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Riu Karamboa
Hotelaria

Riu Karamboa transforma-se em Adults Only após remodelação completa

A unidade localizada na Boa Vista passa a ter mais quartos e novas valências.

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A unidade localizada na Boa Vista passa a ter mais quartos e novas valências.

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O hotel Riu Karamboa passou para a categoria de Adults Only após uma reforma completa. O hotel de cinco estrelas, que se encontra na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, passa a apresentar um novo desenho e espaços, mantendo alguns elementos, como as cúpulas originais do edifício.

Após a reforma, o novo Riu Karamboa passa a oferecer aos clientes duas atrações na oferta de animação: as festas Riu Get Together Party, que se celebram no bar e que podem ser frequentadas pelos hóspedes do Riu Palace Boavista, e o Splash Water World, ao qual os clientes de ambos os hotéis também terão acesso.

A renovação contemplou a ampliação do número de quartos, bem como a sua decoração, de “estilo acolhedor e fresco”. Agora, a unidade passa a contar com 921 quartos, dos quais 67 são swim-up.
Dentro da oferta gastronómica, o Riu Karamboa apostou em novos espaços, como o restaurante “Kulinarium” e o italiano “Toscana”. Na zona de bares, o hotel incorporou, juntamente com o seu bar «Lambada», um novo Sports Bar.

Neste capítulo, os clientes também poderão desfrutar de dois bares de piscina, o “Praia” e o “Mindelo”, do lobby-bar “Morabeza”, do bar praça “Brava” e de dois grill “Pepe’s Food”. O restaurante principal “Mogambo” foi mantido na oferta, à semelhança do restaurante-piscina “Las Dunas”, enquanto o restaurante asiático “Kazumi” foi realocado.

Os hóspedes do hotel poderão desfrutar desta oferta gastronómica sem limites, graças ao serviço All Inclusive 24h.

 

Riu Karamboa

A zona exterior também ganhou novas valências com a renovação, nomeadamente um solário e cinco piscinas com vista para o mar, uma das quais destinada às atividades de animação e desporto. Em comunicado, o grupo destaca ainda que esta unidade disponibiliza aos hóspedes uma zona RiuFit, RiuArt e um programa de entretenimento para adultos, tanto diurno como noturno.

Dentro das medidas de sustentabilidade promovidas pela unidade, o grupo destaca a instalação de painéis solares nas coberturas do hotel para a geração de energia fotovoltaica, que asseguram gerar “grande parte da energia necessária para a operação do hotel”.

A RIU soma um total de seis hotéis distribuídos entre a ilha do Sal e da Boa Vista. Na primeira estão o Riu Cabo Verde, o Riu Funana e o Riu Palace Santa Maria. Na segunda encontram-se o Riu Touareg, o Riu Palace Boavista e o recentemente reformado Riu Karamboa.

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AHETA: Taxa de ocupação por quarto no Algarve volta a subir em novembro deste ano

Os mercados sueco e norueguês foram os que contribuíram com as estadias médias mais prolongadas em novembro, sendo que as regiões que verificaram as maiores subidas face ao ano passado foram Tavira, Faro e Olhão e Carvoeiro e Armação de Pêra.

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No passado mês de novembro a taxa de ocupação por quarto situou-se nos 44,2%, ou seja, 1,3 pontos percentuais (pp)acima da verificada em 2022 e 0,4pp acima da registada em novembro de 2019.

Os dados provisórios foram avançados pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que em nota de imprensa deu conta que os mercados que mais contribuíram para esta subida homóloga foram o britânico (mais 1,4pp que em 2022) o sueco (mais 0,9pp) e o canadiano (mais 0,6pp).

As regiões que verificaram as maiores subidas em relação ao ano passado foram Tavira (mais 9,0pp), Faro e Olhão (mais 8,7pp) e Carvoeiro e Armação de Pêra (mais 6,8pp).

A estadia média em novembro foi de 4,6 noites, 0,4 acima da verificada no mês homólogo de 2022. As estadias médias mais prolongadas couberam ao mercado sueco, com 16 noites e do mercado norueguês, com 8,9.

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Mercure Porto Centro Aliados. Créditos: Accor

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Mercure comemora 50 anos com novo hotel nos Açores em vista para 2024

No ano em que celebra o seu 50.º aniversário, a Mercure prepara-se para abrir o seu 1.000.º hotel. Até 2028, esta marca hoteleira tem mais de 210 projetos em pipeline em oito geografias, além de um hotel em Ponta Delgada, na antiga Pensão Central, que deverá abrir no segundo semestre de 2024.

Carla Nunes

A marca Mercure, pertencente ao grupo Accor, celebrou esta terça-feira, 5 de dezembro, o seu 50.º aniversário num evento que juntou jornalistas e profissionais do setor no hotel Mercure Porto Centro Aliados. Neste ano de celebração, a marca tem em vista a abertura do seu 1000.º hotel a nível mundial, além de estar prevista uma nova abertura nos Açores para 2024.

A informação foi adiantada por Patricia Uceda, Brand Marketing Manager da Accor, que em entrevista ao Publituris explicou que esta nova unidade hoteleira estará localizada em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, naquela que foi a antiga Pensão Central.

O Mercure Azores Ponta Delgada, de 76 quartos, funcionará em regime de franquia e tem abertura prevista para o segundo semestre de 2024, com um projeto de arquitetura de Luís Almeida e Sousa Arquitectos Lda. e design de interiores assinado pela Filosofia do Espaço.

Até 2028, além desta abertura, a Mercure conta com mais de 210 projetos hoteleiros em pipeline, em países como China, Uruguai, França, Itália, Dubai, Malásia, Japão e Tailândia, de acordo com Patrícia Uceda. No caso de Portugal estão também previstas renovações em sete hotéis da marca Accor.

Marca prossegue com aposta no programa “Discover Local”

Em Portugal, os principais mercados emissores da Mercure são constituídos por França, Espanha, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos e Alemanha, sendo que 70% dos clientes são internacionais, de acordo com a Brand Marketing Manager.

Dos clientes da marca em Portugal, 65% viajam em lazer e 35% em negócios, algo que Patrícia Uceda afirma ser “um reflexo do que é a marca Mercure, muito focada na descoberta do destino”.

Por essa razão, a Mercure segue apostada em continuar o seu programa “Discover Local”, com experiências distintas em cada hotel da marca. Aliás, foi sob esse mote que a Mercure festejou o seu 50.º aniversário, dando aos convidados a possibilidade de ter várias experiências internacionais onde a marca detém hotéis – fosse provar as carnes portuguesas com um gosto argentino no stand “Argentina”, a carbonara de Itália ou os spring rolls do Vietname, passando ainda por países como a Austrália e Inglaterra.

Patrícia Uceda explica que para os próximos 50 anos a marca está ”muito comprometida com tudo que tenha a ver com sustentabilidade, tudo o que é a experiência do cliente e em trabalhar com os fornecedores e os artesãos locais. Finalmente, para nós é muito importante estarmos totalmente integrados na cidade. Esses são os nossos objetivos iniciais e que vão continuar. É a nossa ideia de marca, o nosso posicionamento, é o nosso DNA”.

Recorde-se que em Portugal existem sete hotéis sob a marca Mercure, nomeadamente em Braga, Porto, Fátima, Lisboa e Almada.

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Condé Nast Johansens lança guia 2024 que inclui 32 hotéis de luxo portugueses

A Condé Nast Johansens acaba de lançar o seu guia mundial de hotéis de luxo 2024, que inclui os mais seletos destinos da Europa, América, Caraíbas, África e Oceano Índico, e Ásia. Os estabelecimentos recomendados na nova publicação também estão disponíveis o seu website.

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O novo guia conta com cerca de 200 hotéis de luxo orientados tanto para o viajante tradicional, fiel à marca há muitos anos, como para o viajante de 25 a 40 anos e com alto poder de compra, e inclui 28 estabelecimentos hoteleiros portugueses recomendados mais quatro online, num total de 32 unidades hoteleiras de luxo do nosso país.

No entanto, ainda antes do final do ano será lançado o guia Luxury Spas 2024. Os seguidores da Condé Nast Johansens, podem encontrar no seu website uma seleção adicional de destinos exóticos noutros lugares do mundo. Esta escolha irá mudando com regularidade para oferecer novos destinos aos viajantes da Condé Nast Johansens.

Os guias Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2024 e Condé Nast Johansens: Luxury Spas 2024 incluem hotéis contemporâneos e de design, casas de hóspedes com charme e novos destinos além dos favoritos. Os seus pontos fortes para o viajante são as imagens impactantes, os comentários editoriais e a informação dos destinos que sublinham o que mais se destaca em cada lugar, sempre em linha com o estilo e o profissionalismo da marca Condé Nast Johansens.

 

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Faturação dos Hotéis Heritage Lisboa aumenta 20% em relação a 2022

O grupo Hotéis Heritage Lisboa registou este ano um aumento de faturação de 20% em relação a 2022 e de 26% face a 2019. Este ano, o grupo dedicou-se à renovação do seu hotel na Avenida da Liberdade, em Lisboa, que tem registado uma taxa de ocupação média de 85%.

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Esta taxa de ocupação média replica-se nos restantes hotéis do grupo, numa subida de 4% em relação a 2022 e de 3% face a 2019. Atualmente, os principais mercados do grupo são os Estados Unidos da América (22%), o Reino Unido (10%) e a Alemanha (7%).

As percentagens foram apontadas por Ana Rodrigues, Marketing Manager dos Hotéis Heritage Lisboa, após uma visita ao Heritage Avenida da Liberdade Hotel, que reabriu em março deste ano depois de uma remodelação que durou cerca de três semanas, assinada pelo arquiteto Miguel Câncio Martins.

No caso específico do Heritage Avenida da Liberdade Hotel registou-se um aumento de 25% na faturação em relação a 2022. Face a 2019, o aumento foi de 30%.

Já em termos de taxa de ocupação média, esta manteve-se nos 85% tanto neste ano de 2023 como em 2022, menos 2% que a percentagem verificada em 2019.

Um investimento que rondou um milhão de euros resultou numa renovação da área de receção, da parte do bar e de pequenos-almoços e da mezzanine da entrada, que presta homenagem à antiga ervanária que se situava neste edifício do século XVIII. Ana Rodrigues explica que as áreas públicas foram as mais visadas por esta remodelação, sendo que nos quartos a renovação “foi mais ao nível de tecidos, cortinados e pintura”, tendo-se mantido todo o mobiliário. Também os corredores ganharam cores mais claras, em oposição dos anteriores tons castanhos e mostrada.

“Já existia um desgaste da própria decoração e quisemos renovar e aproveitar para corrigir: por exemplo, a parte dos pequenos-almoços é agora muito mais prática, mais funcional. Não parecendo, tem mais capacidade”, afirma Ana Rodrigues.

A responsável de marketing explica que com esta remodelação o grupo pretendeu manter o conceito original da abertura do hotel em 2007 – razão pela qual mantiveram o decorador da altura – “mas com ligação à atualidade”, com tons mais claros e leves.

A unidade hoteleira não registou diferenças nos seus públicos-alvo desde esta remodelação, que continuam a manter-se entre os 45 e os 50 anos. Os Estados Unidos da América (EUA) têm registado a liderança na lista de principais mercados deste hotel, que representam 30% das reservas, seguidos pelo Reino Unido (11%) e França (6%).

“Atualmente o mercado dos Estados Unidos da América tem sido muito forte, mas nota-se também uma recuperação do mercado inglês, que baixou bastante, pelo menos no nosso caso. Depois da pandemia [o mercado inglês] não recuperou como o mercado americano recuperou, acho que por um conjunto de fatores como a pandemia, o Brexit, [mas] já se nota alguma recuperação. Depois, ao nível europeu, os mercados francês e alemão recuperaram, mas não como o mercado americano. Estão mais contidos, mais tímidos”, afirma Ana Rodrigues.

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Hotéis de Macau recebem mais de 1,2 milhões de pessoas em outubro

Os hotéis de Macau receberam mais de 1,2 milhões de pessoas em outubro, mais 151,8% em termos anuais, anunciou a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

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O número é igualmente superior a setembro (1,1 milhões de pessoas), com a DSEC a salientar que a taxa de ocupação média em outubro foi de 82,8%, ou mais 41,1 pontos percentuais, em relação a igual período de 2022.

Entre janeiro e outubro deste ano, os hotéis de Macau receberam mais de 11 milhões de pessoas, com a ocupação média hoteleira a atingir os 80,9%, mais 159,9%, em comparação com o ano transato.

Os números refletem uma recuperação significativa em relação a 2022, e já bem perto daqueles verificados em 2019, antes da pandemia de covid-19, quando nos primeiros dez meses se registou uma ocupação média de 90,6% e os hotéis acolheram 11,7 milhões de pessoas.

Em dezembro, Macau anunciou o cancelamento da maioria das medidas de prevenção da pandemia da covid-19, depois de ter aplicado, à semelhança da China, a política ‘zero covid’.

No início de janeiro, a região chinesa abriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, pondo fim a uma proibição que vigorou durante quase três anos.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Portugal soma 67 novos hotéis em 2023

De acordo com o “Real Estate Market Overview”, elaborado pela Savills Portugal, 2023 terá mais 67 novos hotéis num ano “sem precedentes”.

Victor Jorge

Portugal deverá fechar o ano de 2023 com mais 67 novos hotéis, revela o “Real Estate Market Overview”, elaborado pela Savills Portugal, num ano que considera ser “um ano sem precedentes.

Durante o terceiro trimestre de 2023, abriram portas 41 novos hotéis em Portugal e espera-se que ocorram ainda 26 novas aberturas de hotéis durante o último trimestre do ano, oferecendo cerca de 2.300 quartos em todo o país.

Lisboa foi, até à data a cidade responsável pelo maior número de aberturas de hotéis no país, totalizando 20 novas unidades hoteleiras, com a região do Alentejo a ocupar o segundo lugar. Seguem-se a região Norte e a cidade do Porto, com 17 novas aberturas ao longo de 2023, até ao terceiro trimestre do ano, com o Porto a transformar-se num destino de eleição.”

Até setembro de 2023, o país totalizou mais de 61,1 milhões de dormidas, com o mês de agosto a ser responsável por cerca de 17% deste total. Considerando o mesmo período de 2019, registaram-se 56,2 milhões de dormidas, o que significa que os resultados de 2023 representam até agora uma melhoria de cerca de 9%, com os cidadãos britânicos, alemães e espanhóis constituírem o top 3 das dormidas.

Relativamente ao número de hóspedes, ao longo de 2023 registaram-se 23,5 milhões de turistas, contrastando com 21,3 milhões no mesmo período de 2019 e 20,5 milhões em 2022. Os cidadãos britânicos, espanhóis e dos EUA figuram nos três primeiros lugares em termos de nacionalidades, com 1,9 milhões, 1,9 milhões, 1,6 milhões de visitantes, respetivamente.

Luís Clara, Capital Markets Associate Director da Savills, refere que “2023 está a ser um ano marcado pelo sucesso e números recorde, com uma previsão de recuperação total dos números de turismo que ultrapassam os dados do período pré-pandémico”.

O responsável da Savills frisa que “o sucesso dos resultados é a prova de uma aposta sustentável na criação de elevado valor acrescentado fundamental para o posicionamento de Portugal como um hub especializado no turismo”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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Créditos: Convento do Seixo, via Booking

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Alambique adquire o Convento do Seixo no Fundão

Por enquanto ainda não é conhecido o valor desta aquisição, no entanto, a posse administrativa da unidade hoteleira está prevista para os primeiros dias do próximo ano.

Carla Nunes

O hotel Alambique d’Ouro, que após um rebranding este ano passou a designar-se apenas como Alambique, comprou o Convento do Seixo, uma unidade hoteleira de cinco estrelas localizada na Aldeia de Joanes, no Fundão.

A informação adiantada pela imprensa regional do Fundão foi confirmada à Publituris Hotelaria por José Almeida, diretor do Alambique Hotel Resort & Spa, que para já não revelou o valor deste investimento, visto que “o processo de aquisição ainda se encontra em curso”.

O profissional explica que “a posse administrativa da unidade hoteleira está prevista para os primeiros dias do próximo ano, não havendo ainda uma data fechada para a transição”.

Quando questionado sobre o motivo desta aquisição, José Almeida refere que “para lá de se tratar de um edifício com grande valor histórico, estrategicamente trata-se de uma oportunidade para reforçar o nosso posicionamento no destino”. O objetivo passa ainda por alargar “o leque da oferta para novos segmentos, nomeadamente em alguns nichos do mercado externo”, como explica o diretor hoteleiro.

Por enquanto, e “numa primeira fase”, não estão previstas “alterações significativas” do Convento do Seixo, já que José Almeida aponta para as “excelentes condições de conservação do edifício e às competências do mesmo”. No entanto, o profissional ressalva que “existem possibilidades de ampliação que iremos avaliar oportunamente”.

“O expectável, e numa primeira abordagem, será um reforço do posicionamento no mercado, com introdução desta unidade na orgânica comercial e de marketing de que já dispomos, na perspetiva de alavancarmos a performance do hotel. Prevemos ainda uma reorganização interna e alguns ajustamentos ao nível dos serviços a prestar aos clientes”, termina José Almeida.

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Carla Nunes

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Crétidos: Upon Vila

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Stay Upon abre hotel em Alcochete após investimento de 6M€

O Upon Vila localiza-se no espaço do antigo Vila Foz e acrescenta 89 quartos à região de Alcochete. A aposta passa por captar clientes não só de lazer como também de negócios, principalmente os chamados “nómadas digitais”, razão pela qual o hotel investiu em espaços de cowork.

Carla Nunes

O grupo hoteleiro Stay Upon apostou mais uma vez em Alcochete com um novo hotel, o Upon Vila, fruto de um investimento de cerca de seis milhões de euros.

A nova unidade, que abriu portas no final de julho deste ano no lugar do antigo Vila Foz, junta-se a um outro hotel do grupo em Alcochete, o Praia do Sal Resort, para “trazer o conforto do campo para dentro de um hotel moderno”. A garantia foi dada por Pedro Gomes, Assistant General Manager do Upon Vila, que numa visita guiada à imprensa deu a conhecer esta nova unidade que pretende servir tanto os segmentos de lazer como de negócios.

A oferta de 89 quartos divide-se por quatro pisos nas tipologias standard – vista, superior vista, ou familiar – e suite, que pode ser standard ou deluxe. Estes quartos, todos com máquina de café, revestem-se de tons pastel e de madeiras claras de folha de oliveira para acolher os hóspedes num ambiente de conforto, a linha que guia o conceito deste hotel, cujo projeto de arquitetura e design de interiores ficou a cargo do Atelier Catarina.

Quarto familiar. Créditos: Upon Vila

No lobby do hotel, além da receção e do espaço de pequenos-almoços com capacidade para 55 a 65 pessoas, foi dada primazia a espaços que permitissem aos hóspedes trabalhar em regime de cowork, para atrair os nómadas digitais e os adeptos de teletrabalho. Nesse sentido, este piso térreo conta com um centro de negócios – uma sala semi-privada para trabalhar – e uma sala de reuniões.

“Trabalhamos com muitos grupos, não só desportivos, mas também com muita indústria [à volta de Alcochete] que precisa de estadias mais curtas para os colaboradores”, explica Pedro Gomes ao Publituris.

O profissional aponta que os portugueses são o principal mercado do Upon Vila, com a unidade a indicar em nota de imprensa que Portugal representa 50% dos mercados do hotel, seguido por Espanha (19%), França (16%), Alemanha (8%) e Reino Unido (7%).

Espaços de lazer para desfrutar do estuário do Tejo

Apesar desta aposta no mercado de negócios, Pedro Gomes garante que a maior percentagem de hóspedes cabe aos clientes de lazer, com o segmento de casais a marcar uma maior presença aos fins-de-semana.

Para dar resposta a estes hóspedes o Upon Vila dispõe de uma piscina aquecida no terraço da unidade no quinto piso, com vista desafogada sobre o estuário do Tejo. Por enquanto descoberta, o plano passa por criar uma estrutura coberta amovível para a piscina, que complementa o Terraço da Vila Bar, um espaço de bar situado junto à piscina com carta de cocktails tradicionais e de autor, bem como de pequenos petiscos.

Piscina no Terraço da Vila Bar. Créditos: Upon Vila

A ideia passa por disponibilizar este terraço não só a hóspedes, mas também aos locais de Alcochete que queiram desfrutar da vista sobre o rio, razão pela qual o hotel tem em vista a dinamização de pequenos espetáculos de música ao vivo neste espaço. Outra das novidades para o início do próximo ano passa pelo serviço de brunch no terraço aos domingos.

Também no quinto piso, a unidade hoteleira disponibiliza um pequeno ginásio com uma passadeira, duas bicicletas e halteres.

Para a presente época baixa, as tarifas do Upon Vila rondam os 100 euros para um quarto standard sem pequeno-almoço.

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Três hotéis Vila Galé no Brasil na final do ‘óscar’ dos eventos e turismo

Vila Galé Fortaleza, Vila Galé Eco Resort de Angra e Vila Galé Touros, todos no Brasil, estão na final, em diferentes categorias na 24ª edição do Prémio Caio, conhecido como o “óscar dos Eventos e do Turismo”.

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Segundo indica a imprensa brasileira, o Vila Galé Fortaleza, no Ceará, concorre ao ‘Melhor Hotel com Espaços para Eventos de Médio Porte do Nordeste’, enquanto o Vila Galé Touros (Rio Grande do Norte) quer ser o ‘Melhor Resort de Praia do Nordeste’; e o Vila Galé Eco Resort de Angra (Angra dos Reis), busca a distinção de Melhor Resort de Praia do Brasil.

Em cada categoria, são três empreendimentos da cadeia hoteleira portuguesa finalistas selecionados por um corpo de jurados. As distinções Jacaré de Ouro, Prata e Bronze serão entregues no próximo mês de dezembro, em São Paulo.

 

 

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Guestcentric regista “forte procura” por hotéis portugueses para o Natal e Ano Novo

De acordo com dados recolhidos pela Guestcentric até ao início de novembro de 2023, as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45% em comparação com o ano anterior. Já para as estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas subiram 56% em relação a 2022.

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A Guestcentric registou ” um aumento significativo” no número de pesquisas de hotéis em Portugal para o Natal e Ano Novo de 2023.

Os dados recolhidos até ao início de novembro de 2023, revelados pela Guestcentric em nota de imprensa, dão conta de que as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45% em comparação com o ano anterior. Também o preço médio dos alojamentos para esta data subiu, com um aumentou 26% comparativamente ao verificado em 2022.

Já para as estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas subiram 56% em relação às do ano passado, sendo que “a aceleração na atividade de pesquisa foi especialmente visível em outubro”. Os preços médios para estadias na véspera do Ano Novo estão 23% acima de 2022, atualmente.

“Os hotéis portugueses podem esperar uma época de Natal francamente positiva este ano, com procura muito elevada, tanto para o Natal como para o Ano Novo. Os nossos dados revelam um aumento substancial nas pesquisas e nas reservas por hotéis, refletindo o regresso definitivo na confiança dos viajantes. O desafio neste momento para os hotéis é como gerir o seu negócio de forma rentável, nestes tempos incertos, e gerir os picos súbitos na procura”, afirma Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.

Para as datas específicas do Natal e Fim de Ano, a Guestcentric recomenda aos hotéis “focarem-se nos seus clientes diretos, passados e potenciais, enquanto segmento de mercado mais rentável para o hotel, e com menor custo de aquisição”. Deixa também a nota aos hoteleiros para “confirmarem todo o negócio potencial, com tarifas não-reembolsáveis e estadias mínimas mais longas”.

Em termos operacionais, a Gestcentric é da opinião de que “os hotéis devem orçamentar os custos de energia e de recursos humanos desta quadra natalícia, refletindo-os nos seus preços e programas”. Dada a atual “escassez de mão de obra na hotelaria e restauração, [os hotéis] podem investir numa estratégia de recursos humanos específica à época natalícia, que inclua outros benefícios, para além da remuneração adicional e variável, para atrair e reter colaboradores – sejam estes permanentes, temporários ou estudantes”.

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