Cabo Verde: Expotur na ilha do Sal de olho em novos mercados para vencer sazonalidade
A VIII edição da Feira de Turismo e Artesanato (Expotur) vai decorrer, de 21 a 23 de outubro, na ilha cabo-verdiana do Sal, com os olhos postos em novos mercados.

Carolina Morgado
Turkish Airlines assinala abertura da terceira pista do Aeroporto de Istambul
“Crescimento do Porto e Norte pode acontecer com a construção de uma segunda pista e aumento da aerogare”
Cabo Verde: Ilha de Santiago vai poder ser explorada em roteiros turísticos
Brasil estabelece novo recorde ao receber mais de 3,7 milhões de turistas estrangeiros no 1.º trimestre
Dino Parque Lourinhã ganha novos “habitantes”
Disneyland Paris está cheia de novidades
Receitas turísticas crescem 3,7% em fevereiro e já somam mais de 3MM€ em 2025
TAP adota pagamentos flexíveis da Klarna
Empresas turísticas atingidas pela tempestade Martinho vão ter apoios de 5M€
Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo reúne 29 recursos turísticos e experiências
Com 60 stands projetados, a Expotur regressa este ano, após algum interregno, movimentando a cidade turística de Santa Maria com a participação de mais de 15 países da CEDEAO, destacando-se a participação das empresas cabo-verdianas, nomeadamente hotéis, entre alguns municípios do país.
O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa conjunta, entre o presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde (CTCV), Jorge Spencer Lima, e a administradora da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), Angélica Fortes.
Promovido pela FIC, com apoio institucional da Câmara de Turismo e do Governo, através do Ministério do Turismo, o evento, que visa vender e promover Cabo Verde enquanto destino turístico põe foco em novos mercados, que venham particularmente na considerada época baixa, isto é, de maio a setembro, para fazer face à sazonalidade considerada ainda muito presente, através da diversificação da procura turística.
Na ocasião, Jorge Spencer Lima, reiterou que a alternativa para que a época baixa possa trazer benefícios para o turismo em Cabo Verde, há que ter em conta três segmentos, isto é, o turismo interno, a diáspora, e o turismo regional, conforme citado pela imprensa cabo-verdiana.
“É preciso trabalhar esses aspetos, fazer pacotes acessíveis “, disse o presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, para indicar que esta Expotur deve ser vista nestes aspetos fundamentais, canalizar o turismo da África Ocidental, dentro desse quadro de promoção do turismo de Cabo Verde.
À margem da feira temática, os participantes poderão assistir a um workshop, uma conferência internacional, abordando temas como “O turismo da África Ocidental – Que perspetivas”, e “Como implementar o turismo de cruzeiro na África Ocidental”.