Porto entre os melhores aeroportos da Europa, aponta ranking da AirHelp
A AirHelp divulgou o AirHelp Score 2022, ranking que lista os melhores e os piores aeroportos do mundo, assim como as companhias aéreas, e que coloca a infraestrutura aeroportuária do Porto entre as melhores da Europa.
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A AirHelp divulgou esta segunda-feira, 12 de dezembro, o AirHelp Score 2022, ranking que lista os melhores e os piores aeroportos do mundo, assim como as companhias aéreas, e que coloca a infraestrutura aeroportuária do Porto entre as melhores da Europa.
De acordo com a AirHelp, este ranking, que é divulgado anualmente e que é elaborado com base em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo, “é considerado o mais abrangente e preciso da área”, uma vez que avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.
Este ano, o aeroporto português melhor classificado neste ranking é o Francisco Sá Carneiro, no Porto, que apresenta uma classificação global de 7,67 pontos em 10 possíveis, com destaque para a pontualidade, que recebeu uma pontuação de 7,10 pontos, mas também para a consideração dos clientes, que obteve 8,52 pontos, enquanto a qualidade da área de restauração e lojas recebeu 8,53 pontos.
“Importa ainda referir que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro encontra-se na 54º posição e é a quinta maior subida em relação a 2019, principalmente devido ao melhor desempenho no ponderativo ‘pontualidade’. O Aeroporto do Porto pode, ainda, ser considerado um dos melhores aeroportos europeus, estando no top 10 dos aeroportos europeus considerados no AirHelp Score 2022”, refere a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos.
Depois do aeroporto do Porto, foi o aeroporto de Faro que apresentou melhor classificação, com 7,21 pontos, enquanto o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi classificado com 6,75 pontos, naquela que é a pior classificação a nível nacional de uma das piores a nível mundial, uma vez que o aeroporto lisboeta ficou na 143ª posição, entre um total de 151 aeroportos analisados.
O ranking da AirHelp avaliou também as companhias aéreas de todo o mundo, incluindo a portuguesa TAP, que ficou no 33.º lugar entre as melhores companhias aéreas do mundo, com a AirHelp a indicar que a companhia aérea de bandeira portuguesa “apresenta uma melhoria significativa na sua classificação quando comparado com o AirHelp Score 2019”.
“A TAP melhorou a sua pontuação em todas as áreas de estudo e apresenta, este ano, uma classificação global de 6,86: 5,99 na pontualidade, 7,82 na qualidade do serviço e 6,76 na gestão de reclamações. Dados que superam os de 2019, ano em que a companhia aérea portuguesa se posicionou no 61º lugar com uma classificação global de 6,03”, acrescenta a AirHelp na informação divulgada.
O ranking da AirHelp aborda ainda as companhias aéreas com maior operação em Portugal, apurando que a holandesa Transavia é a transportadora com maior número de voos operados em Portugal, registando uma avaliação de 7,20 pontos, seguindo-se a espanhola Iberia, com 7,01 pontos, e, por fim, a TAP, que obteve os referidos 6,86 pontos.
Já a Qatar Airways foi considerada a melhor companhia aérea do mundo, com 8,11 pontos, com a AirHelp a realçar que esta transportadora mantém a posição de liderança desde 2018.
A United Airlines, com 8,07 pontos, ficou na segunda posição, enquanto a australiana Qantas Airways, com 8,02 pontos, fecha o pódio e ocupa a terceira posição enquanto melhor companhia aérea do mundo.
“As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes”, explica a AirHelp, indicando que, relativamente à Qantas Airways, houve uma subida do quinto para o terceiro lugar devido “ao processamento eficiente de reclamações”.
A AirHelp destaca ainda, entre as companhias aéreas com melhor desempenho, a alemã Eurowins, que registou a maior subida desde a edição de 2019, passando do 45.º para o 6.º lugar, assim como a holandesa Transavia, que subiu em 2022 em todos os parâmetros estudados para esta classificação, passando do 65º lugar em 2019 para o 26º lugar este ano.
“A Air Malta (Malta) e Avianca (Colômbia) também sobem nas classificações impulsionadas por um melhor feedback dos clientes, bem como a airBaltic (Letónia) que regista um melhor processamento de reclamações”, acrescenta a AirHelp.
No extremo oposto, a AirHelp coloca a canadiana Westjet, que desceu da 7.ª posição do ranking em 2019 para a 30.ª, ainda que a maior queda seja protagonizada pela turca Pegasus Airlines, que passou do 33.º lugar para o 61.º “devido ao fraco processamento de reclamações”.
Já a companhia aérea de baixo custo, Ryanair, surge em penúltimo lugar na classificação e apresenta uma pontuação global de 4,77, destacando-se pelo negativo tratamento das reclamações dos clientes (0,62).