e agregador de TI – e concentra-se em casos de utilização concreta do padrão de NDC da IATA, a fim de fornecer os melhores recursos para o setor.

No entanto, a companhia aérea, optou com escolher um fornecedor preferencial. As agências de viagens vão ter a possibilidade de poder integrar os conteúdos através de diversos agregadores, alguns deles que já estão no mercado, e através de um agregador preferencial que trabalhou especificamente esta plataforma para a TAP.

O NDC é o mais recente padrão tecnológico de distribuição de viagens, liderado pela IATA. Sendo um protocolo criado para o desenvolvimento de adoção de mercado para um padrão de transmissão de dados baseado em XML, o objetivo do NDC é melhorar a capacidade de comunicação de dados entre companhias aéreas e agências de viagens.

Comprando via NDC, os viajantes terão acesso a um conteúdo mais aprofundado e descritivo, além de um mapa de assentos no momento da compra, uma gama de oferta detalhada de ancillaries e às tarifas mais baixas da companhia. Esta tecnologia foi criada para substituir o antigo padrão EDIFACT (Electronic Data Interchange for Administration, Commerce and Transport), utilizado desde a década de 1980 na ligação entre companhias aéreas, GDS e agências de viagens.

Ainda durante a sua intervenção, o responsável da transportadora aérea portuguesa sublinhou que, tendo em conta que as agências de viagens são responsáveis por 50% das suas vendas, tem mantido uma relação próxima com a APAVT no âmbito do desenvolvimento e implementação deste novo instrumento no mercado português, garantindo que as agências de viagens em Portugal “vão ter o nosso apoio”.

A política da TAP, conforme foi dito, é caminhar lado a lado com os agentes de viagens, vê-os como parceiros e como alguém que tem de ser remunerado pelo seu papel na cadeia de distribuição, para concluir que a meta final é aumentar as as receitas tanto da companhia aérea como das agências de viagens, num objetivo comum que é “oferecer melhor produto e serviço aos clientes”.

 

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Travelport disponibiliza NDC para as vendas das companhias aéreas do Grupo Lufthansa

A Travelport anunciou, esta terça-feira, o lançamento do conteúdo NDC das companhias aéreas do Grupo Lufthansa, e recursos do serviço na plataforma Travelport + para as agências de viagens.

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Os agentes que utilizam a Travelport+ poderão facilmente pesquisar e comparar ofertas NDC das companhias aéreas do Grupo Lufthansa, que incluem a Austrian Airlines, Brussels Airlines, Lufthansa, SWISS, Air Dolomiti.

O conteúdo NDC da Travelport e a solução de serviço para as companhias aéreas do Grupo Lufthansa estão disponíveis ainda apenas para as agências localizadas na Áustria, Irlanda, Holanda e Reino Unido. No entanto, o acesso será expandido para as agências localizadas em outros países europeus nas próximas semanas e continuará a ser implementado para clientes Travelport + nas regiões das Américas, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico no início de 2024.

O Travelport+ permite que os clientes das agências acessem a uma ampla gama de conteúdos como tarifas e ofertas únicas das companhias aéreas do Grupo Lufthansa, tudo num único local, melhorado pelo Content Curation Layer (CCL). Este facilitador tecnológico, incorporado no Travelport+, utiliza poderosas capacidades de inteligência artificial (IA) e de aprendizagem automática (ML) para proporcionar aos agentes e aos viajantes uma experiência de vendas mais moderna, com respostas de pesquisa precisas, resultados altamente relevantes e maior clareza e transparência.

O Grupo Lufthansa está empenhado em fornecer aos agentes de viagens de todo o mundo a capacidade de comprar, comparar e reservar ofertas NDC de todas as suas companhias aéreas através da Travelport. Isto assegura que as agências de viagens tenham acesso simplificado a uma vasta gama de escolhas e opções.

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Medline aposta no sistema Destinux para otimizar a gestão de viagens

A Consultia, empresa especializada na gestão integrada de viagens de negócios, através da sua plataforma Destinux, permite à Medline, multinacional do setor da saúde em Portugal, reduzir entre 13% a 24% de custos de gestão de viagens.

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Os resultados proporcionados pela plataforma Destinux levou a empresa a ampliar o serviço aos restantes países da Medline Europa.

A Consultia Business Travel proporciona uma solução ampla à Medline, através da digitalização dos processos, integração de dados e um serviço de assistência personalizado do sistema Destinux. A empresa dedicada à produção e distribuição de produtos médicos e cirúrgicos já conseguiu economizar mais de 300 mil euros em gastos de gestão de viagens corporativas, graças à implementação da solução Destinux.

A implementação dos serviços Destinux resultou numa poupança mínima de 238 mil euros e máxima de 432 mil euros à Medline, devido às melhores ofertas de viagens, uma vez que tudo está consolidado, mas também devido à poupança de tempo para o passageiro, para o aprovador e para a área administrativa/financeira.

A empresa multinacional recebe, assim, um sistema adaptado aos locais onde atua, algo que é possível devido aos conhecimentos sobre a gestão de viagens de negócios que a plataforma Destinux apresenta. A empresa multinacional de saúde confia na Consultia para gerir as suas viagens permitindo à mesma organizar reuniões com parceiros, membros da empresa e fornecedores.

Os serviços que a Consultia Business Travel fornece à Medline através do sistema Destinux são: Login de Acesso e Gestão de Reservas, que oferece aos utilizadores uma gestão de viagens rápida e eficaz. Desta forma, o serviço otimiza a experiência do utilizador e economiza o tempo despendido de toda a equipa; Conetividade ampla, proporciona à Medline, uma variedade de serviços para conseguir selecionar a reserva mais adequada e benéfica para as suas viagens de negócios; Personal Travel Assistant, este serviço disponibiliza aconselhamento, gestão de reservas, resolução de incidentes e um telefone de emergência disponível 24 horas pronto a assistir nas viagens.

Parametrização, através desta funcionalidade o sistema Destinux possibilita que a Medline verifique os gastos durante as viagens, com o intuito de gerir o orçamento estipulado pela empresa para as mesmas. Além disso, conta com uma automatização de autorizações; Relatórios Personalizados, os relatórios fornecem à Medline uma análise financeira focada nos estudos de custos, sempre disponíveis e atualizados no Destinux; Exportação e Revisão de Serviços Não Faturados, possibilita prever os possíveis gastos reais de cada mês e Faturas em Excel, a plataforma Destinux proporciona à Medline em tempo real os dados financeiros integrados, com uma estrutura consolidada no sistema.

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Consultia Business Travel lança novo website com vista à internacionalização

O novo website está integrado na estratégia de internacionalização da empresa, razão pela qual está disponível em espanhol, inglês, francês e português. No futuro, está previsto o alargamento a outras línguas.

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A Consultia Business Travel, empresa que atua no mercado de gestão integral de viagens de negócios, renovou a sua presença online com um novo website.

Este foi reformulado a nível gráfico, aliado à nova identidade corporativa da empresa, com o objetivo de “reforçar a aposta no alinhamento internacional, integrar os serviços da plataforma Destinux no mercado digital e aproximar-se ainda mais às empresas”, como a Consultia Business Travel refere em comunicado.

No mesmo documento é explicado que “o novo website da Consultia Business Travel faz parte da estratégia de internacionalização da empresa, que tem como objetivo expandir os seus serviços para outros países”.

O novo espaço digital está disponível em quatro idiomas, espanhol, inglês, francês e português, estando previsto o alargamento a outras línguas no futuro. O website engloba ainda “com maior evidência testemunhos reais e experiências de clientes das mais de 700 empresas com o serviço Destinux”.

O espaço dedicado à descrição da solução Destinux “salienta as vantagens da plataforma”, enquanto na área MICE “o novo design ressalta os testemunhos dos clientes da Consultia, assim como as mais valias da organização de eventos e a pesquisa de experiências personalizadas”.

“Com as novas alterações e melhorias implementadas no website, queremos aproximar ainda mais a nossa solução Destinux e o resto dos nossos serviços do utilizador, para que este tenha uma experiência real, dando-lhe acesso a uma demonstração ao vivo e até a um teste gratuito”, afirma Elena Rodrigo, diretora de marketing da Consultia Business Travel.

Recentemente, a Consultia Business Travel lançou em Portugal uma nova oferta simplificada dos seus serviços, “com objetivo de democratizar a solução Destinux, para que todas as empresas que têm de realizar viagens de negócios possam beneficiar desta tecnologia e atendimento humano personalizado, independente da sua dimensão e necessidades”.

Atualmente, a plataforma Destinux está implementada em empresas de sete países e espera chegar a mais sete países nos próximos meses. No final de 2020, a Consultia abriu operações em Portugal, pelo que hoje em dia apresenta dois centros de operações instalados em Espanha e Portugal, que servem as empresas pelo mundo.

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Grupo TUI reforça capacidades tecnológicas com abertura do “Digital Hub“ no Porto

O Grupo TUI acaba de abrir um “Digital Hub” na cidade do Porto. O centro fortalecerá as capacidades tecnológicas da TUI, que são fundamentais para a sua transformação numa empresa global de plataforma digital de viagens e lazer.

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Cerca de 150 especialistas em tecnologia trabalharão no aplicativo móvel e nos sistemas de pagamento da empresa e conduzirão a implementação de tecnologias alimentadas por inteligência artificial integradas nas suas plataformas.

O CEO da TUI, Sebastian Ebel, deu as boas-vindas pessoalmente às equipas da TUI no escritório do Porto, esta segunda-feira, que faz parte de uma rede de locais que oferecem aos talentos tecnológicos uma oportunidade de trabalhar no futuro do turismo, com hubs na Polónia e na Índia previamente estabelecidos pela TUI. As equipas do “Digital Hub” juntam-se, assim, aos mais de 2.400 membros da equipa de tecnologia que trabalham hoje na TUI.

“Temos uma parceria de longa data e de sucesso com Portugal como um destino de viagem popular para os nossos clientes. Hotéis, voos, cruzeiros, passeios e atividades – a TUI está aqui presente com o seu portefólio completo”, lembrou Sebastian Ebel, para acrescentar que, agora “estamos a expandir a nossa presença em Portugal com a abertura do “Digital Hub Porto”, com equipas que trazem uma vasta experiência tecnológica e criatividade” para o Grupo, “fortalecendo as nossas próprias capacidades tecnológicas”.

O executivo destacou ainda que “fornecer novos produtos e serviços digitais aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, garantir altos padrões de qualidade é fundamental para a nossa transformação” e Portugal está a provar que “não é apenas um belo destino de viagem, mas também um centro de inovação digital onde podemos ajudar a construir o futuro do turismo”,

A TUI indica que pretende contratar mais colaboradores no Porto nos próximos meses. Os planos atuais preveem que até 200 especialistas em tecnologia trabalhem no “Digital Hub Porto” até ao final de 2024. A empresa de turismo tem um ambicioso plano tecnológico para unificar as suas plataformas, aumentar a implementação de tecnologias de inteligência artificial e construir novos produtos digitais para os clientes. Todas estas iniciativas serão apoiadas pelas equipas no Porto, totalmente integradas na organização tecnológica global da TUI, oferecendo aos colaboradores a oportunidade de construir produtos e plataformas líderes do setor, em combinação com o desenvolvimento único e oportunidades de carreira.

“O foco na inovação que o Digital Hub trará para o ecossistema de TI e para as operações globais do Grupo TUI reflete o compromisso de Portugal em fortalecer a sua posição como um importante Hub Europeu de Tecnologia”, afirmou por sua vez, Filipe Santos Costa, Chairman & CEO da AICEP – Portugal Trade & Investment Agency.

Refira-se que, em 2017, a TUI e o fornecedor de serviços de TI COCUS estabeleceram uma parceria para fornecer um Centro de Desenvolvimento de Software em Portugal, apoiando a transformação digital do Grupo. A TUI e a sua parceira concordaram agora em transferir este centro para se tornar parte da organização TUI como “Centro Digital”.

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Startup espanhola Hotelverse chega a Portugal

A Hotelverse, uma startup tecnológica que cria réplicas digitais dos hotéis para melhorar os serviços pré-estadia, acabou de expandir as suas operações para o mercado português.

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A empresa foi fundada em 2021 por Fermín Carmona e Rafael Bover, atuais CEO e COO da empresa. Em comunicado de imprensa, é explicado que “ambos eram executivos do Grupo Iberostar e desenvolveram esta ideia de negócio como um projeto interno para resolver um problema enfrentado pelo grupo hoteleiro e pela indústria em geral: o elevado nível de intermediação, impulsionado pela implementação da Internet e pelo crescimento dos websites de comparação online, que reduz o volume de vendas diretas efetuadas pelos hotéis e a informação disponível para o consumidor durante o processo de compra”.

Nesse sentido, os dois profissionais criaram a Hotelverse, uma startup que recria um gémeo digital do hotel para permitir que os potenciais clientes conheçam a unidade hoteleira em causa mesmo antes de a visitarem. Desta forma, os hóspedes podem reservar exatamente o quarto que desejam e conhecer a localização das facilidades do hotel antes do processo de reserva e estadia.

Com sede em Palma de Maiorca, a Hotelverse emprega atualmente mais de 45 pessoas. Em 2022, no primeiro ano de atividade, angariou dois milhões de euros em duas rondas de financiamento. A primeira, em março, no valor de um milhão de euros, contou com o apoio do Grupo Iberostar, da empresa de capital de risco Archipelago Next, do family office de Toni Nadal e do empresário mexicano Braulio Arsuaga. Já a segunda ronda, em setembro, teve o mesmo valor, atraindo como parceiros Aurelio Vázquez, Senior Director Asset Management da Hotel Investment Partners (HIP); Raúl González, Chief Executive Officer EMEA do Grupo Barcelo; a Sabadell Venture Capital, divisão de capital de risco (VC) do Banco Sabadell e a empresa de investimento imobiliário Stoneweg.

Em julho deste ano, a empresa angariou a terceira ronda de financiamento e está agora a preparar uma ronda de Série A para o final de 2024. Até à data, angariou 1,25 milhões de euros e incorpora a Plug & Play como investidor. O negócio faz parte de uma terceira ronda que eleva o investimento na startup para 3,5 milhões de euros.

Com o objetivo de otimizar e facilitar a utilização desta tecnologia por parte dos hotéis, a Hotelverse integrou motores de reserva como os das empresas Roiback, Hotetec e ParatyTech. Está também a trabalhar com alguns parceiros de mercado, como Guestcentric, Hijiffy e Host.

Até à data, a startup conta com um cliente do mercado português no portefólio, o Tivoli Carvoeiro Algarve Resort, para quem está a desenvolver um gémeo digital. O hotel CR7 Pestana Gran Vía, em Madrid, é outro dos clientes do Hotelverse, sendo já possível concluir que o gémeo digital criado para esta unidade levou a que “o tempo dos utilizadores na página do hotel aumentasse em 108%”.

A empresa tem já algumas pessoas dedicadas ao mercado português, como Vitor Pratte, Portugal & International Markets Sales Manager, e Cinta Massó, CCO da empresa, além de uma equipa de onboarding e outra de Customer Sucess.

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Amadeus escolhe RISE with SAP para melhorar escalabilidade, flexibilidade e eficiência

A Amadeus concretizou a transição para a Cloud da sua principal infraestrutura de software SAP, através da solução RISE with SAP com vista a melhorar a experiência de viagem para todos e em qualquer lugar.

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Recorrendo à solução RISE with SAP S/4HANA Cloud, edição privada, a Amadeus transferiu os seus processos internos para a Cloud com Microsoft Azure, com o objetivo de reforçar a resiliência operacional e evoluir as suas operações para um modelo assente em Cloud, foi anunciado. A abordagem simplificada do RISE with SAP, que proporciona uma oferta comercial e contrato únicos de infraestrutura, serviços geridos e licenças, ajuda a salvaguardar a eficiência operacional da Amadeus.

Com acesso exclusivo às atualizações mais recentes, melhorias e soluções específicas do sector, a Amadeus poderá aumentar a escalabilidade, a flexibilidade e a eficiência, enquanto continua a inovar na sua transição para um modelo de operações baseado na Cloud. O aperfeiçoamento da habilidade de reação e o ajuste da sua capacidade operacional, conforme necessário e dependendo das condições do mercado e da procura, preparam a empresa para a continuidade do seu crescimento no sector das viagens.

A tecnologia da Amadeus alimenta o sector de viagens e turismo com soluções inovadoras e sistemas de reserva para companhias aéreas, agências de viagens e outros operadores do sector, em mais de 190 países de todo o mundo. A plataforma aberta da Amadeus liga o ecossistema mundial de viagens e hospitalidade, desde as start-ups até aos grandes atores do sector privado e público, reinventando as viagens do futuro.

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