IATA lança primeira calculadora de CO2 para passageiros
Esta calculadora foi desenvolvida em parceria com as companhias aéreas e usa dados operacionais verificados, o que permite fornecer o mais exato cálculo de CO2 às empresas e aos viajantes individuais.
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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou uma calculadora que permite que os passageiros aéreos saibam exatamente quais são as emissões de CO2 que estão associadas à sua viagem, uma novidade que, segundo a associação, vai ajudar a aviação a alcançar o objetivo de atingir zero emissões até 2050.
Denominada IATA Recommended Practice Per-Passenger CO2 Calculation Methodology, esta nova ferramenta surge porque, explica a IATA, existe cada vez maior exigência por parte dos viajantes para saberem qual é exatamente a pegada ecológica da sua viagem, principalmente por parte das viagens corporativas.
“Como os viajantes, gerentes de viagens corporativas e agentes de viagens exigem cada vez mais informação precisa sobre as emissões de CO2 dos voos, esta metodologia de cálculo precisa e padronizada torna-se fundamental. Isso é particularmente verdadeiro no setor corporativo, onde estes cálculos são necessários para sustentar as metas voluntárias de redução das emissões”, explica a IATA.
Esta calculadora foi desenvolvida em parceria com as companhias aéreas e usa dados operacionais verificados, o que permite fornecer o mais exato cálculo de CO2 às empresas e aos viajantes individuais, de forma a que eles possam fazer escolhas informadas sobre as opções sustentáveis de viagem.
“Isso inclui decisões sobre investimentos em compensação voluntária de carbono ou sobre o uso de combustível de aviação sustentável (SAF)”, acrescenta Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Esta calculadora de CO2 da IATA permite medir o combustível em linha com o programa de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional (CORSIA) e calcular as emissões de CO2 dos voos de cada companhia aérea, entre outras emissões poluentes.
A nova metodologia da IATA possibilita ainda o cálculo das emissões de CO2 por peso, assim como a sua conversão para o consumo de combustível, além de permitir ainda uma ponderação consoante as diferentes configurações das cabines de bordo, assim como consoante as compensações de carbono e da utilização do SAF.
“A infinidade de metodologias de cálculo de carbono com resultados variados cria confusão e abala a confiança do consumidor. A aviação está comprometida em atingir zero emissões até 2050. Ao criar um padrão aceite pela indústria para calcular as emissões de carbono da aviação, estamos a pôr em prática o suporte essencial para atingir essa meta. A IATA Recommended Practice Per-Passenger CO2 Calculation Methodology é a ferramenta mais confiável e está pronta para ser adotada por companhias aéreas, agentes de viagens e passageiros”, destaca Willie Walsh.