Aveiro e Região Centro são município e destino nacional convidados da BTL 2023
Aveiro, município nacional convidado. Turismo do Centro, destino nacional convidado. Estes foram as primeiras novidades para a BTL 2023 que irá realizar-se de 1 a 5 de março.

Publituris
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
Com data marcada de 1 a 5 de março de 2023, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento organizado pela Fundação AIP, terá Aveiro e a Região Centro como município e destino nacional convidados, respetivamente, revelou esta quinta-feira (14 de julho) Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE.
Ao mesmo tempo que Aveiro concorre para Capital Europeia da Cultura 2027, juntamente com Braga, Évora e Ponta Delgada, o presidente da Câmara da cidade, José Ribau Esteves, admitiu que o convite faz parte de uma “caminhada”, onde o turismo e a cultura andam lado a lado.
Já Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, frisou que “aquilo que queremos expressar em 2023 é continuarmos a surpreender pela positiva naquilo que é a diferenciação dos destinos nacionais”.
Na apresentação da BTL 2023, Pedro Braga frisou que a última edição da BTL contou com a presença de mais de 45.000 visitantes, entre profissionais e público geral, com a participação de 1.407 expositores espalhados por 45.000 m2 divididos por quatro pavilhões.
Num inquérito realizado pela organização da BTL ao público profissional durante a feira, os dados indicam que 98,3% recomenda a visita a outros profissionais do turismo, 95,4% tenciona repetir a visita na próxima edição. Além disso, os dados mostram que 87,9% dos profissionais considera que a BTL vai permitir acelerar a recuperação económica do setor e 83,2% considera a BTL o evento mais importante no setor do turismo em Portugal.
De resto, a Entidade Regional Turismo do Centro foi uma das vencedoras do Concurso de Melhores Stands da BTL 2022, tendo ganho o prémio para Melhor Stand Profissional Nacional.
Os outros prémios foram entregues ao Turismo da Madeira, para “Stand Criatividade”; Turismo dos Açores, para “Stand Sustentabilidade”; Wamos para “Stand Público Nacional; e Nest – Centro de Inovação do Turismo para “Stand Inovação”.
As Menções Honrosas foram, por sua vez, entregues a: Turismo do Porto e Norte (Nacional); APAVT (Público Nacional); Groupe GM (Profissional Nacional); Cuba (Internacional); e Decriativos, CIM Coimbra e Discovery Hotel Management (Criatividade).