Assembleia Geral das Nações Unidas dá voz ao Turismo pela primeira vez
A Assembleia Geral das Nações Unidas promoveu, esta quarta-feira, pela primeira vez, uma sessão sobre turismo e o seu papel crítico para a recuperação e o crescimento sustentável e inclusivo. Com o tema “Colocar o turismo sustentável e resistente no centro da recuperação inclusiva”, representantes de países e do setor privado debateram como deveria ser o futuro deste setor para que seja “mais sustentável, mais resistente e mais responsável”.
Carolina Morgado
Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade
Lusanova promove formação online sobre a Madeira
Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado
Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira
Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação
Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu
Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Redes sociais influenciam viagens dos portugueses, diz estudo da eDreams
Fly Angola muda horário dos voos para São Tomé
O debate temático de alto nível foi convocado pelo Presidente da Assembleia Geral, Abdulla Shahid, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT).
No Salão da Assembleia Geral, representantes de governos se juntaram a entidades do setor público e privado para reconhecer a capacidade única do turismo de inspirar mudanças positivas.
Naquela que foi a primeira intervenção na história de um Secretário-Geral da OMT perante a Assembleia Geral da ONU, Zurab Pololikashvili afirmou que “agora é a hora de construir sociedades resilientes e pacíficas, e o turismo pode ajudar a consegui-lo, já que é um provedor líder de oportunidades, construindo pontes e um futuro melhor para as pessoas em todo o mundo”, segundo comunicado divulgado pela OMT.
Por sua vez, a Vice-Secretária-Geral da ONU e presidente do UNSDG – Grupo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Amina J. Mohammed, referiu que participaram da sessão inaugural, que destacou “Todas as partes do sistema da ONU, incluindo a OMT, como agência especializada no setor, pode apoiar-se no turismo para nos ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desde o crescimento inclusivo até o empoderamento de gênero ou proteção da biodiversidade”.
Abdulla Shahid, também destacou a importância do turismo, especialmente para pequenas ilhas e Estados em desenvolvimento: “no início do longo caminho de recuperação do Covid-19, temos uma oportunidade única não apenas relançar o turismo, do qual dependem o emprego e o sustento de muitas famílias, mas também transformá-lo, torná-lo mais resiliente, sustentável e responsável”.
Se continuar no mesmo caminho que seguia até à suspensão forçada a partir de março de 2020, o setor irá gerar até 2050 um aumento no consumo de energia de 154%, 131% mais emissões de gases de efeito de estufa, 152% mais consumo de água e 251% mais resíduos sólidos, segundo um relatório das Nações Unidas sobre a Economia Verde.
“Não podemos permitir que isso continue assim (…) Temos que ser mais ambiciosos, mais responsáveis do que isso”, instou o presidente da Assembleia da ONU, alertando que “agora é o momento para transformar o setor”.
Os desafios da retoma
Numa palestra informal, moderada pelo apresentador da CNN International Richard Quest, foram realçados os desafios para a recuperação do turismo, analisando como conciliar possíveis desequilíbrios entre a necessidade de impulsionar o crescimento económico e o emprego, mas sem pôr em risco os esforços de sustentabilidade em geral.
O debate de alto nível também contou com três mesas redondas que abordaram o turismo para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Outra discussão focou-se em alternativas para acelerar uma transformação ambientalmente amigável do turismo. Para finalizar, a última reunião analisou a reativação dos investimentos em turismo.
Na véspera do debate, o secretário-geral da OMT reuniu com o presidente da Assembleia Geral da ONU para discutir o papel do turismo no contexto das Nações Unidas. Shahid aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho da OMT na liderança do turismo, primeiro, na maior crise de sua história, e agora, na retoma e recuperação do setor. O encontro, segundo nota de imprensa da OMT, também lançou as bases para a possível inclusão do tema turismo nos debates anuais ou sessões temáticas da Assembleia Geral da ONU.
Com 120 milhões de empregos perdidos durante a pandemia, este setor, que antes respondia por 4% do PIB mundial, é o principal motor do crescimento económico e de desenvolvimento para a maioria dos países, em particular os menos desenvolvidos.