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Ricardo Teles é o novo diretor Comercial da Bestravel

A Bestravel acaba de nomear Ricardo Teles para o cargo de diretor Comercial da rede, funções que acumulará com a área de expansão da marca.

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A Bestravel acaba de nomear Ricardo Teles para o cargo de diretor Comercial da rede, funções que acumulará com a área de expansão da marca.

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Ricardo Teles acaba de ser nomeado diretor Comercial da rede de agências de viagens Bestravel, acumulando a área de expansão da marca.

O novo responsável comercial da marca conta com uma carreira na área turística de mais de 25 anos, tendo, no passado, exercido o mesmo cargo na marca Bestravel, bem como no operador turístico EgoTravel.

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Ricardo Teles, Diretor Comercial, afirma que “assumo este novo desafio com o objetivo de reforçar o crescimento recente da rede e a sua melhoria operacional na procura da criação constante de valor para as nossas franquias e clientes, em estreita articulação com os nossos parceiros.”

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Por sua vez, Carlos Baptista, administrador da Bestravel, acredita que a nomeação do Ricardo Teles como diretor Comercial “nos trará proximidade com os parceiros e determinação naquilo que é a estratégia comercial da Bestravel. Será, certamente, uma aposta ganha”.

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Soltour com descontos exclusivos nos pacotes de venda antecipada

O operador turístico Soltour oferece descontos de até 200€ sobre os preços de venda antecipada em todos os seus pacotes de viagem. As reservas estão disponíveis até 22 de janeiro de 2025.

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A Soltour inicia o novo ano com uma campanha especial que reflete os seus dois principais objetivos estratégicos: a diversificação da oferta e a consolidação de destinos emergentes. Assim, acaba de lançar uma seleção de descontos exclusivos até 200€ nos pacotes de venda antecipada. Esta nova campanha permite às agências de viagens apresentar aos seus clientes ofertas especiais numa variada seleção de destinos, que vão desde cidades europeias às Caraíbas.

Entre os destinos de destaque desta promoção para 2025 está Djerba, na Tunísia, com voos diretos a partir do Porto durante os meses de julho a setembro. Esta operação é uma aposta renovada após um ano inaugural de grande sucesso, refletindo a forte procura por este destino. Já Samaná, na República Dominicana, contará com voos diretos de Lisboa durante todo o verão. Este é um dos destinos mais emblemáticos da programação da Soltour, que é o único operador turístico a disponibilizar uma ligação direta entre Portugal e Samaná.

Cuba continua a ser um dos grandes protagonistas do ano, com operações diretas para várias localizações no país: Havana, Cayo Coco, Varadero e Cayo Santa Maria.

A Eslovénia, outro dos destaques do ano, contará com voos a partir de Lisboa e Porto entre abril e setembro. Por sua vez, a Costa Dourada, em Espanha, terá voos diretos entre o Porto e Reus em agosto e setembro.

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Campanha de Luas de Mel da TUI Portugal com descontos até 30%

A TUI Portugal continua com a sua campanha especial para Luas de Mel, lançada a 11 de janeiro durante a Exponoivos, em Lisboa. Esta promoção estará disponível até dia 31 de janeiro, com até 30% de desconto numa seleção de destinos.

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No âmbito desta campanha, todas as reservas realizadas durante este período irão participar num sorteio para ganhar a Lua de Mel reservada, no valor máximo de até 5.000 euros por casal.

Entre as opções mais procuradas, de acordo com a TUI Portugal, estão as Maldivas, Zanzibar e Tailândia, refletindo as preferências dos noivos portugueses. No entanto, as tendências para 2025 apontam para um aumento da procura de destinos mais exclusivos e originais.

Assim, a TUI Portugal apresenta propostas de viagens para a China, Sri Lanka, Índia, Argentina, entre outros, que respondem ao crescente interesse por itinerários menos convencionais. Além disso, há opções como safaris românticos em África ou roteiros privados na Ásia, que combinam aventura, cultura e descontração, adaptando-se às preferências de cada casal.

Refira-se que todas estas opções estão disponíveis no catálogo Noivos, lançado no final de outubro do ano passado.

Com a possibilidade de personalizar todos os detalhes da grande viagem, a TUI Portugal permite ajustar a duração da estadia e acrescentar experiências exclusivas, como jantares românticos ou tratamentos de Spa a dois.

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Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo renova identidade visual

O Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo tem um novo logotipo. Além da nova identidade visual, o website da entidade foi alvo de um redesenho, reforçando a acessibilidade e a clareza na comunicação com os consumidores.

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A nova identidade, desenvolvida com a colaboração da agência Message In A Bottle, destaca-se pela simplicidade e pelos elementos visuais que refletem o desenho de uma mala (representando viagem e preparação) e de um cadeado (simbolizando segurança e proteção).

Este passo de renovação e modernização do logotipo, de acordo com a APAVT, insere-se nas comemorações dos 75 anos da Associação, reafirmando o seu compromisso com os seus associados e com os consumidores. Como primeiro ato deste marco histórico, a APAVT assegura, em nota de imprensa, que reforça, assim, a proximidade com os seus associados e respetivos clientes através de um dos grandes pilares estratégicos da associação: o Provedor do Cliente.

Desde a sua criação em 2003, a figura do Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo tem desempenhado um papel essencial na mediação de conflitos entre clientes e agências de viagens membros da APAVT, garantindo proteção e confiança ao consumidor final, lembra a APAVT, reforçando que, enquanto entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL), as decisões da entidade são suscetíveis de acionar o Fundo de Garantia das Viagens e Turismo, assegurando maior proteção aos consumidores.

“Com esta nova identidade visual, queremos transmitir de forma ainda mais inequívoca o propósito do Provedor do Cliente: assegurar que os viajantes que são clientes de agências aderentes têm o apoio necessário para resolver eventuais conflitos de forma justa e célere”, refere fonte dos serviços do Provedor do Cliente citado no comunicado.

Já o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, destaca que “só nos últimos dez anos, o Provedor do Cliente ajudou mais de 16 mil pessoas, oferecendo uma alternativa eficiente e transparente para a resolução de conflitos”, apontando que os prazos de resolução “são significativamente mais céleres do que os que os consumidores conseguiriam noutras vias, e o facto de ser uma entidade recomendada pela DECO reforça ainda mais a sua credibilidade e confiança junto dos viajantes”.

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Mercado das Viagens abre dois novos balcões

No âmbito do seu crescimento sustentado, e prosseguindo a filosofia estabelecida pelos seus responsáveis, a rede de agências Mercado de Viagens acaba de abrir duas novas lojas em Viana do Castelo e Espinho.

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Na opinião de Adriano Portugal, diretor geral do Mercado das Viagens, e dos seus administradores, citados na nota de imprensa, estas duas aberturas, representam mais um passo no plano de crescimento da rede, seguindo as premissas de sustentabilidade que foram instituídas como política da rede.

Desta forma, “conseguimos uma maior cobertura geográfica, permitindo-nos alargar o nosso mercado alvo, e oferecer a esse mesmo mercado um produto de qualidade, assegurando-lhe uma cultura de serviço tão intrínseca à nossa marca”, referem.

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Optviagens aposta em Cuba com programação em circuito diferenciado

A Optviagens aposta em Cuba, numa parceria com a Oporturista, e vai colocar à venda, no final deste mês de janeiro, uma programação para aquele destino em circuito diferenciado, com o título “Encantos de Cuba: Cultura e Beleza Caribenha”, que será também colocado na plataforma DIT para que todos os associados possam vender este produto exclusivo, revelou ao Publituris, André Gilvaia, gerente da agência de viagens. A programação é de 10 noites em voos da Air Europa, via Madrid.

Com vista a promover e comercializar este produto, a Optviagens vai estar na BTL dentro do stand da DIT e, paralelamente, no espaço de representação de Cuba, pois “fomos convidados a pudermos estar a vender o nosso circuito dentro do stand, por forma a impactar mais as nossas vendas de um destino que me apaixona e que precisa, acima de tudo, de desmistificar algumas informações de que não tem qualidade”, disse ao Publituris, André Gilvaia, gerente da agência de viagens. Assim, avançou, “cresceu a minha vontade de fazer algo para que todos possam visitar e sentir confiança no destino. A programação, projetada para 2025, mas se tudo correr bem, poderá dar continuidade em 2026, será igualmente promovida na Feira das Viagens, no Porto (FLY Feira das Viagens), que decorrerá nos dias 22 e 23 de março.

“Este meu projeto de incentivo a Cuba nasceu pelas já várias visitas ao destino, e no passado ano fiquei com a forte vontade de construir algo de único naquele país, e com o decorrer do projeto o meu grande amigo destas já longas caminhadas juntos no turismo, o João Rodrigues, da Oporturista, mostrou também interesse em fazer parte e como também é um apaixonado pelo destino, juntamo-nos e fomos construindo esta iniciativa”, destacou o responsável da Optviagens.

Para grupos até 20 pessoas “Encantos de Cuba: Cultura e Beleza Caribenha” prevê saídas de Lisboa e do Porto, com a Air Europa, via Madrid (inclui mala de porão para cada passageiro), em datas já previamente definidas: 4 a 13 de junho; 11 a 20 de junho; 18 a 27 de junho; 3 a 12 de setembro; 10 a 19 de setembro; 17 a 26 de setembro; 1 a 10 de outubro; 8 a 17 de outubro; e 17 a 26 de outubro.

O circuito tem início em Havana. À chegada ao aeroporto os participantes desta viagem terão à sua espera uma pessoa da equipa do serviço VIP do aeroporto que os acompanharão nos trâmites de imigração os levarão à Sala VIP, e que tratará igualmente da recolha das bagagens. O programa inclui transfere privado para o alojamento, seguido de jantar de boas-vindas.

No segundo dia está previsto, na capital cubana, um “Passeio Colonial”, passeio especializado, a pé, pelas praças principais, pracinhas e corredores interligados que permitem descobrir o renascimento da cidade antiga, ao mesmo tempo que confirmam o seu marcado carácter residencial e a continuidade das suas tradições. Para quem procura descobrir a essência da cidade e não se contentar apenas com um olhar superficial, um passeio pela sua história é essencial. Uma história que bem pode ser aprendida nas principais praças coloniais que existem em Havana Velha. Segue-se o almoço em restaurante privado.

À tarde, é a vez da excursão “Desvendando Havana dos anos 50”, um passeio que permite conhecer lugares surpreendentes que ainda conservam o seu encanto e salas de instituições museológicas que recriam a realidade cubana dos anos 1950, para finalizar com a Cerimónia de Tiro de Canhão em Havana e jantar.

No dia seguinte haverá excursão ao Vale de Viñales. Distinguido pelos seus “mogotes” únicos, o Vale de Viñales é sem dúvida uma das mais belas paisagens naturais da ilha, declarada Parque Nacional de Cuba e Património Mundial pela UNESCO em 1999. Haverá uma breve paragem no Ranchón de Las Barrigonas, rodeado de típicas casas camponesas e plantações de tabaco. Como parte do passeio, visita-se uma fábrica de tabaco manufaturado (ou a Casa del Veguero, nos dias em que a fábrica não presta serviços); o Mural da Pré-História, um dos frescos ao ar livre mais importantes do mundo, que recria o processo de evolução da vida na Serra de los Órganos; o Mirador Los Jazmines, que oferece uma das melhores vistas panorâmicas do Vale de Viñales; e a Cueva del Indio (incluindo passeio de barco pelo rio que corre no seu interior). O almoço será no El Cuajaní, projeto agroecológico privado, seguido de regresso a Havana.

No quarto dia da viagem, de acordo com o programa, é a vez de Cienfuegos, conhecida como a pérola do sul de Cuba, com direito a passeio pela cidade. Fundada por emigrantes franceses no início do século XIX, Cienfuegos está localizada numa maravilhosa baía natural onde se encontra o maior coral de Cuba já descoberto, chamado Notre Dame. Como parte do roteiro serão visitadas as ruas e avenidas mais emblemáticas da cidade, declarada Património Mundial pela UNESCO em 2005, o Parque Martí, o Teatro Tomás Terry, a Casa de Bens Culturais e a Catedral da Purísima Concepción. Cienfuegos será descoberta de uma forma diferente, com a ajuda de Los Prada, uma autêntica família de pescadores. Num barco privado será percorrida a baía de Cienfuegos, uma baía dentro da qual estão localizadas 14 pequenas chaves. A navegação continua por La Milpa e Las Damas, terminando na Vila Castelo de Jagua.

De regresso à doca, segue-se em direção a Trinidad, com jantar em San José (restaurante privado). Está prevista excursão em Trinidad, cidade fundada em 1514 por Diego Velázquez com o nome de Villa de la Santísima Trinidad. Com as suas ruas escavadas no meio, a sua Plaza Mayor e a sua arquitetura vernácula, parece ter parado no tempo. É distinguida como uma das cidades coloniais mais bem preservadas das Caraíbas. Devido à sua importância histórica como centro de comércio de açúcar nos séculos XVIII e XIX, foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1988, juntamente com o Valle de los Ingenios, que será igualmente visitada com guia. Como parte do passeio o programa oferece visitas ao Museu Romântico, à Igreja da Santíssima Trindade, a Oficina de Cerâmica e um típico cocktail de boas-vindas, seguindo-se um almoço camponês.

Por sua vez, o Vale dos Engenhos, é uma extensa planície de cerca de 250 km2 que durante os séculos XVIII e XIX conheceria o seu maior esplendor graças ao boom açucareiro que, apoiado no trabalho de milhares de escravos, permitiria grandes fortunas a serem acumuladas pelos proprietários de terras que ali se estabeleceram. Como parte do passeio é possível avistar uma antiga plantação de açúcar, bem como, da Torre Manaca Iznaga, uma vista panorâmica incomparável do vale, terminando num jantar.

O sexto dia deste circuito leva os participantes à La Villa de San Juan de los Remedios, conhecida como a Oitava Aldeia Fundada de Cuba, com tour e almoço no La Paloma (restaurante privado), bem como a Cayo Santa María, com alojamento em hotel All Inclusive, com dois dias livres para desfrutar de praias cristalinas e areias brancas e finas, um lugar paradisíaco no norte da província de Villa Clara. Em Cayo Santa María, a Optviagens recomenda como excursão opcional “Crucero del Sol”, que custa 100 euros por adulto, tarifa de ida e volta, com passeio de catamarã, almoço no Dolphinarium (ou em Las Brujas se não quiser ir aos delfinários) com lagosta, lanche e bar aberto, mergulho com snorkel, contato interativo e show de golfinhos.

De regresso a Havana, está prevista uma parada em Santa Clara para visitar o Complexo Monumental Ernesto Guevara, local onde estão localizados o Museu e o Memorial onde repousam os restos mortais de Che e seus companheiros, com almoço em restaurante privado.

Outra vez na capital cubana, haverá ainda tempo para visita ao Capitólio de Havana. Considerado o edifício mais simbólico da capital cubana, o Capitólio Nacional renasceu em 2019 por ocasião das comemorações do meio milénio da antiga cidade de San Cristóvão de Havana. Este centro foi restaurado pelo Gabinete do Historiador da Cidade para convertê-lo na sede do órgão legislativo da República de Cuba: a Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento Cubano).

O programa contempla ainda visita à Companhia e Escola Cuba de Dança Lizt Alfonso, fundada em 1991 e uma das mais prestigiadas e populares do país, com tempo livre para fazer compras ou perder no Centro Histórico de Havana, antes da partida para o Aeroporto Internacional de Havana em transfere privativo, de regresso a Madrid.

Os hotéis assinalados são todos de cinco estrelas e são o Mística Havana, o Mística Trinidad, o Blu Cayo Santa Maria e o Royalton Havana.

Resumindo, este programa inclui, entre outros, atendimento VIP no aeroporto no momento do check-in, todas as transferências privativas para o grupo, visitas de acordo com itinerário, nove pequenos almoços, cinco jantares em Havana, cinco almoços em Havana e Remédios, bem como o regime tudo incluído em Cayo Santa María,  código de visto de turismo, seguro básico de assistência em viagem, cartão SIM com linha local e dados para o tour leader entrar em contato com suporte da agência de viagens 24 horas por dia, 7 dias por semana, e ainda uma pessoa grátis a partir de 15 pagando em quatro duplo.

A Optviagens lembra que para entrar em Cuba é necessário: Passaporte válido com validade mínima de seis meses; Formulário de entrada em Cuba com visto por turista incorporado – D´Travellers em https://www.dviajeros.mitrans.gob.cu/xxxxxx (código visto).

Sobre o autorCarolina Morgado

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Travelplan promove Páscoa nas Caraíbas e Uzbequistão

Em voos diretos de Lisboa, a Travelplan, operador turístico do grupo Ávoris, está a promover a Páscoa nas Caraíbas. Por outro disponibiliza ao mercado saídas em ligações diretas, aos sábados, desde Madrid, três programas para Tashkent ou Urgench, no Uzbequistão, de 5 a 26 de abril.

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A Travelplan já tem os olhos postos na Páscoa de 2025 com programas para as Caraíbas em voos diretos de Lisboa. Com partidas a 15 e 22 de abril, o programa de nove dias/sete noites para Cayo Santa María, em Cuba, em tudo incluído, custa desde 1.190 euros, enquanto para Punta Cana (República Dominicana, também em tudo incluído, tem preços a partir de 1.450 euros, num pacote igualmente de nove dias/sete noites. As partidas estão agendadas para 14 e 21 de abril.

Já para a Riviera Maya (México), o programa, em hotel de cinco estrelas em regime do tudo incluído custa desde 1.550 euros por pessoa em alojamento duplo, num pacote de nove dias/sete noites, com saídas de Lisboa nos dias 13 e 20 de abril.

O Uzbequistão em circuitos também faz parte da programação do operador turístico do grupo Ávoris, com partidas aos sábados, de 5 a 26 de abril, em voos diretos desde Madrid, com pacotes de nove dias/sete noites.

“Uzbequistão ao seu gosto”, desde 1.653 euros por pessoa em alojamento duplo, “Pinceladas do Uzbequistão”, desde 1.790 euros, e “A magia do Uzbequistão”, com preços a partir de 1.899 euros, são as propostas da Travelplan.

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“A palavra de ordem para 2025 é produtividade”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT

Depois de 2023 ter sido o “melhor ano do setor”, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, confirma a “consolidação” dos números em 2024. No ano que marca o 75.º aniversário da associação, admite que “as guerras e crises políticas em mercados emissores importantes” constituem as maiores incertezas, salientando ainda “os preços na hotelaria, a opinião publica face ao turismo e a mobilidade” como os principais desafios. A palavra de ordem para 2025 é, segundo Pedro Costa Ferreira, “produtividade”.

Victor Jorge

No habitual balanço de 2024 e olhando para o ano agora iniciado, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destaca “um dos melhores momentos da história” da associação. E se em 2024, o setor ficou “reforçado junto do consumidor final, como sendo competitivo e o meio mais seguro de planear uma viagem”, para 2025, “o setor, se não existirem surpresas desagradáveis, crescerá a nível mundial e nacional”.

Terminado 2024, que balanço faz deste ano turístico em Portugal e, particularmente, no que diz respeito ao setor das agências de viagens e operadores turísticos?
Foi certamente um ano positivo. Desde logo porque, depois de termos vivido, em 2023, o melhor ano do setor, 2024 conheceu a consolidação dos números alcançados.

Diversificámos os mercados emissores trabalhados, com grande destaque para o mercado norte-americano; diversificámos igualmente os destinos turísticos trabalhados junto dos turistas portugueses, através de uma operação turística que não apenas serviu mais destinos, como os serviu durante mais meses.

No final, julgo que o sector ficou reforçado junto do consumidor final, como sendo competitivo e o meio mais seguro de planear uma viagem.

O que faltou concretizar no setor do turismo neste ano de 2024?
Uma estratégia coerente, alargada e que una o setor em torno da desmistificação da ideia de Turismo a mais. O Turismo tem sido um pilar do desenvolvimento económico, social e territorial em Portugal, impactando positivamente a esmagadora maioria da população. Este facto tem de ser trabalhado todos os dias, por todos atores do setor, lutando contra uma opinião publicada de um número restrito de “opinion makers” que, de forma contínua, tentam moldar a opinião pública.

O que destacaria neste ano de 2024 no setor da APAVT?
A APAVT finaliza 2024 vivendo um dos melhores momentos da sua história.

Entraram 33 novas agências, tivemos um momento fantástico na BTL, voltámos a realizar o grande encontro do turismo português, desta vez em Huelva, acompanhámos a introdução do NDC da TAP, mantivemos a participação no diálogo europeu acerca da nova diretiva europeia de viagens organizadas, desenvolvemos diversas interações com destinos turísticos, como são bons exemplos Madeira, Marrocos e Macau, festejámos pela primeira vez o “Dia Nacional dos Agentes de Viagens”, e, sempre mais importante, defendemos os agentes de viagens numa infinidade de files, temas, ações e atividades.

Os capítulos da APAVT continuaram a ser o sangue da análise e da decisão, mantendo adequada proximidade dos associados e descentralização da decisão.

Enfim, foi mais um ano a defender os interesses dos agentes de viagens e a promover o turismo em Portugal e no mundo. Fazemo-lo há 75 anos…

Como antevê o ano de 2025 em termos económicos e turísticos?
Teremos incertezas, temos desafios, e temos também algumas boas notícias.

Do lado das incertezas, acima de tudo, preocupa-nos as guerras que se mantêm. Para além de todos os efeitos diretos que nos devem fazer pensar, é inegável que estará aqui a grande incerteza do negócio.

Por outro lado, sabemos bem que existem uma série de problemas políticos em mercados emissores importantes, como sejam crises políticas em França, Espanha e Alemanha, bem como um novo governo nos EUA, situações que podem sempre significar menor consumo de viagens.

Temos também muitos desafios. Por mero exemplo, sublinharia três. Desde logo, a compatibilização de um preço alto na hotelaria, com a necessidade de corresponder com o nível de serviço adequado, sem a mão de obra necessária, tanto quantitativamente, como ao nível da formação.

Depois, a necessidade de gerir um sucesso económico brutal, com uma opinião pública que facilmente se pode virar contra o Turismo e os turistas.

Finalmente, os problemas de mobilidade que serão maiores este ano, com a execução das obras do aeroporto da Portela e a inexistência de qualquer avanço visível e significativo no falado novo aeroporto.

Felizmente, temos também boas notícias. As taxas de juro continuam a baixar, haverá aumentos de rendimento disponível, pelo menos entre os jovens e os reformados, a taxa de esforço financeiro dos portugueses diminuirá em 2025, e tudo isto são realidades que deverão estimular o consumo.

Deste modo, é expectável um aumento do consumo em Portugal, o que historicamente vem associado a aumento do consumo de viagens e a crescimento do sector da Distribuição. Aliás, o primeiro momento de vendas associado a 2025, a “black week”, permite-nos olhar para 2025 com um grande otimismo, já que existiram crescimentos notórios, absolutamente robustos, por parte da esmagadora maioria dos operadores turísticos envolvidos.

Quais os principais desafios para o setor do turismo em 2025 a nível global e, particularmente, a nível nacional? E para o setor das agências de viagens e operadores turísticos?
O setor, se não existirem surpresas desagradáveis, crescerá a nível mundial e nacional.

Quanto às agências de viagens, a palavra de ordem terá de ser, sempre, produtividade. Como manter níveis de produtividade, respondendo às exigências da sustentabilidade, como aumentar a produtividade acelerando a introdução de mecanismos de inteligência artificial, como atrair talento para melhor nos adequarmos às rápidas transformações do nosso tempo, etc., etc..

Que acontecimentos poderão impactar ou ter mais influência (positiva e/ou negativa) na performance do turismo em Portugal?
O Turismo é a melhor linha de cooperação entre a iniciativa privada e o sector público, do país. Tem sido o grande pilar da ambição, da estratégia e do desenvolvimento do Turismo em Portugal. A sua manutenção será um grande trunfo, face a tantas incertezas.

Num outro âmbito, enquanto houver guerra na Europa e no Médio Oriente, teremos sempre de olhar para o futuro com tristeza e desconfiança.

Sobre o autorVictor Jorge

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Mercado das Viagens reuniu gerentes das lojas para balanço de 2024 e perspectivas para 2025

O Mercado das Viagens iniciou o ano com um momento que considera de grande importância, tendo reunido os gerentes das suas 20 lojas, para análise dos resultados de 2024 e apresentação da estratégia para 2025.

“Tivemos a oportunidade de avaliar o nosso desempenho e, com orgulho e muito trabalho, podemos afirmar que ultrapassámos todas as projeções feitas para 2024, atingindo os objetivos propostos com distinção”, refere o grupo de gestão de agências de viagens nas redes sociais.

No mesmo post, o Mercado das Viagens sublinha que “as nossas equipas estão de parabéns. O ano de 2024 foi de grandes conquistas e estamos gratos a todos que dele fizeram parte”.

O agrupamento realça, por outro lado, que “o ano de 2025 será, sem dúvida, um marco importante para o Mercado das Viagens, com uma estratégia focada na inovação e evolução digital”, para apontar que “a transformação digital será um pilar fundamental, com novas soluções e tecnologias para melhorar a experiência do cliente e otimizar os nossos processos internos”. Assim, assegura que “vamos continuar a investir na digitalização para garantir que estamos na vanguarda do setor e preparados para as novas exigências do mercado”, para concluir que “estamos prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2025 nos trará, com uma equipa empenhada e uma visão clara para o futuro”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Novo Hotel Royal Horizon Ponta Sino no Sal entra na programação da Soltrópico

Operador turístico Soltrópico já tem disponível na sua programação o novo Royal Horizon Ponta Sino, unidade hoteleira de 5 estrelas, que abre portas a partir do dia 1 de junho de 2025, na Ilha do Sal (Cabo Verde).

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O Royal Horizon Ponta Sino oferece 572 quartos e funcionará em regime de Tudo Incluído (TI). A sua localização privilegiada, a cerca de 20 minutos a pé do centro da vila de Santa Maria, permite aos hóspedes disfrutar do melhor da ilha, combinando o conforto e luxo de uma estadia de cinco estrelas com a proximidade a um dos principais centros turísticos da região.

O hotel está disponível em regime de exclusividade no mercado português para o operador turístico do Grupo Newtour, bem como para os dois parceiros desta pool de Cabo Verde.

Daniel Graça, diretor Comercial da Soltrópico, considera o Royal Horizon Ponta Sino “uma excelente adição ao portefólio de destinos que oferecemos aos agentes de viagens”, para realçar que “garantimos um novo hotel, em regime de exclusividade para o mercado português, num dos nossos produtos estrela e temos a certeza de que a abertura deste novo hotel será um grande sucesso e se tornará rapidamente uma das escolhas preferidas viajantes, oferecendo uma experiência de excelência em Cabo Verde”.

 

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Lusanova25 vai formar agentes de viagens em 12 cidades entre janeiro e fevereiro

A iniciativa de formação Lusanova25 do operador turístico vai passar por 12 cidades portuguesas, tanto do continente como das ilhas, entre 29 de janeiro e 26 de fevereiro.

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A Lusanova vai dar início, a partir de 29 de janeiro, à iniciativa Lusanova25, destinada a capacitar e informar os agentes de viagens portugueses. Esta ação marca o arranque de um ano repleto de formações e eventos, concebidos para preparar os profissionais do setor e garantir que possam atender de forma mais eficaz às necessidades dos seus clientes.

Com ações de formação em 12 cidades de Portugal continental e ilhas, o Lusanova25 também apresentará as novidades do operador turístico para 2025.

Os agentes de viagem interessados em participar nas ações de formação na sua respetiva cidade, podem confirmar a sua presença através do envio de um email para [email protected].

Refira-se que o plano de formação contínua da Lusanova inclui webinares, formações presenciais e famtrips, proporcionando aos agentes a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre os destinos promovidos e vivenciar experiências únicas.

Calendário de formações:

29 de janeiro: Vila Galé Ponta Delgada (Ponta Delgada)

30 de janeiro: Hotel Terceira Mar (Angra do Heroísmo)

3 de fevereiro: Vila Galé Coimbra (Coimbra)

4 de fevereiro: Grão Vasco (Viseu – almoço)

4 de fevereiro: Hotel Miracorgo (Vila Real – jantar)

5 de fevereiro: Vila Galé Braga (Braga – jantar)

6 de fevereiro: Vila Galé Porto (Porto – almoço e jantar)

10 de fevereiro: Albufeira (Vila Galé Albufeira – jantar)

11 de fevereiro: Évora (Vila Galé Évora – jantar)

12 e 13 de fevereiro: Lisboa (Escritórios Lusanova)

19 de fevereiro: Leiria (Tryp Leiria – almoço)

24 a 26 de fevereiro: Madeira (local a anunciar)

 

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