“Tanto“ destino na nova campanha da Turismo do Centro
A nova campanha de comunicação e promoção da Turismo do Centro tem como objetivo colocar a região como primeiro destino dos portugueses para este verão de 2022.
Victor Jorge
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A Turismo do Centro apresentou a nova campanha de comunicação e promoção da região com o claim “Centro de Portugal, um destino e tanto”. Assente no pilar da consolidação e posicionamento da região, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou a importância da “consistência e convergência” com a estratégia formulada em 2014, de rebranding da marca Centro de Portugal, com o conceito ‘Um país dentro do País”.
O objetivo desta nova campanha é colocar o Centro de Portugal como o “primeiro destino para os visitantes nacionais, do mercado interno”, explicando que, para tal, “precisamos, anualmente, de reforçar a marca com novos conteúdos de comunicação, que associem a criatividade à marca Centro de Portugal, numa estratégia convergente com o Turismo de Portugal dentro de uma estratégia concordante com o Plano 2020-2027”.
A nova campanha reflete, igualmente, “a preocupação com a agenda para a sustentabilidade, tanto económica, com ambiental e social”, salientando Pedro Machado que “a campanha quer que o negócio do turismo se possa estender por todo o território do Centro”, ao mostrar “as novas experiências” que a região tem para oferecer e “contribuir para a diminuição das assimetrias regionais e reforçar a coesão territorial”.
“A COVID abriu uma janela de oportunidade para as marcas e destinos que não estavam na primeira linha”, considerou Pedro Machado, salientando que “a ambição não é só reforçar, mas concretizar. Temos a ambição de os resultados de 2022 ultrapassarem os de 2019 e os dados atuais reforçam esse posicionamento”:
No final, Pedro Machado referiu ainda que esta campanha vai “reforçar o papel das Entidades Regionais de Turismo”, além de contribuir para a captação de investimento”, de modo a “aumentar a competitividade da região”.
Filipe Silva, administrador do Turismo de Portugal (TdP), destacou a importância do mercado interno nestes dois anos de pandemia, salientando que “o mercado doméstico aprendeu a explorar Portugal e a região do Centro foi um bom exemplo”.
Globalmente, o administrador do TdP reforçou a ideia de que “queremos melhor turismo, não forçosamente mais turismo”, concluindo que o desafio passa por “receber bem quem nos visita, quer seja [visitante] interno ou externo”.
De referir que o mês de abril de 2022 foi o melhor abril de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, superando os resultados históricos pré-pandemia, segundo dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
No total de dormidas, o quarto mês de 2022, em comparação com o mês homólogo de 2019, registou um aumento de 2,5% no Centro de Portugal, passando de 590.560 dormidas, em abril de 2019, para 605.511 no mesmo mês de 2022, correspondendo a um aumento de 14.951 dormidas.
Esta subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 18,4%, entre abril de 2019 e abril de 2022, para 384.034, enquanto as dormidas com origem no estrangeiro ficaram ligeiramente abaixo de 2019, totalizando mais de 221 mil, comparado com as 266 mil de abril de 2019.
“Se nada de anormal acontecer, é expectável que tenhamos um ano de 2022 histórico, com níveis de procura superiores aos dos melhores anos pré-pandemia”, concluindo Pedro machado que “é um balão de oxigénio para os empresários do setor, que mostraram uma resiliência extraordinária durante os últimos dois anos e que merecem estes resultados tão animadores”.