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IV Convenção da Mercado das Viagens nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2023 na Batalha

Com o tema “Oportunidades In/Out”, a rede de agências de viagens Mercado das Viagens, marcou a sua IV Convenção para os dias 4 e 5 de fevereiro de 2023, na Batalha.

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IV Convenção da Mercado das Viagens nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2023 na Batalha

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O programa do encontro ainda não é conhecido, mas já se sabe que decorrerá no Hotel Vila Batalha, pelo que a rede informa aos agentes de viagens que caso tenham necessidade de reservar alojamento nessa unidade hoteleira, foram bloqueados quartos com o valor de € 76 TWB e € 70 SGW (já com IVA).

Refira-se que a Mercado das Viagens tem vindo a expandir-se, com a abertura de novas agências de viagens em vários pontos do país, seguindo as premissas de sustentabilidade que desde o início foram instituídas como política a seguir.

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“A maior cobertura geográfica, permite-nos alargar o nosso mercado alvo, e oferecer um produto de qualidade, assegurando-lhe uma cultura de serviço tão intrínseca à nossa marca”, apontava Adriano Portugal, diretor geral da rede, a propósito da abertura recente de uma nova loja.

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GEA promove novo ciclo de reuniões regionais

O Grupo GEA Portugal promove, de 24 a 31 de março, as suas já tradicionais Reuniões Regionais, num total de cinco encontros de trabalho, em Coimbra, Porto, Lisboa, Albufeira e Funchal.

Nas Reuniões Regionais serão abordados temas como os resultados e produções do ano de 2024, a criação e melhoria de parcerias, oportunidades de desenvolvimento de negócio, bem como as ferramentas tecnológicas que irão criar valor e preparar ainda melhor as agências de viagens para enfrentar as rápidas evoluções tecnológicas do setor.

Os administradores da GEA Portugal, Carlos Baptista e Pedro Gordon, referem que as Reuniões Regionais do grupo se destacam como um momento de networking, partilha e progresso, avançando que são essenciais para sincronizar estratégias e visões, partilhar atualizações do setor e discutir como a rede pretende abordar os desafios que constantemente surgem, “permitindo-nos assim enfrentar o futuro com êxito.”

Os dois responsáveis reconhecem que “estes momentos são cruciais para estreitar laços com as agências associadas”, apontando que, juntos, “estamos empenhados em construir um agrupamento sólido e rentável, capaz de gerar valor tanto no âmbito individual como coletivo”.

Este novo ciclo de Reuniões Regionais da GEA passará por: Coimbra, no Dom Luís Hotel (24 de março), Porto, no Vila Galé Porto (25 de março), Lisboa, no Vila Galé Ópera (26 de março), Albufeira, no AP Victoria Sports & Beach (27 de março) e Funchal, no The View Baía (31 de março).

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Agências Go4Travel com acesso à plataforma de reserva e gestão de viagens corporativas da Atriis

Através da Atriis, as agências de viagens do universo Go4Travel, vão passar a ter acesso a uma plataforma de reserva e gestão de viagens corporativas, que visa promover maior eficiência, rentabilidade e satisfação dos clientes, ao abrigo de acordo que as duas entidades acabam de celebrar.

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Com esta parceria, as agências Go4Travel terão acesso a uma plataforma de última geração que simplifica operações, otimiza processos de reserva e disponibiliza um portfólio abrangente de conteúdos de viagem.

A plataforma da Atriis possibilita o acesso a uma vasta gama de conteúdos, incluindo tarifas NDC de companhias aéreas, bed banks e serviços de transporte. Além disso, promove maior eficiência e produtividade, através de um sistema de reservas integrado e automatizado, contribui para a melhoria da captação e retenção de clientes, com uma oferta de viagens corporativas mais competitiva e adaptada às necessidades das empresas nacionais, e otimiza o serviço pós-venda, ao disponibilizar ferramentas para uma gestão mais ágil de alterações, cancelamentos e pedidos dos clientes. Também o recrutamento sai reforçado, com a ampliação das oportunidades de contratação de profissionais para o atendimento ao cliente, tal como a coordenação: a plataforma dispõe de funcionalidades integradas que facilitam a comunicação entre agências, agentes e clientes corporativos, assegurando uma experiência de reserva transparente e eficiente.

O consórcio aponta, em nota de imprensa, que esta parceria constitui um novo passo no investimento que a Go4Travel tem feito nas soluções tecnológicas, por forma a dotar os seus acionistas de ferramentas de vanguarda que permitam otimizar o seu desempenho, avançando que a integração terá impacto direto na experiência dos clientes corporativos servidos pelas agências de viagens que fazem parte do grupo.

 

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Joaquim Magalhães de Castro vai apadrinhar Viagens com Autores da Pinto Lopes Viagens

O escritor e investigador da História da Expansão Portuguesa, Joaquim Magalhães de Castro, vai apadrinhar uma série de Viagens com Autores pela senda dos descobrimentos feitos por jesuítas portugueses em territórios como os Himalaias, Paquistão e China, promovidas pela Pinto Lopes Viagens.

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Estas experiências, segundo a Pinto Lopes Viagens, operador turístico e agência de viagens especializada em viagens em grupo, culturais e de autor, proporcionam aos viajantes a oportunidade de explorar destinos emblemáticos na companhia de reconhecidos especialistas, enriquecendo cada jornada com perspectivas culturais e históricas aprofundadas.

Em 2024, a Pinto Lopes Viagens estreou com o apoio de Joaquim Magalhães de Castro o circuito “Na senda dos Jesuítas Portugueses – Capítulo I. Expedição aos Himalaias – China, Tibete, Nepal”, uma expedição aos Himalaias por ocasião dos 400 anos da Descoberta do Tibete pelo padre António de Andrade. Este ano, a viagem volta a estar disponível de 7 a 25 de setembro.

Além deste circuito, o historiador estreia duas novas Viagens com Autores em 2025. A primeira, “Mistérios do Ladaque – Uma Descoberta Portuguesa”, regressa aos Himalaias, para descobrir uma nova região explorada pelo padre Francisco Azevedo. Terra de mosteiros, monges e passos de montanha, o remoto Ladaque é um local obrigatório na lista dos verdadeiros amantes de natureza e espíritos aventureiros.

Em termos estatísticos uma das regiões mais altas do planeta, caracterizam geograficamente o Ladaque vales profundos, generosos cursos de água, lagos serenos e ousadas estradas que desafiam a mais enigmática das orografias. Os extensos planaltos bastante acidentados e de grande aridez são ocasionalmente pontuados por oásis verdes que se prolongam pelas margens dos rios Indo, Tsarap, Suru, e acolhem aldeias isoladas, protegidas pelas montanhas de listras multicores, em primeiro plano e, como pano de fundo, os sempre eternos cumes cobertos de neve. A viagem decorre de 1 a 22 de junho.

Por fim, “O Caminho de Bento de Góis” leva os viajantes até ao Paquistão e à China, com o objetivo de recriar o mais fielmente possível uma das mais admiráveis epopeias terrestres de todos os tempos. Protagonizada pelo leigo jesuíta açoriano Bento de Góis, viajante da centúria de Seiscentos que, devido à sua energia, tato diplomático e domínio dos idiomas locais, foi o escolhido para a árdua missão de partir da Índia, no ano de 1603, em busca do tal mítico reino do Cataio, onde se acreditava existirem cristandades perdidas.

Aconselhado pelos seus superiores sedeados em Agra, envergou o traje dos arménios: cabaia e turbante. A tiracolo levou arco e estojo com flechas, à cintura, uma cimitarra. Procurou assim passar despercebido, disfarçado de mercador. Por precaução, mudou até de nome. Foi Abdulla Isai, ou seja, “Servo de Deus”. O circuito decorre de 28 de setembro a 20 de outubro.

 

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Antecedência e momento da reserva ditam viagens mais económicas

De acordo com a eDreams, agência de viagens online global na venda de voos (excluindo a China), o mês, o dia da semana e até a hora do dia em que se faz a reserva, bem como a antecedência com é feita, podem ser fundamentais para conseguir voos mais económicos.

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De forma geral, as horas mais tardias da noite e os sábados costumam ser janelas de oportunidade para comprar voos económicos a partir de Portugal. Para facilitar os viajantes a planear as suas viagens e garantir as melhores tarifas, a eDreams, analisou os dados da sua plataforma relativos às viagens de ida e volta com partida de Portugal em 2024.

De acordo com a empresa, o mês, o dia da semana e até a hora do dia em que se faz a reserva, bem como a antecedência com é feita, podem ser fundamentais para conseguir voos mais económicos.

Com base na análise da eDreams, reservar nos primeiros meses do ano pode fazer a diferença. Por exemplo, reservar voos domésticos nos primeiros meses do ano mostrou-se particularmente vantajoso em 2024, assim como para destinos de longa distância, como os EUA, o Brasil ou o México. No entanto, os viajantes que reservaram as suas férias na primavera (de abril a junho) também encontraram preços muito competitivos, por exemplo para destinos caribenhos, como a República Dominicana, Cuba ou Jamaica. Para os viajantes que estão a considerar a Ásia como próximo destino, reservar os seus bilhetes no outono (setembro a novembro) pode ajudar, por exemplo para destinos como Indonésia, Singapura ou Vietname.

A eDreams também analisou as tendências de preços segundo o dia da semana em que se efetua a reserva, que indicaram, para a maioria dos destinos, as quintas-feiras, sábados e domingos como os melhores dias.

Em termos de horários, a empresa identificou alguma variabilidade, mas para a maioria dos destinos, as horas melhores para comprar voos foram as 5h, 12h, 17h ou 21h. Para as viagens domésticas em Portugal, por exemplo, comprar às 3h da manhã foi mais vantajoso em relação a outras horas do dia; para Espanha o melhor horário já foram as 7h da manhã, para França e Alemanha as 5h da madrugada e para a Grécia as 8h da manhã.

Outra conclusão que a eDreams retira da sua análise é que o planeamento antecipado é recompensado: de forma geral, as viagens ficaram mais baratas quando compradas com mais de três meses de antecedência. De facto, as viagens planeadas entre 16 e 30 dias de antecedência revelam-se as mais competitivas, indica a empresa que alerta para as campanhas ‘Prime Days’ da eDreams que oferecem descontos especiais em diversos segmentos, tendo adesão de muitas companhias aéreas e milhões de hotéis. Os subscritores do programa Prime beneficiam ainda de muitas outras vantagens que os ajudam a organizar as suas viagens e a poupar durante todo o ano.

Os dados foram extraídos da análise aos preços dos voos de ida e volta registados nas plataformas da eDreams entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024.

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Sabre disponibiliza conteúdo NDC da British Airways ao mercado de viagens

A Sabre Corporation acaba de anunciar o lançamento do conteúdo New Distribution Capability (NDC) da British Airways ao mercado das viagens. Assim, as agências de viagens conectadas à Sabre em todo o mundo podem pesquisar, reservar e gerir ofertas NDC juntamente com as opções tradicionais ATPCO/EDIFACT.

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Ao ativar o NDC através da Sabre, as agências de viagens poderão gerir de forma eficiente as ofertas e os pedidos da British Airways através do Sabre Red 360, Sabre Red Launchpad e as APIs Sabre Offer and Order. A estratégia de conteúdo multifuente da Sabre permite que o conteúdo NDC se integre perfeitamente com as opções tradicionais ATPCO/EDIFACT, proporcionando uma experiência de compra unificada que simplifica os fluxos de trabalho e melhora a produtividade.

Colm Lacy, Diretor Comercial da British Airways, revela que a companhia aérea quer “oferecer aos nossos clientes uma experiência de venda digital em primeiro lugar, por isso estamos satisfeitos por estender o acesso ao nosso conteúdo exclusivo NDC, utilizando a tecnologia da Sabre, às nossas agências em todo o mundo”, o que abrirá, avançou, mais formas “para pesquisarem, reservarem e gerirem as nossas ofertas, enquanto proporciona uma experiência mais personalizada para os clientes de todo o mundo.”

Para Kathy Morgan, vice-presidente sênior de distribuição, Sabre Travel Solutions, esta parceria demonstra o nosso compromisso em construir um mercado de viagens moderno, onde as agências têm acesso ao portfólio de conteúdo mais completo disponível.”

Atualmente, milhares de agências de viagens em mais de 150 países utilizam as capacidades de NDC da Sabre para pesquisar, reservar e gerir de forma eficiente conteúdo dinâmico das companhias aéreas. Ao incorporar o conteúdo NDC da BA, os vendedores de viagens têm acesso a ofertas mais personalizadas, permitindo-lhes manter-se competitivos e oferecer um valor acrescentado aos viajantes.

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Solférias teve um março em cheio

A Solférias assinalou a abertura “oficial” da temporada primavera/verão 2025 com seu habitual roadshow em Lisboa e no Porto, e marcou presença com stand próprio na BTL, com muito networking e animação. Tudo no mês de março.

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A Solférias, que tem como assinatura “Viajar Aproxima”, e como diz “aproximar culturas, sabores, cheiros e pessoas, sobretudo pessoas de todas as partes do globo”, e como “no cinema, em que um bom filme nos leva a viver histórias e realidades tão diferentes” a sétima arte foi, precisamente, o lema escolhido para a comunicação deste ano do operador turístico com “Viajar é com um Filme, em que tu és a Estrela”, e que serviu de mote para assinalar o início “oficial” da temporada de primavera/verão, apresentar a sua programação,  celebrar e aproximar pessoas, com dois roadshows que tiveram lugar a 7 e 10 de março, respetivamente no Porto e em Lisboa.

O Pavilhão Rosa Mata SuperBock Arena (Porto) e Carlos Lopes (Lisboa), quase foram pequenos para acolher os mais de 500 agentes de viagem e os mais de 80 parceiros que, em cada uma das duas noites, descobriram as novas tendências e conheceram ou reencontraram novos e velhos amigos, indica a Solférias em nota de imprensa agora divulgada, para explicar que foram momentos de networking, com decoração imersiva e cinematográfica, seguido de um jantar com vários momentos de sorteio de prémios e um espetáculo que recriou e relembrou vários momentos musicais da história do cinema.

Mas, este ano, a Solférias decidiu igualmente inovar durante a BTL. Assim, para além da sua tradicional festa no Rive Rouge, em colaboração com os seus parceiros Oasis Atlantico, Travelport e In Sure Boker, a qual contou com a presença de 560 pessoas, o operador esteve igualmente presente com um stand próprio na Feira, um espaço que, conforme realça, serviu de ponto de encontro do setor (especialmente em dois momentos com os seus parceiros Emirates e Turismo da Gran Canaria) e que, igualmente, reforçou a proximidade e apoio aos agentes e agências de viagens igualmente presentes no certame.

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Travel Experts assina três primeiros contratos na BTL

A Travel Experts, que acaba de chegar a Portugal, assinou os três primeiros contratos durante a sua participação na BTL, um marco que a empresa classifica de significativo, e que valida a sua proposta de valor. Na calha estão outros contratos em fase avançada de negociação, que vão reforçar o crescimento marca no nosso país.

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Durante a BTL, a marca apresentou o seu modelo de negócio aos agentes de viagens, destacando as vantagens e as ferramentas exclusivas disponíveis, assim como ser membro Virtuoso.

O grande destaque foi a assinatura dos primeiros contratos, alcançando assim os primeiros Travel Experts em Portugal, havendo ainda outros contratos em fase avançada de negociação, com vista ao crescimento marca no nosso país.

“A BTL 2025 foi uma excelente montra para a Travel Experts”, disse Nuno Pereira, responsável pelo desenvolvimento da empresa, para destacar que a assinatura dos primeiros contratos, valida “o nosso modelo de proporcionar ao agente de viagens independente ferramentas avançadas e apoio personalizado para o crescimento do seu negócio”, tendo ainda assegurado que, na feira” assinamos três contratos, e estamos em fase de negociação para mais dois”.

Alem dos recursos que a Travel Experts dispõe, destaca-se também o facto de ser membro da Virtuoso, a principal rede global de agências de viagens de luxo, o que permite aos clientes dos Travel Experts acesso privilegiado a experiências exclusivas e benefícios personalizados. Esta associação fortalece ainda mais a capacidade da Travel Experts em oferecer serviços diferenciadores.

Esta rede internacional dedicada a agentes de viagens  independentes esteve presente na BTL 2025 e deu conhecer o seu modelo que permite aos profissionais do setor operar com total autonomia, mantendo acesso a uma vasta rede de recursos e suporte completo.

A Travel Experts oferece aos agentes a possibilidade de trabalharem de forma independente, permitindo-lhes gerir os seus horários e a sua própria marca. O modelo é ideal para profissionais que procuram ter mais liberdade e mais autonomia com maior rentabilidade.

 

 

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CATAI e Iberia mostram os seus produtos e experiências para o Japão a agentes de viagens em Lisboa

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris, e a sua parceira Iberia, mostraram aos agentes de viagens os seus produtos para o Japão, bem como as experiências que podem ser vividas no país do sol nascente, numa ação de formação que decorreu esta terça-feira, em Lisboa, denominada “CATAI Sámaras”.

Numa ação de formação, a CATAI e a sua parceira Iberia, deram a conhecer aos agentes de viagens, em Lisboa, mais precisamente numa das salas de cinema do El Corte Inglés, os produtos e as mais diversas experiências que o operador turístico do grupo Ávoris, e a companhia aérea oferecem de e no Japão, país em cuja cidade, a de Osaka, acolhe este ano a Exposição Universal, 13 de abril e 13 de outubro, dedicada ao tema “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”, e que estima acolher muitos visitantes portugueses. Portugal vai estar representado no evento com o tema “Oceano: Diálogo Azul”, e várias regiões do país, municípios e entidades oficiais têm vindo a confirmar a sua presença.

O Japão, desde que reabriu as portas, após a pandemia, tem sido um caso de sucesso em Portugal, por isso nada como conhecer o que o destino oferece e saber vendê-lo, numa apresentação feita por Rosa Civantos, da CATAI Espanha, que deu conta primeiro dos ícones que caraterizam o Japão, como a arte floral, a cerimónia do chá, o bonsai, as artes marciais, a arte de recuperar peças (kintsugi), como as gueixas, ou o sake, para passar às cidades modernas e tradicionais como Tóquio, Kioto ou Osaka, sem deixar de visitar Hirochima, juntando experiências de nos diversos tempos e santuários, bem como gastronómicas.

Rosa Civantos destacou ainda o Japan Rail Pass para viagens comboio de alta velocidade, uma excelente forma de conhecer o Japão, nas modalidades de “green” e “ordinary” para sete, 14 ou 21 dias, bem como a disponibilidade da assistente virtual da CATAI, que pode ajudar os clientes na sua viagem ao Japão durante 24 horas por dia.

Por sua vez, a representante da Iberia deu conta que a companhia aérea tem voos diretos a partir da Madrid no seu A350, com uma duração de 14 horas na ida e 16 no regresso, com todas as comodidades que este avião oferece.

CATAI quer afirmar-se cada vez mais em Portugal

Sobre esta ação do seu operador turístico CATAI, que se apresenta um pouco mais tímido em Portugal, Constantino Pinto, diretor Comercial do grupo Ávoris no nosso país, disse ao Publituris que “o objetivo é contrariar esse sentimento de que a CATAI é um operador tímido e que tem feito o seu percurso de forma muito cautelosa, mas tenta fazê-la bem, e hoje o exemplo está bem patente da capacidade de organização que tem”.

O responsável realçou que “a experiência que a CATAI tem tem-se refletido muito mais em Espanha, aliás, este formato de apresentação e de formação ainda é todo em espanhol, e para o próximo ano contamos fazer em português, tem o objetivo de familiarizar as agências de viagens para as capacidades infinitas e a experiência que o operador turístico tem”, avançando que “estamos a falar de algo completamente diferente e de uma forma de estar e atuar no mercado completamente diferentes onde o preço não é uma questão, mas sim de grande qualidade, mas de conhecer as paixões dos clientes e despertá-las”.

Constantino Pinto ressalvou que esta é uma primeira de muitas iniciativas que “iremos fazer nesse sentido, embora o ano passado já tenha sido organizada”, e assegurou que “Portugal estará sempre englobado na rota de todas as apresentações que fizermos a nível ibérico”.

O Japão, segundo o diretor Comercial da Ávoris no nosso país, está a despertar muito interesse. “É um destino de eleição, e estamos a querer garantir a sua afirmação do destino também da CATAI em Portugal”, para acrescentar que “o nosso produto é variadíssimo, com abordagens diferentes do que é o habitual, porque não se trata só de uma viagem, mas de acrescentar um conjunto de experiências que ficam como boas recordações para o resto da vida de quem viajar connosco ao Japão, é este o nosso objetivo, por isso a escolha para esta ação”, apontou.

O responsável referiu ainda ao Publituris que “toda a Ásia e o Extremo Oriente, destinos emergentes e crescentes, e que estão a merecer a aposta dos operadores turísticos em Portugal, e de forma especial do Grupo Ávoris, porque estão a ter procura e têm de ser devidamente trabalhados para conseguirmos proporcionar aos clientes aquilo que procuram, ou seja, um conhecimento aprofundado das experiências que podem viver nesses destinos”.

BTL correu muito bem à Ávoris

Constantino Pinto, em conversa com o Publituris, considerou que a 35ª edição da BTL, que encerrou portas no domingo, foi “muito positivo” para o grupo Ávoris.

“Não gosto de fazer comparações com outros anos nem com outras situações, mas posso dizer que o balanço é positivo em termos de contactos, de presença, do reconhecimento por parte do mercado, e também em termos de vendas, porque, de facto, saiu muito produto”, destacou o responsável, para sublinhar que “foi um momento muito alto de vendas, diria, superior a qualquer outra campanha que façamos ao longo do ano”, concluiu.

Pela pertinência desta ação de formação sobre o Japão, o Publituris publicará todos os pormenores numa das suas próximas edições.

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Nuno Mota Vargas, Managing Director, e Nídia Gouveia, Sales & Account Director, da Magnet
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Depois de crescer em 2024, Magnet lança plataforma de gestão de grupos até final do mês

Num almoço com a imprensa do trade, no último dia profissional da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, Nuno Mota Vargas, managing diretor da Magnet em Portugal, reconheceu que 2024 foi “um ano de crescimento”, apesar de “uma quebra da tarifa média”. Para breve está o lançamento de uma nova plataforma de gestão de grupos.

Victor Jorge

“2024 foi um bom ano”, revelou Nuno Mota Vargas, managing diretor da Magnet em Portugal, durante um almoço com a imprensa do trade à margem da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, adiantando que “fechámos o ano com um crescimento de 6% em termos de volume e 14% em termos de transações”.

O diretor-geral da Magnet salientou, igualmente “uma quebra de tarifa média”, sobretudo para “destinos com ligações através de companhias como Turkish, Qatar ou Ethiad, o que faz com que em termos de volume termos crescido, mas não crescemos tanto quanto em termos de transações, portanto, um dado bastante positivo”.

Indicando que a aposta na tecnologia se mantém como no passado, Nuno Mota Vargas revelou que o NDC [New Distribution Capability] da TAP já está implementado. “Não temos ainda disponível para venda, uma vez que a TAP continua disponível no GDS”, indicando, contudo, que “estamos preparadíssimos para o dia em que o conteúdo da TAP deixar de estar disponível no GDS e termos o NDC da TAP disponível para os nossos clientes”.

Até lá a grande novidade passa por uma nova plataforma de gestão de grupos que o consolidador disponibilizará aos clientes até ao final do primeiro trimestre deste ano. “Vamos disponibilizar aos clientes uma plataforma que permitirá a gestão de grupos, de pedidos de grupo, tudo centralizado numa plataforma, onde será possível consultar todos os status do grupo, receber notificações sobre intervenções a fazer, seja a introdução de nomes de passageiros ou uma atuação devido a uma alteração de qualquer assunto relativamente ao grupo”. No fundo, afiança o diretor-geral da Magnet “é uma plataforma que vai facilitar muito a vida aos nossos clientes, que vai permitir uma organização muito eficiente do trabalho”.

A fase de teste está, neste momento, a decorrer, admitindo Nuno Mota Vargas estar “muito confiante que a nova plataforma vai deixar uma boa marca no mercado, uma boa diferenciação relativamente à nossa concorrência”.

Até porque, segundo o mesmo, “isto é um negócio simples, e esta nova plataforma não necessitará de qualquer investimento por parte das agências. Será um investimento total da Magnet, já que procuramos sempre soluções equilibradas do ponto de vista comercial e com impacto mínimo nos nossos clientes.”. Por isso, diz, “é um valor acrescentado que vamos dar aos clientes sem que eles tenham de desembolsar qualquer valor”.

Quanto ao número de agências que recorreram aos serviços da Magnet, Nuno Mota Vargas avançou que este “manteve-se mais ou menos nos mesmos números”, até porque, admitiu, “o mercado não cresceu, em termos de agências, e temos tido muita concorrência, sobretudo agora dos grupos de gestão”, reconhecendo que “os grupos de gestão começam a apostar cada vez mais e ter este tipo de ferramentas”.

Contudo, o diretor-geral da Magnet salienta que a empresa se tem “distinguido sempre pelo serviço”, o que justifica os números alcançados no inquérito que a Magnet realiza todos os anos e que indicou níveis de serviços “bastante elevados, em torno dos 93% de 0 a 100 na avaliação dos clientes”. “Considero isto um nível muito alto que se tem mantido ao longo dos anos, o que é um bom sinal”.

Relativamente ao que é pedido à Magnet, o responsável pelo consolidador refere que “o que as agências exigem é serviço, até porque a emissão de bilhetes não é uma ciência de foguetões. Se tudo correr bem, é uma coisa simples. O problema é quando as coisas correm mal e aí é que o consolidador se tem de distinguir da concorrência. Todos nós sabemos que o serviço é bom ou não quando as coisas correm mal, porque quando correm bem, não há nada a fazer, é igual em todo o lado”.

Mas é este serviço que faz Nuno Mota Vargas reconhecer que “não se justifica trabalhar com ferramentas de um grupo de gestão. A ferramenta que temos já é bastante forte, reúne o melhor conteúdo do mercado, ou seja, agrega Galileu, Amadeus e NDC, portanto, não há nada mais que possamos acrescentar relativamente a conteúdo à exceção das low cost,”, reconhecendo que estas “possuem características próprias, de venda direta e não de venda intermediada”.

2025 começou, segundo Nuno Mota Vargas “muito bem”, o que é dizer que “começou bastante forte”, frisando tratar-se de uma ”tendência nova”, já que “antigamente janeiro e fevereiro eram meses fracos. Hoje em dia já não é assim, é exatamente o contrário, são os melhores meses do ano”.

Contudo, se esse crescimento será a dois dígitos, o diretor-geral da Magnet diz ser “difícil de avaliar, porque estamos muito dependentes das tarifas médias. Se as companhias aéreas resolverem baixar ou subir mais preço, isso terá impacto muito grande e muito relevante”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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Gran Canaria foi rainha da Solférias na BTL

Mais de 70 mil turistas portugueses, sendo 30 mil provenientes da Madeira, têm visitado a Gran Canaria nos últimos anos, número que tem vindo a decrescer, mas as autoridades acreditam que, com as suas ações de promoção que continuam a fazer em Portugal, vão voltar a recuperar, e a Solférias “pode ser de grande ajuda neste processo”, revelou Valentin Gonzalvez, responsável para o mercado português.

“Com as nossas ações de promoção em Portugal estamos a tentar recuperar pelo menos 20 a 25 mil turistas da Madeira, mas também do continente, que este ano está a crescer muito, e pensamos que a Solférias pode ser de grande ajuda neste processo, pois acreditamos que Gran Canaria será sempre um destino preferido dos portugueses, pela proximidade e pela oferta de voos diretos”, disse ao Publituris o responsável da ilha das Canárias para o nosso mercado.

Sem contar com a operação da TAP, só da Madeira “temos cinco voos semanais da Binter, e no verão, serão todos os dias, uma operação potente, disse o responsável que evidenciou a “proximidade, voos cómodos, mais um atrativo para que os turistas, tanto do continente como do Funchal, ou dos Açores”.

Durante a BTL, a Solférias teve um momento Gran Canaria, “destino que já nos acompanha há muitos anos, não só enquanto marca Solférias, mas, sobretudo enquanto marca Solférias Madeira”, disse ao Publituris Cláudia Caratão, diretora de produto e contratação do operador turístico, para realçar que “sempre foi um destino muito da preferência do mercado da Madeira, por ser muito próximo do arquipélago, e de modo que há longa data que trabalhamos com a Gran Canaria como destino favorito e preferencial da Solférias”.

A responsável avançou que “temos a oportunidade de ter um turismo que se preocupa com a divulgação do destino em Portugal, temos uma excelente relação com eles o que nos permite desenvolver uma série de ações promocionais ao longo do ano e, este ano, quando decidimos ter um stand próprio na BTL, uma das nossas primeiras ideias e apostas foi ter um momento para que a Gran Canaria pudesse expor uma pouco mais o destino em termos de gastronomia e da sua cultura, e poder também falar e ter um momento mais próximo com os agentes e viagens”, apontou.

Cláudia Caratão explicou que “do continente temos lugares garantidos com a TAP, com estadias fixas de sete noites, além disso vendemos todos os voos regulares que existem em sistema com a TAP, bem como os voos à partida do Funchal com a Binter, com bastantes frequências semanais, companhia aérea com quem temos excelentes relações e muito produto”. De recordar também que a Solférias teve na BTL uma promoção especial sobre a Gran Canaria, que considerou como um destino favorito, para além da sua programação charter.

A responsável da Solférias reconheceu que Gran Canaria é um destino muito procurado pelos portugueses, precisamente pela proximidade, praia, cultura rica, natureza, animação noturna e eventos ao longo do ano, e “acaba por ser um destino para férias de cinco ou sete noites, mas escapadas, pelo número de voos que permitem estadias mais curtas”.

E acrescentou que “no leque de produtos que vendemos, temos as experiências extras que as pessoas podem fazer quando estão na Gran Canaria, seja uma prova de rum, uma ida às dunas, desportos radicais, enfim, um leque que opções para que os clientes possam aproveitar melhor a sua estadia no destino, seja à partida do continente como do Funchal”. Não esquecer o operador turístico trabalha também as restantes ilhas do arquipélago das Canárias.

Valentin Gonzavez disse ainda ao Publituris que “mais do que uma ação de promoção, de chegar ao setor e dar a conhecer a Gran Canaria, de destacar a nossa colaboração com a Soférias que é fundamental, o nosso principal parceiro no mercado português”, referindo ao momento que a ilha teve direito no stand próprio do operador turístico na BTL, e que vários agentes de viagens.

O responsável da ilha canarina explicou que “os portugueses procuram sobretudo praia, mas também a animação, porque temos uma vida noturna muito interessante, o Carnaval, muito parecido com o Rio de Janeiro, as festividades de São João, patrono de Gran Canaria, e compras, uma vez que temos centros comerciais muito interessantes e sem taxas de IVA , para roupa, perfumes, tabaco e produtos eletrónicos, mas também temos portugueses aficionados a outros nichos de produtos, como desportos aquáticos, bicicleta de montanha, observação de estrelas, ou seja somos um destino multiproduto e para todos os gostos”.

Francis Ajeno, que nos últimos anos tem sido a cara da promoção do turismo de Gran Canaria no nosso país, reforçou “temos muitas coisas em comum com o mercado português, enquanto carater, e sempre que vimos a Portugal encontramos a mesma hospitalidade que carateriza o nosso destino”, observando que “queremos continuar a crescer como destino e que os portugueses continuem a optar por Gran Canaria, manter a colaboração com todos os operadores turísticos”, ressalvando que “não podemos parar a promoção”, por isso vem pelo menos cinco a seis vezes por ano a Portugal em várias ações, como roadshows ou à BTL.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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