PUB
Edição digital
Assine já
PUB
Meeting Industry

“Teremos uma FITUR que se equipara às nossas feiras pré-pandêmicas”

Depois de uma FITUR que, em 2021, ficou aquém das expectativas pelas razões óbvias da pandemia, a incerteza voltou a assolar uma das maiores feiras do setor do turismo do mundo. Em entrevista ao Publituris, a diretora da FITUR, Maria Valcarce, acredita que esta edição “gerará números que ficarão apenas 15% abaixo do seu melhor histórico”.

Victor Jorge
Meeting Industry

“Teremos uma FITUR que se equipara às nossas feiras pré-pandêmicas”

Depois de uma FITUR que, em 2021, ficou aquém das expectativas pelas razões óbvias da pandemia, a incerteza voltou a assolar uma das maiores feiras do setor do turismo do mundo. Em entrevista ao Publituris, a diretora da FITUR, Maria Valcarce, acredita que esta edição “gerará números que ficarão apenas 15% abaixo do seu melhor histórico”.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Nova edição setembro: Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP
Hotelaria
Recorde de receitas: Europeus deverão gastar 114 mil milhões de dólares em hotéis em 2024,
Hotelaria
Noite de vinhos e gastronomia no The Lodge Porto Hotel a 20 de setembro
Enoturismo
WTM London – Book your free ticket
Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€
Aviação
Mercado nacional mantem queda no Algarve
Hotelaria
Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi
Destinos
Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos
Enoturismo
Festuris Gramado lança app oficial
Meeting Industry
Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial
Meeting Industry

Se o setor do turismo e viagens levou “pancada” ao longo destes (quase) dois anos, as feiras deste universo levaram por tabela. De eventos, primordialmente, presenciais, passou-se para um modelo virtual e depois para o híbrido. A FITUR, a realizar de 19 a 23 de janeiro de 2022, em Madrid, será a primeira das feiras a nível mundial do setor e, por isso, servirá de “cobaia” nestes tempos que, de certos, nada possuem. A não ser o desejo por viajar, de um lado e do outro.

Que FITUR iremos ter no próximo ano de 2022? Voltaremos a ter um evento mais parecido com 2019?
É verdade que a edição de 2021 da FITUR, realizada em maio, foi excecional e diferente, mas acho que superou todas as expectativas, já que o simples facto de ter sido realizada foi uma conquista extraordinária.

Dadas as circunstâncias, o nível de participação nacional e internacional foi um sucesso notável, e foi uma grande conquista para todos os destinos, empresas e profissionais da indústria que conseguimos reunir em Madrid nessa altura.

Em 2022, teremos uma FITUR que se equipará às nossas feiras pré-pandêmicas – altamente representativas da indústria do turismo internacional e com um nível de participação muito próximo dos nossos eventos recordes. A FITUR 2022 ocupará novamente os oito pavilhões da Avenida Central no Centro de Exposições IFEMA Madrid e estimamos que gerará números que ficarão apenas 15% abaixo do seu melhor histórico.

Um misto de pessoas e digital
Relativamente à FITUR 2021, destacava, em entrevista ao Publituris, em maio de 2021, que o evento seria “uma feira presencial”. A edição de 2022 mantém essa vertente ou terá um aposta mais digital/virtual?
Sim, a feira de 2021 foi um evento presencial, mas também tínhamos uma plataforma digital, o que nos permitiu oferecer um formato híbrido, enriquecendo a proposta de valor da feira com o componente online.

O formato será o mesmo na FITUR 2022. A feira decorrerá em Madrid de 19 a 23 de janeiro e, paralelamente – mas também alargando o âmbito geográfico e temporal da FITUR – a nossa plataforma FITUR LIVE CONNECT decorrerá de 20 de dezembro a 4 de fevereiro, oferecendo ferramentas de networking e matchmaking para expositores e visitantes para que eles possam preparar e acompanhar o evento físico e ampliar os horizontes de negócios.

No World Travel Market London 2021, realizado de 1 a 3 de novembro, muitos dos expositores presentes queixaram-se de que a componente digital prejudicou o evento presencial, levando a que muitos visitantes profissionais não se deslocassem ao evento. Não teme esta situação na FITUR?
Já testámos o formato combinado do evento presencial mais uma plataforma online e os resultados têm sido positivos. A proposta de valor deste formato híbrido é mais forte, porque o evento presencial e a plataforma online reforçam-se e complementam-se.

Mas que complementaridade é possível ter entre um evento físico/presencial e a parte digital/virtual? Que aspetos é preciso ter em conta, de modo a não defraudar o público de um e outro?
Acho que são propostas de valor diferentes e, ao oferecer aos clientes um mecanismo duplo com reuniões presenciais e online, isso pode gerar sinergias.

Na minha opinião, a participação online não é um substituto da participação presencial, mas uma ferramenta para fortalecê-la, quando usada para preparar reuniões, identificar procuras e requisitos, ver propostas de concorrentes, etc.. Também é útil para rastrear todas as atividades realizadas em reuniões e eventos presenciais.

As pessoas foram confrontadas com uma realidade que as levou a um universo cada vez mais digital e virtual. Isto torna a tarefa de eventos como a FITUR mais difícil? Como atrair públicos, ou melhor, novos públicos para este tipo de eventos que são maioritariamente B2B?
Vejo mais oportunidades do que ameaças na transformação digital. Obviamente, a digitalização oferece ferramentas que devem ser usadas por qualquer pessoa que pretenda manter-se competitiva. No caso das feiras, utilizamos uma gama de ferramentas digitais há anos para todo o processo de marketing, promoção e atendimento ao cliente, mas isso não significa que a nossa proposta de valor como um evento presencial não seja mais válido. Acho que esta pandemia mostrou-nos o quanto os seres humanos precisam de socializar e encontrar-se cara a cara, e que esse tipo de encontro é insubstituível.

Que diferenças existem entre as principais feiras do setor do turismo e viagens ao longo do ano? Temos a FITUR, uma BTL (Portugal), uma ITB (Alemanha), um WTM (Reino Unido e América Latina), uma ABAV (Brasil), além de eventos de dimensão mais reduzida, mas importantes para algumas empresas e Turismos dos países?
Do ponto de vista da abrangência, não há muitos eventos que sejam feiras globais como a FITUR. É realmente uma lista muito curta – eu diria apenas três eventos: FITUR, ITB e WTM London. Mas também existem muitas outras feiras comerciais que são altamente valiosas para os mercados locais ou regionais e que desempenham o seu papel em mercados localizados numa ampla gama de áreas geográficas.

Paralelamente, a FITUR é uma feira que engloba o B2B nos dias úteis e o B2C ao fim-de-semana e abrange todo o espetro da indústria do turismo nos seus diversos segmentos.

Existem outras feiras que atendem apenas parte do mercado – apenas B2B ou apenas B2C – ou que focam um único segmento de mercado – turismo MICE, por exemplo. São modelos diferentes, todos válidos e escolhidos pelo destino ou empresa de acordo com os seus interesses comerciais.

Do ponto de vista da abrangência, não há muitos eventos que sejam feiras globais como a FITUR. É realmente uma lista muito curta – eu diria apenas três eventos: FITUR, ITB e WTM London”

Como é que se prepara uma feira como a FITUR ainda em plena pandemia e com as incertezas que ainda persistem? É mais fácil a organização para o evento de 2022 do que foi em 2021?
O facto de termos realizado a FITUR em 2021 abriu o caminho, porque os nossos clientes sabem que somos capazes de gerir a feira, que funciona e que temos tratado de forma adequada as atuais circunstâncias excecionais para garantir que a FITUR seja um evento seguro e lucrativo para os seus participantes.

A FITUR 2022 vai ser uma grande feira de negócios, em linha com os seus melhores anos e com um elevado nível de participação e presença internacional.

E Portugal?
Quanto expositores e empresas esperam para este evento na totalidade?
Ainda não podemos dar números definitivos porque os grandes expositores, assim como os destinos, ainda estão a informar-nos sobre as empresas que estarão nos seus stands. Como estimativa, esperamos mais de 600 expositores principais e 8.000 empresas participantes.

E de Portugal, que feedback têm tido quanto à participação? Já têm números de participantes que nos podem avançar?
Portugal vai ter um grande stand numa excelente localização. Para além do stand do Turismo de Portugal, haverá também várias cidades com espaços de exposição próprios. Ainda não tenho todos os dados sobre o número de empresas que estarão representadas nesses stands. Normalmente existem muitas empresas portuguesas que estão sob a égide do país, região ou cidade, mas teremos de esperar um pouco mais antes de podermos fornecer esta informação em detalhe.

Que importância possui o mercado português para uma FITUR e como olham para o país quando, em 2022, a proximidade ainda será relevante?

Ano após ano, Portugal é o destino internacional com maior stand na FITUR e um dos mais importantes stands pelo elevado número de empresas e quantidade de conteúdos que acolhe. Portugal é um dos destinos mais procurados pelos turistas espanhóis, onde procuram e apreciam a cultura, a riqueza e a variedade dos recursos turísticos do país.

Várias FITUR dentro da FITUR
Indicam que uma das chaves que marcaram a evolução da FITUR tem sido a capacidade para reconhecer as tendências do mercado e para as trasladar à sua oferta. Que tendências são essas que serão apresentadas no evento de 2022?
Cada um dos espaços FITUR apresentará tendências, mas é um pouco difícil resumir porque a FITUR agora tem 12 seções além do seu programa geral. Falaremos sobre tecnologia, sustentabilidade, transformação ecológica e os diferentes segmentos especializados que impulsionam a procura.

Haverá também uma nova seção dedicada a cruzeiros e o observatório de sustentabilidade, FITURNEXT, estará de regresso aos holofotes para o desafio da acessibilidade. Tudo o que impulsiona o turismo global tem lugar na FITUR e todos os que fazem parte da cadeia de valor do setor encontrar-se-ão na FITUR.

Apontam a sustentabilidade, tecnologia e especialização como principais eixos condutores. Presumo, então, que serão essas as tendências para o futuro a apresentar na FITUR?
Sim, de facto, inovação e sustentabilidade são duas áreas-chave, ao lado da visão global deste mercado, com foco específico em muitos dos seus segmentos.

Revelam, igualmente, que esta edição continuará a apostar no crescimento de algumas seções, como FITUR CINE e FITUR FESTIVALS, além da criação de espaços monográficos, como FITUR GAY (LGBT +) e FITUR SALUD, e FITURTECHY e FITUR KNOW HOW. Além disso, terão, também, o Observatório FITUR NEXT, FITURTECH e FITURGREEN. Que importância possuem estas seções paralelas e que diferenciação proporcionam?
Esta é a forma da FITUR abranger todas as formas de turismo e protagonizar áreas específicas da atividade turística, seja porque proporcionam inovação ou sustentabilidade, seja porque impulsionam o mercado.

Estas seções são, tal como os eixos condutores, uma forma de atrair novos públicos à FITUR?

São áreas fundamentais para atrair visitantes para a FITUR, mas também trazem tendências e inovação, impulsionam a sustentabilidade e recebem novos segmentos, além de conectar os setores que impulsionam o turismo com os profissionais envolvidos na cadeia de valor do turismo.

Que ações, eventos, conferências, seminários, workshops terão em paralelo e subordinados a que temas?
Cada seção da FITUR tem o seu próprio programa de eventos e também hospedamos outros programas e atividades, como aqueles convocados pela OMT (Organização Mundial do Turismo) ou CIMET (Conferência Iberoamericana de Ministros e Empresários do Turismo).

Regresso ao futuro
Como analisam o atual panorama do setor do turismo e viagens e que expectativas têm relativamente ao mesmo para este ano de 2022?
Como mencionei anteriormente, as nossas expectativas para a FITUR são muito positivas e espero que isso reflita o facto de o setor ter iniciado uma forte recuperação e que a FITUR servirá para acelerar essa recuperação.

As perspetivas para o turismo certamente serão analisadas em profundidade ao longo dos congressos e encontros que a feira oferece.

Estou convencida de que a Espanha recuperará a sua posição de liderança (…) Esperamos mais de 600 expositores principais e 8.000 empresas participantes”

Será que teremos a tão desejada retoma já em 2022 ou só acontecerá em 2023? Ou será que essa análise acontecerá por regiões e mais por segmentos de mercado?
A minha impressão é que a recuperação está em curso e continuará a evoluir durante 2022 e 2023. Mas existem outros especialistas com acesso aos dados que esta análise requer que poderão responder a esta questão melhor do que eu.

Da mesma forma, no que diz respeito às regiões e segmentos, sinto que esta evolução não é uniforme, nem a pandemia afetou a todos igualmente. Em qualquer caso, prefiro deixar isso para os especialistas.

E como vê a recuperação do turismo em Espanha?
A indústria do turismo espanhola soube responder a inúmeros desafios ao longo da sua história e proporcionou a este país riquezas e empregos como nenhum outro setor. Estou convencida de que a Espanha recuperará a sua posição de liderança e será capaz de usar a experiência desta terrível pandemia como uma oportunidade para implementar melhorias em campos como a produtividade e sustentabilidade.

Que impacto económico esperam que a FITUR possa vir a ter na dinamização dos setores vinculados ao turismo em Madrid. Serão os 330 milhões de euros anunciados?
Espero que possamos chegar a esse número, pois o nível de participação já está próximo dos níveis pré-pandêmicos. Mas vamos ter de esperar para ver os números de participação dos visitantes antes de conseguirmos estimar o respetivo impacto.

As Fitur dentro da FITUR

FITUR MICE é a seção destinada ao turismo MICE, com potenciais clientes em empresas, associações, empresas de incentivo, empresas de viagens de negócios e organizadores de eventos e conferências.

FITUR FESTIVALS tornou-se na FITUR ENTERTAINMENT, para refletir o seu foco expandido. Esta seção apresenta festivais de música e eventos culturais e desportivos como motores do turismo e oferece um ponto de encontro entre os seus organizadores e destinos, transportes, hotéis e alojamentos, operadores turísticos e grossistas.

FITUR SCREEN conecta o turismo e a indústria cinematográfica, divulgando informações sobre o turismo cinematográfico, promovendo o intercâmbio comercial entre os diferentes atores do seu ecossistema, apresentando propostas futuras para o desenvolvimento do setor.

FITUR LGBT+ reúne destinos, empresas, cadeias hoteleiras, companhias aéreas e operadores turísticos com ofertas específicas para o segmento de clientes LGBT +, caracterizadas por um elevado nível de receitas disponíveis despendidas em viagens e turismo menos sazonais.

FITUR LINGUA aposta no turismo linguístico, segmento com grande potencial de crescimento e importante não só para Espanha, mas também para outros destinos que atraem visitantes para a aprendizagem da sua língua.

FITUR TECHY é uma área dedicada à disseminação do conhecimento e inovação através de um extenso programa de seminários técnicos.

FITUR KNOW HOW & EXPORT é organizada pela SEGITTUR com a colaboração da ICEX, ambas organizações governamentais espanholas. Este espaço apresenta a inovação e o conhecimento na indústria turística espanhola, com especial destaque para a estratégia de destinos turísticos inteligentes, com o objetivo de promover a inovação e a sustentabilidade no turismo e a internacionalização das PME turísticas espanholas.

FITUR TALENT foca-se nas pessoas e no seu talento como a componente central da competitividade empresarial, especialmente importante num momento de transição digital, quando a adoção de novas tecnologias requer o desenvolvimento de aptidões e competências tanto por parte dos líderes como das próprias equipas. Apresenta a formação especializada para a indústria do turismo dos dias de hoje e as melhores práticas de empresas líderes para a incorporação de talentos nas organizações.

FITURNEXT é o observatório de sustentabilidade da FITUR, que visa apresentar uma série de iniciativas turísticas que impactam positivamente os visitantes, residentes, destinos e o planeta, além de gerar métricas sobre esse impacto para manter a indústria do turismo informada sobre as melhores práticas para um futuro sustentável.

FITUR WOMAN é uma seção dedicada a promover e destacar a liderança feminina na indústria do turismo.

FITUR HEALTH tem como foco o turismo de saúde, uma área do turismo que atrai milhões de viajantes e conecta entidades do mundo da saúde à cadeia de valor da indústria do turismo.

FITUR CRUISES traz o turismo de cruzeiros ao público da FITUR numa seção inédita para este ano, que certamente atrairá bastante interesse na feira.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Artigos relacionados
Nova edição setembro: Entrevista a Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP
Hotelaria
Recorde de receitas: Europeus deverão gastar 114 mil milhões de dólares em hotéis em 2024,
Hotelaria
Noite de vinhos e gastronomia no The Lodge Porto Hotel a 20 de setembro
Enoturismo
WTM London – Book your free ticket
Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€
Aviação
Mercado nacional mantem queda no Algarve
Hotelaria
Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi
Destinos
Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos
Enoturismo
Festuris Gramado lança app oficial
Meeting Industry
Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial
Meeting Industry
PUB
Meeting Industry

Festuris Gramado lança app oficial

A 36ª edição do Festival Internacional do Turismo de Gramado – Festuris, que ocorrerá de 7 a 10 de novembro, naquela cidade gaúcha, acaba de lançar o seu aplicativo oficial.

Publituris

Com o objetivo de informar detalhes sobre o evento, o novo app Festuris 2024, que promete mais facilidades e interatividade para participantes e expositores, já está disponível para download, para os inscritos, na Apple Store e na Play Store.

Na plataforma é possível agendar reuniões, programar palestras de interesse e os compromissos para otimizar a presença dos profissionais no evento. Também é possível ter acesso ao mapa interativo, que possibilita uma melhor navegação pelos espaços, encontrando expositores e localizando experiências temáticas e as notificações em tempo real, recebendo atualizações instantâneas sobre atividades, sessões e novidades.

O aplicativo traz uma novidade, a captação de leads, ação que permite que expositores e participantes consigam ter acesso a informações pessoais presentes no QR code na plataforma e no crachá do utilizador. A plataforma chega atualizado, trazendo ainda mais facilidades e benefícios para participantes e expositores. Outro objetivo que o Festuris 2024 procura é a diminuição das impressões de todas essas informações, valorizando o lado ESG da feira. Através desta app é ainda possível interagir com outros utilizadores e postar conteúdos nas redes sociais.

O Festuris também possui um aplicativo específico para os segmentos Luxury, Business & Innovation e Wedding, com vista a auxiliar os agendamentos e os negócios.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial

O tema da Inteligência Artificial (IA) volta a ser destaque, agora no 49º Congresso da APAVT, que terá lugar de 24 a 26 de outubro próximo em Huelva, após ampla discussão do assunto, e do seu impacto no setor das viagens e turismo, no último congresso da Associação que decorreu em finais de novembro do ano passado, no Porto.

Publituris

Este ano, o congresso da APAVT vai contar com dois especialistas que irão partilhar as suas visões e experiências sobre a aplicação da IA no setor de viagens e turismo.

Assim, no dia 25 de outubro, pelas 10h00, Sérgio Ferreira, Partner e líder de Inteligência Artificial na EY Consulting, será o orador da sessão “IA – Uma jornada para todas as empresas”. A intervenção deste será na ótica de como a IA pode ser aplicada em diversas indústrias e o impacto transformador que pode gerar nas empresas.

Sérgio Ferreira traz mais de 20 anos de experiência em gestão e direção de projetos digitais, tendo trabalhado em setores como banca, seguros, retalho e telecomunicações. Atualmente, além de liderar a área de IA na EY, é Professor Convidado na Porto Business School e na Universidade Autónoma de Lisboa. A sua formação inclui um MBA pelo INDEG Business School, bem como certificações em tecnologias disruptivas e transformação digital, por instituições como Insead, Microsoft e IBM.

Exclusivamente para os agentes de viagens, no dia 26 à tarde, Natalia Rosa, CEO da Big Ambitions, regressa ao palco do congresso com a palestra “IA – Tudo o que temos hoje à disposição que não existia há 1 ano atrás!”. O objetivo é ajudar as empresas do setor a maximizar a eficiência operacional e explorar novas oportunidades com o uso de tecnologias emergentes.

Com uma vasta experiência na organização de masterclasses sobre IA, Natalia Rosa lidera uma das principais empresas de comunicação e marketing para o setor de turismo na África do Sul e é reconhecida pelo seu papel inovador na aplicação da IA no turismo.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

2024 terá a maior edição do WTM London

O WTM London 2024 será o maior evento realizado até à data, confirma a organização da feira.

Publituris

O World Travel Market (WTM) London 2024 revelou que o evento deste ano será o maior até à data, com um crescimento esperado de 7% e expansão para novos pavilhões no ExCeL London, refletindo a recuperação do setor das viagens e do turismo internacional.

A decorrer de 5 a 7 de novembro, o WTM espera apresentar cerca de 4.000 expositores, incluindo entidades de turismo, hoteleiros, companhias de transportes, serviços tecnológicos e experiências de classe mundial. “Até ao momento, há informações de que haverá mais de 80 novos expositores no encontro global”, refere a organização da feira.

“Registou-se um crescimento significativo no mercado de destinos, com um aumento de 9% na participação de destinos”, adianta a organização do WTM, referindo ainda que “mais de 135 Organizações Nacionais de Turismo estarão presentes, com um enorme volume de regiões e cidades a juntarem-se a elas”.

África é a região do evento que regista o crescimento mais rápido, confirmando a sequência de estratégias proativas e diligentes implementadas por nações como Marrocos e o Egito num mundo pós-pandémico.

A registar há, também, um aumento significativo de marcas de viagens sem destino a expor no WTM London, com um aumento de 71% na participação de expositores de empresas que se alinharam com a nova zona “Experiências” do evento.

A feira regista um crescimento de 22% nas marcas de alojamento e um crescimento de 16% de expositores no setor da tecnologia.

Os expositores que participam pela primeira vez incluem a KOS Island, VIET EXPERIENCES TRAVEL, China Nimbus Travel, Nimax Theatres, Kuoni Tumlare, Jabal Omar Co, Latvia Travel, Grand Prix Grand Tours, Corendon Airlines, Barclaycard Payments, Riyadh Air, Regnum Hotels, Addison Lee & Stripe Payments – com mais a serem anunciados em breve!

Juliette Losardo, diretora de Expositores da WTM London, refere que “2024 será o melhor ano até agora para o World Travel Market, com o maior grupo de expositores já registado. Estamos orgulhosos de ter representação de destinos de todo o mundo e continuar a aumentar a participação de organizações do setor privado e não-destino”, salientando que “há algumas grandes marcas novas este ano”.

“O World Travel Market é verdadeiramente a casa do comércio mundial de viagens e este encontro de mais de 45 000 profissionais de viagens representa o ponto de encontro mais influente do calendário de viagens e turismo”, conclui Losardo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Ex-Secretário de Estado norte-americano John Kerry é o convidado especial da Cimeira Mundial do WTTC

A Cimeira Mundial do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), que terá lugar em Perth, Austrália Ocidental, de 8 a 10 de outubro, vai ter o ex-Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, como orador principal.

Publituris

Um comunicado do WTTC lembra que John Kerry liderou estratégias de não proliferação nuclear, combate ao extremismo e, em 2015, assinou o Acordo de Paris sobre alterações climáticas em nome dos EUA, em 2021, tornou-se o primeiro enviado presidencial especial para o Clima e o primeiro diretor a fazer parte do Conselho de Segurança Nacional com foco exclusivo nas questões climáticas.

Refira-se ainda que, veterano condecorado da Guerra do Vietnam, Kerry ganhou uma Estrela de Prata, uma Estrela de Bronze com Combat V e três Purple Hearts. Igualmente, é um autor de best-sellers e também recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2024 pelo seu compromisso vitalício com o serviço público.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, afirma que “estamos honrados em receber o Secretário John Kerry como orador principal da nossa Cimeira Mundial em Perth”, enaltecendo que “a sua experiência e dedicação incomparáveis ​​no combate às alterações climáticas e aos desafios globais alinham-se perfeitamente com a nossa missão de impulsionar um futuro mais sustentável e resiliente para o setor de viagens e turismo”.

A presidente e CEO do WTTC considera ainda que “as perceções do Secretário Kerry irão, sem dúvida, inspirar o nosso setor à medida que nos reunimos para criar soluções inovadoras que equilibrem o crescimento económico com a nossa responsabilidade de proteger o planeta.”

A Cimeira Mundial atrai, anualmente, líderes da indústria e representantes governamentais de todo o mundo, proporcionando uma oportunidade crucial para colaborar em estratégias que garantam o crescimento contínuo e a sustentabilidade das viagens e turismo globais.

Como o Publituris já tinha noticiado, o conservacionista australiano e personalidade da TV Robert Irwin também subirá ao palco em Perth. Como guerreiro da vida selvagem, Irwin é também produtor, autor e fotógrafo, e conhecido em todo o mundo pela sua defesa do mundo natural.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

“À conversa com…” do congresso da APAVT vai ter Pedro Reis como convidado

O programa completo do 49º Congresso da APAVT, em Huelva, que decorrerá de 24 a 26 de outubro, está em fase de finalização, mas a Associação acaba de anunciar que Pedro Reis, atual ministro da Economia, é a personalidade confirmada para o já habitual painel “À conversa com…”, no qual o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, conduz uma troca de impressões, em modo informal, com os convidados.

Publituris

O painel “À conversa com…” que terá como convidado o ministro da Economia, Pedro Reis, está agendado para as 11h30 do dia 26 de outubro, último dia do 49º congresso da APAVT, que irá decorrer desde o dia 24 em Huelva, na Andaluzia.

Nessa mesma manhã, às 10h00, cabe a Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia, uma intervenção subordinada ao tema “O que eu acho que vai acontecer daqui a um mês, porque acho que isso é importante, e como eu olho para o futuro próximo do meu país”. A temática tem que ver com a discussão do OE2025 e pretende-se, neste painel, uma abordagem às dificuldades políticas do curto-prazo e os grandes desafios de longo-prazo de Portugal.

Igualmente, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, está confirmado no congresso, onde deverá intervir na cerimónia de abertura.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

IFTM Top Resa de 17 a 19 de setembro em Paris

Realizada em Paris, esta feira é uma referência para a indústria turística, em especial para o turismo de lazer, de negócio e organização de eventos. A edição de 2024 terá lugar de 17 a 19 de setembro.

Publituris

A IFTM Top Resa é uma grande feira internacional para a indústria de viagens e turismo. É realizada anualmente em Paris, França, e é reconhecida como um evento-chave para profissionais do setor. A feira oferece uma plataforma abrangente para networking, descoberta de novos produtos e serviços e atualização com as tendências do setor.

Para 2024, o IFTM Top Resa acontecerá de 17 a 19 de setembro no Paris Expo Porte de Versailles. O evento contará com uma gama diversificada de expositores, incluindo agências de viagens, operadores de turismo, companhias aéreas, hotéis e outros importantes setores da indústria de viagens. Os participantes podem explorar zonas temáticas, participar de conferências e workshops para obter insights e forjar relacionamentos comerciais valiosos.

Laurence Gaborieau, diretora da feira destaca que a IFTM-Top Resa “é muito mais do que apenas uma feira de negócios, é uma plataforma internacional dinâmica que reúne as mentes nacionais e internacionais mais criativas, inovadores e líderes da indústria”.

O tema de 2024 é “Novos horizontes sustentáveis, combinando as nossas responsabilidades”, incentivando à reflexão sobre as nossas responsabilidades individuais e coletivas para passar do pensamento à ação, das restrições às possibilidades e, assim, desempenhar um papel ativo na nossa mudança.

Pela importância do mercado francês para o nosso país (quota de 7,4%, ocupando a quinta posição, apesar de ter sido o único a registar um decréscimo (-4,0%) entre os 10 principais mercados no mês de julho, o Turismo de Portugal participa todos os anos nesta feira, juntamente com entidades regionais de turismo e um conjunto de empresas .

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Tudo a postos para a Abav Expo 2024 em Brasília

Está tudo a postos, em Brasília, para acolher a Abav Expo, que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, reunindo agências e operadoras de turismo. Os pormenores da 51ª edição da considerada maior feira de turismo da América Latina acabam de ser apresentados.

Publituris

A 51ª edição do Abav Expo terá lugar entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, evento que deverá gerar cerca de 30 milhões de reais de imediato na economia local, com serviços de alojamento, alimentação e transporte. São esperados 30 mil visitantes em todos os dias da feira, sendo 10 mil pessoas de fora do Distrito Federal. Serão 198 stands, 1,5 mil marcas, 22 países representados, além de 26 estados e 15 municípios brasileiros, num espaço com cerca de 30 mil m2, bem como 120 compradores convidados.

“É a maior feira de turismo da América Latina”, assinala Jerusa Hara, que lembra que a capital ainda envia mais turistas do que recebe. “Mas vemos um grande potencial para Brasília receber mais do que emite turistas”, declarou a diretora executiva da Abav nacional.

Ana Carolina Medeiros, presidente nacional da Abav destaca os benefícios que a feira traz para a cidade sede do evento. “A feira será propulsora do turismo de Brasília por até os próximos seis meses”, para uma capital que ainda envia mais turistas do que recebe, enquanto Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional acredita que existe “um grande potencial para Brasília receber mais do que emite turistas”.

Segundo dados apresentados por Jerusa Hara, 80% dos produtos e serviços turísticos no Brasil são comercializados através de agências de viagens e a presença massiva dos profissionais do setor na cidade que sedia o evento gera impactos positivos. “Pesquisas realizadas pela Abav com associados, até seis meses após a realização do evento, mostram que o destino anfitrião da feira apresenta um crescimento em comercialização de pacotes e passa a figurar entre os cinco destinos nacionais mais comercializados”, destacou.

Ao longo dos três dias do evento, serão 60 ações entre palestras, painéis e capacitações, que vão abranger temas como “Afro Turismo e Povos Originários”, “Turismo 60+”, “Turismo Inclusivo e Diversidade”, “Direito do Consumidor”, “Turismo Cívico”, entre outros, além de formações de produtos e serviços turísticos.

Por sua vez, o programa de buyers levará à Brasília compradores de 13 países: Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Portugal, Espanha, México, EUA, Suíça, França, Reino Unido e Alemanha. A iniciativa pretende gerar uma aproximação entre o mercado brasileiro e os principais players internacionais, possibilitando o intercâmbio de negócios com mercados emissores nas Américas, Caribe e Europa. Também participarão desta edição 60 compradores nacionais, divididos entre DMC, operadoras e profissionais do segmento MICE do mercado brasileiro.

Na área internacional, mais de 20 destinos internacionais estarão presentes na feira com stands personalizados.

Para estimular a inovação no Turismo, a ilha de tecnologiaABAV Travel Tech vai reunir projetos especiais criados especialmente para empresas do setor. Outro destaque é o Espaço das Operadoras, o maior em feiras do setor. A iniciativa oferece uma localização estratégica no evento e serve como uma montra para as empresas, dando mais visibilidade e proporcionando mais oportunidades de negócios.

Uma das novidades do evento é o lançamento da Jornada do Turismo 2030, seminário voltado para a sustentabilidade, trazendo cases de como o turismo pode mitigar os efeitos da crise climática.

O secretário de turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo reforçou, na ocasião, que a capital da República é polo gastronómico nacional, considerada cidade do design e um dos melhores destinos da lista do The New York Times. “Em média, Brasília fica 120 dias por ano sem chuva, o que favorece a ativação do lago para atividades voltadas para o turismo, como a prática de desportos”, evidenciou.

Refira-se que a Associação Brasileira de Agências de viagens, organizadora da Expo Abav engloba 2.232 associados, entre pequenas médias e grandes agências de viagens, operadoras de turismo, agências corporativas e agências on-line.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

World Trails Conference 2024 será em Ottawa de 30 de setembro a 3 de outubro

A cidade canadiana de Ottawa será palco da World Trails Conference (Conferência Mundial de Trilhos), entre 30 de setembro e 3 de outubro próximos. Trata-se de um encontro global de especialistas em trilhos, gestores, destinos, entusiastas e académicos, que se reúnem a cada dois anos para partilharem conhecimento e garantirem que os benefícios que os trilhos oferecem à sociedade continuam sustentáveis e que são apoiados em todo o mundo.

Publituris

Organizada pela Trans Canada Trail, a World Trails Conference 2024 vai centrar-se na ligação com pessoas, lugares e o planeta. Em causa está a exploração dos laços profundos que ligam a humanidade ao mundo natural e o desenvolvimento de uma nova compreensão sobre os impactos dos trilhos no meio ambiente e nas comunidades.

Entre os temas em debate estarão clima e natureza, sustentabilidade, conservação, turismo regenerativo, papel multifacetado do turismo nos destinos, arte e cultura, digitalização e tecnologia, trilhos resilientes, educação e envolvimento inclusivo, e conhecimento.

A conferência vai contar com delegados de 25 países diferentes, na sua primeira incursão solo norte-americano.

A primeira World Trails Conference foi realizada na Ilha de Jeju, Coreia, em 2010. O financiamento foi garantido para sediar mais quatro conferências nesta ilha até 2015. Em 2016, o evento mudou para Tottori, no Japão, e continuou a crescer. A 7ª World Trails Conference ocorreu em Santiago de Compostela, na Espanha, atraindo um número diverso e representativo de delegados de todo o mundo. É considerado o único evento desse tipo que oferece uma plataforma verdadeiramente global para trilhos de todo o mundo.

Os trilhos, segundo a organização, representam uma contribuição crescente para o PIB mundial e desempenham um papel significativo no turismo de aventura e na aventura suave em particular. Dão suporte a mais de um terço de todas as atividades de turismo de aventura, com caminhadas identificadas em 2017 como a atividade de turismo de aventura mais popular. A pandemia da Covid-19 viu um aumento sem precedentes de 200% a 500% nos utilizadores de trilhos, e espera-se um boom quando o turismo e as viagens voltarem à capacidade pré-pandemia, daí que este setor deve estar pronto e preparado.

Refira-se ainda que os trilhos são grandes contribuidores para a conservação e experiências na natureza, património cultural e estilos de vida saudáveis, ao mesmo tempo que beneficiam comunidades locais, turistas, saúde, recreação e educação sobre a natureza. Reunir essa comunidade global é o objetivo da World Trails Conference, visando que o setor encontre uma voz unida, partilhe conhecimento, aprenda uns com os outros e forneça inspiração através de campanhas internacionais para promover o valor que os trilhos oferecem a todas as pessoas em todos os países.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

WTM London 2024 revela programa de conferências

Mais de 60 conferência estão confirmadas para o World Travel Market London deste ano, reunindo os principais especialistas e ministros, ajudando o evento a consolidar a sua reputação como o evento de viagens e turismo mais influente do mundo.

Publituris

De 5 a 7 de novembro, Londres voltará a ser a capital do turismo a nível mundial com a realização do WTM London 2024.

Com o turismo regenerativo e as tecnologias transformadoras a assumirem um conjunto de pontos de discussão nos três dias, o WTM London está a preparar-se para ser uma plataforma de mudança positiva.

As sessões estão divididas em seis temas de conferências, todos selecionados por um painel de consultores de conferências, para orientar os visitantes para os tópicos que mais lhes interessam e onde podem mergulhar em debates com colegas e especialistas. Assim, nesta edição estarão em destaque temas com a Diversidade, Equidade, Acessibilidade e Inclusão (DEAI); Geo-Economia; Marketing; Sustentabilidade; Tendências de viagem; e Tecnologia.

Na sequência de um aumento de 29% na participação nas sessões da conferência em 2023, este ano os palcos aumentarão de tamanho. Para facilitar a navegação, os teatros das conferências deste ano serão designados de acordo com o esquema de cores das regiões correspondentes. O Teatro Amarelo situar-se-á na região de África, o Teatro Laranja na Ásia e o Teatro Púrpura na tecnologia.

Além disso, serão dedicados dias diferentes a temas específicos, com sessões transformadas em cimeiras. Assim, no dia 5 de novembro, o dia de abertura começa com a apresentação do WTM Global Travel Report, comissariado pela WTM e apoiado por investigadores da Oxford Economics. Este relatório baseia-se em dados abrangentes de mais de 185 países para fornecer informações sobre o comportamento dos consumidores e as tendências suscetíveis de moldar o setor das viagens e turismo.

Segue-se a Cimeira de Tecnologia, com o tema “Frictionless Journeys”. Aqui, os visitantes poderão descobrir como implementar novas tecnologias e saber mais sobre a intersecção entre a IA e esquemas de fidelização.

A Cimeira DEAI – “Do Compromisso à Ação” – também terá lugar no primeiro dia, proporcionando uma plataforma para mostrar o futuro da diversidade, acessibilidade, igualdade, inclusão e interseccionalidade (DEAI) no turismo.

O destaque do segundo dia do WTM London 2024 vai para a 18.ª Cimeira de Ministros no World Travel Market, em associação com a UN Tourism e o WTTC, onde mais de 50 das figuras políticas mais influentes do turismo reunir-se-ão.

O potencial das tecnologias emergentes para o bem do turismo é o tema deste ano. Durante este encontro anual de ministros, os decisores políticos debaterão o potencial transformador da IA e de outras tecnologias emergentes na definição do futuro das viagens e da hospitalidade, tendo em conta as implicações éticas da sua utilização.

A Cimeira de Sustentabilidade deste ano, “The Rise of Regenerative Tourism – a Paradigm Shift”, irá explorar os princípios fundamentais do turismo regenerativo, destacar estudos de casos de sucesso e fornecer estratégias acionáveis para integrar estes conceitos nas práticas turísticas.

A Cimeira de Marketing do último dia da feira (7 de novembro) analisará a evolução do marketing de viagens na era digital, com sessões que abordarão a forma como as ferramentas digitais estão a impulsionar mudanças nas técnicas de marketing e a importância de contar histórias ao longo da viagem do viajante. O percurso de marketing será seguido pelo regresso “Influencers’ Lunch” (almoço dos influenciadores”, que oferece aos criadores de conteúdos a oportunidade de estabelecerem contacto com colegas e expositores que procuram uma colaboração interessante.

O aguardado discurso principal encerra o evento deste ano, não se sabendo ainda quem será o/a orador/a ainda não foi anunciado, mas com convidados anteriores, incluindo o documentarista Louis Theroux e o empresário Steven Bartlett, espera-se que seja uma sessão inspiradora.

Juliette Losardo, diretora do World Travel Market London, considera que “as viagens têm o poder de mudar o mundo e o World Travel Market dá aos visitantes a oportunidade de fazer parte do movimento que o molda”.

Por isso, diz que a organização “orgulha-se de ser uma força tão influente na facilitação e formação de um debate positivo no setor global das viagens”.

O jornal Publituris volta a ser Media Partner do WTM London 2024.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Consultia diz que sustentabilidade é fator indispensável para as empresas no MICE

As empresas estão cada vez mais alertas ao fator sustentabilidade quando se trata de organizar os seus eventos corporativos, optando por empresas que se diferenciem no setor MICE, de acordo com dados da Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais e MICE.

Publituris

De acordo com os dados da Consultia Business Travel cada vez mais empresas solicitam aos organizadores de eventos corporativos que concedam prioridade à seleção de locais amigos do ambiente, sendo que muitos deles exigem a implementação de práticas sustentáveis durante os seus eventos. Percebe-se, assim, que o compromisso das empresas com a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente no que diz respeito à organização de eventos MICE.

Neste sentido, Renato Peña, diretor de MICE da Consultia Business Travel, sublinha que “as empresas estão particularmente atentas à sustentabilidade do seu evento corporativo e escolhem, na organização dos mesmos, empresas organizadoras que lhes possam trazer valor no domínio da sustentabilidade, incluindo os vários intervenientes ao longo de toda a cadeia de valor, como o transporte, o alojamento, os espaços para eventos, etc., que correspondam a esses pedidos.”

Algumas ações que fazem a diferença para as empresas que querem ser mais sustentáveis são, por exemplo, a proximidade dos destinos de um evento: optar por realizar o evento numa cidade próxima ou, por exemplo, na cidade onde a empresa está localizada, trará uma redução considerável na pegada de carbono. No entanto, as empresas que optam por organizar o evento noutra cidade devem ter em conta que, de todos os meios de transporte existentes, o comboio é normalmente o menos poluente de todos. Isto porque emite menos CO2 e transporta um maior número de pessoas.

Há ainda outros pormenores, de acordo com o estudo. Há uma tendência para a seleção de produtos de origem local, embalagens reutilizáveis ou recicláveis e uma gestão correta dos resíduos, através da quantificação exata dos participantes e do seu compromisso de presença.

Por outro lado, muitas empresas começam já a implementar ações de comunicação interna que visam sensibilizar os seus colaboradores para o respeito pela natureza ou pela história do local visitado. Estas ações sublinham que não se deve tocar em edifícios, monumentos e templos antigos para os preservar e, no caso de ecossistemas sensíveis, como os recifes de coral ou as florestas tropicais, informam os participantes sobre como causar o menor impacto possível e não os degradar. Salientam igualmente a importância de respeitar as pessoas, a cultura, os costumes, a gastronomia e as tradições das populações locais, indica a Consultia.

Em suma, o setor MICE continua a crescer e tudo aponta para que seja uma tendência que se manterá nos próximos anos. No entanto, “a sustentabilidade entra no tabuleiro do jogo e torna-se uma peça fundamental nos eventos MICE”, conclui Renato Peña.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.