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Roadshow de ‘Os Especialistas’ promete casa cheia

A edição de 2022 do roadshow de ‘Os Especialistas’, que arranca esta segunda-feira, dia 18 de abril, pelas 18h30, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, promete casa cheia, disse ao Publituris, um dos membros da organização, Miguel Jesus.

Carolina Morgado
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Roadshow de ‘Os Especialistas’ promete casa cheia

A edição de 2022 do roadshow de ‘Os Especialistas’, que arranca esta segunda-feira, dia 18 de abril, pelas 18h30, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, promete casa cheia, disse ao Publituris, um dos membros da organização, Miguel Jesus.

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“As expectativas são muito boas, e estamos com uma taxa de ocupação bastante alta em praticamente todas as cidades onde vamos realizar as sessões, o que aconteceu logo na primeira semana do início do envio dos convites”, disse Miguel Jesus, que também é diretor geral do operador turístico Image Tours.

O responsável indicou ainda que quando o site do evento ficou atualizado, duas semanas antes da sua realização, e antes do envio dos convites, já havia mais de 60 inscrições. “Isto quer dizer que os agentes de viagens estão ávidos de participar, com vontade de se encontrarem. As pessoas tiveram praticamente dois anos paradas e querem rapidamente voltar à normalidade, e nós ‘Os Especialistas’ que tivemos sempre casa cheia todos os anos e em todas as cidades não fugimos à regra”, referiu.

Miguel Jesus apontou, por outro lado que, “realizamos o roadshow há 16 anos e acho que nunca foi tão importante como este ano. Na realidade estivemos parados, sofremos todos bastante e aquilo que todas as nossas empresas necessitam, mas do que nada, é vender. E nesta perspetiva necessitamos é de chegar rapidamente ao agente de viagens e o roadshow foi sempre uma ferramenta muito importante, por isso é que sempre o fizemos em fevereiro, para que logo no início do ano apresentássemos as novidades para o verão”.

Mesmo acontecendo este ano em abril, Miguel Jesus destaca que o objetivo é o mesmo. “Estamos todos com uma vontade imensa de chegar e apresentar as nossas novidades, porque uma coisa é fazermos as nossas divulgações, participar na BTL ou nas convenções, outra é estarmos no roadshow onde estamos com o nosso staff todo, a rever o agente de viagens, a falar pessoalmente, a discutir os problemas dos pedidos que nos fizeram, a esclarecer dúvidas. No fundo, a vender. Isso faz toda a diferença e o agente de viagens reconhece-nos como uma boa oportunidade, e participa”, disse.

Após interrupção de um ano porque o último aconteceu em fevereiro de 2020, tendo sido praticamente um dos últimos eventos realizados antes do confinamento geral, o roadshow de ‘Os Especialistas” volta a acontecer em 2022, percorrendo cinco cidades portuguesas.

A primeira dada anunciada foi fevereiro deste ano, mas como em janeiro a situação da pandemia voltou a complicar, os organizadores decidir adiar o evento para abril.

Com início sempre às 18h30, além desta segunda-feira, no Porto, ‘Os Especialistas’ estarão, dia 19 em Braga, com evento a ter lugar nos Hotéis Bom Jesus (Espaço Colunata Eventos).

O roadshow estará em Aveiro no dia 20 de abril, mais precisamente no Hotel Meliã Ria, enquanto o evento de Coimbra está marcado para o dia 21, no Hotel Dona Inês, terminando em Lisboa, a 22 de abril no Clube Monsanto Secret Spot.

Estarão presentes marcas como a ATR, Soltour, ImageTours, VA Tours, Angra2000, InterMundial Seguros, Across, Magnet, Melair Cruzeiros, Optigest e ainda representantes do parque PortAventura World e dos destinos Tailândia, Dubai, Jamaica, Costa Dourada e África do Sul.

Com a retoma das viagens, após dois anos desafiantes, o evento, segundo a organização, tem como objetivo “reforçar a dinamização do negócio, networking entre agentes de viagens e operadores, destinos e representantes de várias companhias aéreas e de cruzeiros, para que todos estejam a par das novidades para este ano, e assim uma melhor preparação para a época alta de vendas que se aproxima”.

 

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Agências perderam 5 a 10 anos de resultados com a pandemia

Depois do anúncio do local do 47.º Congresso da APAVT, o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Pedro Costa Ferreira confidenciou aos jornalistas que 2022 será um “bom ano”.

Victor Jorge

Segundo contas feitas por alto, as agências de viagens, em Portugal, terão perdido, com a pandemia, entre 5 a 10 anos de resultados, afirmou Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), num encontro com jornalistas, em Ponta Delgada, depois de ter anunciado a cidade açoriana como próximo local do congresso (47.º) da associação.

Considerando que o “grande problema” continuam a ser os balanços e os desafios que enfrentam ao nível da tesouraria, o presidente da APAVT deixou claro que existe uma grande possibilidade de “o verão de 2022 vir a ser melhor do que o de 2023”, já que as poupanças das pessoas terão impacto neste ano, enquanto para o próximo ano já entram em equação fatores como a “inflação, redução do rendimento disponível”, além de uma previsível continuação na subida das taxas de juro.

“Se chegarmos aos números de 2019 seria extraordinário, tendo em vista que os primeiros três meses do ano foram menos positivos”, admitiu o presidente da APAVT, vincando que “a vontade de viajar ultrapassou todas as restrições”, e, por isso, as agências de viagens conseguiram “aumentar quota” pela confiança e apoio que deram aos seus clientes ao longo destes dois anos de pandemia.

Contudo, Pedro Costa Ferreira deixou bem claras as dificuldades vividas no turismo nacional, principalmente no que diz respeito à realidade vivida no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esperando, por parte dos políticos, “um diálogo adulto”, frisando que a questão do aeroporto “não é uma questão de partidos, mas de políticos”.

Por isso, “ao estarmos a perder milhões de euros por dia”, o presidente da APAVT destacou que “as obras na Portela são uma prioridade”, não esclarecendo qual das opções recentemente apresentadas prefere.

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47.º Congresso da APAVT será realizado em Ponta Delgada

Depois de revelada a data do próximo congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), faltava o local. Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foi o local escolhido para receber a 47.ª edição do congresso da APAVT.

Victor Jorge

Pela quinta vez, depois de 1995, 2006, 2013 e 2018, o arquipélago dos Açores vai receber o congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), entre os dias 8 e 11 de dezembro, no que será a 47.ª edição do evento.

O local escolhido foi a cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, anúncio oficial feito esta segunda-feira, 4 de julho, pelos presidentes da APAVT e do Governo Regional dos Açores, Pedro Costa Ferreira e José Manuel Bolieiro, respetivamente, em cerimónia que contou também com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Rita Marques, da secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestrutura, Berta Cabral, da diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, e do vice-presidente do Turismo de Portugal, Filipe Silva.

Na cerimónia, realizada no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, Pedro Costa Ferreira frisou que pretende que este seja mais do que o congresso das agências de viagens e ser “o congresso do turismo português”, salientando que é neste certame que se pretende fazer uma “reflexão do que tem acontecido” e onde serão traçadas as “bases do caminho” que falta percorrer.

“Não podíamos estar em melhor local para fazermos a reflexão sobre o futuro do turismo nacional”, considerou ainda o presidente da APAVT, destacando que para a escolha do local terá contribuído o facto de os Açores serem um destino “alicerçado” em “três grandes pilares” – “natureza, autenticidade e a sustentabilidade” -, observando que, mais do que ideias feitas, são “realidades” e “instrumentos de política” que servem de “base de crescimento coerente e sustentável”.

Num evento que na última edição juntou mais de 700 pessoas, Pedro Costa Ferreira lembrou que se trata de um congresso “organizado por agentes de viagens”, mas que é “o congresso do turismo português”.

Destacada foi, igualmente, a data do evento, realçando tanto o presidente da APAVT como o presidente do Governo Regional doa Açores, José Bolieiro, a importância de o congresso “combater a sazonalidade” por decorrer num período de “época baixa”.

De resto, José Bolieiro deixou bem claro que os Açores “não apostam num turismo em massa” e que estará para breve a apresentação de “um plano estratégico para o turismo regional, que dará resposta aos “passos consistentes” que os Açores têm vindo a dar, num “pensamento moderno” que, segundo o mesmo, “é considerado já um exemplo pela prática”, destacando o presidente do Governo Regional as preocupações com a sustentabilidade e natureza.

Bolieiro frisou que os Açores “não procuram o crescimento económico sem ter o enquadramento da sustentabilidade bem vincado”, concluindo que “apresentamos um rumo para o nosso desenvolvimento”.

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TopAtlântico lança “Loucura de Verão”

“Loucura de Verão – Flash Sales” com promoções para vários destinos, é o mote de uma campanha do a TopAtlântico acaba de colocar no mercado.

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A nova campanha está disponível para reservas até dia 18 de julho, na rede de agências da TopAtlântico e em www.topatlantico.pt

As “flash sales da campanha “Loucura de Verão” comporta ofertas para partidas ainda em julho mas também para agosto, setembro e outubro, com preços desde 354€ por pessoa, para sete noites.

As ofertas incluem alguns dos destinos de praia favoritos dos portugueses, tais como as Ilhas Espanholas (Menorca, Maiorca, Ibiza, Tenerife, Lanzarote ou Fuerteventura), e as Caraíbas (República Dominicana, México e Cuba). Os lugares disponíveis são limitados.

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Soltrópico renova aposta na Madeira com charter no réveillon

O operador turístico Soltrópico acaba de anunciar ao mercado o lançamento da sua operação charter para o Funchal, no réveillon, assumindo, assim, a sua renovada aposta na ilha da Madeira.

Publituris

A operação de passagem de ano no Funchal será composta por dois voos charter com saídas de Lisboa e do Porto no dia 29 de dezembro de 2022, com regressos a 02 de janeiro de 2023.

O pacote de quatro noites tem o valor de 743 euros como preço base, por pessoa, em quarto duplo standard, em regime de alojamento e pequeno-almoço no quatro-estrelas Vila Galé Santa Cruz.

O programa inclui ainda passagem aérea em voo SATA Azores Airlines, com direito a 20K de bagagem, transferes, seguro de viagem Global Extra, taxas hoteleiras, serviço, IVA e taxas de aeroporto segurança e combustível 95€- sujeito a alterações nos termos previstos da lei.

Os pacotes já podem ser consultados pelos agentes de viagens no site do operador turístico.

 

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Mototurismo motiva debate na B travel Xperience Lisboa

Iniciativa decorre a 30 de junho, a partir das 18h30, na B travel Xperience Lisboa, com a participação do mototurista e blogger Henrique Saraiva.

Publituris

Os desafios do mototurismo vão estar em debate na próxima Travel Talk da B travel Xperience Lisboa, iniciativa que decorre a 30 de junho, a partir das 18h30, com a participação do blogger Henrique Saraiva.

Autor do blog “Viagens ao Virar da Esquina” e colaborador da revista Motociclismo, Henrique Saraiva vai partilhar as “suas experiências pelo país e Europa em duas rodas, desde os desafios às vantagens que viajar de mota traz”.

“A escolha dos percursos e destinos, assim como a gestão do tempo essencial numa viagem de mota, vão ser partilhados por Henrique Saraiva”, destaca a B travel Xperience Lisboa, num comunicado enviado à imprensa.

Os eventos na B travel Xperience Lisboa são gratuitos e têm entrada livre, mas os interessados devem realizar inscrição prévia através do e-mail [email protected] ou das redes sociais da B travel Xperience Lisboa.

 

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Madeira recebe evento de agentes de viagens de luxo

O evento “Connections Luxury in Madeira” decorre entre 26 a 29 de junho, no Reid’s Palace e no Savoy Palace, e vai contar com a participação de até 140 decisores e buyers do segmento de luxo.

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A Madeira vai ser palco, entre 26 e 29 de junho, o evento “Connections Luxury in Madeira”, iniciativa promovida pela a comunidade privada internacional para decisores de confiança em viagens de luxo Connections e que vai contar com a participação de até 140 decisores e buyers do segmento de luxo, informou a Associação de Promoção da Madeira (APM), em comunicado.

“Designada “Connections Luxury in Madeira”, a iniciativa vai receber até 140 decisores com uma agenda interativa projetada para ligar compradores de alto nível a hotéis excecionais, propriedades boutique, provedores de experiência e empresas de gestão de destinos de todo o mundo”, explica a APM, revelando que o evento vai decorrer no Reid’s Palace e no Savoy Palace, com o patrocínio da  Associação de Promoção da Madeira e da DMC Madeira.

Ao longo de três dias, os participantes “vão ter a oportunidade de integrar reuniões de negócios personalizadas realizadas no formato pioneiro Connections Way – a abordagem da empresa para facilitar relacionamentos comerciais duradouros por meio de experiências memoráveis ​​e partilhadas”.

Além disso, os delegados vão ainda participar noutras atividades, como uma masterclass de Poncha, e terão oportunidade de conhecer o chef Luís Pestana do restaurante, com estrela Michelin, “William” (Reid’s Palace), estando também prevista a realização de um chá da tarde e de uma degustação de vinhos madeirenses, bem como a possibilidade de aprender a trabalhar a técnica do vime com a ajuda de um artesão local.

Ainda no âmbito deste evento, a Savoy Signature desenvolveu uma experiência específica para este evento, com a designação “Feel Like a President” e que envolve uma visita à suite presidencial do Savoy Palace.

Além das experiências partilhadas, os convidados também vão participar de uma sessão de liderança, a “ConnecTALKS”, onde vão ser abordadas “as últimas tendências e desafios enfrentados pela indústria de viagens de luxo”, num evento que também vai contar com a participação de António Paraíso, consultor internacional de luxo, que já falou em conferências para Giorgio Armani, Loewe, Porsche, Deloitte, Procter & Gamble e Leica.

“Receber a Connections Luxury é uma oportunidade única de partilhar o que o nosso destino tem para oferecer. Acima de tudo, será um momento para surpreender os participantes neste importante evento, que terão um contato direto com a nossa diversidade, hospitalidade, gastronomia, tradições, com a nossa cultura e história. A Região tem características únicas, uma identidade que destaca uma oferta qualificada a todos os níveis, e que será reforçada com o trabalho que estamos a desenvolver, no corrente ano, relativo à ‘Certificação de Sustentabilidade’ do destino. Esperamos que este evento nos ajude a reposicionar e afirmar a Madeira como destino do segmento de luxo”, considera Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e da Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira.

Já Greg Reeves, diretor administrativo da Connections Luxury, justificou a escolha da Madeira para palco do evento por ser um destino que “transmite uma modesta confiança que é incrivelmente atraente para o viajante de luxo e continua a ser reconhecida como um destino insular líder, cheio de experiências verdadeiramente únicas e influências culturais”.

“Estamos entusiasmados por receber o Connections Luxury na Madeira este verão, dando as boas-vindas aos nossos membros globais para se encontrarem, através de uma agenda única e dinâmica, num cenário espetacular. Estamos em parceria com os melhores da Região, por isso, quem se juntar a nós vai desfrutar de um verdadeiro prazer”, acrescenta.

 

 

 

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Viagens Tempo lançam mais de 70 opções para ‘Circuitos na Europa’

As Viagens Tempo lançaram vários circuitos para Itália, a Europa Ocidental, a Europa Central, Irlanda e Reino Unido, Mediterrâneo e Escandinávia.

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As Viagens Tempo lançaram a sua programação de ‘Circuitos na Europa’ para este ano, que conta com mais de 70 opções para conhecer Itália, a Europa Ocidental, a Europa Central, Irlanda e Reino Unido, Mediterrâneo e Escandinávia.

A programação do operador turístico para os ‘Circuitos na Europa’ tem diferentes períodos de validade para este ano, consoante o circuito escolhido, variando também em termos de duração e preços.

No total, as Viagens Tempo lançaram 17 circuitos em Itália, e os preços começam nos 665 euros para uma ‘Escapada a Roma’ de quatro dias, e vão até aos 1.860 euros para o circuito “O Melhor do Norte de Itália I”, de nove dias.

Na Europa Ocidental, o operador disponibiliza nove circuitos, neste caso, com preços que começam nos 1.010 euros para o circuito “Castelos do Loire”, de seis dias, enquanto os circuitos “Paris, Bretanha e Normandia” e “Normandia, Bretanha e Paris” têm preços desde 1.415 euros, para nove dias de viagem.

Na Europa Central, as Viagens Tempo oferecem mais 13 circuitos, cujos preços começam nos 1.035 euros para uma viagem de sete dias no circuito “Berlim e Praga II”. Já os preços mais elevados começam nos 1.425 euros para o circuito “Grand Tour da Áustria”, de oito dias.

Para a Irlanda e Reino Unido, o operador conta ainda com 11 circuitos, cujos preços começam nos 1.205 euros para conhecer “Inglaterra e Gales”, num circuito de sete dias. “Irlanda e Escócia II”, com preços a partir de 2.295 euros, é o circuito na Irlanda e Reino Unido com preços mais elevados, neste caso, incluindo 11 dias de viagem.

No Mediterrâneo, as Viagens Tempo disponibilizam também 14 circuitos e os preços começam nos 665 euros para uma viagem a Malta, enquanto o circuito “Pitágoras”, de 10 dias na Grécia, é o que apresenta preços mais elevados, a partir de 2.305 euros.

Na Escandinávia, as Viagens Tempo propõem mais sete circuitos, neste caso, com a opção “Estocolmo e Fiordes” a apresentar-se como a que tem preços mais baixos, desde 1.640 euros para oito dias de viagem. Já o circuito “Estocolmo, Fiordes e Copenhaga”, de 10 dias, é o que tem preços mais elevados, desde 2.355 euros.

Todos os circuitos das Viagens Tempo já incluem taxas, voos de ida e volta, pequeno-almoço na maioria dos hotéis e várias refeições. Mais informações em https://www.viagenstempo.pt/.

 

 

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Top Atlântico é ‘Biosphere Certified’

A distinção foi atribuída à Top Atlântico depois de ser conhecido o relatório de auditoria do RTI, que veio confirmar que “a entidade revela uma clara orientação para a sustentabilidade”.

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O compromisso da Top Atlântico com a sustentabilidade recebeu a distinção Biosphere Certified do Responsible Tourism Institute (RTI), tornando a agência de viagens do Grupo Wamos numa das primeiras a receber esta certificação em Portugal.

“Esta distinção reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Top Atlântico para cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015”, destaca a Top Atlântico, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 23 de junho.

A distinção foi atribuída à Top Atlântico depois de ser conhecido o relatório de auditoria do RTI, que veio confirmar que “a entidade revela uma clara orientação para a sustentabilidade, não apenas ao nível do seu posicionamento e orientação, mas igualmente em termos de boas práticas efetivas.”

“Estamos no início e a equipa está altamente empenhada, mas há ainda muito a fazer, nomeadamente no que respeita à sensibilização de parceiros e fornecedores que partilhem este desejo de tornarmos o Turismo mais sustentável. Queremos caminhar na direção certa, mas apenas com o envolvimento de todos,  seremos bem sucedidos neste desafio que é tornar o nosso Planeta num local mais saudável, mais verde, mais cuidado, mais amigo e justo para todos os que dele desfrutam agora e para as futuras gerações”, congratula-se a agência de viagens do Grupo Wamos.

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Tour10 abre novo escritório em Faro

Com a abertura do novo escritório de Faro, a Tour10 pretende “aproveitar o rápido crescimento  em Portugal”, bem como “prestar um maior e melhor serviço aos clientes de Portugal e agilizar os tempos de espera e gestão de problemas”.

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A Tour10 abriu um novo escritório em Faro, uma nova sucursal que está em funcionamento desde o início da primavera e que conta com agentes especialistas na área do departamento de reservas e em exclusivo para mercado Português.

Numa nota enviada à imprensa, a Tour10 explica que, com a abertura do novo escritório de Faro, pretende “aproveitar o rápido crescimento  em Portugal”, bem como “prestar um maior e melhor serviço aos clientes de Portugal e agilizar os tempos de espera e gestão de problemas”.

Paralelamente, a Tour10 reforçou também vários dos seus departamentos, a exemplo do departamento comercial e de contratação, com o objetivo de “atrair novos clientes, aumentar o seu portefólio de hotéis de contratação direta em Portugal, bem como estreitar os laços com outros grupos hoteleiros com quem tem acordos já em vigor”.

Recorde-se que a Tour10 chegou a Portugal em 2018 e, atualmente, conta com mais de  1.500 agências de viagens na sua carteira de clientes e trabalha com os todos grupos de gestão portugueses e agências independentes.

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44% do emprego criado em Espanha, em maio, foi no setor do turismo

Só no mês de maio de 2022, o setor do turismo, em Espanha, criou mais 409.615 empregos face a igual período do ano 2021 e mais 32.962 que em igual mês de 2019.

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Segundo as contas efetuadas pela Turespaña, o mês de maio terminou, em Espanha, com 2.608.600 pessoas inscritas na Segurança Social do país vinculadas a atividades turísticas, o que corresponde a mais 409.615 trabalhadores face a igual período do ano 2021 e a mais 32.962 que em igual mês de 2019.

Estes dados revelam que a atividade turística, em Espanha, foi responsável por 44% da criação de emprego no quinto mês de 2022, representando 12,9% do total da força de trabalho inscrita na Segurança Social.

“A recuperação do setor está a gerar um forte aumento na criação de trabalho, que ultrapassou 2,6 milhões de inscritos, em maio, na Segurança Social, o maior número registado em maio”, destacou a ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Maria Reyes Maroto, à imprensa do país vizinho.

A responsável pela pasta do turismo explicou que esta realidade tem sido possível “graças ao “escudo social eficaz implementado pelo Governo durante a pandemia para manter de pé os nossos trabalhadores e empresas do setor do turismo e os elevados níveis de vacinação da população espanhola”, destacando, ainda, que a reforma levada a cabo pelo Governo de Pedro Sanchez permite a criação de emprego de “maior qualidade”.

Reyes Maroto admitiu, também, que Espanha iniciou a temporada de verão com “boas perspectivas”, apesar do contexto complexo derivado da guerra na Ucrânia, concluindo que “o turismo será um dos setores que mais contribuirá para o recuperação económica e criação de empregos neste ano”.

Por atividade, os dados da Turespaña mostram que foi na hotelaria e agências de viagens/operadores turísticos que, de forma conjunta, mais emprego se criou, registando uma subida de 20,7%, comparado com maio de 2021, significando mais de 306 mil empregos na hotelaria (183 mil nos serviços de F&B e 122 mil nos serviços de alojamento), enquanto as agências de viagens conseguiram mais 5.662 novos trabalhadores (+2,3%) e os operadores turísticos aumentaram em mais de 97 mil os empregos.

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