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Aveiro e Região Centro são município e destino nacional convidados da BTL 2023

Aveiro, município nacional convidado. Turismo do Centro, destino nacional convidado. Estes foram as primeiras novidades para a BTL 2023 que irá realizar-se de 1 a 5 de março.

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Aveiro e Região Centro são município e destino nacional convidados da BTL 2023

Aveiro, município nacional convidado. Turismo do Centro, destino nacional convidado. Estes foram as primeiras novidades para a BTL 2023 que irá realizar-se de 1 a 5 de março.

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Com data marcada de 1 a 5 de março de 2023, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento organizado pela Fundação AIP, terá Aveiro e a Região Centro como município e destino nacional convidados, respetivamente, revelou esta quinta-feira (14 de julho) Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE.

Ao mesmo tempo que Aveiro concorre para Capital Europeia da Cultura 2027, juntamente com Braga, Évora e Ponta Delgada, o presidente da Câmara da cidade, José Ribau Esteves, admitiu que o convite faz parte de uma “caminhada”, onde o turismo e a cultura andam lado a lado.

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Já Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, frisou que “aquilo que queremos expressar em 2023 é continuarmos a surpreender pela positiva naquilo que é a diferenciação dos destinos nacionais”.

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Na apresentação da BTL 2023, Pedro Braga frisou que a última edição da BTL contou com a presença de mais de 45.000 visitantes, entre profissionais e público geral, com a participação de 1.407 expositores espalhados por 45.000 m2 divididos por quatro pavilhões.

Num inquérito realizado pela organização da BTL ao público profissional durante a feira, os dados indicam que 98,3% recomenda a visita a outros profissionais do turismo, 95,4% tenciona repetir a visita na próxima edição. Além disso, os dados mostram que 87,9% dos profissionais considera que a BTL vai permitir acelerar a recuperação económica do setor e 83,2% considera a BTL o evento mais importante no setor do turismo em Portugal.

De resto, a Entidade Regional Turismo do Centro foi uma das vencedoras do Concurso de Melhores Stands da BTL 2022, tendo ganho o prémio para Melhor Stand Profissional Nacional.

Os outros prémios foram entregues ao Turismo da Madeira, para “Stand Criatividade”; Turismo dos Açores, para “Stand Sustentabilidade”; Wamos para “Stand Público Nacional; e Nest – Centro de Inovação do Turismo para “Stand Inovação”.

As Menções Honrosas foram, por sua vez, entregues a: Turismo do Porto e Norte (Nacional); APAVT (Público Nacional); Groupe GM (Profissional Nacional); Cuba (Internacional); e Decriativos, CIM Coimbra e Discovery Hotel Management (Criatividade).

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Turismo de Interior volta a estar em destaque na Intur

De 14 a 17 de novembro, Valladolid será a capital do Turismo de interior com a realização de mais uma Intur.  

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A partir de 14 de novembro, a Feria de Valladolid celebrará uma nova edição de Intur Negocios, a conferência para profissionais do Turismo de Interior, que reunirá operadores turísticos, agências de viagens, alojamento, empresas de transporte, turismo de reuniões, guias, destinos, entre outros.

A Intur Negocios, cujo período de inscrição já está aberto, incorpora novidades na sua dinâmica de trabalho com o objetivo de otimizar o tempo e favorecer os encontros entre compradores e vendedores com interesses mútuos. Assim, durante as duas primeiras horas, das 9h30 às 11h30, serão realizadas reuniões, previamente agendadas de acordo com as demandas comuns.

“A partir daí, as agendas dos compradores serão abertas aos demais participantes. Este formato reúne os interesses dos diferentes perfis que participam em Intur Negocios, grandes empresas e pequenos negócios”, explica o diretor-geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso.

O programa de trabalho de quinta-feira inclui também Intur Talks, uma sessão de formação em que especialistas falarão sobre áreas como vendas, marketing e histórias de sucesso.

Já na sexta-feira, dia 15, abrirá as portas a Intur Viajeros, feira internacional de Turismo de Interior na qual participarão comunidades autónomas, províncias, cidades, vilas, aldeias, comarcas, associações profissionais, empresas, etc., que apresentarão a natureza, a cultura, a gastronomia, o desporto e a história como temas principais dos seus territórios como destinos turísticos.

A edição deste ano da Intur coincidirá com o Turismo Cultural AR-PA, um evento promovido pela Consejería de Cultura, Turismo e Desporto da Junta de Castilla y León que tem como objetivo “dar a conhecer os nossos recursos culturais e patrimoniais”.

O slogan “Juntos somamos” representa a colaboração e a complementaridade de ambos os eventos, mantendo a singularidade e as caraterísticas distintivas de cada um.

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ABAV Expo volta ao Rio de Janeiro na edição de 2025 e será de 8 a 10 de outubro

Depois de Brasília, este ano, a ABAV Expo regressa ao Rio de Janeiro na sua edição de 2025, marcada para 8 a 10 de outubro, e anuncia que 50% de stands para o Riocentro já estão comercializados.

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A cidade do Rio de Janeiro, conforme avança a imprensa brasileira, tem tudo para ser a sede fixa da ABAV Expo e o apoio da Fecomércio-RJ, através do empenho pessoal de António Florêncio Queiroz, é fundamental para este êxito, refere.

De 26 a 28 de setembro a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) realizou a 51ª edição da ABAV Expo, reunindo um público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias. No término desta edição de 2024, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília, foi anunciado uma ocupação de 50% já garantida para a edição que será realizada no Rio de Janeiro, em 2025.

O evento de Brasília contou com 40% dos visitantes vindos de outros estados, gerando negócios e promovendo destinos nacionais e internacionais com um objetivo: fortalecer o Turismo no país e na cidade anfitriã.

“Colhemos resultados muito positivos. Já temos 50% dos stands fechados para a próxima feira no Riocentro, e o trabalho para o sucesso da 52ª edição já começou”, disse Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.

A ABAV Expo reúne os principais players do setor e promove a conexão com o principal canal de distribuição do turismo brasileiro: os agentes de viagens.

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Outubro começa com os Portugal Meeting Forums by Publituris

1 de outubro marca o arranque dos Portugal Meeting Forums by Publituris, evento de três dias dedicado ao segmento MICE e dirigido ao mercado internacional.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris vai organizar o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, conta com 26 buyers internacionais confirmados.

O objetivo é mostrar, divulgar, promover e sublinhar Portugal como destino fundamental na organização de eventos MICE, com foco exclusivo no mercado português, na sua diferenciação, oferta e mais-valia.

O evento arranca no dia 1 de outubro, com a chegada dos buyers internacionais, seguido de um Cocktail Dinatoire no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

O segundo dia, 2 de outubro, será dedicado, em exclusivo, a reuniões, a realizar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, com um working lunch. À noite, o jantar será no Forte da Crismina, implantado na orla costeira Guincho-Cascais, a sul da Praia do Guincho e junto à Praia da Água Doce

O último dia, 3 de outubro, suppliers & buyers terão oportunidade de conhecer Lisboa a partir do rio Tejo, com uma viagem de barco que os levará de Oeiras até Alcântara.

Entre os buyers internacionais estão confirmados:
Crédit Agricole Bank (França)
Alaman Consulting GmbH (Áustria)
Toy Family Treasures LLC (Alemanha)
Meeting_Concept (Alemanha)
Travel.com & HelmsBriscoe (Alemanha)
Sylla Events (Alemanha)
GI – Travel – Xcentive (Países Baixos)
Your Travel Business (Países Baixos)
J&Ti Events (Itália)
Terramundus BV (Países Baixos)
3Events (Bélgica)
Win Events (Reino Unido)
Tui Centrum Podrozy Lodz Poland & Unitour Lodz (Polónia)
Ayeyu Hola Afrika (Espanha)
Voka (Bélgica)
mach 2 Sports Tours Entertainment GmbH (Alemanha)
Pipeline (EUA)
Agaxtur (Brasil)
Eu Venue Finders (Luxemburgo)
AE nv (Bélgica)
MDG Events (França)
EF (França)
Eurazeo (França)
Ipsos (França)
Slupsky Event Management (Países Baixos)
Copastur (Brasil)

Do lado dos suppliers nacionais, estão confirmadas as presenças de:
Açoreana DMC
Açorsonho Hoteis
Amazing Evolution
Bensaude Hotels Collection
Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton
Bomporto Hotels
BrightSite DMC
Discovery Hotel Management
DoubleTree by Hilton Lagoa Azores
DP Tours Plus
Fitapreta Vinhos
GR8 Events & DMC
Hard Rock Cafe Lisboa
Highgate Portugal
In Azores DMC
MEO Arena Congress Centre
Parques de Sintra
Pestana Hotel Group
Portugal Green Travel – DMC
Quinta de S. Sebastião
Real Hotels Group
Sana Hotels
Savoy Signature
Sport Lisboa e Benfica
TAP Air Portugal
Tazte, Catering Venues & Events
Transalpino Viagens & Turismo
Turismo de Portugal
Vila Galé Hotéis
WOW

Para saber mais sobre os “Portugal Meeting Forums by Publituris” 2024 visite o site em: https://meetingforums.publituris.pt/2024/

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Arabian Travel Market já definiu tema para o evento de 2025

O Arabian Travel Market 2025 irá dar destaque ao poder da conectividade à medida que o setor global das viagens e do turismo recupera. O evento realiza-se de 18 de abril a 1 de maio do próximo ano.

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O Arabian Travel Market (ATM) irá destacar o papel crucial da conectividade na definição do futuro do turismo com o tema “Global Travel: Developing Tomorrow’s Tourism Through Enhanced Connectivity”, quando regressar ao Dubai World Trade Centre, de 28 de abril a 1 de maio de 2025.

De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), espera-se que os setores das viagens e turismo atinjam um recorde de 11 biliões de dólares (cerca de 16 biliões de euros) em contribuição económica global em 2024, representa 348 milhões de postos de trabalho a nível mundial, prevendo—se que o setor empregue 449 milhões de pessoas a nível mundial na próxima década.

Tendo em conta este crescimento do setor global das viagens e do turismo, a ATM 2025 deverá desempenhar um papel fundamental na definição do seu futuro.

A este propósito, Danielle Curtis, diretora do Arabian Travel Market, refere que “a conectividade vai além da tecnologia. Também envolve a criação de comunidades que servem como centros importantes para o comércio e o turismo. Ao trabalhar em conjunto e abraçar a inovação e uma melhor conectividade, a ATM está a preparar o caminho para o futuro das viagens. Isto garante que o turismo nos próximos anos seja mais sustentável, inclusivo e intimamente ligado ao crescimento económico global”.

Em julho de 2024, o Dubai tinha recebido, segundo dados do Dubai Media Office (DMO), um recorde de 9,31 milhões de visitantes internacionais durante o primeiro semestre de 2024. De acordo com o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), esse número representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023.

O crescimento do turismo do Dubai é impulsionado por várias estratégias governamentais importantes, incluindo a Agenda Económica do Dubai D33, que visa posicionar a cidade como uma das principais economias urbanas do mundo e um destino global para negócios e lazer. No centro da Agenda está o objetivo ambicioso de duplicar a dimensão da economia do Dubai na próxima década e criar um ambiente empresarial competitivo a nível mundial através da redução dos custos e do aumento do investimento estrangeiro.

Além disso, os EAU estão na vanguarda do desenvolvimento de cidades inteligentes, utilizando a tecnologia para melhorar a vida urbana e minimizar o impacto ambiental.

O crescimento do número de visitantes também pode ser atribuído ao apelo contínuo do Dubai como destino de viagem global, impulsionado pelas suas atrações, pela indústria hoteleira e pela criação de parcerias de colaboração global.

De referir que o ATM 2024 recebeu mais de 47.000 visitantes de mais de 161 países, o que representa um aumento anual de 17,7% em relação à edição anterior.

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TCP promoveu termalismo da região na Termatalia na Galiza

A Turismo Centro de Portugal (TCP) promoveu o termalismo, enquanto ativo turístico da região, durante a Termatalia – Feira Internacional de Turismo Termal, de Saúde e Bem-Estar, que decorreu nos dias 26 e 27 de setembro, em Ourense, Galiza, Espanha.

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Durante esta feira na Galiza, uma das mais importantes no setor do termalismo a nível internacional, uma área de crescente importância no panorama turístico mundial, e que se apresentou na sua 22ª edição, a Turismo do Centro manteve reuniões com operadores turísticos interessados em conhecer a oferta termal da região.

A Turismo Centro de Portugal esteve representada na feira com um stand de 12m2. Ao lado do stand da TCP, encontrava-se também um espaço das Termas do Carvalhal, de Castro Daire, o que reforçou a presença das estâncias termais da região no certame. A participação da TCP na Termatalia foi articulada com a Associação de Termas de Portugal.

Nos dois dias do evento, decorreram várias iniciativas de carácter profissional, nomeadamente workshops, palestras científicas e encontros de negócios, com foco nos setores de termalismo, turismo de saúde e bem-estar.

A TCP esteve representada na feira pela sua vice-presidente, Anabela Freitas, por Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, e por outros técnicos da entidade.

Anabela Freitas destaca a importância estratégica desta participação: “O termalismo é, desde há décadas, uma mais-valia da oferta turística do Centro de Portugal”, sublinhando que “as nossas estâncias termais, com águas de características únicas, têm um papel importantíssimo na atração de visitantes e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região”.

Esta participação na Termatalia, na sequência de outras, em anos anteriores, reforça, de acordo com a responsável “o compromisso da Turismo Centro de Portugal em promover e valorizar este recurso turístico e em estabelecer parcerias que potenciem ainda mais o turismo de saúde e bem-estar no Centro de Portugal”.

Refira-se que esta é a segunda feira em Espanha em que a Turismo Centro de Portugal participa no espaço de uma semana, depois de ter tido grande destaque na 7.ª edição da Naturcyl – Feira de Ecoturismo de Castela e Leão, realizada em Segóvia, de 20 a 22 de setembro.

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1º Congresso Nacional da ALEP será nos dias 1 e 2 de outubro no Porto

Conforme o Pubituris já tinha anunciado numa recente entrevista a Eduardo Miranda, presidente da ALEP, os empresários do setor do Alojamento Local (AL) vão reunir-se nos dias 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, naquele que será o seu primeiro congresso.

A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) vai ter o seu primeiro congresso, nos dias 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, onde os maiores especialistas nacionais do AL vão abordar os principais temas e desafios do setor.

Serão debatidos temas como: tendências do turismo, futuro da legislação nacional, a importância da inovação digital e aposta na sustentabilidade na gestão de Alojamento Local.

O evento contará também com uma área de exposição onde os vários intervenientes do setor do Alojamento Local poderão conhecer novos produtos e serviços inovadores.

O primeiro dia do evento contará com a participação dos principais intervenientes públicos e privados do setor do Turismo e do Alojamento Local num debate sobre os grandes temas da atualidade do Turismo, enquanto no dia 2 de outubro, conforme a ALEP divulga na sua página oficial, será dedicado a sessões práticas com conteúdos diferenciados para gestores e proprietários de AL sobre a nova legislação, otimização operacional, gestão de preço, guest experience e inteligência artificial.

Além de Eduardo Miranda, presidente da ALEP, a sessão de abertura do congresso contará com intervenções de Francisco Calheiros, presidente da CTP, Ricardo Valente, vereador das Finanças e Economia da Câmara Municipal do Porto, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo. Os participantes escutarão ainda uma mensagem do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

Segue-se um painel sobre “Turismo em Excesso ou desafios da gestão turística?”, com participação de Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto, Luís Pedro Martins, Carla Salsinha e André Gomes, presidentes do Turismo do Porto e Norte de Portugal, de Lisboa e do Algarve, respetivamente. A sessão dedicada “Do turismo responsável ao turismo sustentável” terá como orador Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. Haverá ainda lugar à apresentação do We Respect, caso internacional de turismo responsável no âmbito da relação dos turistas do AL com a vizinhança e a comunidade local.

O congresso vai contar ainda com a apresentação de um estudo “Perspectivas da economia e estudo das dormidas reais do turismo e o peso do alojamento local” por Pedro Brinca, economista e professor da NOVA SBE, seguindo-se um debate com participação de Adolfo Mesquita Nunes e Rita Marques, ex-secretários de Estado do Turismo.

“A criação de uma experiência global de viagem e o papel da economia”, será tema da responsabilidade de Luís Araújo, ex-presidente do Turismo de Portugal e da ETC – European Travel Commission, com a sessão de encerramento a cargo de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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49º Congresso da APAVT já tem programa oficial

O 49º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorrerá entre os dias 24 e 26 de outubro de 2024, em Huelva, Andaluzia, considerado plataforma essencial para a reflexão e debate sobre o presente e o futuro do setor do turismo, já tem programa definitivo.

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O congresso contará com a participação de figuras como Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, que oferecerá uma análise sobre os desafios de Portugal no contexto europeu e global. Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia, também marcará presença, em Huelva, para partilhar a sua visão sobre o futuro económico e político do país. Pedro Reis, atual ministro da Economia, participará num formato mais descontraído, num “À conversa com”, onde abordará temas de interesse para o setor. A abertura do congresso estará a cargo do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Um dos painéis considerado de grande relevância será dedicado às relações entre as agências de viagens e as companhias aéreas, com a presença de Christian Boutin (Amadeus), António Linares (Iberia) e Mário Cruz (TAP). Este debate, de acordo com a APAVT, permitirá explorar as tendências e os próximos passos nesta relação crucial para o setor.

Outros momentos de destaque incluem a sessão sobre “Virtudes, fragilidades e desafios do setor da distribuição”, que apresentará um retrato atualizado do setor em Portugal, em colaboração com a EY. Esta será uma oportunidade, avança a Associação, para analisar as principais forças e fraquezas do setor da distribuição e os desafios que se colocam no futuro.

A sessão “Andaluzia e Algarve: Competidores, Cooperantes ou Coopetidores?” proporcionará uma análise profunda da relação entre estas duas regiões turísticas, abordando os desafios e as oportunidades de cooperação na Península Ibérica, anuncia ainda a APAVT, que também da conta que a Inteligência Artificial volta a ser bandeira dos seus congressos sendo, neste, abordada por Sérgio Ferreira, Partner da EY e um especialista na matéria.

Depois da sessão de encerramento, e apenas para agentes de viagens, haverá um almoço oferecido pela TAP e uma tarde especial, com intervenções como a do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sobre o tema “Turismo 360: Um compromisso entre o Turismo de Portugal e as Agências de Viagens Portuguesas”, um painel dedicado ao “NDC em Portugal: Os próximos passos”, com a participação de Nuno Sousa (TAP), Paloma Sanz de Andino (Iberia) e Augusta Carvalho (Amadeus), bem como uma sessão sobre “IA: Tudo o que temos hoje à disposição que não existia há um ano”, com Natália Rosa.

O evento contará também com momentos de descontração, com um concerto e uma “After Party” no Red Lion, garantindo que os congressistas possam aproveitar um ambiente de convívio e celebração. Como oportunidade de networking e partilha entre os participantes, haverá igualmente um jantar final oferecido pelo Turismo da Madeira.

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT indica que, como o próprio tema sublinha, “Cidade APAVT”, “organizamos congressos cientes de que todo o setor deve estar coeso, centrado no que nos une. Esperamos, e trabalhámos para isso, mais uma jornada de estreitamento de laços e de construção de pontes entre todos nós. Tourism matters!”.

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Portugal regressa à IFTM TOP RESA de Paris

O regresso da presença portuguesa a esta edição da IFTM TOP RESA, em França, traduz o compromisso do Turismo do Portugal em, não só estimular a procura pelo destino consolidando a sua posição neste importante mercado, mas também em proporcionar às empresas presentes no stand a possibilidade de estabelecer contactos a nível global e explorar novas oportunidades de negócio.

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Portugal volta a participar na IFTM TOP RESA, a principal feira B2B de turismo em França, que se realiza em Paris, na Expo Porte Versailles, a partir desta terça-feira, dia 17, até quinta, 19 de setembro. A participação portuguesa, coordenada pelo Turismo de Portugal, ocupa um stand de 306 m2, onde estarão representadas as sete agências regionais de promoção turísticas do país e 30 empresas do setor, o que constitui um recorde de participação neste evento. Refira-se que o nosso país marcou presença em todas as edições da IFTM até 2021.

A IFTM TOP RESA é a maior feira de turismo em França sendo que em 2023 contou com mais de 20 mil visitantes e 500 expositores. Destaca-se também pelo facto de promover mais do que o turismo de lazer, envolvendo operadores e empresas especializadas também em turismo de negócios e de eventos.

Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “esta feira B2B é uma oportunidade essencial para apresentar propostas turísticas e experiências diferenciadas, indo ao encontro do perfil da procura deste mercado e contribuindo, simultaneamente, para incentivar a atividade turística ao longo de todo o território e durante todo o ano.”

A nota do Turismo de Portugal lembra que a França é o 5.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 54,9 milhões de viagens em 2023, de acordo com os dados da Globaldata.  Em 2023, foi o 4.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal, tanto no indicador dormidas (quota 8,7%) como no indicador hóspedes (quota 9,3%).  Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da França registaram um acréscimo de 6,5% e os hóspedes aumentaram 7,4% face ao ano anterior, totalizando 4,7 milhões de dormidas e 1,7 milhões de hóspedes, respetivamente.

A receita relativa aos turistas que nos chegam de França também cresceu em 2023, para 3,1 mil milhões de euros, o que significa um incremento de 7,2% face ao ano de 2022. França é assim, em termos de receitas, o segundo maior mercado emissor, com uma quota de 12,4%.

No 1.º semestre de 2024, no indicador dormidas, a Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da França que visitam Portugal (quota 30,0%), seguido do Norte (21,1%), Algarve (20,7%), e da Madeira (16,7%), números que reforçam a relevância deste mercado para Portugal.

 

 

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6/8 de março de 2025: Fátima e Guarda voltam a acolher os IWRT

A 12ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) vão acontecer nos dias 6 e 7 de março de 2025, em Fátima, para seguir no dia seguinte (8de março) para a cidade da Guarda.

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A 6 e 7 de março, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, terá lugar o Workshop Internacional de Turismo Religioso. No dia 8, na cidade da Guarda, decorrerá o Workshop de Herança Judaica, eventos já considerados de referência para profissionais do setor do turismo religioso.

A ACISO (Associação Empresarial de Ourém-Fátima), que promove os IWRT, considera que “têm sido uma oportunidade para os profissionais do setor criarem novas parcerias e negócios, fortalecerem laços, compartilharem conhecimentos e explorarem novas abordagens ao turismo religioso, usufruindo de um intercâmbio cultural e religioso enriquecedor”.

As inscrições para os IWRT2025 têm início no próximo mês de outubro e devem ser efetuadas no website oficial: www.iwrt.pt.

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CTP: VII Cimeira do Turismo Português analisa valor do turismo dia 27 de setembro em Mafra

A VII Cimeira do Turismo Português, promovida pela CTP (Confederação do Turismo de Portugal), para assinalar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, vai ter lugar no Palácio Nacional de Mafra com o tema “Turismo é Valor”, com presenças confirmadas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

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Neste evento, que reúne importantes líderes e personalidades políticas e empresariais, pretende-se, segundo a CTP, apelar à reflexão e ao debate construtivo sobre a atividade que mais contribui para o crescimento da economia em Portugal.

A VII Cimeira do Turismo Português, que conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro-Ministro Luís Montenegro, realiza-se, acresce a nota, num momento em que o Turismo se debate com enormes desafios e no âmbito de uma geostratégia mundial marcada pelas guerras em várias partes do mundo. Marcarão igualmente presença o ministro da Economia, Pedro Reis, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

‘Turismo como motor da economia portuguesa’; ‘Desafios da Aviação e da Ferrovia na próxima década’; ‘Incertezas da geopolítica mundial’; Novas dinâmicas do Crescimento do Turismo’ e ‘Transição Digital: Riscos e Oportunidades’, serão alguns temas de análise.

“Queremos nesta Cimeira olhar para o futuro”, apontou Francisco Calheiros, presidente da CTP, que sublinha que “os números da atividade este ano já confirmam que continuamos no caminho certo, pelo que se pretende continuar a projetar o Turismo como um importante fator de desenvolvimento económico e social”.

Da lista de oradores da cimeira, que se inicia às 10h00, e encerra com um concerto de Carrilhões do Real Edifício de Mafra, constam ainda, para além de Francisco Calheiros, Hugo Moreira Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, António Brochado Correia, presidente da PwC Portugal, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Luís Rodrigues, CEO e presidente do Conselho de Administração da TAP, José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA, Prof. Fernando Nunes da Silva, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes

Paulo Portas, vice-primeiro ministro e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros dos XV e XVI governos, Luís Marques Mendes, ministro-adjunto do primeiro-ministro no XII Governo e ministro dos Assuntos Parlamentares do XV governo, Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros do XVII governo e ministro da Defesa Nacional do XVIII governo, Bernardo Trindade, presidente da AHP, Carlos Moura, presidente da AHRESP, Gil Moreira, diretor geral do SAPO, Roberto Antunes, CEO do NEST, e Gonçalo Oliveira, CIO do Grupo Pestana, vão igualmente intervir . Haverá ainda lugar para a entrega das Medalhas de Mérito Turístico.

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